Qual é o período sensível do desenvolvimento motor da criança?

O desenvolvimento motor é um dos pilares mais importantes da infância. Trata-se da evolução progressiva das habilidades motoras que permitem à criança mover-se com controle e coordenação.
Durante a infância, ocorrem os chamados períodos sensíveis, fases em que o cérebro apresenta alta plasticidade e está mais receptivo à aprendizagem de habilidades específicas — como as motoras.
No caso do desenvolvimento motor, o período mais sensível vai do nascimento até os 6 anos de idade, quando a criança adquire habilidades fundamentais como sentar, andar, correr, pular e manipular objetos.
Segundo Maria Montessori, “períodos sensíveis são oportunidades únicas de aprendizagem que devem ser respeitadas”. Após os 6 anos, a criança entra em uma fase de refinamento e coordenação mais precisa dos movimentos, consolidando as bases para aprendizagens mais complexas, como a escrita e os esportes. Veja mais sobre o desenvolvimento do pequeno aqui.
Conteúdo
Como Ocorre o Desenvolvimento Motor Infantil?
Primeiramente, o desenvolvimento motor infantil ocorre em etapas que respeitam o amadurecimento neurológico, físico e emocional. Desde os primeiros meses de vida, o bebê inicia a exploração do corpo e do ambiente.
O desenvolvimento psicomotor é mais amplo que o motor, pois envolve aspectos emocionais e cognitivos que interagem com a coordenação corporal.
Esse processo se manifesta ao longo do crescimento com estímulos do dia a dia, como o contato com sons, toques e interações sociais. Um simples instrumento musical pode estimular tanto o movimento quanto a percepção sensorial.
Dividimos esse processo em dois tipos principais:
- Desenvolvimento motor grosso: envolve movimentos amplos como sentar, engatinhar e correr;
- Desenvolvimento motor fino: relacionado a gestos mais delicados, como escrever ou amarrar os sapatos.
Ademais, fatores como a curiosidade, interação, qualidade do ambiente e tipo de estímulo recebido fazem toda a diferença.
Períodos Sensíveis no Desenvolvimento Motor
Os períodos sensíveis são oportunidades naturais que o cérebro oferece para a aquisição de habilidades específicas. O principal período sensível do desenvolvimento motor ocorre entre os 6 e 7 anos, mas há outros momentos importantes entre os quatro ou cinco anos e até mesmo nos primeiros anos de vida.
Durante esse intervalo, a criança:
- Está mais apta a aprender padrões motores com menos tipo de esforço;
- Demonstra maior sensibilidade a sons, gestos e movimentos coordenados;
- Responde com maior eficiência a práticas como musicalização, esportes leves e jogos com regras.
Observar atentamente a criança nesses períodos ajuda os adultos a compreender o que ela precisa exercitar. “Porque a criança é capaz de aprender com o corpo tanto quanto com a mente”, defendia Montessori.
Estímulos Essenciais para o Desenvolvimento Motor
A fim de estimular o desenvolvimento motor, é fundamental oferecer possibilidade de movimento variado, com atividades lúdicas e desafiadoras. O ambiente deve ser estruturado com adaptações e não-comercialmente motivado, priorizando a individualidade de cada criança.
Atividades para Estimular o Desenvolvimento Motor:
| Tipo de Habilidade | Atividades Recomendadas |
| Motricidade fina | Colorir, recortar, usar pincéis e modelar massinha |
| Motricidade ampla | Correr, pular, dançar, escalar |
| Coordenação visomotora | Jogos de montar, labirintos, labirinto sonoro com som |
| Lateralidade | Brincadeiras de espelho e reconhecimento do corpo |
| Organização espacial | Circuitos, trilhas e brincadeiras no chão |
Essas atividades, se inseridas de forma fluida na rotina, contribuem tanto para a aquisição motora quanto para a linguagem e o comportamento social. Conheça também as áreas psicomotoras e como estimulá-las.
Sinais de Atraso no Desenvolvimento Motor
Eventualmente, pode haver diferenças no ritmo de desenvolvimento motor entre as crianças. Fique atento se houver:
- Dificuldade para subir escadas ou correr com equilíbrio;
- Falta de coordenação ao usar lápis ou talheres;
- Dificuldade em acompanhar músicas ou gestos repetitivos.
Observar esses sinais com atenção e buscar conhecimento sobre o assunto é essencial. Um profissional pode indicar se é necessário trabalhar com estímulos específicos ou terapias.
