Skip to content Skip to footer

Quais são os sinais de Dispraxia?

A dispraxia é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planejamento e processamento das atividades motoras. Conheça os principais sinais e sintomas, neste artigo.

As pessoas com dispraxia também costumam ter problemas de linguagem e, às vezes, um grau de dificuldade de pensamento e percepção. A dispraxia, no entanto, não afeta a inteligência, embora possa causar problemas de aprendizagem nas crianças.

A dispraxia é uma imaturidade da organização do movimento, ou seja, o cérebro não processa informações de uma forma que permita a transmissão completa de mensagens neurais. Assim, a pessoa com dispraxia acha difícil planejar o que fazer e como fazer.

Segundo especialistas, cerca de 10% das pessoas apresentam algum grau de dispraxia, enquanto cerca de 2% apresentam grau severo. Nas crianças, 4 em cada 5 com dispraxia, são meninos, embora haja um debate sobre a dispraxia ser sub diagnosticada em meninas.

Conheças os principais sintomas de dispraxia, como é realizado o diagnóstico e como detectar os sinais ainda na primeira infância.

Sintomas de dispraxia

Os sintomas de dispraxia variam de pessoa para pessoa. No entanto, podemos citar os mais comuns, que são:

  • dificuldade de equilíbrio;
  • má postura;
  • fadiga;
  • falta de jeito;
  • dificuldades na fala;
  • problemas de percepção;
  • má coordenação nas mãos e olhos.

Diagnóstico de dispraxia

O diagnóstico de dispraxia pode ser feito por um psicólogo clínico, psicopedagogo, pediatra ou terapeuta ocupacional. Se você é pai, mãe ou professor e suspeitar que seu filho ou aluno possa ter dispraxia, deve procurar orientação com um desses profissionais. 

Ao realizar uma avaliação, serão necessários detalhes sobre o histórico do desenvolvimento da criança, capacidade intelectual e habilidades motoras grossas e finas.

Habilidades motoras grossas — capacidade da criança usar grandes músculos que coordenam os movimentos do corpo, como pular, lançar, andar, correr e manter o equilíbrio.

Habilidades motoras finas — capacidade da criança usar músculos menores que coordenam os movimentos do corpo, como amarrar cadarços, fechar botões, recortar uma tesoura e escrever.

O profissional que avalia a criança precisa saber quando e como marcos de desenvolvimento, como caminhar, engatinhar e falar, foram alcançados. A criança será avaliada quanto ao equilíbrio, sensibilidade ao toque e variações na caminhada.

Sinais de dispraxia em crianças

Os sinais da dispraxia podem variar dependendo da idade da criança, assim como nem todas terão todos os sintomas descritos abaixo.

Os principais sinais de dispraxia na primeira infância se manifestam quando a criança pequena demora mais do que outras para:

  • sentar;
  • engatinhar — muitas nem chegam a engatinhar;
  • andar;
  • falar — a criança pode demorar para responder perguntas, ter dificuldade para reproduzir ou repetir sequências de sons e palavras; sustentar os padrões normais de entonação, ter um vocabulário automático limitado, falar mais devagar do que outras crianças e usar menos palavras com mais pausas;
  • ficar de pé;
  • sair das fraldas;
  • construir vocabulário.

Quando a criança cresce um pouquinho pode ter dificuldades em amarrar cadarços e realizar movimentos sutis como fechar botões e zíperes, usar talheres e fazer caligrafia. Muitas terão dificuldade para se vestirem sozinhas, para pular, jogar amarelinha, chutar uma bola, entre outros movimentos que as crianças fazem nas brincadeiras.

Na escola, a criança com dispraxia pode ter problemas para usar tesouras, colorir, desenhar, jogar jogos de quebra-cabeça, processar pensamentos e ter dificuldades de concentração. Além disso, pode ser mais inquieta que as outras crianças, ter dificuldade para subir e descer escadas e uma tendência maior de esbarrar nas coisas, cair e deixá-las cair.

As crianças com dispraxia podem ter dificuldade em aprender novas habilidades — enquanto outras crianças fazem isso automaticamente, uma criança com dispraxia pode levar mais tempo para aprender. 

Por isso, é fundamental, na escola, incentivá-las a praticar muito para aprender, sem ficar apontando os erros constantemente para não desmotivá-las. Escrever histórias também pode ser muito mais desafiador para uma criança com dispraxia, assim como copiar de um quadro-negro.

Outros sinais de dispraxia comuns na idade pré-escolar:

  • dificuldade de fazer amizades;
  • lentidão nos movimentos;
  • dificuldade para segurar o lápis;
  • evitar fazer esportes;
  • dificuldade em realizar tarefas sozinhas;
  • reagir da mesma forma a todos os estímulos, sem filtros;
  • dificuldades na matemática e na escrita;
  • demorar muito para escrever;
  • dificuldade para seguir ou se lembrar das instruções;
  • desorganização.

Lembrando que cada criança é única e deve ser avaliada de acordo com suas dificuldades e necessidades próprias. No entanto, é importante que pais e professores saibam o que é dispraxia e conheçam os principais sinais e sintomas para poder detectá-los precocemente nas crianças.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem o que é dispraxia.

Referências:

PULZI, Wagner  and  RODRIGUES, Graciele Massoli. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: uma Revisão de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.3 [cited  2020-10-09], pp.433-444. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300433&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1980-5470.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000300009.

