Síndrome Asperger x Autismo – Qual a diferença?
Pais e mães sempre procuram os consultórios a fim de esclarecer uma dúvida: qual a diferença entre a Síndrome Asperger e Transtorno do Espectro Autista (TEA)? Este questionamento surge a partir do momento em que algumas pessoas acreditam na proximidade de determinadas características entre as duas condições como um motivo para incluí-las no mesmo grupo. No entanto, não é bem assim.
Conteúdo
A Síndrome de Asperger
O Asperger é caracterizado como uma versão mais branda do autismo, mas é preciso salientar que ambos devem ser considerados coisas distintas. No caso da Síndrome de Asperger, podemos dizer que ela é marcada como uma condição cuja criança apresenta características peculiares em seu comportamento, mas nada que interfira na interação social e nos afazeres do cotidiano, como a escola e a vida profissional.
A pessoa diagnosticada com Asperger tem um sinal que a torna única em meio a um grupo de alunos, por exemplo: a fala consideravelmente rebuscada. Quem vive com Asperger é conhecido pela comunicação bem desenvolvida.
As crianças que convivem com a síndrome costumam demonstrar menos atrasos em seu desenvolvimento. Além disso, outro ponto que destaca os pequenos é a memorização. Eles são excelentes em sequências matemáticas, mapas e nos campos das artes, como música e pintura.
O Autismo
O Autismo é considerado um transtorno de desenvolvimento cujas consequências mais conhecidas são o comprometimento global da interação social. Isso implica em comportamentos repetitivos, restritos e problemas ligados à comunicação social da criança e do adulto.
Uma pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista apresenta problemas de linguagem. Muitas delas não desenvolvem a fala de maneira espontânea, tendo que ser submetidas a intervenções com especialistas (fonoaudiólogos).
Além disso, uma característica própria do Autismo é a hipersensibilidade que a maioria dos pacientes relata. Essa reação pode atingir o olfato, a audição, o tato e outros sentidos do corpo cujo estímulo, por mais moderado que seja, pode surtir um efeito insuportável para as crianças e adultos que convivem com o TEA.
Ecolalias
Enquanto as pessoas com Autismo costumam manifestar ecolalias como parte das características do transtorno, os pacientes com Asperger não demonstram esse traço.
Outros pontos que diferem a Síndrome Asperger e o Autismo
Quem vive com Asperger pode manifestar estereotipias leves, como o gosto aficionado por determinados objetos ou assuntos. De qualquer forma, essas características são bem mais leves quando comparadas ao Autismo.
No caso do TEA, as pessoas tendem a ser mais desatentas ou até mesmo hiperativas, dependendo do grau de intensidade que cada uma demonstra. Para se ter uma ideia, veja como a situação do Autismo pode ser dividida entre os pacientes infantis:
– 5% das crianças com autismo têm altas habilidades;
– 40% apresentam intelecto normal;
– 50% têm um retardo mental associados.
Na Síndrome de Asperger o nível de inteligência é normal e não sofre nenhuma variação que possa comprometer o desenvolvimento de atividades e outras funções.
Diferenças no diagnóstico
Enquanto o Autismo pode ser notado de forma precoce, quando a criança está na faixa que varia de 1 ano e meio a 3 anos; o Asperger só é percebido mais tarde. Além disso, uma característica determinante é o fato de a criança com autismo não apresentar tanta reciprocidade (algo incomum para bebês atípicos – que não convivem com TEA). Eles também não estabelecem comunicação visual. A partir disso, os pais levam a criança para acompanhamento médico.
Na Síndrome de Asperger ocorre algo diferente: as características aparecem ao longo do crescimento da pessoa. Sendo assim, é importante relembrar que para se chegar ao diagnóstico pelo fato de os sinais virem acompanhados de cada fase do desenvolvimento.
10 Comments
Quais as mais comuns de uma criança com síndrome de Asperger aos 3 anos?
Olá, Maria
A melhor maneira de lidar com o diagnóstico é procurar ajuda assim que a Síndrome de Asperger for detectada. Somente com o acompanhamento de profissionais, a qualidade de vida da criança tende a ficar melhor.
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
Youtube: https://youtube.com/neurosabervideos
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Instagram: @neurosaberoficial
Webster,
Equipe NeuroSaber 💙
Meu neto apresentou alguns sinais de TEA com um ano. Não olhava ao ser chamado pelo nome, não apontava, não falava as primeiras palavras e não tinha contato visual e seletivo com alimentos. Iniciou as terapias em seguida. Hoje faz contato visual aponta bate balsas fala muitas palavras e pequenas frases já se alimenta bem tem muito interesse em letras e números e com um ano e meio já conhecia todas. Hoje com 2 anos e 9 meses esta cada dia melhor. Esteriotipias poucas. Aqui acolá anda na ponta dos pes mas tem ecolalias. Raramente tem crise e passa logo
E quando eh contrariado. Não tem problema com som luzes ou ambientes cheios. Além das terapias está na escola e interage com os colegas ( as professoras ainda não perceberam nada ) a mãe só comunicou a direção a pouco tempo pq esperou q falassem mas não perceberam. A Neuro ainda não fechou o diagnóstico. Mas sei q está no espectro pq convivo leio e acompanho diariamente. Gostaria de saber se já podemos saber se eh asperger ou nível 1 ou qual?
Olá Maria, tudo bem?
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Oi boa dia, é possível uma criança ter QI 131 e ser asperg?meu filho fez uma avaliação Neuropsicologica e deu esse laudo,mas ainda temos que investigar,qual a chance desse resultado ser conclusivo ?12 anos
Olá Sônia, tudo bem?
Segue um link do artigo: “Além do Q.I: como identificar e auxiliar o desenvolvimento de crianças com altas habilidades/superdotação?”: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/alem-do-q-i-como-identificar-e-auxiliar-o-desenvolvimento-de-criancas-com-altas-habilidades-superdotacao/
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Olá. Qual profissional pode avaliar um adulto?
Olá Alba, tudo bem?
Recomendamos primeiramente que procure um neurologista, o profissional irá orientar qual o melhor caminho para o diagnóstico e tratamento, caso seja necessário.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Olá! Tenho uma menina de 5 anos, não se socializa com adultos, com crianças sim, mas tipo não responde quando alguém fala Oi ou dá Tchau, ela simplesmente não fala nem pra crianças e muito menos adultos, fico sem graça, nem pra mim ou pro pai ela fala, será q pode ser um tipo de síndrome? Ela é muito vergonhosa , somente eu e o pai pra dialogar.
Olá Francielli, tudo bem?
Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