O Papel da Família e da Escola no Desenvolvimento Motor
Família e escola são fundamentais para ajudar as crianças em seu percurso. Isso exige interação constante, escuta ativa e atenção aos momentos de maior abertura para aprendizagem.
Por exemplo:
- Criar oportunidades de brincar com música e instrumentos simples;
- Incentivar movimentos naturais do corpo durante a brincadeira;
- Oferecer tipo de estímulo diversificado, respeitando a idade e o estágio de cada criança.
Conclusão: Desenvolvimento Motor Infantil é a Base para Aprendizagem
Investir no desenvolvimento motor infantil é garantir que a criança tenha recursos físicos e cognitivos para crescer com autonomia. Reconhecer que os períodos sensíveis é uma fase temporária — mas poderosa — permite trabalhar com mais consciência e eficiência.
Por fim, o movimento não é apenas físico, mas também linguagem, expressão, vínculo e autoconhecimento.
FAQ – Perguntas Frequentes sobre Desenvolvimento Motor
É o processo pelo qual a criança adquire padrão de movimentos e coordenação, essenciais para atividades como andar, desenhar e brincar.
O mais marcante ocorre entre os 6 e 7 anos, mas há importantes fases entre os quatro ou cinco anos, além dos primeiros anos de vida.
Inclua atividades como musicalização, jogos com movimento, tarefas manuais e interações que promovam exploração corporal e motora.
O período sensível do desenvolvimento da criança refere-se a fases específicas durante a infância em que a criança apresenta maior facilidade para adquirir novas habilidades motoras. Durante esses períodos, o estímulo adequado pode potencializar o desenvolvimento infantil, permitindo que a criança aprenda e se desenvolva de maneira mais eficaz.
Os principais períodos sensíveis ocorrem na primeira infância, entre 0 e 6 anos, quando o cérebro apresenta maior plasticidade. Nesse período, a criança passa por etapas fundamentais do desenvolvimento motor, como rolar, engatinhar, andar e manipular objetos.
A partir dos 6 aos 7 anos, inicia-se uma fase de aperfeiçoamento e coordenação fina dos movimentos, essencial para tarefas escolares e sociais mais complexas.
Para estimular o desenvolvimento das crianças, é importante oferecer atividades que incentivem o movimento. Brincadeiras que envolvem correr, pular e escalar são ótimas opções. Além disso, conversar com a criança sobre suas experiências motoras também pode ser um estímulo positivo.
O esforço é fundamental, pois a criança precisa se sentir desafiada para aprender novas habilidades. Cada período traz desafios diferentes, e é através do esforço que a criança desenvolve a confiança necessária para explorar novas atividades.
Referencias:
https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia
http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v14%20n2%20artigo3.pdf
https://institutoneurosaber.com.br/artigos/tag/desenvolvimento-motor/
https://neurosaber.com.br/entenda-as-areas-psicomotoras-e-como-estimular-cada-uma-delas/
http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Manuais/GrauI/GrauI-04_Desenvolvimento.pdf

9 Comments
Amei! Sou professora da educação infantil. Obrigada!
Olá Hellen !
Agradecemos o carinho e a confiança.
Continue com a gente!
Conheça todos os nossos canais:
http://www.neurosaber.com.br
http://www.entendendoautismo.com.br
Canal no Youtube: Neurosaber – Clica no link https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-
FaceBook: NEUROSABER
Muito bom.
Olá Tatiana !
Agradecemos o carinho e a confiança.
Continue com a gente!
Conheça todos os nossos canais:
http://www.neurosaber.com.br
http://www.entendendoautismo.com.br
Canal no Youtube: Neurosaber – Clica no link https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-
FaceBook: NEUROSABER
Trabalho com crianças com deficiência na sala de AEE e estou sempre acompanhado os conhecimentos que vocês nos trazem.
Muito obrigado
Olá Arinalba , Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂
Ótimas dicas!
Obrigada
Boa Noite! Excelente esse artigo sobre Educação Infantil, temos que buscar mais conhecimento sobre esse contexto amo educação infantil é nesse estágio que começa toda uma descoberta do aprendizagem fazendo nossas crianças pessoas do bem, pessoas digna de estar em uma sociedade reconhecendo assim seus direitos e deveres. Muitos pensam que educação infantil e só beincadeiras, mais é nas brincadeiras que nossas crianças torna- se cidadões sabendo que ali estar todas opções em suas caminhadas reconhecendo também seus limites. Eu agradeço de coração esses conhecimentos Boa Noite!
Olá Lucimar ,para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂 .