Skip to content Skip to footer

O que pode ser confundido com autismo?

Há muito pouco tempo, o autismo era um diagnóstico pouco conhecido. Hoje, muito se fala e se estuda sobre o TEA — Transtorno do Espectro Autista, o que faz com cada vez mais tenhamos conhecimento sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento.

A maior dificuldade no autismo está presente na comunicação e no comportamento. Geralmente, os primeiros sinais e sintomas aparecem na primeira infância, ainda que muitas pessoas sejam diagnosticadas somente quando adultas. Isso acontece pois os sintomas de autismo podem ser confundidos com outras condições e transtornos, ainda que o oposto também aconteça.

Existem comportamentos frequentes no TEA, como dificuldade de fazer contato visual, mas cada pessoa é única e apresenta sintomas únicos, que variam de leves a graves. Alguns sinais de autismo são semelhantes aos de outros transtornos ou condições médicas, o que pode levar a um diagnóstico errado. 

Isso é um problema, porque o tratamento para o TEA para alguém que não tem o transtorno, não ajudará em nada. Isso porque o tratamento para cada transtorno ou condição é muito específico, assim como para o autismo, onde as características de cada pessoa devem ser consideradas.

Veja, neste artigo, o que pode ser confundido com autismo.

Outras condições que podem ser confundidas com autismo

Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo. Assim como dificuldades motoras finas, de interação social e habilidades de pensamento prejudicadas também podem. 

Embora crianças com autismo tenham atrasos no desenvolvimento, pode ser que a causa desses atrasos sejam outras, como a síndrome do X Frágil, por exemplo.

As crianças com autismo, muitas vezes, se interessam por atividades ou objetos específicos, como mapas ou ventiladores de teto. No entanto, o interesse da criança, que pode até parecer obsessivo, não significa que ela tenha autismo. Para realizar o diagnóstico de TEA, é preciso que outros sintomas também estejam presentes, como dificuldade nas interações sociais, por exemplo.

A leitura precoce ou altas habilidades em crianças pequenas também são sinais que podem ser confundidos com autismo. Pode ser que a criança tenha hiperlexia, quando lê muito cedo ou mostra outros sinais de alta inteligência, mas também apresenta outras dificuldades, como na comunicação.

Embora crianças com hiperlexia possam ser diagnosticadas com autismo, nem sempre essas condições andam de mãos dadas.

Problemas de processamento sensorial, como hipersensibilidade à luz, som ou toque, pode fazer com que um abraço ou ruídos altos incomodem as crianças. O que é muito comum no autismo, mas não é um sintoma que por si só leva ao diagnóstico de TEA. É preciso que outros sintomas acompanhem essas dificuldades, como atrasos na fala, por exemplo.

Da mesma forma, alguns transtornos psicológicos podem causar comportamentos obsessivos, dificuldades de fala, comunicação e outros problemas que podem ser confundidos com autismo.

Outra condição que pode levar a sintomas semelhantes aos do TEA, é o envenenamento por chumbo, um metal que causa danos ao cérebro. Uma criança pode ser envenenada por chumbo ao comer lascas de tinta ou beber água com partículas de chumbo, o que pode levar a atrasos no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, que podem ser confundidas com autismo. 

Ainda existem transtornos genéticos que podem ser confundidos com TEA, como a síndrome do X Frágil ou outras condições menos conhecidas. Por isso é muito importante procurar ajuda de especialistas diante desses sintomas que podem ser confundidos com autismo para buscar um diagnóstico preciso.

Diagnóstico de autismo

Para diagnosticar o autismo, o médico irá verificar o desenvolvimento e o comportamento da criança. Como não existe nenhum exame que comprove a condição, ele fará isso através de entrevistas com os pais e observação do comportamento da criança.

Caso haja uma suspeita de autismo, o médico pode sugerir uma avaliação mais profunda, com a ajuda de uma equipe de especialistas, incluindo neurologista, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo ou outros profissionais. Estes irão fazer testes e avaliações para ver se os sintomas da criança são de TEA ou de algum outro transtorno/condição.

Antes de fechar o diagnóstico de autismo, é importante descartar a presença de outros problemas de saúde, como de audição, que podem causar atrasos no desenvolvimento da fala e outras dificuldades que podem ser confundidas com autismo.

Por isso, é importante uma equipe multidisciplinar para uma avaliação ampla da criança. Somente um diagnóstico preciso será eficaz para o tratamento de autismo. Da mesma forma, atrasos no desenvolvimento e outras dificuldades que não são causadas pelo TEA, devem ser tratadas por profissionais especializados. 

Se restou alguma dúvida sobre condições e transtornos que podem ser confundidos com autismo, deixe nos comentários!

Referências:

SILVA, Micheline  and  MULICK, James A.. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.1 [cited  2021-03-09], pp.116-131.

ZANON, Regina Basso. Bárbara Backe. Cleonice Alves Bosa. Identificação dos Primeiros Sintomas do Autismo pelos Pai

124 Comments

  • Angelica
    Posted 14/03/2021 at 12:12 am

    230;2;1000

    • Aline Regina de Menezes Cardoso
      Posted 19/12/2021 at 9:14 am

      O.meu filho tem atraso global do desenvolvimento do cognitivo.motor.lingiagem e fala deficiência intelectual e suspeita de autismo

      • Milton
        Posted 07/01/2023 at 4:34 pm

        O meu filho não dá atenção quando chamo pelo nome e as vezes anda na ponta do pé

        • Zuleide soares pontes
          Posted 29/06/2023 at 11:36 am

          A minha filha só não atende quando a chamo pelo nome … Mais faz tudo normal

  • Lindonete agna nogueira
    Posted 19/04/2021 at 12:28 am

    Meu filho tem 1ajo e 9 meses não fala quase nada fica balançado os bracinhos e rodando e uma criança muito inteligente entende tudo que falamos será que lê pode ter tea?

