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Quais são as principais características do Autismo?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista TEA tem como principais características padrões de comportamento repetitivos e prejuízos na comunicação e interação social.

Geralmente, o diagnóstico do autismo é realizado ainda na primeira infância, pois os padrões comportamentais podem ocorrer antes dos 3 anos, de acordo com a American Autism Association.

O termo “espectro” refere-se a ampla variedade de características e níveis de suporte necessários dentro do TEA. Algumas pessoas com autismo enfrentam desafios significativos enquanto outras conseguem realizar suas atividades de forma mais independente. Saiba mais, neste artigo.

O que é autismo?

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Na edição mais recente do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), alguns transtornos foram englobados no espectro, são eles:

  • Transtorno desintegrativo da infância.
  • Transtornos invasivos do desenvolvimento não especificados.

Embora ocorram diferentes graus de suporte no TEA, as características mais comuns incluem déficits na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos.

Algumas crianças podem apresentar comportamentos associados ao espectro autista quando ainda são bebês, enquanto em outras os sinais aparecem mais tarde, até os 3 anos.

O autismo também pode estar associado a outras condições, como epilepsia, distúrbio do sono, TDAH, entre outras.

Quais as principais características do autismo?

As principais características do autismo estão relacionadas a déficits na interação social e comunicação, incluindo:

  • padrões incomuns de fala;
  • falta de contato visual;
  • não responder quando chamado pelo nome;
  • desenvolvimento tardio das habilidades de fala;
  • dificuldade em manter uma conversa;
  • repetição de frases ou palavras;
  • dificuldade em compreender os sentimentos dos outros e expressar os seus;
  • comportamentos repetitivos ou incomuns.

Dentre os comportamentos atípicos, podemos notar que as crianças com autismo podem demonstrar extrema atenção ou interesse por determinado objeto (hiperfoco); realizar movimentos repetitivos com o corpo, alinhar ou organizar brinquedos em linha, entre outros. 

Além disso, a manutenção de uma rotina, que oferece à criança com autismo uma previsibilidade dos acontecimentos, é um traço comum no TEA. Em geral, mudanças na rotina ou a exposição a ambientes barulhentos e excessivamente estimulantes podem causar desconforto, levando a reações como explosões de raiva, frustração, angústia ou tristeza.

O diagnóstico do autismo é clínico, feito por um médico especialista, por meio dos relatos dos pais sobre o comportamento da criança e observação desta em diferentes ambientes.

Quais são as causas do autismo?

As causas do autismo atualmente são desconhecidas, mas existem muitos estudos e pesquisas que analisam o desenvolvimento do TEA. Pesquisadores identificaram genes que  surgem por mutação espontânea ou são herdados, que parecem ter conexões com o autismo. 

Pessoas com autismo também podem sofrer alterações em áreas cerebrais que afetam a fala e o comportamento. Fatores ambientais também podem influenciar o desenvolvimento do TEA, embora esse fator ainda não seja confirmado pela ciência.

Aprofunde mais sobre As causas do Transtorno do Espectro Autista (Autismo)

Qual o tratamento para o autismo?

Não existe um tratamento único para o autismo, pois cada criança é única. Ainda que existam sinais comuns, é preciso analisar as características de cada um. O médico ou psicólogo especialista em autismo irá encaminhar a criança para um tratamento multidisciplinar, de acordo com suas necessidades.

Dentre as intervenções que contribuem para o desenvolvimento de habilidades nas crianças com autismo, estão:

Análise Aplicada do Comportamento (ABA)

No modelo de intervenção ABA, o primeiro passo é aprender sobre os comportamentos específicos da criança com autismo, assim como os efeitos do ambiente sobre esses comportamentos e como ela aprende. O ABA visa aumentar os comportamentos desejáveis ​​e reduzir os prejudiciais por meio do reforço positivo.

saiba mais sobre Terapia ABA: conheça esse método para crianças com autismo

O modelo de intervenção ABA ajuda a melhorar a comunicação, memória, foco e o desempenho acadêmico, analisando os comportamentos atuais da criança e ensinando novas ações passo a passo.

saiba mais sobre Abordagem ABA para Autismo: Como contribui no desenvolvimento infantil?

Terapia Ocupacional 

A Terapia Ocupacional ajuda a criança com autismo a desenvolver habilidades para a vida cotidiana para conquistar autonomia, como vestir-se sem ajuda, cuidados básicos de higiene e habilidades motoras finas.

Para que serve a Terapia Ocupacional?

