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Qual é o período sensível do desenvolvimento motor da criança?

Muitos leitores questionam qual seria de fato o período sensível do desenvolvimento motor de uma criança. Essa preocupação é muito relevante, tendo em vista que ao longo da vida, todo indivíduo adquire habilidades que indicam a sua autonomia perante os desafios que surgem.
É importante lembrar que desde a fase da primeira infância (inicial), compreendida entre o nascimento até os 2 anos, o pequeno já manifesta uma determinada interação acerca daquilo que o rodeia. Isso significa que a criança passa a fazer uma série de adaptações, cujo organismo demonstra estar além de um papel passivo.

O que é desenvolvimento motor?

Quando se fala em desenvolvimento motor, é preciso entendê-lo como um processo de evolução sequencial no qual existe uma interação entre maturação e aprendizagem. Ao longo desse processo são identificadas fases de comportamento e habilidades, adquiridas ao longo da vida, fruto do aprendizado de competências perceptivas mais básicas até o domínio de recursos neuromotores, cujo desempenho serve para controlar movimentos complexos.
É importante estar ciente dessas fases no desenvolvimento motor de seu filho/ aluno para poder trabalhar as diversas situações que implicam em novos conhecimentos. O papel dos pais e dos professores é essencial para isso: saber direcionar com a devida precisão as competências adquiridas.

O período mais importante do desenvolvimento motor infantil

Embora a fase mencionada acima revele a sua preponderância no desempenho cognitivo e, consequentemente, psicomotor da criança; o período sensível no desenvolvimento do pequeno ocorre na segunda parte da primeira infância (sendo concluída por volta dos 6 ou 7 anos).
Essa etapa é denominada de movimentos fundamentais, pois é nela que ocorre o reordenamento das habilidades aprendidas na fase rudimentar. A criança passa a desempenhar o grau de complexidade das capacidades motoras.
Há que se ressaltar também que a fase de movimentos fundamentais é marcada por um processo extremamente importante. Durante esse estágio, as respostas do aspecto psicomotor passam a ser modeladas através das atividades sociais da criança.

Desenvolvimento motor das crianças

Lateralidade –

Essa competência é responsável pela conscientização simbólica dos dois hemisférios do corpo (direito e esquerdo). Há que se ressaltar que a lateralidade incute na criança a noção dos lados da estrutura corporal e espacial. O pequeno começa a desenvolver uma dessas partes com mais força, coordenação, preferência e domínio. Tudo isso está ligado à dominância cerebral.

– Coordenação motora fina –

A coordenação motora fina está relacionada ao domínio e à organização dos pequenos músculos. Vale ressaltar que o trabalho desenvolvido por meio dessa musculatura requer atividades mais detalhadas ou refinadas. Além disso, é importante que a criança obtenha o controle ideal para práticas que dependam dessa mobilidade.

– Coordenação motora global –

Essa habilidade está associada ao controle e à organização da musculatura ampla voltada em sua totalidade para os movimentos complexos realizados pela criança. O estímulo acontece por meio de atividades que lidam com a força, tal como pular, correr, saltar, dançar. Interessante pontuar que brincadeiras tradicionais e bastante lúdicas como amarelinha, pular corda, entre outras costumam ser excelentes para essa finalidade.

– Organização espacial –

Essa competência está voltada para a orientação e a estruturação do mundo exterior da criança. A organização espacial pode ser definida como a consciência da relação do corpo com o meio em que está inserido. As atividades que ajudam a desenvolver essa habilidade são as seguintes: amarelinha, boliche, cirandas, entre outras.

Conhecimento que auxilia

Além do acompanhamento com especialistas, outra dica é buscar conhecimento por meio de cursos que ensinam e direcionam o aprendizado para o melhor caminho.
Fontes:
https://neurosaber.com.br/entenda-as-areas-psicomotoras-e-como-estimular-cada-uma-delas/
http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Manuais/GrauI/GrauI-04_Desenvolvimento.pdf
 
Luciana Brites Psicomotricista

9 Comments

  • Hellen Christine Pereira Carvalho Mattos
    Posted 06/11/2018 at 1:13 pm

    Amei! Sou professora da educação infantil. Obrigada!

  • Tatiana
    Posted 06/11/2018 at 1:52 pm

    Muito bom.

  • Arinalba Vieira de Sousa Alves
    Posted 06/11/2018 at 2:09 pm

    Trabalho com crianças com deficiência na sala de AEE e estou sempre acompanhado os conhecimentos que vocês nos trazem.
    Muito obrigado

    • Adriana Matias
      Posted 07/11/2018 at 9:52 am

      Olá Arinalba , Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂

  • Maria
    Posted 10/11/2018 at 12:22 pm

    Ótimas dicas!
    Obrigada

  • Lucimar Correa Lugon Rodrigues
    Posted 13/11/2018 at 11:17 pm

    Boa Noite! Excelente esse artigo sobre Educação Infantil, temos que buscar mais conhecimento sobre esse contexto amo educação infantil é nesse estágio que começa toda uma descoberta do aprendizagem fazendo nossas crianças pessoas do bem, pessoas digna de estar em uma sociedade reconhecendo assim seus direitos e deveres. Muitos pensam que educação infantil e só beincadeiras, mais é nas brincadeiras que nossas crianças torna- se cidadões sabendo que ali estar todas opções em suas caminhadas reconhecendo também seus limites. Eu agradeço de coração esses conhecimentos Boa Noite!

    • Adriana Matias
      Posted 14/11/2018 at 9:49 am

      Olá Lucimar ,para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂 .

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