Organização e estruturação espaço-temporal na escola
Vocês sabiam que o bom rendimento pedagógico de uma criança está diretamente ligado à organização da estrutura espaço-temporal na escola? Caso ainda não tenham o entendimento aprofundado acerca do assunto, vejam como esse conjunto de conhecimento pode ser determinante na vida dos pequenos.
É importante pontuar, contudo, que o aluno deve ter o domínio dos problemas de orientação já na faixa dos 7 ou 8 anos. Isso é importante, pois o esquema corporal deve estar sedimentado. Como consequência, a criança passa a ter a noção do espaço em que está inserida e que vive.
Vale lembrar que a organização espacial necessita de um esquema sistematizado de movimentos que estejam dentro de coordenadas vertical e horizontal. O detalhe que deve ser levado em conta é o fato de que esse sistema coordenado não ser atribuído somente ao corpo, mas também em relação ao espaço e até mesmo à posição dos objetos. Portanto, é preciso saber que essas habilidades devem passar por algumas etapas para sua devida estruturação. Confiram:
Conteúdo
A organização espacial e a percepção da criança
É essencial que haja a combinação de situações e orientações para que o aluno obtenha êxito no domínio das habilidades que enfocam o espaço-temporal na escola:
– Guiar uma criança por meio de comandos e orientações;
– Aplicação de exercícios de simetria;
– Orientação de objetos (utilizando o espaço tridimensional: o comprimento, a largura e a altura; além da direção voltada para cima, para baixo, para frente, para trás, para direita e para a esquerda);
– Percepção e discriminação visual (forma, comprimento, quantidade, tamanho, fazer diferenciação entre objetos);
– Aquisição de orientação gráfica.
Etapas da estruturação temporal
Ordem e sucessão
– Percepção e memória (antes, durante, depois, agora);
– Classificação lógica ou cronológica (o que vem primeiro?)
Ritmo
– Associação de ordem, sucessão, duração, alternância (…).
– Ritmos internos: ritmo respiratório, hormonal, batimentos por minuto, etc.
– Ritmos externos: das estações, dos dias, dos minutos, etc.
Quais problemas podem ocorrer em casos de não acompanhamento?
Devemos ressaltar que o deficit na estruturação da organização espaço-temporal na escola costuma se manifestar nas seguintes situações:
– Dificuldades de locomoção pelo aluno em sala de aula e entre carteiras;
– Dificuldade de distinção entre “b” e “d”; “p” e “q”; “21” e “12” (percepção espacial de direita e esquerda);
– Dificuldade de ordenação de sílabas, reconstrução de frases (orientação temporal e espacial, noção do antes e depois);
– Dificuldades para distinguir entre “b” e “p”; “n” e “u”; “ou” e “on” (percepção espacial de alto e baixo);
– Desorganização de material e bolsa escolar;
– Dificuldade de obedecer a pautas, espaços, parágrafos;
– Erro na organização de contas matemáticas;
– Inconstância no tamanho da escrita das letras.
Quais são os termos temporais?
– Antes, durante e após;
– Tempo curto e tempo longo;
– Ritmo regular ou irregular;
– Cadência rápida ou lenta;
– Dias, semanas, meses, anos, estações;
– Caráter irreversível (já passou);
– Tempo subjetivo – momentos vividos percebidos como momentos de prazer ou de aborrecimento;
– Tempo objetivo – matemático: horas de refeições, atividades específicas.
A quem recorrer?
Para contribuir no desenvolvimento do pequeno, os especialistas em psicomotricidade são profissionais bastante indicados. Além deles, o trabalho em conjunto pode contar com o acompanhamento de outras áreas, como a Terapia Ocupacional, para citar apenas um exemplo.
6 Comments
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Olá.
Gostaria muito de aprofundar os meus conhecimentos sobre esse assunto. Por gentileza, é possível me encaminhar sugestões de leituras que embasem a leitura acima?
Atenciosamente.
Cristiane
Olá Cristiane
no momento não material ou sugestão para te mandar , encaminhado ao setor como sugestão .
agradecemos o contato .
Olá qual o ano de publicação?
Olá Naiara, no momento não tem essa informação , orientamos sempre fazer a citação usando o link , conforme as normas da ABNT.