Fonoaudiologia

O tratamento com fonoaudiólogo ajuda a criança com autismo a enfrentar suas dificuldades de comunicação. O tratamento também visa ensinar a interpretar a linguagem não verbal, sinais fundamentais para interação social.

O autismo não é uma doença, mas um transtorno do neurodesenvolvimento que acompanha o indivíduo ao longo da vida. Por isso, não há cura para o autismo, mas é possível promover o desenvolvimento e a qualidade de vida por meio de intervenções adequadas, suporte personalizado e ambientes acolhedores que valorizem as singularidades de cada pessoa.

É importante lembrar que existem diferentes graus de suporte necessários, o que faz com que algumas pessoas com TEA adquiram autonomia, enquanto outras requerem cuidados e apoio constantes.

Fonoaudiologia e Autismo: a importância da fonoterapia para o tratamento

Aprofunde Seu Conhecimento sobre o Autismo

Entender o TEA vai além de reconhecer as principais características do autismo, pois é necessário compreender as singularidades de cada indivíduo. Para ajudar pais, educadores e profissionais da saúde, o livro “Mentes Únicas – Aprenda como descobrir, entender e estimular uma pessoa com autismo”, de Luciana Brites e Clay Brites, oferece insights valiosos.

Por que adquirir este livro?

  • Apresenta explicações acessíveis e embasadas cientificamente sobre o TEA.
  • Compartilha estratégias práticas para estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais.
  • Propõe abordagens para construir um ambiente mais inclusivo e acolhedor para crianças autistas.

Conclusão Características do Autismo

O transtorno do espectro do autismo (TEA) é uma condição complexa, marcada pela heterogeneidade fenotípica e pelas principais características do transtorno, como dificuldades de socialização e comportamentos repetitivos. O diagnóstico de TEA, realizado quanto mais cedo possível, é essencial para compreender o grau de severidade e direcionar tratamentos personalizados.

Em caso de suspeita, é fundamental procurar um profissional, como um psiquiatra ou neuropediatra, que avalie as características relacionadas e recomende intervenções multidisciplinares. Essas ações permitem que a criança autista desenvolva habilidades que promovem seu desenvolvimento global e qualidade de vida.

Com suporte adequado, a criança pode desenvolver autonomia e superar desafios, valorizando suas capacidades únicas e alcançando um futuro mais inclusivo.

Perguntas Frequentes: Características do Autismo

Quais são as principais características do autismo?

O autismo é um transtorno do espectro que apresenta uma gradação de sintomas e manifestações, variando de pessoa para pessoa. As principais características do transtorno incluem dificuldades na interação social, manias, comportamentos repetitivos e desafios na comunicação verbal e não verbal. Além disso, o comportamento pode incluir hipersensibilidade a estímulos sensoriais e uma necessidade de previsibilidade nas rotinas.

Como é feito o diagnóstico do autismo?

O diagnóstico de TEA é realizado a partir das observações do comportamento da criança por profissionais de saúde, como psiquiatras ou neuropediatras, e inclui entrevistas com os pais e testes padronizados. Geralmente, sinais podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, e quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o direcionamento para intervenções.

Quais são os comportamentos associados ao espectro autista?

Os comportamentos associados ao TEA mais comuns incluem dificuldades em interações sociais, interesses restritos e manias, como alinhar objetos. O autismo pode ainda apresentar características como sensibilidade a estímulos sensoriais e resistência a mudanças. Nesses casos, é importante oferecer atenção psicossocial e suporte contínuo.

O autismo é um transtorno comum?

Sim, o autismo é um transtorno reconhecido, com estudos apontando que 1 em cada 54 crianças é autista. Esse aumento na prevalência está associado a uma maior conscientização e avanços nos métodos de diagnóstico, permitindo que mais crianças sejam identificadas com TEA nos primeiros anos de vida.

Quais são as características mais comuns do comportamento de uma criança com TEA?

O comportamento pode incluir dificuldade em interações sociais, preferência por rotinas e brincadeiras repetitivas, além de interesses restritos. É fundamental observar a gradação das manifestações e buscar ajuda de outros profissionais, como terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, para auxiliar no desenvolvimento global da pessoa.

Existe uma relação entre autismo e outras condições, como bipolaridade?

Embora o autismo não seja diretamente relacionado ao transtorno bipolar, algumas condições podem coexistir em um mesmo indivíduo. Nesses casos, o acompanhamento de profissionais especializados é essencial para oferecer um tratamento integrado.

O tratamento do autismo inclui suplementação de vitaminas?

Embora a suplementação de vitaminas possa ser parte do suporte geral, o tratamento do autismo é baseado principalmente em terapias multidisciplinares, como ABA, terapia ocupacional e fonoaudiologia, que visam melhorar o desenvolvimento global e a qualidade de vida.

