O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e os Problemas de Aprendizagem afetam o desempenho escolar de uma criança. Isto é um fato. Ambos podem ser diagnosticados na mesma pessoa. Entretanto, é importante que tenhamos em mente o seguinte: TDAH é um; Problemas de Aprendizagem é outro. Eles não devem ser confundidos. Saiba o porquê.
Conteúdo
O que são problemas de aprendizagem?
Eles estão relacionados à dificuldade do aluno com alguma função na vida escolar. É importante afirmar, porém, que isso não é causado por algum déficit na educação de uma pessoa, como um aluno que tenha dificuldade para resolver aquela operação matemática.
Os problemas de aprendizagem têm origem na atividade cerebral. Infelizmente, eles costumam ser minimizados por muitos profissionais que não tiveram acesso a um material que pudesse informá-los a respeito. Muitos pais também não conhecem, o que pode retardar o início de uma terapia eficaz.
O que é o TDAH?
O TDAH pode ser definido como um transtorno neurobiológico, cuja carga genética é consideravelmente alta. Importante ressaltar que ele costuma se manifestar na fase infantil, podendo durar até a vida adulta. O TDAH pode vir acompanhado de comorbidades, como o TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), Depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), entre outros.
Além disso, vale lembrar que o TDAH na juventude está associado a um número considerável de evasão escolar, abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas. Com o desempenho escolar prejudicado, a pessoa tende a não atingir as expectativas nas notas das tarefas escolares.
Os principais Problemas de Aprendizagem
Veja a seguir uma relação com os casos mais relatados no ambiente escolar. Interessante salientar que existem outros problemas de aprendizagem, mas daremos um enfoque maior nos quatro abaixo:
– Dislexia: dificuldade consideravelmente comum em que as pessoas não conseguem realizar uma leitura.
– Dislalia: dificuldade na fala caracterizada também por alterações da formação normal dos chamados órgãos fonadores, o que impede a criação de determinados sons.
– Disgrafia: dificuldade na escrita que engloba também erros de ortografia e outras situações como troca e omissão de letras.
– Discalculia: dificuldade de cálculos que impede o aluno de realizar operações matemáticas e identificar a função dos sinais.
As principais características do TDAH
As características do TDAH mais notadas são a inquietude, a desatenção e os comportamentos de impulsividade. Vale dizer que essas situações são mais percebidas em meninos, que respondem pela maioria.
Já em meninas, o transtorno é mais notado pela apatia e consequente introspecção. No entanto, isto não é uma regra. Há casos de crianças do sexo feminino que sejam hiperativas. O sistema neural de pacientes com TDAH é bem diversificado.
Tratamentos
– Problemas de aprendizagem: especialistas da área da saúde e da educação podem propor uma solução em conjunto. A presença de terapias em caráter interdisciplinar é bastante aconselhável.
– TDAH: assim como nos casos abordados pelos Problemas de Aprendizagem, o TDAH também deve contar com profissionais de diferentes áreas. Existem situações em que é necessário o uso de medicamentos; porém, a aplicação de abordagens terapêuticas funciona como uma grande alternativa. Além disso, os educadores podem reforçar as intervenções a fim de oferecer à criança melhores condições.
14 Comments
Bom dia .gostaria de saber qual o valor. de uma consulta .
Ana, esse é o contato do consultório (43) 99113-3637.
boa noite. queria saber qual profissional que devo procurar. estou tendo problemas com meu filho na escola, ele esta ficando pra trás não consegue acompanhar os coleguinhas e o raciocínio da professora. preciso de ajuda… tem dificuldade para gravar as palavras e numeros.
Equipe Multidisciplinar
Boa noite, vocês tem alguma Clinica para indicação no Abc?
Ola Erika, não temos essa informação.
Gostaria de saber se no caso de dois alunos que tem diagnóstico de TDAH e estão no Ensino Médio, 1° Ano, numa sala de 45 alunos. Se existe uma lei que dá o direito a esses alunos de estudarem em uma sala com menor número de alunos para que os professores possam fazer um melhor atendimento?
Se existe, qual é a Lei?
Obrigada!
veja o que diz nosso artigo, https://neurosaber.com.br/alunos-com-deficiencia-intelectual-devem-ter-horarios-e-planos-de-ensino-diferenciado/
Olá gostaria de saber se a criança com déficit leve tem cura
Claudenice, segue um artigo para esclarecimentos. https://neurosaber.com.br/como-diferenciar-deficit-de-atencao-de-problemas-de-memoria/
Boa tarde, eu tenho um filho com TDAH, ele é impulsivo, tem um pensar muito adulto, ele só tem 7 anos, na escola ele tem problemas em sempre terminar uma atividade primeiro, ele é muito inteligente. Tem como me ajudarem a entender mais essa questão dele ser impulsivo ?
Olá Maria ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
http://www.neurosaber.com.br
http://www.neurosaber.com.br/artigos
http://www.neurosaber.com.br/videos
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
FanPage : Neurosaber
Bom dia, gostava de saber as semelhanças entre ambas.
Olá thinnugly , Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
FanPage : Neurosaber
http://www.neurosaber.com.br
http://www.neurosaber.com.br/artigos
http://www.neurosaber.com.br/videos