    • NeuroSaber
      Posted 19/04/2021 at 8:45 pm

      Olá Lindonete,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

      • Valquíria Rocha da Silva
        Posted 06/04/2022 at 7:49 pm

        Meu irmão tem 36 anos, não consegue arrumar empregonem manter os poucos empregos que arrumaram para ele. É obeso mórbido, comedor compulsivo, acumulador, não consegue manter rotinas simples como tomar banho e escovar os dentes. No entanto, terminou o ensino médio. Eu sei que ele tem dificuldade em entender as formas de expressão das ouras pessoas e isso faz com que se irritecom facilidade, mas quem não o conhece, acha que ele é um cara que gosta de armar confusão.
        Já levei em vários psicólogos, mas sempre avaliam ele como depressivo, preguiçoso, sem educação. Não consigo um laudo de TEA para aposentar ele ou pelo menos conseguir um emprego por cota. Eu que pago todas as.contas e ainda tento apaziguar as confusões. Já chegou a ser preso duas vezes por agressão. Não sei mais o que faço.

        • Solange
          Posted 07/04/2022 at 1:36 pm

          Olá Valquíria, tudo bem?

          Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

          Sol,
          Equipe NeuroSaber 💙

          • Valquíria
            Posted 10/11/2022 at 3:34 pm

            Valquíria minha chata querida ,tenho um filho autista diagnosticado e conseguir todos os direitos dele aos 11 anos eu cadastrei ele no CAD isso me abriu todas as outra portas para meu filho lá eles te orientam , seu irmão tem direito e precisa ser assistido e principalmente medicado para amenizar todos esses impactos q covardemente te afetam , ajude ele pois sozinho ele não vai sobreviver

          • Gardilene
            Posted 22/03/2023 at 9:03 pm

            Oi boa tarde me chamo lene, um dos meus filhos foi diagnosticado quando criança com retardo mental moderado, e em 2020 o Neurologista deu outro diagnóstico Autismo pois ele apresentava todos os sintomas.
            Mais durante esse tempo ele começou a ter crises de agressividade, agora levei no psiquiatra, e ele disse que ele pode ter esquisofrenia, não sei o que fazer hoje meu filho tem 18 anos.

          • Camilla
            Posted 24/03/2023 at 8:37 pm

            Olá, Lene. Entendo que você esteja passando por um momento difícil em relação ao seu filho. É importante lembrar que esses transtornos mentais podem ser complexos e muitas vezes difíceis de diagnosticar com precisão.

            É possível que seu filho tenha uma combinação de transtornos, o que pode explicar por que ele apresenta sintomas de retardo mental moderado, autismo e agora possivelmente esquizofrenia.

            A melhor coisa a fazer é procurar um profissional de saúde mental experiente, como um psiquiatra ou psicólogo, que possa fazer uma avaliação detalhada do seu filho e fornecer um diagnóstico preciso. Eles também podem prescrever medicamentos, terapias e outras intervenções que possam ajudar a gerenciar os sintomas do seu filho.

            É importante que você e sua família ofereçam todo o suporte necessário ao seu filho. Isso pode incluir educá-lo sobre os transtornos que ele tem e como gerenciá-los, além de buscar recursos com organizações de apoio ou grupos de pais com experiências semelhantes.

            Lembre-se de que o cuidado a longo prazo e o suporte podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu filho e sua família. Não hesite em buscar ajuda profissional e apoio emocional para você e sua família durante este momento desafiador.

        • Fabiola gesteira
          Posted 25/01/2023 at 8:54 pm

          olá meu filho tem 3 anos de idade , recentemente diagnosticado como TEA leve embora em uma so consulta o medico ja tenho dado o laudo, tenho duvidas . o meu filho interage bem, nao gosta de toques, nao tem problemas com barulho pelo contrario ele gosta . Possui seletividade alimentar, e olha a gente no olho. É normal ele nao ter supersensibilidade? e olhar no olho?

        • Muriele
          Posted 30/01/2023 at 8:25 pm

          Valquíria se ele está comendo compulsivamente e vc que paga as contas dele é pq vc está levando comida para ele. De pra ele comidas saudáveis e só o suficiente.

      • Arliene
        Posted 27/07/2022 at 10:48 pm

        Meu filho tem 3 anos,o desenvolvimento dele e normal fala,audição, enterrage com outras crianças.Porem ele fica balançando os bracinhos como se fosse voar,principalmente quando fica animado.

        • Solange
          Posted 28/07/2022 at 1:27 pm

          Olá Arliene, tudo bem?

          Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

          Sol,
          Equipe NeuroSaber 💙

        • CYBELLE FRAGA
          Posted 16/09/2022 at 3:36 pm

          E normal esse comportamento de euforia quando a criança ao dá é bem pequena, como na idade do seu filho. Um sintoma isolado, como Flap, andar na ponta dos pés, hiperlexia… Isoladamente, não caracteriza TEA. precisa de uma avaliação de um especialista.

        • Renata Nani Maria da Silva
          Posted 14/11/2022 at 6:23 am

          Meu filho tem 2 aninhos e não fala nem papai e nem mamãe, se comunica somente emitindo sons ,não é sociável, não gosta quando chegam perto dele pra falar será que pode ter TEA?

        • Ana carolina
          Posted 30/11/2022 at 2:56 pm

          Meu filho tem 2 anos e 8 meses, e tambem faz esse movimento denflap com as mãos. Fico na duvida se pode ser TEA ou não

        • Priscila Maria de Araújo Silva
          Posted 15/02/2023 at 3:05 am

          Mesmo perfil do meu filho, fica animado e balanca os bracos. Estamos em investihacao por aqui.

          • Marília
            Posted 16/02/2023 at 2:36 am

            Minha filha tem 13anos não tem amigos não gosta de sair não consegui interagir com ninguém tem dificuldade em manter contato visual não faz as coisas básicas da vida como escovar os dentes tomar banho pentear os cabelos sem que esteja mandando ela fazer e quando ela faz não chega a ser 100% ,fico na dúvida se ela tem TEA

  • Vanderlice Garcia de Oliveira
    Posted 20/04/2021 at 2:31 am

    Meu neto de quatro anos ,mt inteligente ,mas estou preocupada, ele segue linha reta,pega objetos compridos levanta acima da cabeça e olha fixamente várias vezes, muito obrigada .

  • Roberta Salvador
    Posted 29/04/2021 at 10:51 pm

    Olá minha filha tem 11 anos e fui em buscar pra saber se ela tinha déficit de atenção e a profissional disse que ela tinha TEA sendo que minha filha nunca apresentou nenhum comportamentos pessoas que tem o TEA!! Será que ela está certa ?? Ela incluiu na ficha informações que não são verdade!! O que devo fazer ??

