Skip to content Skip to footer

PROPRIOCEPÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE É E PARA QUE SERVE?

Propriocepção, nosso sexto sentido oculto e a sua importância.

O QUE É PROPRIOCEPÇÃO?

O Sistema Proprioceptivo está interligado com o neurológico, uma vez que recebe estímulos e informações que se relacionam com vários sensores espalhados pelo corpo. Esses sensores estão na pele, sola dos pés, nos músculos e articulações, além das mucosas, língua, visão e sistema vestibular. Logo, o Sistema Proprioceptivo é responsável por captar e comandar as informações, encaminhando as respostas para as fibras musculares presentes por todo o corpo humano, de modo que realizem uma determinada ação.

Dessa forma, o cérebro vai receber a informação e com isso vai ser capaz de compreender a posição do corpo e suas partes no espaço. Além disso, possibilita que o indivíduo construa a imagem do seu corpo na mente, tendo uma noção de dimensões, formato e o espaço que ele ocupa. Logo, a propriocepção influencia as funções do organismo pelo fato de que o Sistema Proprioceptivo está interligado com os sistemas do corpo humano.

A propriocepção é chamada de sexto sentido oculto. As células presentes no corpo responsáveis pela propriocepção são chamadas de proprioceptores, localizados nos músculos e articulações. A propriocepção é chamada de sexto sentido, pois o nosso cérebro vai saber onde estão nossos braços, pernas e corpo através do processamento das informações sensoriais.

PARA QUE SERVE?

A propriocepção tem um grau de importância altíssimo para todos, principalmente para as crianças que estão na fase de desenvolvimento, seja o desenvolvimento motor, cognitivo ou até mesmo de fala. A criança que está na fase de descobrir as coisas, de pular, correr, cair, se equilibrar, entre outros, vai ter no sistema proprioceptivo um grande aliado nessa fase de aprender e descobrir. É imprescindível conhecer os pontos principais e para que serve a propriocepção:

  • Para que nós saibamos onde estão nossos membros: por exemplo, quando utilizamos um copo para beber água, o levamos até a boca sem precisar ficar olhando-o para acertar a posição. Isso acontece graças aos proprioceptores, que enviam informações referentes à posição ao nosso cérebro, de modo que o indivíduo já tem uma noção de onde está a mão que moverá o copo até a boca.
  • Graduar força e velocidade de movimento: quando o indivíduo vai beber água, e o sentido proprioceptivo está funcionando bem, o movimento de levar o copo de água até sua boca deve ser feito de forma suave e na velocidade certa para que o indivíduo não bata o copo com força na boca ou derrame água no rosto.
  • Manter o tônus muscular: faz com que o corpo aumente ou diminua a tensão muscular conforme a necessidade.
  • Manter o equilíbrio: se o indivíduo ficar em pé e fechar os olhos vai sentir um certo movimento nos tornozelos. Esse movimento é gerado pelos proprioceptores que auxiliam o sentido vestibular para garantir o equilíbrio e manter o indivíduo de pé, sem cair.

– O sentido proprioceptivo está constantemente atuando em segundo plano, garantindo que o corpo esteja usando a quantidade de força ideal para empurrar ou puxar objetos e executar determinadas ações, e mantendo a capacidade de realizar movimentos sem precisar olhar.

PROPRIOCEPÇÃO E TOQUE SÃO A MESMA COISA?

Propriocepção e toque são diferentes, porque a entrada sensorial do toque e da propriocepção diferem entre si. As informações sensoriais da propriocepção acontecem a partir dos músculos e articulações, enquanto que as informações sensoriais do toque ocorrem na pele. Assim, as funções proprioceptivas vêm de receptores especiais que respondem de acordo com a posição e o movimento do corpo.

QUANDO O SISTEMA PROPRIOCEPTIVO NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE

Em situações em que o sistema proprioceptivo não está devidamente estimulado e funcionando efetivamente, o risco de quedas e acidentes é maior. Crianças que possuem falhas no sistema proprioceptivo necessitam de um acompanhamento especial e o sentido proprioceptivo deve ser estimulado com o intuito de melhorar o desenvolvimento da criança, pois essas habilidades são de extrema importância para a evolução infantil. Existe uma série de exercícios indicados quando ocorre algum déficit no sentido proprioceptivo ou quando ocorre alguma lesão nos músculos e/ou articulações que afete esse sentido. Nessas situações, é imprescindível o acompanhamento de um profissional capacitado.

REFERÊNCIAS

ROBERTO, A. C. F.; QUEIROZ, R. L. de.; COUTINHO, D. J. G. DESCOBRINDO O UNIVERSO PROPRIOCEPTIVO NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 1091–1116, 2021. DOI: 10.51891/rease.v7i8.2244. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/2244. Acesso em: 10 jun. 2022.

Let’s talk about Proprioception – our hidden sixth sense. Griffin Occupational Therapy, 2018. Disponível em: https://www.griffinot.com/what-is-proprioception/. Acesso em: 10 jun. 2022.

Propriocepção: o que é, para que serve e 10 exercícios. Tua Saúde, 2021. Disponível em: https://www.tuasaude.com/propriocepcao/. Acesso em: 10 jun. 2022.

Leave a comment

0.0/5

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