Skip to content Skip to footer

Quais são os tipos de deficiência intelectual?

Quais são os tipos de deficiência intelectual

Você já se perguntou sobre a deficiência intelectual e como ela afeta as vidas das crianças e suas famílias? Neste artigo, convidamos você a explorar esse tema de forma simples e acessível, para podermos aprender juntos a compreender melhor as necessidades e desafios das crianças com deficiência intelectual.

O que é deficiência intelectual?

A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por um nível cognitivo baixo — QI abaixo de 70 — além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, comunicação e socialização.

Imagine que o cérebro de uma pessoa é como um computador, mas em alguns casos, ele funciona um pouco mais devagar, isso é o que acontece com as crianças com deficiência intelectual. Elas podem aprender as coisas um pouco mais devagar do que outras crianças e podem encontrar desafios em tarefas cotidianas, como cuidar de si mesmas, se comunicar e fazer amigos.

Além disso, a deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas na gravidez e no parto, doenças e fatores ambientais.

Por que  deficiência intelectual acontece?

Você pode estar se perguntando por que a deficiência intelectual ocorre, nós vamos te explicar, mas antes é preciso que você saiba que existem várias razões. Às vezes, é devido a coisas que acontecem quando a criança está na barriga da mãe, porém,outras vezes, é causada por problemas genéticos. 

Além disso,  é preciso ter em mente que a deficiência intelectual afeta cerca de 3 a 4% das crianças, então é mais comum do que você imagina.

O que muda na vida das crianças com deficiência intelectual?

As crianças com deficiência intelectual podem enfrentar desafios complexos, elas podem ter dificuldades para aprender na escola, se cuidar e interagir com outras crianças. Às vezes, também podem lidar com problemas de saúde, como convulsões.

A criança com DI pode apresentar comportamentos abaixo do esperado para a sua idade cronológica, dificuldades de adaptação, na aprendizagem — demoram mais tempo para aprender o mesmo conteúdo — e em muitas situações do cotidiano por não conseguirem compreender sinais ou situações sociais.

Além disso, essas crianças demoram mais para se alfabetizar e para aprender os conteúdos da escola. Portanto, elas podem ter dificuldade de interação social por não conseguirem acompanhar conversas e jogos com crianças da sua idade.

Um fator importante a ser avaliado é o risco de crises epilépticas, problemas de aprendizagem e dificuldades relacionadas como síndromes genéticas. Fatores comuns na deficiência intelectual que devem ser avaliados por um médico especialista.

Tipos de deficiência intelectual

A deficiência intelectual pode ter diferentes causas. Alguns tipos comuns incluem:

Síndrome do X Frágil: É uma condição genética que pode causar uma ampla variedade de desafios, como atrasos no desenvolvimento, dificuldades de comunicação e comportamentos semelhantes ao autismo.

Alguns sinais comuns da síndrome do X frágil incluem: atraso no desenvolvimento, dificuldades na comunicação, ansiedade, TDAH e comportamentos semelhantes ao autismo, como bater as mãos, dificuldade nas interações sociais, no processamento de informações sensoriais e falta de contato visual.

Síndrome de Down: Esta é uma condição genética causada por uma mutação que ocorre quando uma pessoa nasce com uma cópia extra do cromossomo 21. Ou seja, pessoas com Síndrome de Down podem ter características físicas e desafios de aprendizado.

As características físicas associadas à síndrome de Down incluem: leve inclinação ascendente dos olhos, rosto arredondado e baixa estatura. As pessoas também podem ter algum nível de deficiência e de aprendizagem, mas isso varia muito em cada caso.

Atraso no Desenvolvimento: Isso ocorre quando uma criança se desenvolve mais lentamente do que outras da mesma idade, e isso pode afetar várias áreas, como a capacidade de locomoção, comunicação e aprendizado.

Às vezes, as crianças com atraso no desenvolvimento podem não falar e se comportar de maneira apropriada para a idade, mas podem progredir à medida que crescem. 

Síndrome do Álcool Fetal: Esta condição é causada pela exposição do feto ao álcool durante a gravidez. Pode levar a desafios como problemas de aprendizado e habilidades sociais limitadas.


Muitos casos são diagnosticados como autismo ou TDAH, pois os sintomas e sinais são semelhantes. A Organização Mundial da Saúde recomenda que as futuras mães ou as que planejam engravidar devem se abster completamente de álcool.

Causas ambientais e outras:

Às vezes, a deficiência intelectual é causada por um fator ambiental ou outras causas, que  podem ser bastante variadas, como:

  • Problemas durante a gravidez, como infecções virais ou bacterianas.
  • Complicações no parto.
  • Exposição a toxinas como chumbo ou mercúrio.
  • Doenças como meningite, sarampo ou tosse convulsa.
  • Desnutrição.
  • Exposição ao álcool e outras drogas.
  • Trauma e outras causas desconhecidas.