    • NeuroSaber
      Posted 30/04/2021 at 2:44 pm

      Olá Roberta,
      Em casos que não tem evidências e veracidade na ficha, orientamos buscar outro profissional.

    • CYBELLE FRAGA
      Posted 16/09/2022 at 3:40 pm

      Se não confia nas informações desse profissional, busque outra opinião. Porém, se permita analisar outras possibilidades diagnósticas.

      • silvanir
        Posted 01/01/2023 at 11:44 am

        Olá meu filho vai fazer4 aninho fala bem até dois aninhos, foi diminuindo a fala começo fala muito enrolado daí veio a pandemia, ficou difícil de ajudar começou a volta a falar daí consegui ajudar profissional tá falando bastante agora, não certinho pelo idade, mais percebi que ele quer imitar adulto e algumas crianças na brincadeira, tá interagindo mais tem alguma coisa com sensibilidade nós pé principalmente arreia no chinelo, até andar na arena mais preferi descalço

    • Fernanda Rafaela Ferreira
      Posted 23/09/2022 at 5:39 pm

      Oi boa tarde. Meu nome é Fernanda e tenho uma filha de 08 anos que é epiléptica a dois anos, e ela se encomodar com barulhos, não faz contanto visual e tem crises constante onde ela se senta no chão e prende as pernas com os braços e fica se balançando, eu tô levando ela pra os médicos. Ela tem laudo de TEA. Mais fico na dúvida se é ou não. 😔

  • Aline
    Posted 01/05/2021 at 2:06 am

    Meu neto tem 3 anos e não fala e ainda usa fralda e não olha nos nossos olhos tem outra coisa que pode ser ou é altista mesmo? E verdade que altista vivem pouco?

    • NeuroSaber
      Posted 04/05/2021 at 9:31 pm

      Olá Aline,
      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
      Nesses casos orientamos procurar um pediatra pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

    • Iris caroline
      Posted 05/08/2021 at 10:54 pm

      Oi queria saber meu filho tem 10 anos
      Ele faz tudo como um autista mais o neurologista mesmo falou que e emperativo
      Eu acho que ele denoticou ele errado

      • Ingrid
        Posted 29/10/2021 at 6:05 pm

        Oi Aline seu filho teve atraso na fala?
        21971602219 vamos trocar ideias.

        • Thaís Tambellini Pires
          Posted 22/03/2022 at 2:00 am

          Oi Ingrid vou te chamar no WhatsApp ok

      • Stella Breitman
        Posted 29/12/2021 at 7:15 pm

        Um bebê de 1 mês que chora muito e so quer colo pode ser sinal precoce de autismo?

        • Flavia
          Posted 31/03/2022 at 8:50 pm

          Não, Stella. Ele nem sabe que nasceu ainda, lê sobre Estero gestação. Bebês choram porque é a única forma que conseguem comunicar as necessidades deles. Dê muito colo, converse bastante, interaja o máximo que puder e peça ajuda de outras pessoas pra cuidar das demais tarefas.

    • Eliana
      Posted 26/09/2021 at 12:45 pm

      Meu filho tem nove anos ele é nervoso,tem residência nós diálogo, se relaciona com amigos muito pouco com dificuldade, é inteligente faz bons desenho lê bem tenho dúvidas oque pode ser algo ou não

      • Bete Gasparelo
        Posted 27/09/2021 at 1:55 pm

        Bom dia Aline!
        Adoraríamos ajudar você, mas não temos autonomia para isso.
        Essa questão requer orientação de um profissional da área.

    • Leidi
      Posted 02/04/2022 at 3:39 pm

      O meu filho também tem 3 anos. Usa fraude e fala muito pouco. Balança os bracinhos. Porém ama passear e interagir com outras pessoas e crianças. Vai pra escola

      • Vero
        Posted 24/07/2022 at 6:11 pm

        Eliana, você conseguiu concluir o diagnóstico do seu filho, ele tem a mesma idade e comportamento do meu filho.
        Estou muito confusa…

  • Aline
    Posted 02/05/2021 at 10:40 am

    Olá , minha filha tem 1 ano e 2 meses , e ela tem pula muito do sofá quando está assistindo , isso é normal !?

    • NeuroSaber
      Posted 05/05/2021 at 7:27 pm

      Olá Aline,
      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

      • Amanda
        Posted 11/09/2021 at 1:11 pm

        Olá, criança com hipótese de AH/SD com TPS, seletividade alimentar para textura . O AH/SD pode ser responsável por esses sintomas??

  • Renata barreto
    Posted 02/05/2021 at 7:42 pm

    Meu filho tem 2a3m só balbucia mãmã, aaaá (água) ele assistia mto desenho e tinha mto flaping, tirei a tela e diminuiu 80% as vezes não olha qdo o chamo pelo nome

    • Amanda
      Posted 22/08/2021 at 11:35 am

      Minha filha de 2 anos e 4 meses é do msm jeito reduzi televisão e coloquei na escola estamos acompanhando para vê se tem evolução

      • Cibele Abreu Borges
        Posted 10/09/2021 at 4:30 pm

        Gostaria de saber se na escola houve progresso

      • Silvia
        Posted 24/09/2021 at 8:26 am

        Teve evolução? Meu filho está igualzinho, meu Deus!

        • Silvia
          Posted 24/09/2021 at 8:28 am

          Teve evolução Amanda? Meu filho está igualzinho, meu Deus!

        • Wanessa Costa
          Posted 24/10/2021 at 12:45 pm

          Olá mamães! A tela infelizmente trás muitas barreiras no desenvolvimento dos nossos filhos. Por motivos diferentes, fazem eles terem manias , diferente. A criança fica dependente da tela para brincar e também desenvolver. Cada realidade é diferente, mas a melhor maneira é deixá-los longe do telefone principalmente!!!!!!!!
          Meu filho tem 2 anos e 8 meses tirei tudo televisão, celular , tabletes. Digo a você ele deu um salto em 3 meses . Tudo melhorou hoje ele assiste televisão moderadamente , nada que passe de 1 hora ao dia . Assim ele foi obrigado a brincar a se desenvolver.

          • Ingrid
            Posted 29/10/2021 at 6:09 pm

            Olá Wanessa meu filho tem três anos fala muito pouco mais tbm tirei o celular tablet ela e muito viciado tem duas semanas que eu tirei me chama no zap pra gente troca resultados 21971602219 Ingrid

    • Gabriela Lanhellas
      Posted 18/09/2021 at 9:06 pm

      Renata alguma novidade?? Meu filho está igual….

