Skip to content Skip to footer

Quais são os principais transtornos de desenvolvimento infantil?

Os transtornos do desenvolvimento infantil são distúrbios neurológicos que afetam a atenção, memória, percepção, linguagem e interação social. Saiba quais são eles.
Os principais transtornos do desenvolvimento infantil são TDAH — Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade; TEA — Transtorno do Espectro Autista; Distúrbios de Aprendizagem, como dislexia. Esses são os mais conhecidos e comuns, mas a Deficiência Intelectual — DI — e a Síndrome de Rett também são transtornos do neurodesenvolvimento.
Os sintomas variam de caso a caso, podendo ser de leves a graves. Pouco se sabe afirmar sobre a origem dos transtornos do desenvolvimento infantil, mas pode se localizar no período gestacional ou na infância. Os déficits mais comuns estão na comunicação e na interação social e impactam o processo de aprendizagem da criança.
De qualquer forma, o diagnóstico precoce ajuda muito a entender as melhores intervenções que auxiliam o desenvolvimento da criança. Pensando nisso, escrevemos esse artigo para que você conheça os sintomas mais característicos dos transtornos do desenvolvimento infantil. Confira!

Principais Transtornos do Desenvolvimento Infantil

TDAH — Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

O TDAH é um transtorno que afeta as habilidades motoras e a atenção, podendo também levar a problemas emocionais. Geralmente, os sintomas se tornam mais evidentes na escola, ainda que possam ser percebidos antes disso.
Quem tem TDAH tem dificuldade em manter atenção e foco nas atividades, da mesma forma, não tem muito controle corporal. Isso se manifesta em inquietações, dificuldade para esperar ou ficar parado. Podem ser mais impulsivos e ter problemas emocionais devido a esses sintomas.

TEA — Transtorno do Espectro Autista

O autismo é um transtorno do desenvolvimento infantil que afeta principalmente a comunicação e a interação social. Geralmente, os sintomas podem ser percebidos bem cedo, nos primeiros anos de vida da criança.
A criança com TEA pode apresentar atrasos no desenvolvimento da linguagem, mas isso varia de caso a caso. Em geral, ocorrem prejuízos significativos na comunicação, verbal ou não verbal. A criança com autismo têm dificuldade em compreender códigos sociais, como determinados gestos, olhares e regras.
Outra característica comum do TEA é o interesse focado e restrito por algum objeto ou assunto. Da mesma  forma, os comportamentos repetitivos, movimentos estereotipados e alterações sensoriais fazem parte do quadro de sintomas do autismo.

Distúrbios da Aprendizagem

Os distúrbios da aprendizagem, apesar de afetar funções cognitivas, ocorrem em crianças com bom desempenho intelectual. Os mais comuns afetam a leitura, escrita e a capacidade matemática.
A dislexia é o transtorno de aprendizagem mais conhecido e afeta a capacidade de leitura. A criança disléxica tem dificuldade em separar palavras agrupadas em um texto ou dividi-las em partes.
As crianças com dislexia podem demorar a falar ou ter dificuldade em articular bem as palavras. Isso porque têm dificuldade em conectar sons e letras. Na escola, aparecem erros de ortografia e dificuldade na leitura. Ocorre mais em meninos e sua origem pode ser genética.

Deficiência Intelectual

A Deficiência Intelectual — DI — é considerada um transtorno do desenvolvimento infantil, podendo ser genética ou resultado de distúrbios neurológicos que interferem no desenvolvimento cerebral. Antes, o transtorno era chamado de retardo mental, mas por causar um estigma social, os profissionais de saúde optaram por substituir o termo por Deficiência Intelectual. 
Geralmente, os sintomas de DI aparecem na pré-escola e o diagnóstico é realizado com testes, por um médico especialista. Com um tratamento multidisciplinar, dependendo da severidade do caso, as crianças conseguem evoluir e se desenvolver em seu limite máximo.
O principal sintoma é o desempenho intelectual muito abaixo da média, limitando habilidades adaptativas — memória, leitura, escrita, matemática, interação social, entre outras —  a ponto de precisarem de constante apoio. Ainda que o grau varia de leve a profunda.

Síndrome de Rett

Um transtorno do desenvolvimento infantil raro é a Síndrome de Rett, que ocorre quase exclusivamente em meninas. A curiosidade é que o desenvolvimento é afetado depois de um período inicial normal.
Os principais sintomas do transtorno incluem dificuldades na interação social, na fala e movimentos repetitivos das mãos. Pode ocorrer o desenvolvimento de deficiência intelectual grave, convulsões, mobilidade afetada e retardos no crescimento.
O diagnóstico pode ser feito por um médico especialista, pela observação do desenvolvimento da criança e exames genéticos. O tratamento é multidisciplinar e tem foco no controle dos sintomas e apoio na aprendizagem escolar. Vale ressaltar que, ainda que os sintomas sejam semelhantes ao do autismo, a síndrome de Rett é um distúrbio separado deste.
Agora que você já conhece os principais transtornos do desenvolvimento infantil e seus sintomas, fica mais fácil identificar sinais nas crianças precocemente. As intervenções precoces são as mais efetivas e promovem o desenvolvimento adequado das crianças.
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e ajude outros profissionais!
 