A deficiência intelectual traz alguns prejuízos para as nossas crianças e por isso, é importante que estejamos atentos aos primeiros sinais, pois quanto antes for diagnosticada, mais efeito terá o tratamento. 

Se você deseja compreender melhor sobre esse tema e como ela afeta crianças e suas famílias, cadastre-se na nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!


Referências:

DIAS, Sueli de Souza  e  OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.2 [citado  2020-07-10], pp.169-182. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1413-6538.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003.

TÉDDE, Samantha. CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO. Disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/sites/4/2013/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Samantha-T%C3%A9dde.pdf

32 Comments

  • Maria Nélia
    Posted 31/08/2020 at 3:06 am

    Ótimas matérias, bem esclarecedoras. Obrigada por compartilhar!!

    • Ana Lucia Da Silva Santos
      Posted 08/02/2021 at 1:33 pm

      Ajuda bastante agradecida por esse material estou em sala de educação especializada e entendo muito pouco, necessário estudar e gostei.

      • Valzileni dos Santos Ribeiro
        Posted 07/07/2023 at 2:26 pm

        Gostei, muito explicativo.

  • Lucineia
    Posted 05/12/2020 at 8:46 pm

    Oi porque tenho dificuldade encontrar assunto de criança com hidrocefalia e as dificuldade escolares precisando de ajuda por favor!!!

    • NeuroSaber
      Posted 08/12/2020 at 6:58 pm

      Olá Lucineia,tudo bem?
      Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também.
      Obrigada pelo contato!
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

    • Tati
      Posted 23/01/2021 at 2:14 am

      Boa noite, pq vc não tenta no youtube com essa busca, tem bastante conteúdo, espero que ajude!

      • Gabriel
        Posted 24/08/2022 at 12:31 pm

        Oi , Ajudou Muito Na Minha Pesquisa! Outros sites quando eu vou tem muito vírus.

    • Gabriel
      Posted 24/08/2022 at 12:30 pm

      Oi , Ajudou Muito Na Minha Pesquisa!

  • Sheila
    Posted 07/01/2021 at 6:54 pm

    Olá, eu tento 45 anos de idade e ainda tenho dificuldade de aprender e muita dificuldade de assimilar determinados assuntos que pra outros parece ser tão compreensível. Na época de escola sofri muito pois repetia várias vezes o mesmo ano por não conseguir acompanhar o resto da turma…isso pode ser algum tipo de deficiência intelectual?

    • NeuroSaber
      Posted 15/02/2021 at 11:01 pm

      Olá Sheila,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

    • Cláudia
      Posted 11/11/2021 at 6:29 pm

      Oi Sheila , boa tarde!
      Meum nome é Cláudia tenho 42 anos me identifico muito com você. Eu tô tive muitas dificuldades na escola e isso me deixava muito frustrada. E ainda continuo tendo dificuldades em aprender mais com Deus na frente iremos conseguir superar os obstáculos. Grande abraço e fica com Deus!!

      • Webster
        Posted 12/11/2021 at 5:29 pm

        Olá, Cáudia

        Ficamos felizes demais com o seu depoimento, sabemos que não é fácil continuar a enfrentar esses obstáculos.
        Estamos aqui para auxiliar com muitos conteúdos e informações importantes acerca da temática.

        Continue nos acompanhando. Agradecemos o carinho e confiança!

        Webster,
        Equipe NeuroSaber 💙

  • Regina caetano
    Posted 22/01/2021 at 3:01 am

    Gostaria de saber sobre os assuntos sidrome de moebius é sobre distrofia musculares de stands

    • NeuroSaber
      Posted 02/02/2021 at 9:30 pm

      Olá Regina,
      Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também.
      Obrigada pelo contato!
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • DINELVA SISTO
    Posted 12/03/2021 at 2:51 am

    Meu filho tem 34 anos e faz uns 5 anos que comecei notar comportamento estranho, troca a noite pelo dia , não tem relacionamentos com ninguém, dificuldade de se expressar, gagueira, dificuldade de assimilar conteúdos. Insegurança, dependência. Concluiu Curso Superior mas se diz incapaz de exercer. Desempregado

    • André Luis
      Posted 19/03/2021 at 11:38 am

      Tenho 33 anos, sou pai de um menino de 3 anos com diagnóstico de autismo, às vezes acho que também tenho alguns traços de autismo, apesar de que isso nunca me atrapalhou gravemente, sou casado, pós-graduado e concursado público – às duras penas consegui me estabelecer.

