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O que são os testes de autismo?

MCHAT, ADOS e ADI-R fazem parte de uma bateria de testes usados ​​para rastrear e diagnosticar o autismo em crianças.

Como não há um exame para diagnosticar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os avaliadores contam com ferramentas como listas de verificação, observações, testes e entrevistas com os pais das crianças com possíveis sintomas de autismo.

Alguns dos testes mais usados ​​incluem a escala M-CHAT, o primeiro protocolo a ser usado, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria; a Entrevista de Diagnóstico de Autismo Revisada (ADI-R) e a Programação de Observação Diagnóstica para Autismo (ADOS).

Saiba mais sobre os testes de autismo, neste artigo.

Testes de autismo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento relativamente comum e tem sido diagnosticado cada vez mais precocemente. No entanto, os sintomas do TEA se assemelham aos de outros distúrbios do desenvolvimento. 

Por exemplo, uma criança que não responde ao próprio nome pode ter problemas de audição, outra com dificuldade em se relacionar pode ter fobia social ou ansiedade, ou ainda, uma criança com atraso no desenvolvimento da linguagem pode ter distúrbios relacionados à fala, como apraxia.

Para determinar se a criança tem um atraso de desenvolvimento, assim como a sua gravidade, médicos e psicólogos realizam uma avaliação clínica para avaliar se há uma necessidade de avaliações adicionais.

Se você está percebendo sinais de autismo em seu filho, leve-o a um desses especialistas para realizar testes de triagem, além de outros critérios de diagnóstico, como observação da criança e entrevistas com pais e cuidadores.

Testes para o diagnóstico de autismo

Os testes de autismo não indicam necessariamente que uma criança é autista, embora forneçam pistas sobre a presença de atrasos ou diferenças que justifiquem uma investigação mais profunda.

Como não há um exame para autismo, os avaliadores dependem de observações, respostas dos pais às perguntas e testes que avaliam as habilidades e comportamentos da criança, como: 

  • Fala e linguagem.
  • Comunicação não verbal.
  • Atenção conjunta.
  • Sensibilidades sensoriais.
  • Comportamentos restritos e/ou repetitivos.
  • Interesse e capacidade de se envolver em atividades sociais com colegas, entre outras.

MCHAT

A escala MCHAT é uma ferramenta para identificar o autismo precocemente, ainda que o diagnóstico dependa de uma segunda avaliação com outros testes. Entre eles, a Entrevista de Diagnóstico de Autismo Revisada (ADI-R) e a Programação de Observação Diagnóstica para Autismo (ADOS). 

Vale lembrar que estes testes devem ser aplicados apenas por profissionais de saúde que tenham treinamento para realizar a entrevista e avaliar a pontuação das respostas.

ADI-R

O ADI-R é uma entrevista com os pais que enfoca comportamentos em três áreas: qualidade da interação social; comunicação e linguagem; interesses e comportamentos repetitivos, restritos e estereotipados. 

O teste contém perguntas gerais e específicas para os pais sobre as habilidades de comunicação de seus filhos, com referência a tópicos como apontar, balançar a cabeça e assim por diante. A comunicação verbal e não verbal e as habilidades sociais são pontuadas, com referência à idade cronológica da criança. 

As pontuações são geradas nas áreas de comunicação e linguagem, interação social e comportamentos restritos ou repetitivos. Uma pontuação mais alta indica um potencial atraso de desenvolvimento. Uma classificação de autismo é dada quando as pontuações em todas as três áreas de comunicação, interação social e padrões de comportamento atendem ou excedem os pontos de corte especificados.

ADOS

O teste ADOS inclui uma entrevista, cuja duração varia de acordo com a idade da criança, e atividades lúdicas. A Programação de Observação Diagnóstica para Autismo (ADOS) é um teste semiestruturado, que também pode ser usado em adolescentes e adultos.

A entrevista difere da ADI-R, já que a conversa não é feita com os pais mas com a criança. Além do questionário, o protocolo do ADOS inclui uma interação com o avaliador através de brincadeiras e jogos.

Cada módulo da avaliação dura 30 minutos e é aplicado de acordo com a idade ou nível de linguagem da criança. O avaliador analisa suas habilidades linguísticas para saber quais tarefas são mais apropriadas para avaliar seu comportamento social e suas habilidades de comunicação.

Sobre o Processo de Diagnóstico

O processo de diagnóstico de autismo envolve uma equipe multidisciplinar que inclui médico, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Esses especialistas realizam uma série de avaliações que procuram por tipos específicos de dificuldades e comportamentos que indicariam a presença do autismo.

Se restou alguma dúvida sobre os testes de autismo MCHAT, ADI-R e ADOS, deixe nos comentários.

Referências:

SILVA, Camila Costa e  e  ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática. Aval. psicol. [online]. 2020, vol.19, n.2 [citado  2021-02-02], pp. 189-197 .

MARQUES, Daniela Fernandes. Cleonice Alves Bosa. Protocolo de Avaliação de Crianças com Autismo: Evidências de Validade de Critério. https://www.scielo.br/pdf/ptp/v31n1/0102-3772-ptp-31-01-0043.pdf

18 Comments

  • Ana Lisa Ferreira de Andrade
    Posted 16/02/2021 at 10:55 pm

    Parabéns para o Neuro Saber de compartilhar essas riquíssimas informações, essa é uma área muito delicada mas que a cada dia vem se expandindo com profundas pesquisas, provando com seriedade para melhor qualidade de vida com seus pacientes.

