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Quais atividades são adequadas para crianças com autismo?

As atividades voltadas para as crianças com autismo são essenciais para um desenvolvimento completo de suas habilidades. Tudo deve ser feito com muita paciência e empolgação, porque ela deve se sentir estimulada e querida.

É importante lembrar também que as brincadeiras procuram desempenhar funções cruciais na vida da criança. As atividades agem no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sensoriais, motoras, emocional e social, a partir do momento em que ela é colocada em situações lúdicas e que só tendem a aprimorar suas faculdades, dentro do espectro do autismo.

Interação

É importante lembrar que uma das características das atividades é a interação com a criança, pois um dos objetivos é levá-la a se comunicar com as pessoas que estão ao seu redor, principalmente quem elabora as brincadeiras.

Outro detalhe que deve ser ressaltado é que quanto mais a atividade for divertida e estimular a motivação da criança, mais propensa ela fica a permanecer na brincadeira de forma espontânea.

Estímulos

A pessoa com autismo precisa receber estímulos para que ela se interaja. A proposição de atividades que impulsionam a criança está ligada diretamente aos interesses e motivações dela. A partir disso, podemos falar em ação motivadora, que é responsável por parte considerável da interação e do desenvolvimento da pessoa.

Atividades que fazem toda diferença

As atividades a serem desempenhadas precisam de empolgação por parte de quem se propõe a estimular a criança. O estágio de desenvolvimento dela deve ser considerado. Sendo assim, as brincadeiras devem focar na necessidade de cada indivíduo. Então, vamos a algumas delas:

  • TV Musical

Esta atividade tem como objetivo estimular a participação física da criança e o contato dela com imagens coloridas. A brincadeira consiste em reproduzir canções infantis acompanhadas de gestos com os dedos. Tudo isso feito em um televisor de papelão, para estar realmente próximo da criança.

A ação motivadora nesse caso é cantar as músicas que a criança pode gostar a fim de estabelecer uma relação de interação entre ela e o adulto. Lembre-se que a imitação de vozes e trejeitos de um personagem infantil é extremamente relevante.

  • Cócegas

A atividade de cócegas é responsável pela aproximação da criança com o adulto, mas principalmente quando a brincadeira é feita por um personagem infantil (de preferência aquele que a criança tenha afeição).

O objetivo da atividade é fazer com que a criança se divirta, mas também desenvolva sua comunicação verbal ao pedir mais cócegas, tudo de maneira livre e sem cobrança (como deve ser em todas as atividades). Uma vez estimulada de maneira divertida, o personagem (o adulto) de desenho ou programa que ela mais gosta será responsável por essa aproximação e desenvolvimento das habilidades em questão. Outro benefício desta atividade é despertar na criança a atenção compartilhada de 5 minutos ou mais, o olho no olho.

  • Dado divertido

Esta atividade consiste em estabelecer brincadeiras físicas: pular, girar, entre outras ações, como arremessar pequenos brinquedos macios e coloridos para despertar a atenção na criança, além de flexibilidade.

É importante que nas primeiras vezes, o adulto jogue o dado para saber qual brincadeira será feita e depois da confiança da criança, que ela também seja estimulada a jogar o objeto e brincar.

Confira mais informações aqui em nosso site.

11 Comments

  • maria rita neves costa
    Posted 11/08/2016 at 2:34 pm

    Gostei muito vou praticar com meu neto.

  • Daniela Castro
    Posted 12/08/2016 at 8:48 am

    Cócegas podem ser extremamente desagradáveis e, em alguns casos, é considerado uma forma de tortura. No mais, qualquer atividade pode ser adequada para autistas, visto que o autismo é um espectro e cada um está num nível diferente. Eu, por exemplo, sou autista, dirijo e estou terminando a faculdade. É verdade que não gosto de sons altos, odeio fogos etc, mas conheço outros que não e incomodam. Cada um, cada um.

  • Renata
    Posted 12/08/2016 at 5:35 pm

    Amei essa matéria gostaria de saber mais sobre o assunto pois sou professora de um menino de 3 ano que foi diagnosticado autista e quero ajudar em seu desenvolvimento.

  • Marta
    Posted 13/08/2016 at 11:52 pm

    Amei as dicas. Vcs podem me enviar modelo de plano, sei que é individual, mas queria um pra me basear.

  • Aurea Lima
    Posted 30/08/2016 at 8:37 pm

    Orientações foram muito importantes e irei utiliza-las em minha pratica diária.

  • Marilsa Candelária de Brito Silva
    Posted 05/09/2016 at 6:35 pm

    Muito interessante as cócegas, sou auxiliar de um autista e brinco com ele de fazer cócegas, não imagina que minha ação pudesse fazer parte de uma atividade. Ele adora pede mais e ri muito, os outros alunos se divertem ao ver suas risadas.

  • ilana regia dos santos costa.
    Posted 18/09/2016 at 10:46 pm

    Quais tipos de brinquedos sao mais indicados para autistas.

  • Antônia Edna de Sousa
    Posted 09/11/2016 at 7:11 pm

    Lembro que sempre minha filha teve preferência por brincar de bola e eu aproveitei o máximo de brincadeiras
    possíveis.

  • pablo
    Posted 28/12/2017 at 2:41 pm

    Esse site me chamou atenção pela qualidade e conteúdo bem escrito. Gostaria de te dar os parabéns e mandar um grande abraço. valew

  • Luciana Almeida
    Posted 25/07/2018 at 2:38 pm

    Ainda estou no escuro, descobri a dois dias apenas que meu filho de três anos é autista.
    Gostei dos relatos e opiniões.
    É necessário falar, trocar experiências, descobrir novas coisas. Ele é muito inteligente e tbm gosta de cócegas, meu marido sempre brinca com ele e fico encantada com os risos… Eu particularmente detesto que me façam cócegas, então não faria nele. Agora entendo que pra ele é bom.

  • Lucia Moretto Rodrigues
    Posted 07/08/2018 at 10:05 pm

    Tenho um aluno autista que não gosta de ser tocado,chora muito
    É repetitivo nas palavras.Comecei a trabalhar agora com ele é gostaria muito de poder ajuda lo.

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