Sinais de Distúrbios de Aprendizagem na Educação Infantil e Pré Escola
Os Distúrbios ou Transtornos de Aprendizagem (TA) são condições que afetam significativamente a capacidade de uma criança de adquirir habilidades acadêmicas básicas como leitura, escrita e matemática. Assim como outros transtornos do desenvolvimento, como o Autismo e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a detecção precoce dos TA é crucial para mitigar dificuldades e déficits cognitivos, preparando as crianças para um desenvolvimento acadêmico eficaz.
Neste artigo, vamos explorar os sinais precoces de distúrbios de aprendizagem na educação infantil e pré-escola, destacando a importância da observação criteriosa por parte dos educadores e o papel da intervenção precoce.
Conteúdo
Importância da detecção precoce
A detecção precoce de inabilidades para a aprendizagem desempenha um papel fundamental no sucesso educacional das crianças. Pois, ao identificar dificuldades desde cedo permite que intervenções apropriadas sejam implementadas, aumentando a motivação e o empenho das crianças em adquirir competências essenciais para a alfabetização.
Pesquisas neurocientíficas e neuropsicológicas indicam que crianças com histórico familiar de dislexia, discalculia e TDAH têm maior probabilidade de herdar essas condições, apresentando sinais anormais de desenvolvimento nos primeiros cinco anos de vida.
Fatores de Risco e Observação Criteriosa
Crianças que enfrentaram problemas no parto, meningite, atrasos motores e de fala, déficits auditivos ou visuais, severos problemas de comportamento, história de epilepsia ou traumas cranianos são mais suscetíveis a distúrbios de aprendizagem. Educadores devem estar atentos a esses fatores de risco e realizar uma observação mais detalhada nessas crianças.
Sinais Precoces de Distúrbios de Aprendizagem
Os sinais que devem chamar a atenção dos professores na pré-escola incluem:
– Problemas de fala: Dificuldade em articular palavras ou formar frases.
– Trocas no reconhecimento visual e auditivo de letras: Confusão ao identificar e diferenciar letras e sons.
– Problemas de coordenação motora: Dificuldade em realizar atividades que requerem coordenação motora fina e grossa.
– Dificuldade para memorizar sequências de letras e números: Problemas em lembrar a ordem de letras e números.
– Inabilidade para quebra-cabeças e espacialidade: Dificuldade em montar quebra-cabeças e entender conceitos espaciais como longe/perto.
– Hiperatividade: Agitação psicomotora excessiva e impulsividade.
Esses sinais são ainda mais significativos em crianças nascidas prematuras, com baixo peso ao nascer, ou expostas a tabagismo, alcoolismo e uso de drogas ilícitas durante a gestação.
Distúrbios de Aprendizagem: Ferramentas de avaliação na Pré-escola
Para apoiar a observação de possíveis distúrbios de aprendizagem, os educadores podem utilizar:
– Habilidades Fonológicas: Servem para ver a capacidade de manipular sons da fala.
– Testes de Nomeação Rápida: Medem a velocidade e precisão ao nomear objetos, cores, letras ou números.
– Testes de Identificação de Letras: Avaliam o reconhecimento de letras do alfabeto.
Intervenção e Encaminhamento
A vigilância constante é essencial para identificar crianças em risco de distúrbios de aprendizagem. Identificar um risco maior não significa que a criança definitivamente terá um transtorno de aprendizagem, mas sinaliza a necessidade de intervenção precoce.
Além disso, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) devem intervir com estimulação cognitiva ou psicomotora e encaminhar a criança para uma avaliação clínica e interdisciplinar, a fim de investigar possíveis causas biológicas e/ou ambientais e iniciar um plano estruturado de intervenção ou remediação.
A detecção precoce e a intervenção adequada são essenciais para apoiar crianças com possíveis distúrbios de aprendizagem. Além disso, os educadores desempenham um papel crucial nesse processo, observando sinais precoces e utilizando ferramentas de avaliação apropriadas.
Portanto,intervenções precoces podem melhorar significativamente o desenvolvimento acadêmico e social das crianças, proporcionando às crianças, habilidades necessárias para uma trajetória educacional bem-sucedida.
Referências:
Lange SM, Thompson B. “Early identification and interventions for children at risk for learning disabilities.” International Journal of Special Education 2006; 21(3): 108 – 120.
11 Comments
Estou muito feliz por receber todo este material que está me levando a conhecer melhor as dificuldades que as crianças podem enfrentar na pré-escola e as dicas valiosas de como tratar-las. Muito obrigada a toda equipe da Neurosaber.
Obrigada pelo carinho.
Boa noite,
Sou pedagoga e trabalho com Educação Infantil, tenho um aluno que apresenta algumas características como atraso na fala e dificuldade psicomotora . Lendo o artigo acima, me ajudou a constatar essas características.
Tenho interesse em fazer um curso online, qual seria a melhor opção?
Ola Priscila,
Você já fez sua inscrição par a III jornada? faça sua inscrição pelo link http://neurosaber.eplaces.com.br/iii-jornada-neurosaber-inscricoes
Necessito ficar informada,mas s depende do custo dos cursos
Ola maria,
Temos agora em outubro a III jornada, elá é gratuita, faça sua inscrição pelo link http://neurosaber.eplaces.com.br/iii-jornada-neurosaber-inscricoes
Boa Noite,
Como ajudar um aluno de 5º ano, já que o mesmo tem Daltonismo?
Como avaliar um aluno que não consegue acompanhar os demais de sua idade, estando no segundo ano do fundamental I?
Vaulene, precisa de uma equipe multidisciplinar para avaliar.
Criança com diagnodtico de processamento autivo centrale considerado oque “dificuldade de aprendizagem ou transtorno?
Angela, é preciso uma analise do diagnostico, procure seu médico para um melhor esclarecimento.