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Quais os sinais de Deficiência Intelectual?

Quais os sinais de Deficiência Intelectual?

Deficiência Intelectual é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado pela presença de uma inteligência abaixo da média ou pela falta de habilidades necessárias para a realização de atividades do dia a dia.

De maneira geral, crianças com Deficiência Intelectual (DI) conseguem aprender coisas novas, porém num ritmo muito mais lento do que outras crianças da mesma idade.

Existem vários tipos de DI, desde a mais leve até a mais severa. No entanto, entender e saber identificar os seus primeiros sinais, pode ser decisivo para garantir o bem estar da criança com este diagnóstico. Continue lendo para saber quais são!

O que é Deficiência Intelectual?

A DI é definida como um déficit no funcionamento e desenvolvimento cognitivo da criança, afetando habilidades importantes para seu amadurecimento, prejudicando sua autonomia em diversos setores de sua vida. 

Atualmente, acredita-se que a Deficiência Intelectual afeta de 2 a 3% da população mundial. Destes, 85% apresentam sintomas leves.

Isso significa que, apesar de possuírem dificuldades em aprender, com o tratamento e acompanhamento adequados pessoas com DI conseguirão viver independentemente.

Existe uma causa para a Deficiência Intelectual?

Não existe apenas uma causa responsável. O que sabemos é que esta condição possui origem em aspectos diversos, ou seja, mais de um fator pode estar relacionado.

No entanto, é importante dizer que a genética possui papel fundamental na origem dessa condição. Além da genética, alguns fatores de risco também podem estar envolvidos, sendo eles:

  • Crianças com malformações neurológicas e cardíacas;
  • Manchas ou deformações de pele e ossos;
  • Atraso de desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Síndromes genéticas;
  • Idade materna.

Quais são os sinais da Deficiência Intelectual em crianças?

Os sinais da Deficiência Intelectual podem vir de diversas maneiras. Alguns podem ser percebidos durante a infância, já outros apenas aparecem quando a criança já iniciou sua vida escolar. Tudo isso pode variar dependendo da intensidade e da deficiência que ela possui. 

Alguns sinais comuns na criança são:

1. Atraso nos marcos de desenvolvimento

Quando percebemos atrasos em seus marcos do desenvolvimento, precisamos analisar a situação com muito cuidado. Observar a criança e prestar atenção a queixas feitas por professores e/ou pais são atitudes cruciais para descobrir e intervir na DI quanto antes.

2. Falta de interesse no mundo ao seu redor

Crianças têm o instinto natural para explorar e descobrir o mundo ao seu redor. Quando vemos uma criança que parece alheia às pessoas ou aos objetos em sua volta ao invés de curiosidade, pode ser um sinal de alerta à DI.

3. Isolamento repentino

É normal que as crianças se distanciem de seus pais ou cuidadores durante seu desenvolvimento. Porém, se esse afastamento ocorrer de forma intensa e repentina e do nada, ou seja, sem a presença de nenhuma razão que justifique, precisamos analisar o que pode estar acontecendo. 

4. Ausência de habilidades pré-acadêmicas

Durante a idade escolar, é esperado que a criança possua algumas habilidades que irão permitir o aprendizado de disciplinas como português e matemática. Porém, se a criança ainda apresentar grandes dificuldades nessas disciplinas ao fim da educação infantil, é recomendado procurar a opinião de um profissional. 

6. Medos inexplicáveis

Conforme a criança vai crescendo, é comum que ela tenha medo de algumas coisas, principalmente entre os três e seis anos de idade. A partir do momento em que o medo atrapalha o seu processo de aprendizagem ou até mesmo momentos de diversão, é importante investigar.

7. Fácil irritabilidade 

A birra é uma característica comum entre crianças mais novas, porém, ao decorrer de seu amadurecimento, as crises de birra devem desaparecer. Quando percebemos que a criança fica irritada com muita frequência, tenta machucar os outros e apresenta problemas escolares, é preciso intervir antes que seja tarde.

8. Alteração repentina de paladar

É importante olharmos com atenção para sinais como mudanças bruscas de apetite, como quando uma criança que comia muito começa a comer pouco ou vice e versa.

9. Regressão de habilidades adquiridas

Existem habilidades como andar de bicicleta, ler e escrever, ou até mesmo empilhar blocos, que não devem ser “esquecidas”. Porém, se isso acontecer, é necessário descobrir qual foi a razão dessa regressão.

10. Cansaço frequente

Crianças são conhecidas por serem cheias de energia! Se você observar cansaço e fadiga frequentes em seu filho/aluno, fique atento. Isso pode ser um sinal de alerta, mas apenas um especialista poderá dizer se a origem dessa fadiga é um problema físico ou emocional.

Em crianças com Deficiência Intelectual severa, podem existir outras condições de saúde também. Essas condições podem incluir convulsões, transtornos do humor (ansiedade, autismo, etc.), deficiência das habilidades motoras, problemas de visão ou de audição.

Em conclusão, é de extrema importância ressaltar que o diagnóstico de DI só pode acontecer após uma avaliação de uma equipe multidisciplinar (pedagogos, terapeutas ocupacionais, pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, etc). 

Portanto, os sinais acima são apenas sinais de alerta para que pais e professores possam estar preparados para perceber e agir o quanto antes, garantindo uma qualidade de vida à criança e aos seus familiares.

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo do Dr. Clay abordando 5 sinais diagnósticos da Deficiência Intelectual e comente aqui o que achou deste artigo!

Referências: Apae-BH. 2017. Deficiência Intelectual: 10 sinais para ajudar você a identificá-la | Apae-BH. [online] Disponível em <https://apaebh.org.br/noticias/deficiencia-intelectual-10-sinais-para-ajudar-voce-identifica-la/> [acesso em 9 agosto 2021].

16 Comments

  • Marta Valeria Lopes Lage Dias
    Posted 11/08/2021 at 11:29 am

    Tenho interesse sim, pois trabalho, com crianças com DI e Autistas sou psicopedagoga.

    • DHENIFER VILHALVA DA SILVA
      Posted 26/04/2023 at 1:04 pm

      Preciso que vc me manda mensagem no atzap 67991340895

  • Luciane Jeronimo de Oliveira Bueno
    Posted 14/08/2021 at 11:52 am

    Olá, bom dia!!
    Sou mãe e pedagoga e psicopedagoga e tenho um filho diagnosticado com DI e paralisia cerebral leve, gostaria de receber dicas de como trabalhar a matemática com ele. Ele não reconhece dinheiro em valores e os dias da semana mês e ano e tem muita dificuldade com a leitura e analfabeto funcional, diagnóstico tardio. Gratidão pelo artigo

  • Anazilda Bernardes dos Santos
    Posted 14/08/2021 at 9:02 pm

    Tenho interesse sim
    Conheci a Neuro Saber pesquisando na internet, como poderia ajudar a uma amiga com um filho de 16 anos, que não LÊ
    Ainda mais jovem o diagnostico era autismo, ultimamente, diagnosticado pelo CID com Deficiência Intelectual leve.
    Meu alvo é contribuir para que essa história seja outra e bem mais legal.

  • VANDERLEIA BORGES FERREIRA
    Posted 15/08/2021 at 4:51 am

    OTIMA AULA ,MUITO APRENDIZADO .

  • Animada
    Posted 20/07/2022 at 12:45 am

    Olá,
    Tenho duas amiga que são gêmeas, desde quando elas começaram a se desenvolver venho notando que elas tem algum problema neurológico ou psiquiátrico. Elas costumam rir de tudo o tempo todo, as vezes choram sem explicação, sempre tem um hiper foco (o de agora é em saber da vida dos garotos), elas voltaram dois anos do ensino fundamental, são sensíveis, não compreendem a realidade em que vivem, parecem que tem 10 anos a menos que a idade.
    Atualmente, a idade delas são 22 anos, porém a cabecinha parece ser de 14 anos.
    Os pais não aceitam as condições, queria poder ajudar pois elas não conseguem entrar em um emprego, já chegaram a trabalhar porém durou menos de um mês.
    Como iniciar uma conversa com os pais?

    • Solange
      Posted 20/07/2022 at 2:02 pm

      Olá, tudo bem?

      Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor e vão te dar um direcionamento de como conversar com essa família. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Laudjane Dalila dos santos Ferreira
    Posted 14/08/2022 at 2:15 am

    Coms sei que exame Pode ser fergo

    • Solange
      Posted 15/08/2022 at 5:27 pm

      Olá Laudjane, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Emile
    Posted 29/10/2022 at 2:19 am

    DI parece muito com autismo, mas o que tenho observado é que crianças com atrasos motores apresentam mais DI do que autismo, sou mãe de autista, professora, interprete de libras e AT. Tem algum estudo voltado para isso?

  • Luana
    Posted 14/06/2023 at 10:18 pm

    Me identifiquei com tudo oque vc falou no vídeo fui diagnósticada com Di qual especialista devo procurar primeiro pra tratar isso estou na dúvida se é um neurologista ou não?

    • Jhulli
      Posted 15/06/2023 at 11:50 am

      Olá Luana, tudo bem?

      É importante procurar um profissional de saúde mental para receber o tratamento adequado. O neurologista pode estar envolvido no diagnóstico, geralmente é recomendado iniciar com um psiquiatra ou um psicólogo.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

  • Luana
    Posted 14/06/2023 at 10:23 pm

    Me identifiquei com tudo oque vc falou no vídeo fui diagnósticada com Di qual especialista devo procurar primeiro pra tratar isso estou na dúvida se é um neurologista ou não? Qual médico procurar primeiro?

  • Trackback: Inclusão do aluno com deficiência intelectual na escola - Instituto NeuroSaber

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