Quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem?
Os distúrbios de aprendizagem são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender e processar informações de maneira eficaz.
Esses distúrbios podem se manifestar de diversas formas e impactar diferentes aspectos do desenvolvimento cognitivo e acadêmico.
Neste artigo, discutiremos os tipos mais comuns de distúrbios de aprendizagem, suas características distintivas e como eles podem ser identificados e tratados para promover o sucesso educacional das crianças.
Conteúdo
Distúrbios de aprendizagem:Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
O TDAH pode impactar na vida da criança se ela não for devidamente observada por especialistas.
Além disso, os pequenos que apresentam tais sintomas precisam passar por intervenções que trabalhem aspectos importantes referentes ao déficit de atenção ou à hiperatividade. Lembrando que um aspecto (déficit de atenção) manifesta-se de maneira diferente do outro (hiperatividade). Sendo assim, precisam de abordagens mais pontuais.
Devemos ressaltar que a criança hiperativa não consegue se concentrar com muita facilidade, principalmente se o conteúdo não for tão interessante para ela. Ou seja, o pequeno quer realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
Portanto, no caso do déficit de atenção, a concentração se torna um desafio, uma vez que a criança tende a se desconcentrar por vários fatores externos, por exemplo.
Dislexia
Dentro dos distúrbios de aprendizagem temos também a dislexia como um dos principais tipos.
Sendo uma de suas características mais comuns é a dificuldade no reconhecimento das palavras. No entanto, aspectos como a decodificação dos vocábulos e a soletração das mesmas também podem significar um verdadeiro desafio aos estudantes caso eles não sejam assistidos.
Portanto, é importante ressaltar a importância de incluir exercícios e atividades que ajudem a reduzir os sintomas da dislexia. E para que o corpo docente possa alcançar esse objetivo, é necessário analisar a situação do aluno detalhadamente, envolvendo todos os interessados, inclusive a família.
Discalculia
Esse distúrbio de aprendizagem tem como característica a dificuldade da criança ou do adolescente em aprender conteúdos que estejam relacionados a números. Ou seja, não se trata de dúvidas sobre alguma operação matemática, mas a compreensão de conceitos numéricos e a utilização de fórmulas, símbolos ou qualquer outro ícone que faça alusão ao saber matemático.
Além disso, a situação é tão complexa que o aluno pode até mesmo encontrar dificuldade para associar a palavra cinco ao algarismo correspondente.
Portanto, a criança não consegue realizar as operações básicas da matemática, e por isso, o acompanhamento é imprescindível para que o estudante não seja prejudicado posteriormente, quando o problema tende a se acentuar.
Disgrafia
Já nesse distúrbio de aprendizagem, o que simboliza um desafio para a criança é a elaboração da linguagem escrita. No caso da disgrafia, o pequeno apresenta dificuldades desde a junção de palavras de maneira inadequada à utilização de pouca ou muita força na hora de escrever.
Nesse sentido, há que se ressaltar o fato de o aluno encontrar em algum problema psicomotor um dos fatores que ocasionam a disgrafia. Portanto, o acompanhamento em sala de aula é essencial para o desenvolvimento dos pequenos e dos adolescentes.
Distúrbios de aprendizagem: Tratamentos
É fundamental ressaltar a relevância de garantir que as intervenções destinadas ao tratamento dos distúrbios de aprendizagem sejam abordadas de maneira multidisciplinar, visto que essas questões envolvem diferentes habilidades e necessidades específicas de cada aluno.
É imprescindível uma comunicação eficaz entre família, escola e profissionais responsáveis pela intervenção, a fim de promover um acompanhamento completo e integrado para o desenvolvimento do estudante.
Em conclusão, os tipos de distúrbios de aprendizagem podem variar desde dificuldades específicas em áreas como leitura, escrita e matemática até desafios mais abrangentes que afetam a capacidade geral de aprendizado.
Portanto, é importante reconhecer essas diferenças e buscar ajuda especializada para garantir que as crianças com distúrbios de aprendizagem possam receber o suporte necessário.
Referências:
http://fundacaoholhos.com.br/artigos/entenda-os-diferentes-transtornos-de-aprendizagem/
https://www.helpguide.org/articles/autism-learning-disabilities/learning-disabilities-and-disorders.htm
https://ldaamerica.org/types-of-learning-disabilities/
7 Comments
Sempre muito bons os artigos publicados, esclarecendo cada vez mais nossas dúvidas. Obrigada!
Olá Patrícia ,
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
interessante….infelizmente o professor detecta as dificuldades da criança mas na maioria das vezes nada é feito. Pois os entraves são tantos que a criança acaba levando pra toda vida o problema com ela.
Boa tarde Dr. Luciana Grites
Acompanho todos os vídeos de vocês é livre, que trabalho lindo que você e o Seu esposo realizam, uma benção para nossas vidas.
Tenho duas filhas , a Vanessa com 16 anos e a Giovanna com 9 anos com diagnóstico fechado de autismo leve moderado e TDHA.
A Giovanna faz uso de meio comprimido á noite de Risperidona meio comprimido à tarde de metilfenidato.
Faz acompanhamento na Unicamp na Psiquiatria infantil.
O diagnóstico foi fechado o ano passado em Outubro.
Porém eu como mãe já percebia todas as dificuldades da minha filha em principalmente social na escola. …etc
Preciso muito de ajuda….só Deus sabe.
Olá Jaciete ,
tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.
Gratidão! Que nobreza de espírito. Desejo-lhe paz e tempo para continuar com esse trabalho.
Olá Israel , Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!