    • Elisane
      Posted 30/01/2022 at 6:07 pm

      Melhorou? Agora ele atende pelo nome? O meu vai completar 3 anos e percebi que realmente ele não olha quando chamo pelo nome e ele assiste muito desenho

      • elis
        Posted 05/08/2022 at 7:24 pm

        meu neto não respondia pelo nome , assistia muitos desenhos na tv , tablete, celular , foi tirado tudo , hoje já interage , melhorou muito , t em 1 ano e 4 meses

  • Ana Claudia
    Posted 06/05/2021 at 3:28 pm

    Meu filho tem 6 para 7 anos. Quando está muito alegre, seja por assistir algo que gosta ou jogar algum jogo estimulante, ou mesmo contando algo que ele acha muito legal para mim ele bate os joelhos, balança os braços, pula, abre a boca e olha para cima (ao mesmo tempo). Parece um passarinho entusiasmado. Ela fala bem, entende bem, ouve bem, tem empatia pelas pessoas e animais, é bem esperto e inteligente. Percebemos tais movimentos apenas quando está muito entusiasmado. Gostaria de saber se esses movimentos são normais nas crianças e se eles somem com o tempo. Alguns amigos da escola tinham alguns movimentos parecidos mas sumiram perto dos 5 anos. Minha preocupação como mãe é pela saúde dele e também com ele vir a sofrer de bullying devido a esses movimentos.

    • NeuroSaber
      Posted 06/05/2021 at 6:29 pm

      Olá Ana Claudia,
      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
      Orientamos que procure um profissional para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu filho.😊

  • Fernanda Destro Perim
    Posted 11/05/2021 at 2:51 am

    Olá!
    Meu questionamento é com relação ao diagnóstico de TEA para adultos, isso tem se intensificado nos últimos anos. Como se dá o processo? E como não ser confundido com depressão?

  • Marcelly Luany
    Posted 15/06/2021 at 6:30 am

    Meu irmão tem 1 ano e 11 meses, ainda não fala uma palavra inteira, mexe os dedos repentinamente como se estivesse ansioso, não gosta de brincar com outras pessoas que não sejamos nós, ainda não fez nenhum gesto como tchau, mas ele assisti muito desenho e se diverte, ri, pula, roda. Adora lugares grandes, parques. Ele é obcecado por um cobertor vermelho, só dorme com ele, adora brincar com latas e empilhar elas. Só demonstra mais carinho com a mãe, toca o rosto dela, olha nos olhos, sorri como ninguém. Existem vários outros sintomas mas queria saber se a como discantar autismo?

    • NeuroSaber
      Posted 16/06/2021 at 3:37 pm

      Olá Marcelly,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

    • Patrícia Mazui
      Posted 03/09/2021 at 8:08 am

      Você descobriu o que o seu irmão tem?

  • Sandra Cristina Da Silva
    Posted 19/07/2021 at 8:12 pm

    Oi eu tenho um filho de 25 anos que hoje eu acho que ele pode ser autista como faço pra ter certeza

  • Ana Lúcia
    Posted 20/07/2021 at 9:47 am

    Bom dia!meu filho tem 3 anos e 6 meses, às vezes me pergunto se ele é autista mesmo, pois nunca teve problemas com sono, carinhoso, não tem dificuldade com barulho, mas tem dificuldade com a fala ( não verbal) e alguns comandos e muito dependente ainda, não sei mais o que pensar . Tenho medo de está fazendo o tratamento errado. Já fizemos três exames genéticos e todos normais,não sei mais o que investigar, o que fazer mais nesse caso?

    • Ingrid
      Posted 28/10/2021 at 5:59 pm

      Olá Amanda meu filho tem três anos e fala muito pouco coloquei ele na escola e comecei o tratamento na fono gostaria de troca dúvidas 21 71602219
      Me chamo Ingrid

      • Maradja
        Posted 29/10/2021 at 11:13 am

        Olá Ingrid! Temos muitos outros artigos que podem te ajudar! Não esqueça de conferir nossa plataforma de cursos também!🤗

      • Maradja
        Posted 29/10/2021 at 11:25 am

        Oie Ingrid, temos mais artigos que podem te ajudar! Também dá uma olhadinha em nossa plataforma oficial de cursos 🤗

    • Ingrid
      Posted 29/10/2021 at 6:18 pm

      Ana Lucia meu filho tem 3 anos é fala pouco mais o restante é tudo normal ele é muito agitado mais acho que isso pode ser da idade me chamo Ingrid se quiser conversar trocarmos ideias 21971602219 .

      • Vi
        Posted 08/01/2022 at 3:34 am

        Meu filho tem 1 ano e 5 meses , quando assisti desenho no celular não assisti um 1 minuto gosta de trocar toda hora, ele é bem esperto rir, brinca com as crianças , mas não olha nos nossos olhos fixamente por muito tempo , ama brincar de carrinho , é o brinquedo preferido , tenho dúvidas se ele é autista , ainda não fala , só mama , aba (água) au au as vezes , tem mania de ficar rodando , algumas vezes todo dia ele faz isso . Não atende quando chamo ele pelo nome . Alguma mamãe pode me ajudar ? Já marquei o neuro mas tenho muita dúvida não sei se ele realmente tem o TEA

        • Julio
          Posted 15/02/2022 at 3:21 pm

          Oi …tudo bem mamãe!?
          Muito parecido com o meu filho de 1 ano e 8 meses !!!
          Se quiser trocar informações me chama no zap ..
          21- 98190-9850

        • Letícia
          Posted 06/06/2022 at 2:49 am

          Oii, vi que o comentário não é de agora, mas se vc puder me dizer como foi a consulta com o neuro, minha filha tem as mesmas características
          Tem neuro agendado pro dia 14, falta alguns dias e eu tô quase surtando de preocupação.
          Obrigada des de já

