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Principais sintomas e diagnóstico de Dislexia

A dislexia é de fato, um transtorno um tanto quanto difícil de ser diagnosticado, haja vista que depende da experiência dos profissionais envolvidos, sejam eles professores, neurologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, exigindo um maior aprofundamento e ambientação no tocante ao tema.
Tal fato se corrobora ao notarmos que a dislexia requer um viés multidisciplinar para o seu correto tratamento e as formas mais adequadas para auxiliar no desenvolvimento de cada criança portadora da dislexia.

Aspectos básicos e definição da dislexia

De maneira consensual, a dislexia pode ser definida como uma espécie de distúrbio de aprendizado. Sua origem é de ordem neurológica e é caracterizada por alguns sintomas, como fluência de leitura dificultada, e também pobreza da decodificação e soletração das palavras.
Tais características são resultantes da deficiência das habilidades fonológicas, o que, por sua vez, traz como consequência a problemática da aquisição do vocabulário e até mesmo a compreensão da leitura. Todos esses fatores acabam prejudicando o desempenho escolar da criança e/ou indivíduo.
A dislexia atinge cerca de 4-5% da população mundial e é apontada como um transtorno do desenvolvimento, tendo a maior incidência no quesito distúrbios de aprendizagem. Ela promove sinais nos primeiros anos de vida e deve ser diagnosticada de maneira precoce para que possa ser feita a intervenção já no início, evitando sua evolução e demais problemas relacionados, como por exemplo, transtornos de ordem depressiva.

Histórico da dislexia

Os primeiros relatos atribuídos à dislexia apareceram no final do século XIX e começo do século XX. Surgem com artigos de Morgan, no ano de 1896, enquanto um dos primeiros termos para se definir o quadro clínico da dislexia foi “Agenesia Visual Gráfica”, no ano de 1907, pelo estudioso Stevenson.
Em 1917, Hinshelwood tece os “primeiros estudos de famílias com dificuldades de leitura sem motivo aparente”, cujo cerne de determinadas famílias, alguns indivíduos, embora não mostrassem problemas de ordens visuais, não conseguiam aprender a ler adequadamente.
Galaburda, em 1979, fala sobre “Evidências neuroanatômicas” que aponta a simetria de lobos temporais em pacientes que apresentavam problemas de leitura. Este estudo era feito post-mortem comparativo com pessoas com leitura fluente.
Mais recentemente, em 2006, Salgado-Azoni & Cols abordam sobre o prisma de novas tecnologias de se observar o funcionamento cerebral, os “Aspectos neuropsicológicos associados à neuroimagem”, concluindo que o cérebro das crianças com dislexia é de fato, diferentes daquelas não disléxicas.
Com este histórico temos subterfúgios para fecharmos um diagnóstico da dislexia, identificando e caracterizando a forma como ela atua.

Como a Dislexia se caracteriza

Notamos, portanto, que a dislexia se caracteriza essencialmente como um distúrbio de aprendizagem, cujas pessoas acometidas por ela possuem dificuldades de leitura.
De acordo com os estudos e o histórico da dislexia, chegou-se à comprovação de que o indivíduo portador deste distúrbio tem o cérebro diferente, onde determinados campos não são ativados em comparação às pessoas que não se inserem neste mesmo quadro clínico.
Observar os sintomas e ter conhecimento prévio nas diferentes esferas multidisciplinares é essencial para que possa ter embasamento no diagnóstico preciso da dislexia e desta forma, contribuir para um tratamento efetivo do distúrbio, proporcionando mais qualidade de vida para a pessoa.

27 Comments

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    Heddy Lamar Silva David
    Posted 13/08/2016 at 10:41 pm

    Sou psicóloga clínica Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade. Gosto de ler seus artigos pois muito me ajudam na prática.