  • Gercina
    Posted 08/06/2021 at 9:00 pm

    A observação do avaliador, contribui muito diante do comportamento da criança no cotidiano. E somando, a fala dos pais e cuidadores, abrindo um novo olhar diante da perspectiva relevante dos sintomas e sinais do TEA.

  • Andrea
    Posted 17/08/2021 at 3:21 pm

    E o wisc?

    • Adriana
      Posted 17/08/2021 at 4:33 pm

      Olá Andrea,
      Ainda não temos um conteúdo sobre este tema.
      Mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também.
      Obrigada pelo contato!

  • CLAUDENICE MARIA DE MELO SANTOS
    Posted 07/09/2021 at 1:08 am

    Boa noite tenho um afilhado de dois anos que não fala, tem dificuldades de olhar nos olhos quando estamos falando com ele, fica assistindo desenhos animados e ri muito, corre dentro do berço de um lado pra o outro, tô desconfiada que ele deve ter algum problema, a mãe dele tem destro de atenção.

  • Gessyca ferreira matias
    Posted 26/10/2021 at 12:45 am

    Meu filho ha dois dias rir do nada isso e motivo de mim prelcupar

    • Luana
      Posted 26/11/2021 at 4:05 am

      Mas rir por algum motivo específico ou aleatório?Tipo, é uma risada sem motivos? Sem parar como?

  • Gessyca ferreira matias
    Posted 26/10/2021 at 12:47 am

    Mim ajudem

  • João Alves Pacheco neto
    Posted 21/12/2021 at 12:48 am

    Olá meu nome é João Pacheco tenho 39 anos e passo ouvindo que sou autista mas me sinto normal.agora começou a me preocupar pois todos da minha família estão falando que sou alguém pode me ajudar.

    • Webster
      Posted 21/12/2021 at 4:56 pm

      Olá João!

      Agradecemos a confiança em nosso trabalho. É importante sempre procurar o auxilio de um profissional, pois cada caso necessita de um olhar específico. No mais, temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática.

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • Sandra Ruviéri
        Posted 16/05/2022 at 2:01 am

        Olá
        Boa noite!!!
        Um bom livro pra fazer mamografia em alfabetização e Método Fônico?!
        Grata
        Sandra Ruviéri

  • Suzany
    Posted 12/04/2022 at 3:02 am

    Meu filho tem 2 anos e não fala. Porém somos cheios de “poréns” pois ele começou a falar com 6 meses chamava papai, mamãe, cavalo. Ele simplesmente parou de falar tudo isso. Existiu um tempo que ele ficou sem falar nada, e depois voltou porém só sons como se quisesse falar mas não saísse.
    Outra situação parecida, é a questão de “atender” ele quase nunca me olha nos olhos, poreeem, quando quer algo me olha e olha para oq quer, e quando brigo com ele ele também me olha e para de fazer oq está fazendo (malinando rs). E quando ele me olha nos olhos Nooossa e como se ele visse meus pecados pq é muito intenso o olhar dele😅.
    Ele também me leva para pegar algum objeto caso eu não entenda oq ele está pedindo. Mas dizem que criança quando não fala realmente tem essa atitude pois não sabe pedir.
    Enfim, as vezes eu acho que ele é, mas meu coração diz que não. Ele é uma criança muito na dele cresceu muito sozinho por não ter parente por perto, ele não é carinhoso com estranhos, apenas com a família, ele me atende quando eu chamo pelo nome. Mas os outros não, ele me olha, mas não olha para os outros quando chama ele. E ele sorri bastante com minha família, mas com os outros não. E como se fosse tímido… Enfim, a pediatra dele disse que ele aparenta ter apenas hiperatividade. Ele brinca muito e dorme pouco😅 Gosta de correr em lugares novos, adora supermercado, não tem problema com barulhos, todo lugar ele se diverte.
    Sinto que meu filho não é autista, ele está desenvolvendo no tempo dele, mas se for eu vou fazer tudo ser de forma calma. Sou pedagoga e vou lutar pra ser a melhor mãe do mundo❤️

  • Ana leda
    Posted 09/01/2023 at 3:44 pm

    Minha filha tem 7anos ela não consegue ouvir não ela quer tudo na hora ela agir como bebê pra conseguir que quer se vc não dê que ela quer aí começa xinga fala nome feio quebrado tudo grita levar mão para bater na minha cara não obedecer

  • Alice de Sena
    Posted 03/07/2023 at 4:10 pm

    Boa tarde!
    O psiquiatra encaminhou meu sobrinho para uma avaliação com a psicóloga. Solicitou teste psicometrico para autismo.
    Que testes são esses?

    • Jhulli
      Posted 03/07/2023 at 7:17 pm

      Olá Alice, tudo bem?

      Os testes psicométricos para autismo são ferramentas de avaliação que ajudam psicólogos e outros profissionais de saúde mental a identificar a presença de características relacionadas ao espectro autista. Esses testes geralmente envolvem questionários padronizados e escalas de avaliação para medir diferentes áreas do funcionamento e comportamento da criança ou do adulto.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙 

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