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Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização?

O processo de alfabetização acontece por volta dos seis, sete anos, idade em que as crianças estão preparadas para o aprendizado da leitura e da escrita.

Sabemos que na educação infantil se inicia uma preparação para a alfabetização, onde as crianças desenvolvem habilidades importantes, como distinguir sons, ritmo da linguagem, tom da fala, fluxo das palavras, entre outras.

Ao contrário do que muitos pensam, a alfabetização precoce não é eficaz. O processo de alfabetização não deve ser encarado pela ótica da produtividade e da competição, como se o sucesso estivesse relacionado com a precocidade do ensino das letras.

Estudos indicam que aprender a ler precocemente é mais prejudicial do que vantajoso para as crianças. Isso porque pode levar a dificuldades de aprendizagem, ansiedade, frustração, entre outras condições nocivas ao desenvolvimento infantil.

Entenda qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização, neste artigo.

Momento ideal para o processo de alfabetização

Na educação infantil, o mais importante é brincar. Através das atividades lúdicas, as crianças aprendem melhor e se sentem mais motivadas para aprender. No entanto, não é recomendável que elas aprendam a ler nessa fase.

É muito importante que pais e professores compreendam que as crianças não devem ser expostas a experiências inadequadas às suas necessidades de aprendizagem, pois isso causa ansiedade e sentimento de inadequação.

Dessa forma, o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização é quando as crianças estejam devidamente preparadas, o que geralmente ocorre por volta dos seis, sete anos.

O problema da alfabetização precoce é que ela pode causar danos devido à pressão nas crianças de realizar algo que vai além de suas necessidades. Isso pode causar desmotivação para aprender e dificuldades de aprendizagem futuras.

Como estimular o processo de alfabetização

As crianças, desde o seu nascimento, estão desenvolvendo a linguagem e, de certa forma, se preparando para a alfabetização. Segundo pesquisas, ler para as crianças desde que são bebês, ajuda a desenvolver a capacidade de entender as palavras e construir um amplo vocabulário.

Ainda que o processo de alfabetização comece formalmente aos seis, sete anos, as crianças podem ser preparadas desde pequenas com esse tipo de estimulação, como a leitura. Quando inseridas no mundo das letras desde cedo, elas desenvolvem habilidades importantes para alfabetização, como a atenção, memória e imaginação. 

Quando os pais ou professores leem para as crianças pequenas, eles ajudam a desenvolver habilidades e a prepará-las para o processo de alfabetização. Outras formas de fazer isso é cantar canções com rimas, contar histórias, ler placas na rua e receitas em casa, etc.

A melhor forma de preparar as crianças para o processo de alfabetização não é ensinando a leitura e a escrita precocemente, mas sim oferecendo um ambiente rico em literatura e linguagem.

As desvantagens da alfabetização precoce

Na educação infantil o foco deve ser a construção de habilidades através do brincar. Exigir que as crianças, nesta idade, aprendam a ler e escrever pode prejudicar sua auto confiança. Nenhum estudo comprova que a alfabetização precoce seja benéfica, mas muitos comprovam a importância de ajudá-las, nessa fase, a se sentirem confiantes.

No entanto, as escolas, muitas vezes, sofrem pressão dos pais que acreditam que a alfabetização precoce irá ajudar seus filhos a ter sucesso na vida. Um erro que precisa ser debatido, para que possamos compartilhar informações que alcancem o maior número de pessoas.

As crianças tomam atitudes baseadas na expectativa dos pais, e ao sentirem essa pressão antes do tempo, podem acabar tentando satisfazê-la e acabam frustradas e se sentindo incapazes.

É dever dos educadores informarem e orientarem os pais sobre o processo de alfabetização e sobre a importância de desenvolver a autoconfiança nas crianças pequenas, permitindo que elas aprendam no tempo certo.

Estágios do desenvolvimento infantil

Para que fique mais claro a importância de iniciar o processo de alfabetização no tempo certo, vamos entender um pouco sobre os estágios do desenvolvimento infantil.

Os bebês, em seus primeiros seis meses de vida, estão desenvolvendo a visão, por isso, nessa fase, os pais podem mostrar para seus filhos livros com imagens e cores contrastantes, promovendo um momento de conforto e aconchego.

Mesmo que eles ainda não entendam, é importante ler em voz alta para se familiarizar com a linguagem e seu funcionamento.

A partir dos seis meses até um ano, aproximadamente, o bebê começa a explorar o mundo através das mãos e da boca. Nessa fase, os livros de plástico são os mais indicados, pois não oferecem riscos ao bebê ao manuseá-los.