Referências:
MIRANDA, Mônica Carolina. Neuropsicologia do Desenvolvimento: Transtornos do Neurodesenvolvimento Editora Rubio, 2012
MSD Manuals https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-infantil/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-do-desenvolvimento/defini%C3%A7%C3%A3o-de-dist%C3%BArbios-do-desenvolvimento

24 Comments

  • Jocirene
    Posted 06/06/2020 at 10:31 am

    Adorei o artigo…muto bom e de fácil compreensão …

    • Suporte Neurosaber
      Posted 08/06/2020 at 10:55 am

      Olá Jocirene,Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • MANOELA SOUZA
    Posted 06/06/2020 at 9:46 pm

    Excelentes esclarecimentos.

  • Nazaré Morena dos Santos Simões
    Posted 07/06/2020 at 5:11 pm

    A equipe neurosaber está de parabéns pelo trabalho que tem realizado na transmissão de conhecimentos que tem ajudado muitos professores, pais e outros especialistas nos seus trabalhos.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 08/06/2020 at 7:56 am

      Olá Nazaré,Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • josefa leite
    Posted 08/06/2020 at 7:16 am

    Muito bom.

  • Mirian
    Posted 08/06/2020 at 8:45 am

    Muito bom

  • Sandra Cristina Reis
    Posted 18/06/2020 at 8:03 am

    Muito bom,parabéns a equipe Neurosaber que agrega seus conhecimentos de forma bem clara.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 22/06/2020 at 7:58 am

      Olá Sandra,Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂

  • Creusa Maria Chaves Rodrogues
    Posted 28/08/2020 at 10:49 pm

    Neurosaber,vcs são d+++++

  • Valquíria Timóteo
    Posted 30/08/2020 at 12:19 am

    Leio tudo que vocês publicam. São materiais de extrema relevância que me ajuda muito!!! Obrigada!

    • NeuroSaber
      Posted 31/08/2020 at 7:08 pm

      Olá Valquíria ,
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)

  • ADRIANA CHARAO
    Posted 03/11/2021 at 5:21 pm

    Agradeço esse artigo de fácil compreensão e esclarecimento.

    • Webster
      Posted 03/11/2021 at 5:41 pm

      Olá, Adriana.

      Ficamos felizes que tenha gostado.
      Continue nos acompanhando. Agradecemos pelo carinho! 🥰

      Webster,
      Equipe NeuroSaber.

  • Conceição
    Posted 05/01/2022 at 3:08 pm

    Gostei muito gostaria de saber mas informei que ficou pedagogia Tô estagiando e tô aprendendo sobre a área tô querendo saber assim Quais são os distúrbio além do TDH autismo e esses outros são várias eu não sei e acho meio complicado assim pesquisar pela internet gostaria de saber mais

    • Webster
      Posted 12/01/2022 at 1:41 pm

      Olá, Conceição

      Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e os artigos aqui em nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais!

      Agradecemos pelo seu contato 🤗

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • JOSINALDA ALVES FEITOSA
    Posted 29/01/2022 at 12:18 pm

    Conteúdo repassado de forma muito clara. Parabéns

    • Solange
      Posted 31/01/2022 at 10:52 pm

      Boa Noite, olá Josinalda tudo bem?
      Muito obrigada pelo comentário e pela confiança!
      Vamos juntos! Um NeuroAbraço!!!!!
      Solange,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Etelvina
    Posted 15/08/2022 at 4:36 am

    Meus agradecimentos pelo forte carinho. O artigo é motivacional à leitura, e muito compreensivo.

    • Solange
      Posted 15/08/2022 at 1:47 pm

      Olá Etelvina, tudo bem?

      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • JOSINALDA ALVES FEITOSA
    Posted 10/10/2022 at 12:37 pm

    Excelente material, a equpe Neurosaber sempre nos ajudando 👏👏👏👏 Parabéns 😘😘

  • Heloisa ulisses
    Posted 26/04/2023 at 10:46 pm

    Parabéns. Pelo conteúdo. Muito esclarecedor, muito fácil de compreende.
    Grata

    • Solange
      Posted 27/04/2023 at 7:47 pm

      Olá Heloisa, tudo bem?

      Muito obrigada por esse feedback, ficamos muito felizes em saber que conseguimos te ajudar! É muito importante para nós saber que cada um de nossos alunos tenham uma boa experiência.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5