  • Keyla Fernanda Oliveira Fernandes
    Posted 23/07/2021 at 2:18 am

    Olá minha filha tem 3 anos fala muito pouco falamas palavras,mas frases ela não fala muito ,troca muito na hora de falar troca por outra letra ,tipo o irmão dela é João ela fala oão sem o J o pai ela fala Tai ,Vovó ela fala Bobó e outra palavras a mais ,ela é muito imperativa mas se socializa com outras crianças ela brinca bastante adora dança pula brinca com todos os tipos de brinquedo,Mas tem a parte sensorial dela q a área ela tem gastura ela chora pra não por o pé na areia ,ela as vezes ela qer algum e não consegue falar ela pega na minha mãe e me leva pra mostra oq ela qer,sendo q quando ela consegue falar oq ela qer ela tbem pega na minha mão e mostra,tipo Bola ela quando qer a bola em um lugar q ela não consegue pegar ela fala bola e me da a mão pra eu pegar pra ela mas não aponta ela só pega na minha minha mão e solta tipo é isso q eu qro,isso quando ela fala o nome tbem muito nervosa e tbem ela não gosta q repreende ela aí ela vai e avança em mim ou as vezes no irmão e outras vezes se outra pessoa briga sem ser eu ela tbem não aceita mas ainda ela vem e avança em mim ou no irmão mas não na pessoa q brigou com ela,tem problema de visão nistagmo,E ela tbem quando conhece uma pessoa ela fala o nome sendo q se a pessoa for esposo e esposa ela identifica com uma pessoas Só,tipo a tia dela ela fala o nome quando ela ver e quando ela ver o esposo da tia ela não consegue falar o nome aí ela vem e fala tia Liana sendo q chamado o esposo tipo ela se identifica como uma pessoa só pq ver os dois juntos e fora outras coisa tbem

    • Aline
      Posted 27/08/2021 at 12:40 pm

      Como ela está hj

      • Gesilene Rodrigues
        Posted 30/01/2022 at 7:46 am

        Meu bebê tem 11 meses ele não olha quando chamo pelo nome, não aponta não dá tchau e não bate palminhas, e malmente balbucia palavras, isso pode ser sinais de autismo ou só um atraso de desenvolvimento

        • Solange
          Posted 01/02/2022 at 12:15 am

          Boa Noite,Olá, Gesilene tudo bem?
          Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.
          Vamos juntos! Um NeuroAbraço!!!!!
          Solange,
          Equipe NeuroSaber 💙

    • Ingrid
      Posted 28/10/2021 at 6:02 pm

      Boa tarde como ela está hoje.

  • Clesia Fernandes
    Posted 25/07/2021 at 1:16 am

    Olá, meu afilhado tem 3 anos e meio, ainda não fala direito, não gosta de barulho e durante a pandemia ele passou a ter dificuldade de socializar com desconhecidos e tem apego a determinados brinquedos. É inteligente, independente e tem uma memória invejável. A fonoaudióloga encaminhou para um neuropediatra por suspeita de autismo. O neuropediatra já na primeira consulta deu o dignostico de autismo leve. A dúvida é se nao seria necessário mais testes e até um acompanhamento por mais tempo para poder dar um diagnóstico final?

  • Renata
    Posted 04/08/2021 at 5:21 am

    Meu filho tem 1 ano e 3 meses, já percebi alguns sintomas que me deixaram em alerta, como chamar pelo nome até 1 ano, ele não olhava, passou a olhar recentemente, ele adora rodar e ficar olhando as rodinhas dos carrinhos, mas brinca com qualquer coisa que vc der a ele (panelas, bola…), socializa com outras crianças e adultos, não tem problema com barulho, mas adora olhar pro alto, pra luz e tbm fala pouco (mama, papa, au au) ele tbm fica abrindo e fechando a mãozinha as vezes durante o dia, mas não fica concentrado nisso, conversei com a pediatra que me aconselhou observar mais, mas a dúvida não está me deixando em paz!

  • Ariel
    Posted 12/08/2021 at 2:14 am

    Gostaria de saber se é possível apresentar autismo sem possuir dificuldades em olhar nos olhos das pessoas enquanto fala e escuta elas falarem.
    Não possuir dificuldades para entender ironia e sarcasmo.
    Não ter manias, rituais, estereotipias e tiques.
    Tendo boa fluência verbal com tons adequados à situação, sem atraso na fala ou inadequação na voz e no ritmo.
    Não possuir dificuldades com comunicação e socialização.
    Não se incomodar com sons do ambiente, odores, texturas, toques e abraços.
    Não possuir fixação por assunto específico nem por objetos.
    Não ter dificuldade em mudança de rotina.
    Não ter tido dificuldades na escola, tendo aprendido a ler e escrever antes de ter entrado na escola e ter passado todos os anos da escola sem reprovar e sem dependências quando no ensino médio.
    Em caso de diagnóstico errado, como proceder?

    • Adriana
      Posted 14/08/2021 at 1:22 pm

      Olá Ariel, Primeiramente obrigada pela confiança!
      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

  • Amanda
    Posted 22/08/2021 at 11:49 am

    Minha filha tem 2 anos e 4 meses é fala poucas palavras só mama, papa, bobo, aaaa(água). Tem apego por alguns brinquedos, só interagir com nos aqui de casa eu, meu marido, a vó e os irmao. Obedece muito pouco aos comandos, coloquei ela na escolinha há 1 semana a fono disse que seria muito bom é que n vê necessidade de encaminhar ela para o neuro, ela realmente n tem contato com outras crianças mas fica uma angústia uma dúvida, ela assisti muita televisão, cortei muito, em.contra partida é uma criança inteligente ela aponta me leva até o q quer mas tenta até o último ser independente escala somente se n conseguir chama alguém isso esta me acabando minha vida é analisar ela 24 hs

    • Graziele g da silva
      Posted 17/09/2021 at 2:27 am

      Oi Amanda, como sua filha está? Como foi adaptação a escola? Teve diagnóstico já?

    • Nara Caroline
      Posted 08/03/2022 at 7:22 pm

      Oi Amanda… meu filho faz o mesmo. E MINHA angústia é grande também. Estou muito cansada em analisar… ao mesmo tempo que falam em autismo…. eu não acho que seja… Meu Deus como conviver com essa dúvida cruel???
      Ele vai em fono, ja foi na neuro e agora começou na escolinha. Não sei mais onde levar…

      • Ana Paula borges
        Posted 26/04/2022 at 6:44 pm

        Pelo amor de Deus vamos conversar, tô vivendo esse tormento. 31 99203-9381

    • Janayna
      Posted 02/07/2022 at 7:42 am

      Tô passando por isso tbm… pode ne chamar no wats pra gente conversar por favor 86 99480 2856

  • Lucilene
    Posted 28/08/2021 at 12:47 am

    Oi Ana Cláudia, minha filha nessa idade também se empolgava muito quando estava falando comigo ou fazendo algo que gostava, parecia ser uma forma de expressar seu entusiasmo, não conseguia falar sem estar se mexendo

  • Graziele
    Posted 17/09/2021 at 2:26 am

    Meu filho tem 1 ano e 8 meses, fala algumas palavras, animais, brinquedos. Tenho desconfiado de autismo devido a não atender pelo nome, não dar tchau nem apontar o que quer. Meu coração está angustiado. Assistia muita TV e não convivia com crianças. Começa escola na próxima semana e vamos para uma consulta com neuropediatra.

    • LEILIANE DE ANDRADE M GRUBERT
      Posted 30/01/2022 at 9:40 am

      Graziela, pode nos dizer como está o desenvolvimento dele depois da escolinha. Estou com a mesma questão aqui e na dúvida se coloco na escolinha agora ele só tem 1 e3 meses.

  • Dalila
    Posted 16/10/2021 at 11:06 pm

    Olá, gostria de saber qual sidrome parece com a aspenger? Com sintomas parecidos como movimentos sistematico tipos de comidas?

  • Ingrid
    Posted 29/10/2021 at 6:19 pm

    Ana Lucia meu filho tem 3 anos é fala pouco mais o restante é tudo normal ele é muito agitado mais acho que isso pode ser da idade me chamo Ingrid se quiser conversar 21971602219 .

  • kerima Aline de sousa
    Posted 05/11/2021 at 7:40 pm

    ola meu nome é Kerima e tenho um filho de 2 anos e 3 meses,não fala palavra nenhuma ,porém se comunica apontando o que quer e mostrando as coisas,consegue interagir com o irmão e até com outras crianças ao redor,mais não muito com estranhos,acho q pela falta de fala ele acaba ficando muito irritado e nervoso,levei na pediatra e pedi encaminhamento pra fono pelo SUS,porém fui encaminhada ao caps com a hipótese diagnóstica de autismo ou TDAH,fiquei muito assustada,de lá agora querem me encaminhar pra uma equipe multidisciplinar pra melhor avaliação…mais estou com medo de diagnóstico.

  • Amanda Pereira Ramos
    Posted 02/12/2021 at 5:41 pm

    Oi meu nome é Amanda… meu netinho tem 2 anos e meio e tem atraso na fala não gosta muito de outras crianças… ele resmunga muito grita … mais não fala muito .. ele solta alguma coisa como Ba Ba Pá Pá Au Aí mais nada será que ele tem autismo..

    • Webster
      Posted 02/12/2021 at 7:15 pm

      Oi, Amanda! Primeiramente agradecemos pela confiança em nosso trabalho!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.

      De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
      que podem te ajudar em muitas questões. Vale a pena conferir!!!

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Natalia
    Posted 05/12/2021 at 6:49 pm

    Meu filho tem 3 anos e 4 meses. Ele forma frases, porém começou uma gagueira do nada e ele mal consegue formar a frase toda. Ele ainda não estuda mas vou colocar agora na escola. Ele brinca com outras crianças inclusive com a irmãzinha de 1 ano e meio. Brinca, gosta de leitura, faz tudo que uma criança gosta de fazer. O único problema que me chama atenção é Ele andar as vezes de ponta de pé e a gagueira que apareceu do nada. Fora isso não tenho do que me queixar. Mais algum filho que anda na ponta dos pés e que não é autista? E a fala? Algum filho gaguejou? Isso some? Meu whats para quem quiser conversar 84988507699

  • Luciana
    Posted 19/01/2022 at 6:55 am

    Boa Noite
    Levei meu filho a Neuropediatra, aos 3 anos pois não falava, só demonstrava com gestos , então eu o comparava com sua irmã pois são Gêmeos, e ela é esperta demais, falou rápido, andou rápido.Enfim realizando exames , no de sangue demonstrou Síndrome Jacobs. E que alguns sinais comportamento aparentam também ser TEA. Como ele adora brincar enfilerando carros, tem mania de pegar objetos e passar bem próximo dos olhos, foi realizado exame de vista não deu nada, de audição não deu nada, é uma criança alegre, adora brincar com outras , interage super bem no meio, alimentação muito saudável, dorme bem, porém o Não é um tumulto, percebo que Negativa o deixa nervoso, chorão, pirraça chega a jogar objetos , se morder. Sinto muita dificuldade como mãe em lidar com determinados comportamentos, gostaria de interagir com pessoas que lidam com essa síndrome, para adquirir aprendizado, e saber de que quais maneiras posso ajudar meu filho, e a mim mesma Porque confesso que não é fácil, e nem simples.

    • Webster
      Posted 20/01/2022 at 3:50 pm

      Olá, Luciana

      Entendemos que surja muitas dúvidas de como agir nessas situações. Em nosso canal no Youtube, temos muitos vídeos com dicas importantes que pode te ajudar a lidar melhor com seu filho. Vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos

      Agradecemos pela sua mensagem,

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Giovana
      Posted 05/03/2022 at 5:23 pm

      Luciana minha filha tem esses mesmo comportamento.

    • Ana Paula borges
      Posted 26/04/2022 at 6:48 pm

      Estamos na mesma. 31 99203-9381

    • Edinalva Alves Vieira
      Posted 27/09/2022 at 12:15 am

      O meu tem 3 anos e 5 meses , tem esses mesmo comportamento pediatra encaminhou p fono do sus tem que dois anos nunca chamou

  • LEONARDO LIMA
    Posted 02/02/2022 at 7:17 am

    Bom dia.
    João Guilherme de 2,5 meses está com Dificuldade na fala. Aos 1,2 meses falava algumas palavras e de repente parou. Hoje só aponta os objetos, Vaz sons ao pedir e mostra objetos. Não troca roupas, não escolhe o que vestir. Se alimentar muito bem, brinca com outra crianças, mas não dividi brinquedos com o irmão mais novo (1.2 meses). Estou preocupo, já procurei especialista aqui em Brasília ( Rede pública) que suspeitaram que meu filho tenha TEA. Estou preocupado, pois ele é muito. Inteligente, mas não fala. Te pergunto com todo carinho. Ele vai falar? Ler? Qual o procedimento devo Tomar já que o não fazem diagnóstico antes dos 3 anos.
    061 99443 6930

    • Solange
      Posted 03/02/2022 at 11:42 am

      Olá, Leonardo tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Solange,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Webster
      Posted 03/02/2022 at 1:14 pm

      Olá, Leo!