Mesmo que os pais não consigam fazer uma leitura completa para o bebê nessa idade, é importante ler algumas partes, mostrar as imagens e nomear personagens e cenários, para que, gradualmente, entendam que as palavras têm significados.

A partir de um ano, as crianças interagem com os livros e com a leitura e podem ser incentivadas pelos pais a participar, fazendo perguntas sobre a história e o personagem, por exemplo.

Ler, conversar e cantar para as crianças pequenas é uma forma de promover o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a alfabetização. Portanto, antes do momento certo de iniciar o processo, pais e professores podem estimular a interação e o gosto pela leitura nas crianças, através dessas simples ações.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização.

Referências:

ALBUQUERQUE, ELIANA BORGES C. DE  e  FERREIRA, ANDRÉA TEREZA BRITO. ARTIGO – PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E NA FRANÇA E OS CONHECIMENTOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36 [citado  2020-12-11], e159401.

LIMA, Vanessa. A precocidade do processo de alfabetização: considerações acerca da prontidão da criança. Psicol. cienc. prof. [online]. 2001, vol.21, n.2 [cited  2020-11-23], pp.28-35.

13 Comments

  • Silvia Valentin
    Posted 28/02/2021 at 10:50 am

    Gostei muito , acho que alfabetizar uma criança tem o tempo certo

    • Lara stefany
      Posted 16/03/2023 at 10:28 am

      Tudo tem seu tempo eu creio que a idade ideal e quando entra já no período pra alfabetização mais se a criança mostra que já consegue e tem facilidade, podemos ir colaborando pra quando chegar na época obrigatória do governo que é o 1 ano ela já ter bastante noção.

  • VITÓRIAS OLIVEIRA.
    Posted 01/03/2021 at 1:40 am

    ESTOU GOSTANDO DE APRENDER COM VOCÊS,UMA LINGUAGEM CLARA E OBJETIVA. ATUALMENTE TENHO RETOMADO OS ESTUDOS E ESTOU TENTANDO AJUDAR UMAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE ONDE MORO.SÃO TANTAS DIFICULDADES…DETALHES SIMPLES QUE PREJUDICAM O APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DELAS.DIFICULDADES QUE VAI DESDE O LAR,A FAMÍLIA A VIOLÊNCIA E REFLETEM NO APRENDIZADO DELAS.GOSTARIA DE AJUDA-LAS MAS SOZINHA FICA DIFÍCIL.A PRÁTICA NOS ENSINA A REALIDADE,OS LIVROS NOS FORTALECEM,QUERO UM FUTURO MELHOR PARA OS JOVEMS E CRIANÇAS DO NOSSO BRASIL.

    • NeuroSaber
      Posted 01/03/2021 at 9:36 pm

      Olá Vitórias,
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Elaine Cristina
    Posted 01/03/2021 at 11:21 am

    Ótimo material!

  • Teresinha Bruno da Silva
    Posted 03/03/2021 at 10:08 pm

    Achei a matéria excelente parabéns

  • Maria Costa
    Posted 14/03/2021 at 2:11 am

    Ao realizar a leitura deste conteúdo, pude perceber o quanto é importante e enriquecedor para nassa pratica pedagógica.

  • Wanderlucy Batista Ferrira
    Posted 30/04/2022 at 2:26 pm

    Parabéns pelo conteúdo, muito importante tanto para os pais e principalmente para os professores, pois sou professora há 27 anos e acompanhei crianças que aprenderam ler na Educação Infantil e foram para o 1º ano com a idade inadequada para a etapa. Grande parte desses alunos quando chegam no Ensino Fundamental II, são imaturos e apresentam dificuldade para acompanhar as atividades, sem falar na insegurança. uma vez que os conteúdos são mais complexo o que exige uma compreensão mais crítica, com conhecimento da realidade. E podem se tornar frustados diante da situação. Alguns se tornam dependentes dos professores e pais para realizarem suas atividades que contemplam a matriz da escola, seja trabalho em grupo, trabalho extra classe, entre outros.

    • Solange
      Posted 02/05/2022 at 6:18 pm

      Olá Wanderlucy, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • NIVALDA SOUZA MENZES
    Posted 28/05/2022 at 1:17 am

    CLIQUEI SEM QUERER E VIM PARAR AQUI, COMECEI LER E AMEI ESSE MATERIAL. MARAVILHOSO. PARABÉNS.

    • Solange
      Posted 30/05/2022 at 2:05 pm

      Olá Nivalda, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Erica Patrícia
    Posted 13/03/2023 at 8:58 pm

    Amei esse material muito interessante onde aprendemos muito com vc..

  • Ana carolina s luz
    Posted 14/03/2023 at 12:38 am

    Matéria muito bem elaborada parabéns

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