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Quais são as causas do transtorno de aprendizagem?

Quais são as causas do transtorno de aprendizagem?

Os problemas de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, acontece quando algumas partes do cérebro não funcionam bem, e isso faz com que o desenvolvimento mental fique mais devagar e as dificuldades apareçam na escola.

Você sabia que crianças com dificuldade de aprendizagem não conseguem aprender na mesma velocidade da maioria das outras crianças?

A verdade é que não se sabe exatamente o que causa um transtorno de aprendizagem, essa é uma área ainda enigmática para os pesquisadores do tema.

Neste artigo, vamos explorar esse tema e descobrir o que pode estar por trás dessas dificuldades na aprendizagem.

Qual o perfil das crianças com transtornos de aprendizagem?

Os transtornos de aprendizagem podem ocorrer em qualquer criança, e eles frequentemente são detectados na fase de alfabetização, mas podem se tornar aparentes bem antes disso, ainda na educação infantil. Da mesma forma, pode acontecer de não serem detectados até a vida adulta, o que gera graves comprometimentos na vida escolar e profissional da pessoa. 


Além disso, as crianças com histórico familiar de transtornos de aprendizagem são mais propensas a desenvolvê-lo, e algumas pesquisas apontam que sua incidência é maior nos meninos. Crianças com outras condições neurológicas, como epilepsia, também têm mais possibilidade de ter problemas de aprendizado.

Dentre isso, também temos o caso das crianças com condições médicas graves que podem desenvolver problemas de aprendizagem como resultado da condição ou do seu tratamento.

Lembrando que a dificuldade de aprendizagem não necessariamente tem como causa um transtorno de aprendizagem.

O que são os transtornos de aprendizagem?

Os transtornos de aprendizagem são dificuldades em ler, escrever ou fazer matemática que afetam a capacidade de ouvir, falar, ler e raciocinar.

Como falamos antes, essa condição possivelmente tem sua origem em disfunções no sistema nervoso central. Podem ocorrer outras complicações com o transtorno, como agressividade e dificuldade de interação social.

O DSM-V  — Manual Estatístico e Diagnóstico — descreve o TDHA como um problema biológico relacionado ao desenvolvimento do cérebro, causado por diversos fatores que afetam a habilidade de entender e processar informações. Atualmente, não sabemos a causa dos transtornos de aprendizagem na Classificação Internacional de Doenças – CID-10. No entanto, há suspeitas de que os fatores biológicos possam ser uma explicação mais provável.

Além disso, os dois manuais alertam que os transtornos de aprendizagem não podem ser resultado de circunstâncias escolares, traumatismos, comprometimentos visuais ou auditivos e comprometimento da inteligência. 

Quais são os sintomas de um transtorno de aprendizagem?

As crianças com transtorno de aprendizagem têm mais dificuldades nas atividades do que seus colegas. Pode ser uma dificuldade na leitura, na matemática ou na formulação e comunicação dos pensamentos. 

Quais as causas do transtorno de aprendizagem?

Vimos que, ainda que as causas dos transtornos de aprendizagem não sejam comprovadas, acredita-se que estão ligadas a distúrbios na interligação de informações em regiões do cérebro.


Deformações e problemas podem ocorrer na gestação e o desenvolvimento cerebral do feto está ligado à capacidade de aquisição, conexão e atribuição de significado às informações, ou seja, à aprendizagem. 


Assim, qualquer alteração no desenvolvimento do cérebro favorece o surgimento de um transtorno de aprendizagem, que será identificado quando a criança estiver na escola.

Os fatores sociais também têm um importante papel nos problemas de aprendizagem, sendo o ambiente escolar e familiar os principais. Por isso, diante uma dificuldade de aprendizagem, é preciso identificar se o ambiente escolar é motivador, se os profissionais são capacitados, como é a relação do aluno com o professor e com os pais, se a proposta pedagógica é adequada, antes de levantar a hipótese de um transtorno.

Como identificar transtornos de aprendizagem?

Uma criança com transtorno de aprendizagem tem dificuldades que não melhoram com o tempo. O DSM-V possui quatro critérios para o diagnóstico de transtorno de aprendizagem. São eles: 

  1. ​​os sintomas persistem por pelo menos 6 meses, apesar da ajuda extra ou instruções específicas; 
  2. as habilidades afetadas estão abaixo das expectativas da idade e causam prejuízo nas atividades acadêmicas, ocupacionais ou cotidianas, conforme confirmado por testes e avaliação clínica; 
  3. o problema começa durante os anos em idade escolar;
  4. problema não devido a outras condições (como Deficiência Intelectual, visão ou deficiência auditiva).

Em resumo, se a criança recebe um bom apoio educacional, familiar e recebe atividades que consideram seus pontos fortes, ela se sai muito bem em seu desenvolvimento. Os resultados a longo prazo não dependem apenas do desempenho acadêmico, mas também de qualidades pessoais, adultos de apoio e fatores sociais.

Dessa forma, quando detectado um transtorno de aprendizagem a criança precisa de acompanhamento multidisciplinar para que possa superar suas dificuldades.Restou alguma dúvida sobre as causas do transtorno de aprendizagem? Deixe nos comentários.

Dessa forma, quando detectado um transtorno de aprendizagem a criança precisa de acompanhamento multidisciplinar para que possa superar suas dificuldades.
Restou alguma dúvida sobre as causas do transtorno de aprendizagem? Deixe nos comentários.



 
Referências:
GUIMARÃES M.E.A. Entenda os diferentes transtornos de aprendizagem. Disponível em: http://fundacaoholhos.com.br/artigos/entenda-os-diferentes-transtornos-de-aprendizagem/ acesso em: 16 set. 18.


SILVA, Cláudia da  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares com e sem transtorno de aprendizagem em leitura, escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológica. Rev. psicopedag. [online]. 2013, vol.30, n.91 [citado  2020-06-18], pp. 3-11 . 

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/transtorno-de-aprendizagem-o-que-e-como-identificar-e-tratar,1e660cb4873e7a6a4e125e7e6b98de4e3g1hblaj.html

10 Comments

  • Sandra
    Posted 27/06/2020 at 10:40 am

    Muito esclarecedor esse artigo. Parabéns.

  • Eliane Gomes da Silva Arouche
    Posted 27/06/2020 at 11:09 am

    Meu aluno tem 9 anos e não consegue ler, nem escrever a não ser que eu vá soletrando a Palavra,será que ele pode ter TDAH?

    • NeuroSaber
      Posted 28/08/2020 at 12:43 pm

      Olá Eliene,tudo bem?
      Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos que podem te ajudar.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Ivan Silva
    Posted 29/09/2020 at 11:05 pm

    Mto bom artigo. Mim interessei mto vou pesquisar mais.

  • Cleuza
    Posted 01/06/2021 at 7:42 pm

    excelente artigo. estou citando-o para algumas maes. Obrigada.

  • Trackback: Sinais de disortografia - Instituto NeuroSaber
    • Bete Gasparelo
      Posted 21/09/2021 at 1:11 pm

      Olá,tudo bem?
      Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos que podem te ajudar.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Angelina
    Posted 24/12/2022 at 3:24 am

    Infelizmente as crianças com deficiência, ansejam um cuidado maior, em todos os sentidos, desde seu nascimento e durante a vida, tanto como educação, familia e saúde.

    • Solange
      Posted 09/01/2023 at 1:05 pm

      Olá Angelina, tudo bem?

      Aqui no canal temos muitas dicas, vale a pena conferir.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Sandra
    Posted 25/01/2023 at 6:05 pm

    Estigmatizante, psicopatologizante e ignorante.

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