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Papel da educação física no desenvolvimento infantil

A Educação Física desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças, porém, muitas vezes, encaramos essa disciplina apenas como um momento de diversão e movimento. Mas você sabia que seus benefícios são extremamente profundos e abrangentes?

Ela não é apenas sobre exercícios, mas sim um catalisador de habilidades essenciais que influenciam a saúde física, mental e emocional. 

Neste artigo, vamos explorar a importância da Educação Física no desenvolvimento infantil e como ela vai além de simples atividades físicas.

O que é educação física?

A Educação Física é muito mais do que apenas atividades esportivas e exercícios físicos, ela é uma disciplina que engloba uma variedade de elementos com o objetivo de promover o aprimoramento e a manutenção da saúde e bem-estar do corpo e da mente.

Além disso, por trás das atividades físicas praticadas na escola, há uma estrutura cuidadosamente planejada para beneficiar não apenas o desenvolvimento físico, mas também aspectos psicomotores, emocionais e sociais das crianças.

Em suma, ela consiste em um conjunto de atividades físicas, estrategicamente planejadas e estruturadas, a fim de oferecer o condicionamento físico ideal para pessoas de qualquer idade através da prática esportiva.

Como a educação física favorece o desenvolvimento infantil?

A prática esportiva e atividades físicas não são meros passatempos, mas sim ferramentas poderosas que promovem saúde e bem-estar, independentemente da idade. E qual ambiente seria mais apropriado para iniciar essa jornada do que a escola?

Na escola, a Educação Física desvenda uma série de benefícios cruciais para o desenvolvimento infantil, e um deles é a sua estreita relação com a psicomotricidade. Dessa forma, durante as aulas, as crianças são desafiadas a explorar seu próprio corpo, desenvolvendo noções como esquema corporal, lateralidade, coordenação, estruturação espacial e temporal, e muitos outros aspectos que moldam o desenvolvimento de uma criança.

Além disso, a infância é o período ideal para adquirir esses conhecimentos disciplinares e comportamentais, pois é quando as crianças começam a moldar suas personalidades e desenvolver suas habilidades socioemocionais.

Através das regras presentes nas atividades, as crianças aprendem a respeitar o próximo, a cumprir acordos e a cultivar a disciplina. E esses ensinamentos são passageiros, eles se consolidam e guiam as crianças ao longo de suas vidas, moldando cidadãos mais responsáveis e equilibrados.

O papel da educação física

A prática de esportes e atividades físicas desempenha um papel essencial na promoção da saúde e do desenvolvimento infantil. Na escola, a Educação Física contribui para o desenvolvimento psicomotor da criança, abordando aspectos como esquema corporal, lateralidade, coordenação, estruturação espacial e temporal.

Aqui estão alguns dos benefícios notáveis da Educação Física no desenvolvimento infantil:

1. Disciplina e Habilidades Socioemocionais: A prática de esportes e atividades físicas desde a infância ajuda a desenvolver habilidades disciplinares, bem como habilidades socioemocionais, como respeito, solidariedade, empatia e autoconfiança.

2. Trabalho em Equipe: A Educação Física promove a socialização, permitindo que as crianças interajam umas com as outras, aprendam a trabalhar em equipe e desenvolvam habilidades fundamentais para a vida em sociedade.

3. Desenvolvimento Físico e Motor: Além de fatores sociais e emocionais, a Educação Física está intrinsecamente ligada à saúde física das crianças. Ela as mantém saudáveis, afasta o sedentarismo e promove um desenvolvimento físico ideal, incluindo coordenação e reflexos.

Dicas de como promover atividades físicas

Sendo assim, os benefícios da Educação Física – e da prática de atividades físicas que ela propicia – são inúmeros. Por isso, essa prática é necessária na escola com o apoio de um profissional.

Portanto, existem três atividades utilizadas desde a educação infantil:

Aquecimento: deve acontecer antes de todas as outras atividades. Porém, muitas vezes esquece-se, mesmo sendo necessário para preparar o corpo para os próximos exercícios e prevenir lesões. Além disso, o aquecimento traz benefícios como o aumento da capacidade respiratória e aceleração do metabolismo.

Recreação: é outra forma de promover a Educação Física na escola utilizando brincadeiras, jogos e atividades em equipes. Consequentemente, esse tipo de atividade trabalha a cooperação entre as crianças.

Jogos: Podemos citar os jogos competitivos e os cooperativos, pois ambos trazem ensinamentos para os pequenos. Primeiramente, nos jogos competitivos, eles aprendem a lidar com vitórias e derrotas. Em jogo cooperativo precisa-se de mais parceria e respeito, aliás existe uma dependência entre os envolvidos para o jogo ter bons resultados.

Sendo assim, vale salientar que o ideal é que a escola tenha um professor de Educação Física capacitado em sua equipe. Por outro lado, nem sempre é a realidade de algumas instituições.

A Educação Física molda não apenas corpos fortes, mas mentes equilibradas e emocionalmente inteligentes, ela também fornece uma base sólida para o crescimento saudável.

Portanto, é na escola que essa jornada começa, e é crucial que as instituições reconheçam o poder da Educação Física em moldar o futuro das crianças. Através de professores capacitados e atividades bem planejadas, podemos garantir que nossas crianças cresçam como cidadãos responsáveis, saudáveis e equilibrados.

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Referências:

BARBOSA, N. S.; ASSUNÇÃO, J. R. EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOMOTRICIDADE: FATORES ASSOCIADOS AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL. Diálogos e Perspectivas Interventivas, v. 1, p. e9984, 22 dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/9984. Acesso em: 5 jan. 2023.

NASCIMENTO, J. Y. V. do; MARQUES, D. B.; SILVA, J. dos S. Educação física na educação infantil: estágio supervisionado com crianças / Physical education in child education: supervised internship with children. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 3442–3454, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n1-232. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22921. Acesso em: 5 jan. 2023.

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