Skip to content Skip to footer

Saiba o que é numeracia e a sua importância na educação infantil

Falamos muito sobre alfabetização, mas precisamos entender a importância do desempenho na matemática na vida das crianças. Por isso, neste artigo, vamos abordar a numeracia na educação infantil.

A numeracia se refere às habilidades de matemática que permitem resolver problemas da vida cotidiana e lidar com informações matemáticas. Raciocínio lógico, noção de grandeza e quantidade, por exemplo, são habilidades úteis para isso.

Quando abordamos a numeracia na educação infantil, estamos estimulamos o desenvolvimento da habilidade de trabalhar, estimular e estruturar o raciocínio no meio em que a criança está inserida.

Alfabetização e numeracia

A alfabetização não é um processo natural e intuitivo no ser humano, mas as habilidades primárias matemáticas, como senso numérico e quantidade são. Podemos dizer que a matemática é mais intuitiva que a leitura e a escrita.

Muitos profissionais da educação usam o termo alfabetização matemática para se referir a aquisição de habilidades de numeracia. Embora podemos entender o que se quer dizer com esse termo, preferimos usá-lo corretamente, ou seja, alfabetização diz do processo de escrita e leitura e numeracia das habilidades matemáticas.

Desde os primeiros anos de vida, a criança aprende a pensar e se comunicar utilizando quantidade, tornando-se capaz de compreender padrões e sequências, conferindo sentido aos dados e aplicando raciocínio matemático para resolver problemas.

A criança começa a perceber padrões — grande e pequeno, muito e pouco, pesado e leve — em suas interações cotidianas, desde que são pequenas. São capazes de perceber formas diferentes mesmo que ainda não saibam nomeá-las, pois leva tempo para aprender as propriedades específicas de cada forma, como o número de lados e aparência.

Vale lembrar que as crianças que apresentam algum transtorno, como Deficiência Intelectual, podem apresentar déficits no raciocínio lógico matemático. Essas crianças partem do concreto ao abstrato e podem ter dificuldades nessa transição, o que dificulta lidar com dinheiro, com quantidades ou fazer operações matemáticas.

A importância da numeracia na educação infantil

Trabalhar com a numeracia na educação infantil significa proporcionar aos pré- escolares muita prática com formas para ajudá-los a solidificar sua compreensão das estruturas bidimensionais. Esse conhecimento das formas proporciona muitos benefícios para a aprendizagem. 

É importante começar pelo concreto, usando o próprio corpo como ponto de partida, como ensinar a contar os dedos, as partes do corpo, simetria, desenvolver as habilidades psicomotoras, etc. 

Dessa forma, a criança aprende sobre localização tendo como referência o seu próprio corpo: frente e atrás, em cima e embaixo e por aí vai. Trabalhar a habilidade adequadamente é fundamental para que a criança possa entender conceitos mais abstratos.

A educação infantil é muito importante, pois é onde a criança aprende habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar com objetivo, com sentido, é essencial para desenvolver habilidades cognitivas, começando pelo concreto para chegar nas habilidades abstratas.

É durante a fase de educação infantil que a criança mais se desenvolve, onde tem as aprendizagens mais significativas e importantes. A aprendizagem se dá a partir do outro e é através da mediação do professor que a criança aumenta seu vocabulário, trabalha suas potencialidades e busca superar suas dificuldades. 

A educação infantil é estruturante, pois é a base para outras aprendizagens, como aprender a ler e escrever, desenvolver o vocabulário, habilidades psicomotoras, entre outras. Dessa forma, o tempo de cada criança precisa ser respeitado, tendo os marcos como indicadores para a intencionalidade da aprendizagem na educação infantil. 

Cognição numérica

Habilidades primárias — numerosidade; ordinalidade; contagem; aritmética simples.

Habilidades secundárias — conceito de número; contagem; aritmética; cálculo; resolução de problemas.

