Qual é a idade da primeira infância?
Você já parou para pensar nos momentos marcantes da primeira infância da criança, como quando ele disse suas primeiras palavras ou segurou algo com mais firmeza? São memórias preciosas que ficam guardadas em nosso coração, mesmo que não lembremos exatamente o dia em que aconteceram.
Esses pequenos marcos são apenas algumas das muitas descobertas e desenvolvimentos que ocorrem nessa fase tão importante da vida. Mas afinal, o que é a primeira infância e por que ela é tão significativa?
Neste artigo, vamos explorar juntos o que realmente significa esse período crucial na vida de todas as crianças.
Conteúdo
Qual é a faixa etária incluída na primeira infância?
A idade da primeira infância é aquela que compreende o período que vai do nascimento aos 6 anos de vida. Importante ressaltar que ela se configura como uma etapa determinante para o estabelecimento de habilidades fundamentais aprendidas pelo pequeno.
Além disso, é justamente nesse período que ocorre o início de uma série de comportamentos e interações com o ambiente que circunda a criança.
Para se ter uma ideia, todos os estímulos recebidos surtem total efeito até mesmo na vida adulta da pessoa. Portanto, vale lembrar que a avaliação do desenvolvimento se revela como um passo importante para vida do pequeno e de seus familiares.
Como se dá o aprendizado durante a primeira infância?
Segundo estudos realizados na área de neurologia, a fase em questão é a principal para a ocorrência do desenvolvimento cerebral. Isso é explicado em uma metáfora na qual o cérebro é comparado a uma esponja, com grande capacidade de absorver todo o conhecimento que lhe é estimulado.
Portanto, especialistas confirmam que as primeiras experiências vivenciadas são responsáveis por preparar a área sobre a qual o conhecimento se desenvolverá no futuro.
O que é imprescindível nesse período?
Durante a primeira infância, a criança passa por situações extremamente enriquecedoras. Desde o maternal até o pré-primário, os pequenos devem ser devidamente treinados em suas habilidades.
Vejam quais são as principais:
– Psicomotricidade
A psicomotricidade pode ser definida como uma ação cuja finalidade pedagógica e psicológica é voltada na utilização de parâmetros da educação física. Ou seja, a intenção é melhorar o comportamento da criança com seu corpo.
Porém, há quem defina a psicomotricidade como uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e a interação social.
Fatores essenciais para o desenvolvimento eficaz da criança estão incluídos neste conjunto, são eles: a lateralidade, a organização e a noção espacial.
Além disso, o esquema corporal e a estruturação espacial devem ser trabalhados também.
– Consciência fonológica
Consciência fonológica é a habilidade que todos nós adquirimos quando manipulamos os sons de nossa língua.
Em outras palavras, podemos dizer que ela é a capacidade de percebermos que uma palavra pode se iniciar ou terminar com o mesmo som. Além disso, vale dizer que ela antevê as técnicas de alfabetização.
– Interação social
Desde bebês costumamos interagir com o que está ao nosso redor, e ao longo da primeira infância vamos atribuindo significado às coisas e às pessoas.
Nesse sentido, a primeira infância é marcada por profundas descobertas e mudanças, como a troca dos gestos para a comunicação verbal, entre outros. Além disso, o convívio com outras crianças permite a formação de vínculos de amizade e o fortalecimento de emoções.
– Fala
É na primeira infância que saímos da mamã e papá para formularmos bem as palavras e, posteriormente, as frases, aumentando gradativamente nosso vocabulário e um domínio considerável das expressões.
Em conclusão, determinar a idade da primeira infância é crucial para entender e promover o desenvolvimento saudável das crianças. Embora haja variações em definições específicas, geralmente abrange o período crítico desde o nascimento até os seis anos de idade.
Durante esse tempo, as crianças passam por um rápido crescimento e desenvolvimento em várias áreas, e é essencial oferecer um ambiente estimulante e de apoio para promover seu bem-estar físico, emocional e cognitivo.
Referência:
https://institutoneurosaber.com.br/artigos/3-atividades-que-ajudam-na-alfabetizacao/
https://institutoneurosaber.com.br/artigos/a-importancia-da-psicomotricidade-na-educacao-infantil-2/
7 Comments
Este tema portanto,é muito pertinente para uma vez que só estudante digamos do curso de enfermagem geral gostaria provavelmente recebe vários com teúdos sobre matérias de enfermagem;portanto será ótimo.
Estou interessada em tudo sobre primeira infância e gostei de tudo que encontrei aqui.
Gostaria de seguir-vos.
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Boa noite
O artigo foi dmasiadamente tutorial, rico em detalhes. Há cousas, neste, que eu ja sabia. E outtos adqueti agora. CONGRATULAÇÕES.
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Obrigado
Olá, José
Que bom que gostou do nosso artigo. Nossa missão é compartilhar conhecimento fundamentado teoricamente sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamento da infância e da adolescência, tendo como diferencial a linguagem simples e, sobretudo, a aplicabilidade prática.
Agradecemos pelo carinho e continue nos acompanhando. 🥰
Webster,
Equipe NeuroSaber 💙