Skip to content Skip to footer

Sinais de Distúrbios de Aprendizagem na Educação Infantil e Pré Escola

Distúrbios de Aprendizagem

Os Distúrbios ou Transtornos de Aprendizagem (TA) são condições que afetam significativamente a capacidade de uma criança de adquirir habilidades acadêmicas básicas como leitura, escrita e matemática. Assim como outros transtornos do desenvolvimento, como o Autismo e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a detecção precoce dos TA é crucial para mitigar dificuldades e déficits cognitivos, preparando as crianças para um desenvolvimento acadêmico eficaz.

Neste artigo, vamos explorar os sinais precoces de distúrbios de aprendizagem na educação infantil e pré-escola, destacando a importância da observação criteriosa por parte dos educadores e o papel da intervenção precoce.

Importância da detecção precoce

A detecção precoce de inabilidades para a aprendizagem desempenha um papel fundamental no sucesso educacional das crianças. Pois, ao identificar dificuldades desde cedo permite que intervenções apropriadas sejam implementadas, aumentando a motivação e o empenho das crianças em adquirir competências essenciais para a alfabetização. 

Pesquisas neurocientíficas e neuropsicológicas indicam que crianças com histórico familiar de dislexia, discalculia e TDAH têm maior probabilidade de herdar essas condições, apresentando sinais anormais de desenvolvimento nos primeiros cinco anos de vida.

Fatores de Risco e Observação Criteriosa

Crianças que enfrentaram problemas no parto, meningite, atrasos motores e de fala, déficits auditivos ou visuais, severos problemas de comportamento, história de epilepsia ou traumas cranianos são mais suscetíveis a distúrbios de aprendizagem. Educadores devem estar atentos a esses fatores de risco e realizar uma observação mais detalhada nessas crianças.

Sinais Precoces de Distúrbios de Aprendizagem

Os sinais que devem chamar a atenção dos professores na pré-escola incluem:

Problemas de fala: Dificuldade em articular palavras ou formar frases.

Trocas no reconhecimento visual e auditivo de letras: Confusão ao identificar e diferenciar letras e sons.

Problemas de coordenação motora: Dificuldade em realizar atividades que requerem coordenação motora fina e grossa.

Dificuldade para memorizar sequências de letras e números: Problemas em lembrar a ordem de letras e números.

Inabilidade para quebra-cabeças e espacialidade: Dificuldade em montar quebra-cabeças e entender conceitos espaciais como longe/perto.

– Hiperatividade: Agitação psicomotora excessiva e impulsividade.

Esses sinais são ainda mais significativos em crianças nascidas prematuras, com baixo peso ao nascer, ou expostas a tabagismo, alcoolismo e uso de drogas ilícitas durante a gestação.

Distúrbios de Aprendizagem: Ferramentas de avaliação na Pré-escola

Para apoiar a observação de possíveis distúrbios de aprendizagem, os educadores podem utilizar:

Habilidades Fonológicas: Servem para ver a capacidade de manipular sons da fala.

Testes de Nomeação Rápida:  Medem a velocidade e precisão ao nomear objetos, cores, letras ou números.

Testes de Identificação de Letras: Avaliam o reconhecimento de letras do alfabeto.

Intervenção e Encaminhamento

A vigilância constante é essencial para identificar crianças em risco de distúrbios de aprendizagem. Identificar um risco maior não significa que a criança definitivamente terá um transtorno de aprendizagem, mas sinaliza a necessidade de intervenção precoce. 

Além disso, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) devem intervir com estimulação cognitiva ou psicomotora e encaminhar a criança para uma avaliação clínica e interdisciplinar, a fim de investigar possíveis causas biológicas e/ou ambientais e iniciar um plano estruturado de intervenção ou remediação.

A detecção precoce e a intervenção adequada são essenciais para apoiar crianças com possíveis distúrbios de aprendizagem. Além disso, os educadores desempenham um papel crucial nesse processo, observando sinais precoces e utilizando ferramentas de avaliação apropriadas.

Portanto,intervenções precoces podem melhorar significativamente o desenvolvimento acadêmico e social das crianças, proporcionando às crianças, habilidades necessárias para uma trajetória educacional bem-sucedida. 


Referências:

Lange SM, Thompson B. “Early identification and interventions for children at risk for learning disabilities.” International Journal of Special Education 2006; 21(3): 108 – 120.

11 Comments

  • vanessa
    Posted 02/03/2017 at 4:09 pm

    Estou muito feliz por receber todo este material que está me levando a conhecer melhor as dificuldades que as crianças podem enfrentar na pré-escola e as dicas valiosas de como tratar-las. Muito obrigada a toda equipe da Neurosaber.

    • NeuroSaber
      Posted 27/09/2017 at 7:59 am

      Obrigada pelo carinho.

  • Priscila Mattos Ramalho
    Posted 18/04/2017 at 9:27 pm

    Boa noite,
    Sou pedagoga e trabalho com Educação Infantil, tenho um aluno que apresenta algumas características como atraso na fala e dificuldade psicomotora . Lendo o artigo acima, me ajudou a constatar essas características.
    Tenho interesse em fazer um curso online, qual seria a melhor opção?

  • maria de fatima dos santos campos
    Posted 26/08/2017 at 2:06 pm

    Necessito ficar informada,mas s depende do custo dos cursos

  • Rose Clemente
    Posted 25/09/2017 at 6:50 pm

    Boa Noite,
    Como ajudar um aluno de 5º ano, já que o mesmo tem Daltonismo?

  • VAULENE FRANCISCO
    Posted 13/11/2017 at 2:28 pm

    Como avaliar um aluno que não consegue acompanhar os demais de sua idade, estando no segundo ano do fundamental I?

    • NeuroSaber Responde
      Posted 23/11/2017 at 10:01 am

      Vaulene, precisa de uma equipe multidisciplinar para avaliar.

  • Angela
    Posted 11/01/2018 at 3:16 pm

    Criança com diagnodtico de processamento autivo centrale considerado oque “dificuldade de aprendizagem ou transtorno?

    • NeuroSaber Responde
      Posted 12/01/2018 at 2:10 pm

      Angela, é preciso uma analise do diagnostico, procure seu médico para um melhor esclarecimento.

Leave a comment