Se restou alguma dúvida sobre as principais características do autismo, deixe nos comentários.

Referências:

BACKES, Bárbara. Regina Basso Zanon. Cleonice Alves Bosa. Características Sintomatológicas de Crianças com Autismo e Regressão da Linguagem Oral. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v33/1806-3446-ptp-33-e3343.pdf

SOUZA, Pedro Miguel Lopes. Caracterização da síndrome autista. Disponível em:  https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0259.pdf

27 Comments

  • Avatar
    Julianna Raquel Santiago Leão
    Posted 15/10/2020 at 7:33 pm

    Minha irmã é epiletica e eu suspeito que meu filho de 1 ano e 6 meses seja autista. Meu filho pode ter epilepsia tb?

    • Avatar
      NeuroSaber
      Posted 16/10/2020 at 9:21 pm

      Olá Julianna, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
      É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso ‘blog’ que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Avatar
    Elaine Cristina Tavares Vieira
    Posted 17/10/2020 at 12:42 pm

    Bom sou professora tenho interesse em melhorar o desenvolvimento dos meus alunos com autismo

  • Avatar
    Cleonice Silva
    Posted 18/10/2020 at 12:17 pm

    Adquirir conhecimentos sobre as características que evidenciam uma criança com TEA, contribuem para entender como se comporta a criança, no ambiente escolar, e o professor assim, possa intervir ajudando-o no processo de sua aprendizagem, sendo importante também, para orientar os pais, sobre quais profissionais especializados a criança precisa de atendimento.

  • Avatar
    Larissa
    Posted 18/10/2020 at 5:21 pm

    Boa tarde tenho um primo com 20 anos autista ele não sabia fazer completamente nada,nem sabia o que era celular televisão coisas mais simples com muita dificuldade persistência consegui ensina coisas mais simples como amarrar tênis ele sabe mexer TD q for em celular ligar pra alguém manda foto vídeo sabe diferenciar as cores o quê é cada objetivo para que serve ,mais sua dificuldade maior é aprender a ler ele aprende tudo em coisas de segundo mais depois não lembra de ND do que ensinei o que posso fazer

    • Avatar
      NeuroSaber
      Posted 20/10/2020 at 10:53 am

      Olá Larissa,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Avatar
    Larissa
    Posted 18/10/2020 at 5:25 pm

    Meu primo tbm não sabe qual idade ele tem qual nome dele completo aonde mora endereço qualquer pessoa que chega nele pergunta nome dele idade endereço que problema ele tem ele não sabe fala ele não lembra ele sempre tem q tar com alguém do lado para fala qual nome dele a idade onde mora TD isso

  • Avatar
    Luzia
    Posted 20/10/2020 at 10:09 am

    Obrigada por estas informações tão maravilhosa sobre o autismo 😘

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    Antônia Diógenes
    Posted 01/09/2021 at 2:03 am

    Tenho um filho de 4 anos o nome dele é Pedro, não sei se ele é autista, pois ainda não foi avaliado por um especialista.
    Ele demorou muito para falar, sempre foi de subir em todos os lugares, se irrita com facilidade e é cheio de manias sem contar que agora ele fica se machucando para chamar a atenção, fica batendo com a cabeça no chão quando tá com raiva por algum motivo ou então fica chorando muito e as vezes morde os próprios dedos, grita várias vezes e eu não sei bem como agir.

    • Avatar
      Juliana
      Posted 14/01/2022 at 7:49 pm

      Ele responde pelo nome quando chamado? Ficar batendo a cabeça eh uma característica de autismo. A fala atrasada também. Procure um profissional para orientar você. Quanto mais cedo forem feitas intervenções mais rápido ele irá se desenvolver. Boa sorte.

  • Trackback: Benefícios de exercícios físicos para crianças com autismo - Instituto NeuroSaber
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    Keina
    Posted 29/12/2021 at 12:46 am

    Oi eu tenho um filho de 6 anos,acho q ele tem autismo pois ele se irrita com facilidade, eu q tenho q escova os dentes dele,n suporta barulho de nada,fica estressado, tem q ser tudo do jeitinho dele, ppde ser autismo? Ele demorou pra anda e falar também

    • Avatar
      Webster
      Posted 14/01/2022 at 1:19 pm

      Olá, Keina

      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

      Webster
      Equipe NeuroSaber 💙

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    Lopes Pombal
    Posted 26/01/2022 at 10:25 am

    Minha neta tem Três anos, ela brinca sozinha e quando lhe perguntam uma coisa ela repete aquela o que lhe perguntaram. será que são sinais de autismo?