      Mas essas coisas não importam, eu resolvi escrever porque independente do que o seu filho tenha, talvez ele sinta algo que eu sempre senti no decorrer na minha vida: baixa autoestima, sentimento de desvalia. Não importa o que você faça e entenda racionalmente que sentir isso não faz sentido, esse sentimento sempre vai estar lá, variando de intensidade conforme o momento da vida, é como uma ferida com tratamento de longo prazo, que exige gentileza e delicadeza consigo mesmo para tratar. O que pode ajudar o seu filho e o que sinto que também me ajuda, são ter objetivos e propósitos de vida – não importam quais, e sempre tê-los, porque eles ajudam você a caminhar, e tão logo você alcança um se felicita com isso, elaborar um próximo objetivo, porque se parar, vem a inércia, a tristeza, etc. Quaisquer tipos de objetivos – profissionais, esportivos, conseguir comprar um bem, ajudar socialmente uma instituição, familiares, viajar, etc.

      E talvez ele precise de acompanhamento médico psiquiátrico, como eu também já precisei numa fase emocionalmente complicada da minha vida.

      Desejo tudo de bom.

      • Pamela
        Posted 13/04/2021 at 7:38 pm

        Nossa eu chorei lendo o seu comentário , minha filha tem 12 anos e tem deficiência intelectual , ela sofre muito com isso e eu como mãe também !! Não conseguimos alfabetizar ela até hoje !!! E é muito descriminada por isso !!!

  • marciob
    Posted 12/03/2021 at 5:39 pm

    A Síndrome de Down não seria a trissomia do cromossomo 21?

  • Sheila Rodrigues Gonçalves
    Posted 07/04/2021 at 12:06 pm

    Bom dia meu nome é SHEILA tenho dois filhos especial um com deficiência intelectual e a outra com hidrocefalia eu acho que tem muito pouca informação sobre essas deficiência principalmente sobre hidrocefalia .

  • Sheila Rodrigues Gonçalves
    Posted 07/04/2021 at 12:13 pm

    Acho que deveria existir mais informações sobre as 2 deficiências para mim foi um choque no começo saber que meus dois filhos são deficiêntes mais graças a Deus agora estou mais forte querendo dar o melhor para os dois.

  • Wesley Miguel castilho
    Posted 10/06/2021 at 12:25 am

    Eu tenho dúvida a respeito de minha mente acho que sou limitado , tenho dificuldade de adaptação e sempre alguém encontra algum tipo de falha em meu comportamento . Ou fico parado só ouvindo e quando eu falo as pessoas me dizem que eu falo devagar . Eu queria saber se sou deficiente .

  • Eliane Martins
    Posted 30/08/2021 at 1:55 pm

    Bom dia! Gostaria de saber se a pessoa que fica sequelada de AVC e tem a cognição comprometida passa a ser considerado deficiente intelectual passando a utilizar o referido CID.

  • ROSANA MARIA RODRIGUES
    Posted 03/10/2021 at 9:26 am

    Bom dia!
    Gostaria de saber qual é o especialista que faz o diagnóstico de deficiência intectual?

  • lucas silva
    Posted 16/12/2021 at 2:07 pm

    Como forma de monitorar o que meus filhos fazem online, o aplicativo Bruno Espiao (https://brunoespiao.com.br ), monitora as atividades do smartphone ou computador dos meus filhos de qualquer um dos meus dispositivos. Adoro poder ficar tranquilo quanto ao uso da internet pelos meus filhos.

  • Ana Beatriz
    Posted 13/07/2022 at 6:52 pm

    pessoas que tem tdah tem direito?

    • Solange
      Posted 13/07/2022 at 8:18 pm

      Olá Ana Beatriz, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Andre
    Posted 18/03/2023 at 2:39 am

    eu acho tambem que deveria ter mais materias a respeito das sindromes e doenças raras no que desrespeita Neurologia

    • Solange
      Posted 19/03/2023 at 1:05 pm

      Olá André, tudo bem?

      Obrigado pela sugestão vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Rosilene Domiense da Rosa /Cidade PA
    Posted 01/07/2023 at 7:25 pm

    A Neuropatia Vascular Diabética da o direito a aposentadoria? Pois da muita fraqueza,desmaio,confusão mental,dor int
    ensa,falta de ànimo.
    CID
    E11,4 +RSL(SA)
    Neuropatia DM
    Vasuelopatia
    AV-3PC 6m+ENMG
    Dor intratável EVA6
    6/6E11,4
    A6

    • Jhulli
      Posted 03/07/2023 at 7:28 pm

      Olá Rosilene, tudo bem?

      A decisão sobre a concessão de aposentadoria devido à Neuropatia Vascular Diabética é geralmente determinada pelas políticas de seguridade social do seu país. No Brasil, por exemplo, é possível solicitar a aposentadoria por invalidez caso a pessoa esteja incapacitada permanentemente para o trabalho.

      Recomendo que você consulte um profissional especializado em direito previdenciário ou entre em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para obter informações precisas sobre os critérios e requisitos para a concessão de aposentadoria com base na sua condição médica.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙 

Leave a comment