Organização e estruturação espaço-temporal na escola
O desenvolvimento da organização espaço e tempo é fundamental para a aprendizagem e deve ser trabalhado na escola.
A organização e estruturação espaço temporal faz parte do desenvolvimento infantil e são processos diretamente relacionados ao bom rendimento na escola. Uma criança com 7, 8 anos já deve ter domínio dos problemas de orientação, pois já possui o esquema corporal bem sedimentado.
Isso quer dizer que a partir do conhecimento e percepção do próprio corpo no espaço a criança percebe e se localiza no ambiente em que está inserida. Para se chegar nesse ponto de organização espacial, já passou por um sistema de organização do movimento nas coordenadas vertical e horizontal, em relação ao próprio corpo, ao espaço e posição de objetos.
Neste artigo, vamos falar das etapas para organização e estruturação espaço temporal e sua importância na escola. Confira!
Conteúdo
Organização espacial
Orientação espacial é a capacidade de se situar e se orientar em um espaço, assim como de localizar outra pessoa ou objeto neste espaço. A criança, em seu crescimento, aprende noções de tamanhos, formas, movimentos, volumes que a ajudam e perceber-se no espaço a partir do seu próprio corpo.
Atingir a orientação espacial multiplica suas possibilidades de ações e é fundamental para a aprendizagem. O espaço da criança, antes limitado, se expande à medida que ela adquire essa capacidade. Para tal, passa por algumas etapas.
Etapas para estruturação e organização espacial
Conhecer noções
Percepção de diferentes tamanhos (grande, médio, fino, grosso); diferentes formas (quadrado, círculo, triângulo); qualidade (mais que, menos que, pouco, muito, metade, inteiro); termos espaciais (frente, trás, em cima, embaixo); posições (deitado, em pé, sentado) e movimentos (empurrar, abaixar, puxar, levantar).
Orientação espacial
Orientação de objetos no espaço tridimensional; capacidade de perceber e discriminar visualmente objetos e pessoas pela sua forma, tamanho, etc. e aquisição de orientação gráfica.
Organização espacial
A aprendizagem da organização espacial necessita de uma combinação de situações e orientações, onde a criança possa aprender a dominar as habilidades de espaço e tempo. Na escola, são exemplos dessas situações e orientações:
- guiar a criança com comandos e orientações;
- exercícios de simetria;
- utilizar formas para construção de um corpo
Compreensão das relações espaciais
A compreensão das relações espaciais exige raciocínio e lógica, como a progressão de grandezas e a percepção de elementos que faltam.
A noção do mundo espacial vai sendo construída pela criança paralelamente ao seu desenvolvimento psicomotor. Na escola, é muito importante que os conteúdos trabalhados propiciem o desenvolvimento infantil e a aprendizagem.
A estruturação espaço e tempo é uma importante habilidade que permite a criança movimentar e reconhecer-se no espaço — localizando seu corpo — ter domínio sobre seus gestos, coordenar sua temporalidade e organizar sua vida cotidiana.
Estruturação temporal
As alterações e adaptações que acontecem no ambiente e nas pessoas, passam pelas adaptações de tempo e espaço. O tempo é constituído em quatro níveis:
- duração
- ordem
- sucessão
- ritmo
Esses níveis do tempo se relacionam entre si e formam a estruturação temporal do indivíduo.
Etapas da estruturação temporal
- Duração — percepção da duração de atividades em relação ao tempo.
- Ordem — se relaciona com a percepção e a memória (antes, durante, depois, agora).
- Sucessão — classificação cronológica (o que vem primeiro).
- Ritmo — associação de ordem, sucessão, duração, alternância. Ritmos internos (respiratório, hormonal, batimentos cardíacos) e externos (estações, dias, minutos, etc.)
A criança aprende a distinguir as sucessões de acontecimentos (antes, depois, durante) na medida que desenvolve a estruturação temporal. Assim como se torna capaz de perceber a duração dos intervalos de tempo, a renovação cíclica de certos períodos (dias, meses, anos) e os ritmos internos e externos.
Todos são fatores de estruturação temporal que sustenta a adaptação do tempo.
Noções temporais
As noções temporais são abstratas e difíceis de aprender, por isso é muito importante desenvolvê-las através do esquema corporal. O desenvolvimento e a conscientização do próprio corpo, dos próprios movimentos dentro de um espaço, leva a criança a aprender sobre a noção do tempo.
Noções temporais:
- Antes, durante e após;
- Tempo curto e longo;
- Ritmo regular ou irregular;
- Cadência rápida ou lenta;
- Dias, semanas, meses, anos, estações;
- Caráter irreversível (já passou);
- Tempo subjetivo — momentos vividos percebidos como momentos de prazer ou de aborrecimento;
- Tempo objetivo — matemático: horas de refeições, atividades específicas.
A estruturação temporal é construída pela criança através de operações que envolvem o pensamento lógico matemático.
Dificuldades na estruturação espaço temporal
A criança pode apresentar dificuldades na escrita caso tenha problemas na estruturação espaço temporal.
Na escola, atividades interdisciplinares voltadas para o desenvolvimento da estruturação espaço temporal são muito importantes. Atividades com jogos e brincadeiras, com músicas e danças, que trabalhem ritmo e movimentam o corpo favorecem a ampliação das habilidades de organização e estruturação espaço temporal.
Restou alguma dúvida sobre a importância da estruturação espaço e tempo no desenvolvimento infantil? Deixe nos comentários.
Referências:
PAPST, Josiane Medina-Papst. Desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283529760_Desenvolvimento_da_organizacao_temporal_de_criancas_com_dificuldades_de_aprendizagem
13 Comments
Parabéns pelo artigo. Muito bom! Eu, ainda tenho dificuldade em realizar tarefas em tempos, cronologicamente, determinados.
Olá Valdilene,Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Parabéns. Ótimo artigo.
Muito bom o artigo, bem esclarecedor, obrigada!
Parabéns pelo artigo. Excepcionalmente muito bem explicado e de fácil entendimento. Me ajudou muito. Obrigada.
Excelente o artigo! Fundamental para a prática pedagógica, com qualidade.
Muito interessante o material!👌
Olá, boa noite! Obrigada pelo texto.
Gostaria de saber se acriança com idade de 9 anos consegue distinguir a idade das pessoas. Por exemplo se ela tem 40 ou 70 anos. Nessa idade a concepção de tempo nesses termos é possível?
Parabéns excelente abordagem. Estou preparando um Planejamento Educacional Individualizado para atender as especificidades de uma criança cega com 11 anos de idade, que nunca teve contato com a escrita Braille e noções de técnicas de orientação e mobilidade e portanto estou tendo um pouco de dificuldade para concluir o PEI. Algumas informações contidas nestas informações serão bastante valiosa para a construção de algumas parte do currículos
Olá Adriana, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Eu gostei muito do texto e gostaria de solicitar uma cópia.
A Neurosaber pode me ajudar?
Olá Regina, tudo bem?
Informamos que temos o material somente aqui no blog, mas você pode consulta-lo sempre que precisar.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