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      Josiane Ramos
      Posted 19/02/2017 at 7:25 am

      Oi, bom dia.
      Tenho um filho de 12 anos com
      Diagnóstico TDAH desde os 06 anos. Mas tenho percebido que a medicação não tem feito diferença.
      Sempre fui uma mãe muito atenta às transformações e perceptiva as dificuldades que ele apresenta. Hoje com o crescimento, com uma maior maturação, suspeito de dislexia. Sempre precisei estudar com ele. Ele sempre reforça que quando eu estudo com ele, ele acha mais fácil e entende melhor. Nunca repetiu de ano, mas percebo o enorme esforço para aprender. Já estou agendada com uma Neuropsicologa.”, para retomarmos o diagnóstico. Esse é o caminho?

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    Elza
    Posted 26/08/2016 at 6:23 pm

    Trabalho com reforço,estou com uma aluna que tem dislexia,ela ainda não está alfabetizada,eata no quarto ano fundamental,estou precisando de atividades para alfabetização

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      Rose Roqueti
      Posted 05/08/2021 at 7:58 pm

      Oi boa tarde, trabalho com reforço, e estou com um aluno que tem dislexia, se for possível me encaminhe atividades para que eu possa trabalhar com ele. Obrigada!

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    terezinha
    Posted 08/09/2016 at 9:06 pm

    Meu filho esta no 4-ano e ainda não esta alfabetizado, ele ja faz psicologia em grupo aula particular.me ajude os medicos ainda não deram um diagnostico sou uma mãe a procura de ajuda ,ele esta com nove anos e gemêos e irmã não teve problema obrigada

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      Margareti
      Posted 25/10/2016 at 7:05 pm

      Bos noite, vc já deve uma avaliação com uma fonoaudióloga???

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    barbara sotonyi soares
    Posted 09/09/2016 at 12:23 pm

    A partir de que idade posso diagnosticar a dislexia? Tenho uma aluna de 1º ano que não assimila conteúdos, apresenta bastante dificuldade em fixar as vogais, consoantes.

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      jo
      Posted 11/10/2016 at 8:50 pm

      Barbara quero te parabenizar, como professora, sei muito bem o q é uma dislexia e os professores no Brasil não interessam nem aprender, muito menos procurar ajuda para um aluno, na maioria das vezes os alunos são tratados como burros, desatentos. Por outro lado os pais não aceitam a dificuldade de seus filhos. Não sou nenhuma profissional, mas sei muito do que se trata, aprenda tudo, assim vc poderá ajudar a muitos necessitados, mostrando um caminho mais fácil a trilhar.

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        Valdineide
        Posted 23/11/2016 at 1:16 pm

        Realmente é assim que são tratadas às crianças com dislexia ou distúrbios de aprendizagem. Sou mãe de uma criança com estes problemas, e por ser pedagoga detectei o problema do meu filho e ao falar com a escola me disseram que era falta de atenção e que ele não era especial. Tive de ir eu mesma buscar ajuda sem um relatório da professora dele, apenas com as minhas observações!

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    zhenia
    Posted 12/09/2016 at 4:11 pm

    Percebendo as dificuldades de aprendizagem das cças que tem dislexia, percebi tb que pode apresentar uma inteligencia prática do dia a dia.
    Gostaria de saber exercícios que utiliza para melhorar as dificuldades de aprendizagem da dislexia.

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    CLEONICE F. ALMEIDA
    Posted 18/09/2016 at 6:13 pm

    GOSTARIA DE SABER COMO TRABALHAR COM ALUNO DE 6º ANO FUNDAMENTAL COM DISLEXIA.

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    jorge luiz
    Posted 06/10/2016 at 11:32 am

    minha filha está com 10 anos de idade e a medica dela ainda não definiu se minha filha tem dislexia,ou não… pois toma venvanse, faz tratamento com a fonuadiloga, psicologa,psicopedagoga e neuropediatra e ainda nao esta lendo

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    Alessandra Pereira
    Posted 18/10/2016 at 8:38 pm

    O dislexo será tratado como “pessoa especial” ao se defrontar com provas de vestibular, concursos e outros objetivos de sua vida?
    Sou mãe de um lindo garoto de 10 anos, que agora esta sendo avaliado.