TONIOLO, Cintia Sicchieri  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: revisão de literatura sobre os instrumentos de avaliação. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.82 [citado  2020-10-09], pp. 109-116 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100011&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-8486.

23 Comments

  • NADIR LIMA
    Posted 17/10/2020 at 9:05 pm

    Por gentileza, percebi que não foi citado o fonoaudiólogo entre os profissionais mencionados para detectar e desenvolver um trabalho com crianças que apresentam sinais de distância. Qual a razão?

    • NeuroSaber
      Posted 20/10/2020 at 9:44 pm

      Olá Nadir,
      Porque a dispraxia é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planejamento e processamento das atividades motoras.

      • Leda
        Posted 27/01/2023 at 6:04 pm

        Mas a Fala é um ato motor , a dispraxia motora pode muitas vezes vir junto com a apraxia de fala. Exemplo do meu filho . Seria muito importante colocar a equipe multidisciplinar que ajudara a desenvolver todas as dificuldades da criança .

        • Solange
          Posted 30/01/2023 at 3:14 pm

          Olá Leda, tudo bem?

          Sim, sempre é importante que aconteça um acompanhamento multidisciplinar, colocaremos em nossa pauta a sua sugestão. Agradecemos o carinho 💙

          Sol,
          Equipe NeuroSaber 💙

  • ZULEIDE SOARES DA NOBREGA
    Posted 18/10/2020 at 12:41 pm

    Execelentes explicações.
    A leveza como é trazido os conteúdos e as live tem contribuído bastante com meu aprendizado

  • Maria Raquel Sena Rabelo Silveira
    Posted 19/10/2020 at 3:06 am

    Muito bom, sei o que é gastar muito tempo para fazer coisas simples para muitos. Qual é a causa da dispraxia?

  • Claudilene da Silva Magalhães
    Posted 21/10/2020 at 7:26 pm

    Nossa excelente explicação!
    Agora sim entendi o que é dispraxia.
    Que Deus abençoe vcs cada vez mais, pois através de aprendi muito.
    Muito obrigada!

    • NeuroSaber
      Posted 21/10/2020 at 9:18 pm

      Olá Claudilene,
      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

    • Suellen Verdan
      Posted 11/11/2021 at 11:43 am

      Olá, vi que no conteúdo diz que psicopedagogo pode dar o diagnóstico de dispraxia. Nós não temos base o suficiente e nem testes aplicáveis pra poder diagnosticar esse transtorno de cunho neurológico. Nós atentamos apenas aos distúrbios de aprendizagem. A dispraxia trabalhamos em parceria com outros profissionais nas habilidades motora finas. E quando o planejar envolve a escrita de frases e textos com jogos pra aprimorar o cognitivo e a ampliação da resolução de problemas e planejamentos.

      • Webster
        Posted 11/11/2021 at 7:48 pm

        Oiee, Suellen

        Ficamos felizes pelas informações, sua participação é muito importante para nós! Continue nos acompanhando! 😉

        Webster,
        Equipe NeuroSaber. 💙

  • Renata
    Posted 02/03/2021 at 7:21 pm

    Tenho uma filha de 3 anos, ela tem dificuldade na fala e um pouco de ecolalia…ainda não sabe as cores e formas. Na escola recusa fazer as atividades, é bem agitada e não se concentra muito. Ela ama dançar, pular, correr e brincar… a TO desconfia que pode ser dispraxia da fala, a minha dúvida é…. a dispraxia pode ser somente na fala ou engloba os movimentos motores tb?????

  • Gabriela
    Posted 25/08/2021 at 7:13 pm

    Boa tarde minha filha de seis anos, percebi que é desorganizada e esbarra e cai muito, mas os outros sintomas não observei nela como dificuldade de escrever e etc, é possível assim mesmo ter esse distúrbio?

  • Jessica
    Posted 16/07/2022 at 7:14 am

    Fonoaudiólogo um dos profissionais importantes para o diagnóstico de dispraxia uma vez que o comprometimento interfere diretamente nos aspectos que envolvem a fala.

    • Solange
      Posted 18/07/2022 at 5:50 pm

      Olá Jessica, tudo bem?

      Obrigada pela contribuição! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Silvia
    Posted 13/09/2022 at 2:56 am

    Tenho um netinho de 3 anos e 6 meses ele anda feito um robozinho e até qdo corre.Ele não tem força xalguma ao chutar uma bola .Oque poderia ser e oque devo fazer

    • Solange
      Posted 13/09/2022 at 2:01 pm

      Olá Silvia, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • César
    Posted 07/12/2022 at 2:50 pm

    Excelente! O meu filho possui Dispraxia, ele já faz tratamento e já fez até cirurgia. Todos esses sintomas se enquadram no perfil dele, porém, através do tratamento e fisioterapia, hoje ele consegue fazer todas as atividades propostas até jogar bola e andar de bicicleta. Esse artigo trouxe mais conhecimento. Obrigado.

    • Solange
      Posted 07/12/2022 at 8:11 pm

      Olá César, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Mateus
      Posted 08/03/2023 at 7:48 am

      Olá Cesar qual médico que diagnóstico seu filho com dispraxia?

  • Jacqueline Dialucci Lino
    Posted 27/03/2023 at 12:03 am

    Quero agradecer a quantidade de informações nesse artigo. Sou professora e isso é muito valioso para que eu possa ajudar os pais na indicação dos especialistas necessários.

    • Solange
      Posted 27/03/2023 at 4:13 pm

      Olá Jacqueline, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5