O uso de comunicação alternativa com autistas é válido?
Quando se fala em autismo, abre-se uma janela de possibilidades. As situações dentro do Transtorno de Espectro Autista são as das mais variadas e as pessoas que se incluem nesse grupo apresentam características distintas, embora alguns traços se assemelhem. Um deles é a comunicação.
Vocês provavelmente já puderam perceber que muitos autistas encontram dificuldades para se expressar através da fala. Isso não significa, necessariamente, que eles não consigam desenvolver a habilidade de falar. Porém, aqueles que tentam usá-la não alcançam o que chamamos de comunicação funcional, que é a forma mais efetiva de estabelecer contato. O autista que consegue falar nem sempre chega ao objetivo e pode utilizar as palavras de maneira despropositada.
Para conseguir resolver esse e outros dilemas, inclusive daquelas crianças e adolescentes com autismo que não falam, muitos profissionais trabalham a comunicação alternativa. Eis uma grande saída para se desenvolver esse déficit apresentado nos casos dos autistas.
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A importância de se fazer compreendido
É sempre válido relembrar que a criança com autismo não demonstra muita facilidade com a fala porque ela simplesmente não vê a função no ato de se comunicar, tal como utilizamos. Portanto, é importante que comecemos nosso trabalho de estimular a comunicação alternativa de maneira gradativa e com o uso de imagens.
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A utilização dessas figuras pode ser desenvolvida com desenhos que tenham relevância no dia a dia do pequeno. Há estudiosos da área que ensinaram o conhecido método comunicação por pistas visuais (PECS – Picture Exchange Communication System), que consiste em estimular o contato da criança de forma mais efetiva. O resultado obtido a partir dessa experiência foi excelente: os autistas passaram a desenvolver a fala de maneira funcional, reduziram os comportamentos inadequados, cooperação com o interlocutor, entre outros.
A utilização do PECS é feita através de imagens universais, que simulam o cotidiano de uma criança. O problema, contudo, é que toda generalização pode ser perigosa, considerando que cada pessoa tem uma vida diferente. As figuras que compõem o PECS nem sempre fazem parte do cotidiano do autista em determinado lugar.
O segredo é a adaptação
Para uma comunicação alternativa feita com o uso de imagens, a melhor opção é a adaptação de figuras com o que está presente na vida criança. Desta maneira, o pequeno terá a chance de iniciar o processo em questão.
Como fazer?
O que pais e profissionais devem respeitar é o tempo da criança. Isso significa que todo esse exercício deve ser feito no passo a passo.
Apresente as imagens daquilo que está no cotidiano do pequeno. A próxima etapa consiste em repetir o nome da figura escolhida e pedir que a criança repita. Como pode ser notado, é trabalho de formiguinha e que exige total paciência e compreensão que o autista tem o seu próprio tempo.
À medida que a criança for mostrando resultados, a quantidade de imagens pode aumentar. O aconselhável é que pais utilizem livros que tragam o aspecto lúdico ou então o tablet, que tem uma condição muito melhor de arquivamento de imagens.
A comunicação alternativa tem precedentes de que é uma ótima solução para crianças autistas que apresentam dificuldades na fala. O detalhe é saber respeitar as necessidades e as etapas apresentadas pelos pequenos.
4 Comments
Simplesmente extraordinário o método de ensino que vocês propõem…
Eu indico sempre o Neurosaber, quando um professor encontra-se perdido.
Parabéns
Trabalho com adolescentes autistas E no que diz respeito à comunicação, um deles usa frases de efeito ou de script para se comunicar. Tenho assistido os desenhos e filmes para entender o pq disso , o que ele quer realmente quer comunicar.
Outro aluno não fala, mas ri. Percebo que ele aprende e traz consigo conhecimentos da vida diária,porém num aprendizado um pouco mais formal , a reação é ficar quieto.
Gostei muito do texto , vai me ajudar a desenvolver novas estratégias para melhorar a comunicação.
Textos excelentes, conteúdos claros e ideias maravilhosas para trabalharmos com os nossos aprendentes.