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    Valeria Souza
    Posted 22/10/2016 at 6:48 am

    Meu filho tem 10anos está no 5 ano do fundamental ele tem dificuldades e ler texto e responder o que se pede em casa estudo co ele tem o apoio da aula de reforço e tbm da psicóloga. O que devo fazer para estimular mais pois em casa e uma coisa e na hora das avaliações o resultado se torna negativo.Pode me ajudar por favor já levei no neutro e ele ñ me dá uma posição certa o final do ano está chegando provas e estou com receio dele ñ ser aprovado e ele perder a bolsa e estudos. Obrigado

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    Luciana de Jesus. Quirino
    Posted 18/11/2016 at 9:50 pm

    meu nome é Luciana tenho um filho de 5anos meu caçula está em teste para ser diagnosticado mais tem todos os sintomas quero saber todo apoio e tratamento que ele terá que ter pois seguiremos à risca pois quero que ele tenha tudo que merece da vida principalmente acadêmica como as três irmãs. Obrigada Luciana

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    patrocinia
    Posted 30/11/2016 at 1:14 pm

    Meu filho tem 6 anos,troca muito as palavras inumeras letras
    Quando ouve conteudo e lhe e perguntado ele explica com detalhes
    Mas ele nao consegue identificar no meio do alfabeto as letras de seu nome
    (O qual ele escreve sozinho)
    Tambem confunde muito numeros com letra
    I por 1
    E por 3
    S por 5
    Esses sao indicios de uma possivel dislexia??
    Ele faz acompanhamento com a fono

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    geovane
    Posted 29/01/2017 at 5:37 pm

    Meu filho tem 6 anos apresenta dificuldade de aprendizagem, ainda está com dificuldade em reconhecer as letras e números, faz tratamento com psiquiatra ele diz que meu filho é bipolar, venho estudando muito sobre o assunto e acompanhando a neuro saber, e isto está me ajudando muito, acho que meu filho e dislexo,levei em outro medico e ele diz que ele tem TDH,gostaria de ajuda vivo muito ansiosa com esta dificuldade do meu filho ele quer aprender e não consegue então fica com auto estima muito baixa.

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    MEIRY
    Posted 14/04/2017 at 8:05 pm

    Trabalho com Reforço Escolar há muitos anos. Tenho dois alunos que apresentam sinais de dislexia. Uma com 7 anos, já consegui alfabetizar, embora tenha algumas dificuldades, a outra, esta sendo muito difícil. E sua maior dificuldade é com números. O que posso mudar no meu método de ensino?

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    Flávio Marcelino de Oliveira
    Posted 11/07/2017 at 2:05 pm

    Parabéns, esse site é muito bom, como é importante se aprofundar nesse assunto, dislexia eu nunca havia falar e, hoje me deparo com essa realidade.

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      NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 1:06 pm

      Obrigada pelo carinho, continue nos acompanhando!

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    Ana Claudia Maria dos santos mahon
    Posted 27/07/2017 at 4:28 pm

    Boa tarde sou estudante de posgraduação em educação especial e tenho Uma subrinha com 10 anos que ñ sab ler nem escrever já fis de tudo para ela aprender mais ela ñ consegue assimilar nem compriender quase nada posso considerar como uma dislexia?

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      NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 12:14 pm

      Você pode procurar um neuropediatra que ele poderá indicar outros profissionais como fonoaudióloga, psicologo, psicopedagogo. Geralmente a avaliação de uma equipe multidisciplinar é o que fecha o diagnostico.

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    Luana
    Posted 10/08/2017 at 8:43 am

    Muito me interessa o assunto,meu filho tem 7 anos e apresenta muitas das dificuldades descritas aqui.

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    Marilda
    Posted 10/11/2017 at 2:48 pm

    Sou professora e tenho uma aluna com todas as características da dislexia. Seus artigos são maravilhosos.

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    Islene Araújo Pimenta
    Posted 20/11/2022 at 11:55 pm

    Sou Psicopedagoga, este artigo sobre Dislexia é de fundamental importância!

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