Cenas de uma história real que chateiam e entristecem… O adolescente que acompanho desde a primeira infância…. A família mesmo com todos os problemas que sempre procurou orientação para um comportamento agressivo, impulsivo e com humor oscilante. O uso de medicamento e a psicoeducação mesmo que de forma irregular sempre segurou esse jovem que em determinados momentos parecia um caminhão sem freio… O profissional ideológico que orienta a família a interromper o medicamento porque acredita que o uso de medicamentos para comportamento em crianças é desnecessário e abusivo…. A família insegura suspende o tratamento. 0 jovem torna-se mais agressivo, começa usar drogas, agride gratuitamente as pessoas, vai preso e posteriormente é transferido para uma clínica sob custódia… A família se desespera, os pais separam-se, e o jovem fica ao Deus dará… Mais uma história em que as crenças pessoais sobrepujam a ciência e a medicina feita com ética. Ideologizar tratamentos em saúde pode causar estragos irreparáveis na vida das pessoas. (Texto feito pelo Dr Antônio Carlos de Farias, neuropediatra e coordenador do núcleo deNeurociências do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba).
Tags: Ciência
Escrito por
Luciana Brites
Tem mais de 25 anos de experiência em alfabetização e atendimento clínico a crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, e é Doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano pela mesma universidade.
Autora Best-seller do Livro “Brincar é fundamental”, autora do Livro “Alfabetização, Por onde começar” e co-autora de Como saber do que seu filho realmente precisa? (2018), Mentes únicas (2019) e Crianças desafiadoras (2019).
Há 14 anos fundou a NeuroSaber, Instituto que tem como missão compartilhar o conhecimento científico com linguagem simples e aplicabilidade prática para formar professores comprometidos com a aprendizagem de todas as crianças.
0 Comments
Estou amando os textos. Li alguns. Os demais. lerei à noite certamente. Material riquíssimo. Parabéns à toda equipe da Neuro Saber.
Estou muito feliz com o conteúdo, quando temos pessoas com orientação com base em estudos e pesquisas cientificas e médicas tudo fica bem mais esclarecido pra escola, professores e família.
Meu nome é Flávia, moro em Belo Horizonte, e tenho um filho com diagnóstico recente de Asperger. Tenho acompanhado as aulas dos textos. São ótimos e têm me ajudado bastante na compreensão e no manejo com meu filho.
Parabéns, os textos são excelentes, sempre que posso faço as leituras.