    • Avatar
      Webster
      Posted 28/01/2022 at 12:21 pm

      Olá, Lopes, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

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    Rita
    Posted 13/02/2022 at 11:35 pm

    Meu filho tem 2 anos ainda fala bem pouco .ele chora por tudo que quer se joga no chão. Não fala bem .só escuta as vezes quando chamamos pelo seu nome .será que ele pode ser autista?

    • Avatar
      Webster
      Posted 15/02/2022 at 1:17 pm

      Olá, Rita

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

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    Alex
    Posted 30/03/2022 at 2:48 am

    Minha filha tem 3 anos e 4 meses, ela foi diagnosticada com autismo, ela fala de tudo, conta do 1 até o 20 “até o 10 ela conta em inglês”, brinca com outras crianças normal, sabe todas as letras do alfabeto, quase todas as cores “algumas em inglês”.
    Ficava me perguntando o porque ela foi diagnosticada com autismo.!
    Depois fiquei sabendo que era por causa de alguns comportamentos, e quem descobriu foi a professora na creche…
    Ela costuma colocar os carrinhos em fileira, ela tem uma cisma com vestido, tudo dela é vestido,de vez enquanto ela pega o celular e fica no cantinho do sofá, quando pego o liquidificador ela sai correndo para o quarto com os dedos no ouvido “até que agora ela está se acostumando, peço ela ajuda pra fazer vitamina e tem vez que ela fica numa boa”, na hora do parabéns em alguns aniversários ela pede colo e tampa os ouvidos, tem hora que ela tá chorando e do nada ela começa a dá gargalhadas e quando as coisas não são do jeito dela sai de baixo,a pirraça e certa.!
    Gostaria de saber se essas atitudes são mesmo do autismo ?

    • Avatar
      Solange
      Posted 30/03/2022 at 12:57 pm

      Olá Alex, tudo bem?

      Cada criança é única e nem sempre ela tem que apresentar todas essas características para ser diagnosticada com TEA. Existem casos mais leves e outros mais graves, mas independente do grau do autismo, a criança precisa de um acompanhamento multidisciplinar.Por isso é importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

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    Valeria Rodrigues
    Posted 30/03/2022 at 10:46 pm

    Olá boa noite,me chamo Valéria tenho um filho de 8 anos de 1 ano pra vem percebendo alguns comportamentos nele que as vezes me deixa em dúvidas ..
    As vezes ele se irrita com coisas bobas..as vezes ele chora só da gente falar com ele com as vezes simples (como por exemplo,dele encher uma garrafa dele ajuntar algo do chão,etc…)
    As vezes ele se esquece das coisas em segundo …
    Então queria poder tirar uma pequena dúvida em relação a esses comportamentos

    • Avatar
      Solange
      Posted 31/03/2022 at 1:28 pm

      Olá Valeria, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

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    Oto Nelson
    Posted 03/04/2022 at 6:12 pm

    Meu filho tem 2 anos e 8 meses, ele tem um certo atraso na fala, porém compreende tudo q falamos, ele anda na Ponta dos pés, qundo ele tá irritado bate a cabeça na parede, se irrita com facilidade, ele tem um gosto estranho pra idade dele, costuma ver vídeos no youtube, de máquinas de guerra, avioes, carros, barcos etc..algumas pessoas já me endagarqm se ele e autista, mas não sei o q dizer, marquei uma consulta com o neuropediatra pra ver o q ele diz

    • Avatar
      Solange
      Posted 04/04/2022 at 3:32 pm

      Olá Oto, tudo bem?

      Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Maria
    Posted 15/07/2022 at 3:05 am

    Tenho uma co tecida que sofreu com aprendizagem com a pandemia. Porém esta no terceiro ano e não ler. O que sera q acontece com ela

    • Avatar
      Solange
      Posted 15/07/2022 at 2:03 pm

      Olá Maria, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

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    Natalia
    Posted 07/10/2022 at 10:20 pm

    Boa-noite! Meu filho tem 8 anos e não gosta de se enturmar na escola . Porém é uma criança muito inteligente, suas notas 10 em tudo , só matemática que tirou 9 . Ele é obcecado por estudar história e geografia, capitais do mundo inteiro e bandeiras. A professora, falou que seria bom eu investigar pq esse comportamento de se isolar não é normal . Fui orientada o procurar neuropsicologo para ver se pode ser autismo.
    Ele não se incomoda com barulhos e outros relatos que ouvi. Pode ser características de uma criança autista ?

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