Senso numérico

Estrutura conceitual bem organizada de informações numéricas que permite a uma pessoa compreender números e relações numéricas e resolver problemas matemáticos que não são limitados por algoritmos tradicionais.

Geometria

As crianças começam a notar as formas muito antes de terem a linguagem para nomeá-las. O conhecimento da forma é desenvolvido através da exposição a formas em vários formatos e métodos de ensino, assim como através da prática e do trabalho com formas em diferentes situações.

A linguagem permeia o conceito de numeracia e será usada quando for trabalhar raciocínio matemático. Por exemplo, diante um problema a criança internaliza a linguagem para depois partir para a tomada de decisão, que envolve raciocínio lógico.

Medir: abrange todas as habilidades necessárias para uma criança medir algo com eficácia. e o conhecimento de como medir os atributos físicos de um objeto, incluindo como usar ferramentas de medição e técnicas adequadas. 

Contagem: habilidade complexa composta por diferentes aquisições que, em conjunto, possibilitam a identificação da quantidade de elementos em uma coleção. Envolve as seguintes sub-habilidades: produção de cadeia verbal numérica (palavras-numero); estabelecimento de relação termo a termo.

A aquisição do senso numérico e da contagem da educação infantil são fortes preditores do desempenho em matemática nos primeiros anos escolares.

Atividades de numeracia devem envolver noção de quantidade; noção de algarismo e

noções de soma e subtração. Lembrando que as atividades devem ser abordadas de forma lúdica para trabalhar as habilidades de numeracia na educação infantil.

Se restou alguma dúvida, deixe nos comentários.

12 Comments

  • Marly
    Posted 18/06/2021 at 4:56 am

    Boa tarde!

    Dicas com o dia-a-dia todos podemos seguir para ensinar nossos filhos! Não tem desculpas!

    NeuroSaber só adicionando e enriquecendo nossos conhecimentos!

    Obg🙏🏻
    Pp Marly Sermuknis

    • Cristina
      Posted 12/10/2021 at 2:45 pm

      Quero entra no grupo como faço

  • Marth Beatriz Silvia Oliveira
    Posted 19/06/2021 at 12:57 am

    Sem palavras para descrever a importância do numeracia é imprescindível na escolarização de quaisquer criança seja atípica ou típica é só sucesso!!!

  • Trackback: 05 atividades divertidas de numeracia - Instituto NeuroSaber
  • Marcia Cristina Da Silva Souza
    Posted 02/10/2021 at 11:11 am

    Muito importante conhecer esses termos, sua importância em trabalhar habilidades desde muito cedo com as criancas.

  • Izabel Andrade viana
    Posted 12/10/2021 at 6:53 pm

    Gostei muito do kit! Obrigada,sou pedagoga e dou aula de reforço,tenho uma garota de 15 anos com déficits de aprendizagem.Vai me ajudar muito.

  • Janice
    Posted 15/10/2021 at 10:24 am

    Mt Interessante, super válido ainda mais agora que nós pais nos tornamos professores dos nossos filhos.

  • Nilcelia Pereira da Costa
    Posted 27/10/2021 at 2:41 pm

    Realmente a numerecia é fundamental, para um bom desenvolvimento com nossa turminha, principalmente, por que estou observando o quanto essa maneira de ensinar está transformando a vida de um dos alunos que tem distúrbios. Fico imensamente grata, pela oportunidade de estar aprendendo com vcs.

    • Webster
      Posted 27/10/2021 at 3:54 pm

      Olá, Nilcelia

      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão.

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 💙

  • Iarla Pereira de Araújo
    Posted 29/12/2021 at 4:58 pm

    Educação infantil, é cedo que se aprende.

  • Armando Mualeite
    Posted 13/03/2022 at 5:42 am

    Foi muito útil para mim. A leitura tornou um piuco mais amplo o horizonte sobre numeracia

    • Webster
      Posted 14/03/2022 at 1:37 pm

      Olá, Armando!

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los! Continue sempre acompanhando! 🤗

      Webster – Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5