      Primeiramente agradecemos a confiança em nosso trabalho, mas sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Mara
    Posted 01/04/2022 at 9:49 pm

    Oi meu neto tem 2 anos e 6 meses e não Fala, não come,gosta de brincar sempre com as mesmas coisas,gostar de andar em Ponta de pé precisamos muito de ajuda

    • Solange
      Posted 02/04/2022 at 2:05 pm

      Olá Mara, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Viviane
    Posted 06/04/2022 at 1:14 pm

    Bom dia meu filho na escola ele sempre põem as mãos no ouvido quando as crianças estão falando muito alto a professora veio falar comigo aprofessora disse que as vezes falar com ele várias vezes pra ele entender já levei ele no médico ele disse que ele é imperativo só que eu acho que tem mais alguma coisa estamos investigando isso

    • Solange
      Posted 06/04/2022 at 1:59 pm

      Olá Viviane, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Glenda
    Posted 10/04/2022 at 5:43 am

    Olá. Meu filho tem 1 ano e 9 meses e não fala o esperado para a idade, fala somente mama, papa, baba… Ele é bastante interativo, nunca se isolou ou algo do tipo. Ele é muito feliz. Mas tem uns comportamentos que eu não sei se são comuns, tais como brincar com as mãos e ficar com os dedinhos sempre cruzados. Ele nunca deu tchau ou mandou beijo, ainda que eu faça com ele sempre. Quando alguém dá tchau pra ele, ele responde com um sorriso ou interage tentando tocar na pessoa…às vezes, eu o chamo mas ele não atende na hora, na maioria das vezes não me atende e sempre preciso chamar várias vezes, mas quando ele está em outro cômodo e eu o chamo, ele vem mas não responde ou balbucia nada (por isso fico confusa). Aos 10 meses desenvolveu uma seletividade alimentar e, desde então, só se alimenta de mamadeira, não aceita, sequer, uma frutinha…ultimamente, tem dormido fora dos horários. Estou aguardando a marcação de consulta com um neuropediatra mas enquanto não consigo, estou em uma dúvida que me corrói. Não sei como fazê-lo falar direito e não sei como posso fazer para ele comer, tentei de tudo. A pediatra dele me pediu para aguardar até os 2 anos mas eu acho tarde, gostaria de identificar algo, caso exista algum sinal de atenção, e ajudá-lo, se for o caso, o quanto antes…assisto vários vídeos e leio bastante sobre o assunto TEA mas cada vez que eu me intero do assunto mais dúvidas me surgem com relação a ele…eu não sei o que pensar. Meu marido acha tudo normal, minhas amigas também, até a pediatra dele diz que é pra eu relaxar…enfim, um desabafo mas gostaria de saber se existe a possibilidade do autismo no meu bebê. Ou se vocês podem me ajudar com dicas para que ele desenvolva a fala e passe a comer…😔

    • Solange
      Posted 11/04/2022 at 5:28 pm

      Olá Glenda, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Marcio
    Posted 09/05/2022 at 9:05 pm

    olá
    meu filho esta com 2 anos e 2 meses, so fala algumas coisas muito curtas de 2ou 3 letras, é muito agitado, sobe em cadeiras, mesa, sofá tudo o que consegue, caminhou com 11 meses. Mas o que tem nos alertado é uma mania que ele tem de correr pra lá e pra cá com o rosto muito proximo da parede, e passar olhando para os objetos com o rosto muito proximo. estamos levando no fono, por enquanto foi descartado autismo, mas parece que tem algo errado, estamos muito preocupados.

    • Solange
      Posted 10/05/2022 at 1:17 pm

      Olá Marcio, tudo bem?

      O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Elaine
      Posted 29/05/2022 at 1:00 pm

      Olá bom dia,meu filho tem um mês a mais e faz as mesmas coisas,se puder deixar o cantato pra troca de ideias eu agradeço

  • Alecyara melo
    Posted 13/06/2022 at 5:16 pm

    Olá, meu filho está completando 4 mês que vem julho. Estou sendo chamada na escola porque ele não quer ficar na sala de aula, e nem brincar com os colegas, tb ao quer realizar as atividades da escola. Ele fala, mas tem dificuldade as vezes de falar palavras muitos extensas. No entanto fora da escola ele ama brincar com as crianças, faz a atividade comigo reclamando mas faz, ama carinho e ama dar carinho, quando converso ele olha no meu olho e quando chamo pelo nome ele tb responde. Demonstra sentimos como estou triste, ou pede desculpa e obrigado quando precisa. A única coisa que ele faz na escola que tb faz em casa é, quando está muito irritado querendo algo e negamos, ele joga o que tiver no chão, ou empurra cadeiras etc. Enfim, a diretora e a pro não falou que ele era autista, mas nós mamães sabemos quando estão dando a e tender de um forma sutil, foi o que fizeram. Gostaria muito da ajuda de alguém para saber se pode ter algum autismo leve por ser assim só na escola. Estou angustiada.

    • Solange
      Posted 13/06/2022 at 5:55 pm

      Olá Alecyara, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista (neuropediatra) pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Hevelin Carla Guedes da Silva
    Posted 13/10/2022 at 4:47 am

    Meu filho foi diagnosticado com superdotação e tea, ele repete frases, anda na ponta dos pés e enfilera. Não teve atrasos no desenvolvimento. Porém o que me estranha é que ele seja muito extrovertido, tenha necessidade de chamar atenção, seja muito afetuoso, ame sair e festas. A neuropsicóloga sugeriu estimulação, porque não viu Tea. Porém a Neuropediatra o laudou em uma consulta. Seria válido procurar outro profissional após as estimulações? A neuro foi bem indicada, mas meu filho ficou trancado em casa comigo durante toda a pandemia e achei que ela laudou muito rápido.

  • Paloma
    Posted 24/10/2022 at 2:05 am

    Uma criança autista pode ser empática?
    Vejo alguns sinais de alerta no meu filho fe 4 anos mas nunca tinha me preocupado por ele ser muito empático (até mais do que o normal) e ele consegue olhar nos olhos sem dificuldades.
    Porém ele só segue padrões, se irrita e se esconde quando escuta barulhos repentinos, ele é extremamente literal na fala e no compreender, gosta de enfileirar desde bebê os brinquedos, tem atraso na fala e dificuldade na escrita fina. Percebo que fica encomendado quando algo está torto ou desalinhado. Ele é um pouco tímido porém interage bem com quem ele conhece.

  • Ana
    Posted 02/11/2022 at 7:03 pm

    Olá meu filho Tenhe 2 e 3 meses, não estuda ainda, está com atraso grande na fala, e Tenhe mania de ficar andando em círculos, mas interage bem, a linguagem corporal é boa também, estou fazendo fono já.

    • Solange
      Posted 04/11/2022 at 3:33 pm

      Olá Ana, tudo bem?

      Recomendamos que seja realizado um acompanhamento interdisciplinar, além do fonoaudiólogo, com um neuropediatra. Temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Ametista
    Posted 03/12/2022 at 4:45 pm

    Olá! Quando o bebê apresentada vários sinais de autismo, como o balançar excessivo de cabeça, de bracos, não olhar para onde você está apontando, usar sua mão para fazer algo, o andar as pontas dos pés, falta de interação social… E e a medida em ele se desenvolve esses sinais vão sumindo. No caso como este os pais devem se preocupar e buscar ajuda?

    • Solange
      Posted 05/12/2022 at 5:27 pm

      Olá Ametista, tudo bem?

      Sempre recomendamos que procure um especialista para que ele possa acompanhar a evolução do bebê mais de perto.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Zaidy
    Posted 08/12/2022 at 9:54 pm

    Olá, hoje meu filho tem 6 anos mais desde 1 ano percebi q ele não gosta d passar nada no cabelo ou corpo, e na hora do banho se retorcia e até chorava pra não passar sabão, achei estranho.Entao passei a observar mais sempre q via a claridade do sol ou da lâmpada mesmo ele fica fazendo movimento com a mão em direção do rosto como se as mãos ganhasse vida e fosse alguém ou algo, mesmo q ele esteja assistindo algo ele sempre tem q está com a mão ocupada com massinha de modelar ou monta monta, se não ele vira de um lado para o outro constantemente. Demorou a falar palavras simples tipo suco ele parecia que sugava a segunda sílaba, morávamos no interior e lá não tínhamos condição pra ir atrás d atendimento nem acesso a Internet tem lá. Aos poucos fui ensinado ele até que depois de meses ele conseguiu falar melhor na verdade nesse período ele já tinha quase 5 anos. Sempre que brincava com os monta monta ele só queria enfileirar e separar por cores e os carrinho ficava olhando as rodas girarem eu ficava aflita ao ver pq mesmo q eu falasse pra ele como era ele se já ficava triste como se não quisesse mais brincar, então comecei brincar com ele até q começou a fazer diversas coisas lindas com os monta monta e brincar direito com os carrinhos…ele não gosta do barulho dos freios de carro, barulho de maquita, grito de papagaio, outra coisa que ele não gosta é do contato do papel higiênico na mão ele se retrai diz que encomoda ele, e se passar um paralão no outro ele se encolhi e pedi para parar. Mesmo agora no final do ano letivo se por acaso ele chegar na escola e tiver muitos coleguinhas na frente da escola ele volta na mesma hora e só passa por eles se eu levar ele até a sala. Se por acaso estiver com fome e estiver pessoas perto d mim ele não fala chega perto passa a mão ma barriga e aponta pra dentro da boca. Levei ele para fazer o eletrocardiograma vi que eles ao invés de por 6 anos colocarão 4 anos no resultado, não vi nenhuma alteração mais fiquei sem entender se está normal para idade de 4 anos ja pq erraram a idade.Ou tem diferença no resultado se idade mudar no caso se estivesse certa tipo 6 anos?
    Só um detalhe foi a psicopedagoga da escola que me encaminhou com a suspeita de que ele seja autista.
    Além do eletrocardiograma teria outro exame mais aprofundado que eu possa fazer e consiga ter uma conclusão melhor?

    • Zaidy
      Posted 08/12/2022 at 10:02 pm

      Corrigindo o nome do exame Eletroencefalograma…na hora apareceu as opções vi a certa e acabei selecionado a errada.Kkkkk

    • Solange
      Posted 09/12/2022 at 2:05 pm

      Olá Zaidy, tudo bem?

      Recomendamos que procure um Neuropediatra pessoalmente, para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Jussiane Cordeiro da Silva
    Posted 17/01/2023 at 12:05 am

    Meu filho tem 2 anos , já disse mamãe e pai , mais só fala quando lembra , tem comportamentos estranhos como : correr pra todo lado eufórico , bater a cabeça na parede quando lembra , não conversa mais nada além de mamae e papai , tudo que pega pra brincar é pra rodar no chão , assisti o mesmo desenho desde de mais novo , mexe com tudo , chora muito pra lavar o cabelo

    • Solange
      Posted 17/01/2023 at 3:21 pm

      Olá Jussiane, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Andrea
    Posted 21/05/2023 at 12:23 am

    Olá, minha filha tem 6 anos. Não consegue ficar um minuto quieta. Até na hora de comer, fica levantando… toma banho conversando sozinha, não anda na rua, só corre… Mas é muito carinhosa, adora animais e é extremamente inteligente. Aprendeu a ler e escrever aos 4 anos. Adora estudar. O que me incomoda é que ela fica muitas vezes balançando as mãos e os pés e fica zarolha olhando as mãos balançarem. Ela pode ter autismo?

    • Jhulli
      Posted 30/05/2023 at 2:31 pm

      Olá Andrea, tudo bem?

      Os sintomas que você descreve em relação à sua filha podem ser indicativos de vários aspectos diferentes do comportamento infantil. No entanto, apenas um profissional qualificado, como um médico ou psicólogo, pode realizar uma avaliação adequada e fornecer um diagnóstico preciso.

      Se você está preocupada com o desenvolvimento de sua filha, recomendo que consulte um profissional de saúde especializado, como um pediatra, neurologista infantil ou um psicólogo. Eles poderão realizar uma avaliação completa do desenvolvimento dela e, se necessário, encaminhá-la para avaliações mais específicas.

      Espero que encontre a ajuda que precisa!
      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5