Sintomas principais do TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo
Por acaso vocês já ouviram falar sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) do tipo hiperativo-impulsivo? Ainda não? Pois saibam que essa categoria existe e deve ser tratada tão logo os médicos conseguem diagnosticá-la em seus pacientes.
Conteúdo
TDAH: o distúrbio que atinge crianças e adultos
Como a maioria dos leitores já sabe, o TDAH é um distúrbio que afeta a função do neurodesenvolvimento. Ele afeta crianças, mas adultos podem manifestar seus sintomas também. É importante lembrar, porém, que no caso do segundo grupo, o transtorno já acompanhava a vida desses indivíduos desde a infância.
Existem divisões dentro dos sintomas do TDAH?
Por falar em sintomas, deve-se ter em mente que existem duas categorias em que essas características são divididas. São elas: inatenção (ou inabilidade ao foco) e hiperativo-impulsivo (ou a inabilidade de manter o comportamento sob controle).
Quais são os principais sintomas do TDAH hiperativo-impulsivo?
– A criança (ou adulto) fica se contorcendo ou muito agitada;
– A pessoa não consegue ficar sentada ou parada em um canto por um longo período de tempo;
– Geralmente, quem convive com TDAH do tipo hiperativo-impulsivo fala de forma excessiva; é aquele que não consegue parar de conversar dentro de sala ou em ambientes que pedem silêncio;
– O pequeno (ou adulto) não para de andar por todo o espaço em que está, além de agitar todos que estão à sua volta;
– Quem é diagnosticado com este tipo de TDAH costuma falar coisas inapropriadas sem pensar antes nas consequências ou sem ponderar se o momento é propício para tal;
– Pessoas convivendo com TDAH hiperativo-impulsivo podem manifestar um lado completamente impaciente ou até rude com os demais;
– A criança (ou adulto) não espera para ouvir o que seu interlocutor tem a dizer e, por isso, tem o costume de interromper o raciocínio de quem está com a palavra; corta a conversa de outras pessoas (mesmo quando elas não pedem opinião);
– Complementando os sintomas acima, uma das características mais evidentes é o fato de o indivíduo incluído nesta modalidade não esperar a sua vez; não somente para a fala, mas qualquer outra atividade ou ação que necessita aguardar o momento certo.
Sobre o TDAH combinado
Sabiam que uma pessoa pode manifestar os sintomas existentes nas duas categorias citadas anteriormente (inatenção e hiperativo-impulsivo)? Quando isso acontece, a criança manifesta seis sintomas ou mais de cada tipo. Nesse caso, os especialistas consideram que o TDAH identificado é o combinado. Segundo estudos, a maioria das crianças está incluída nesse grupo.
Sobre o tratamento indicado
O médico responsável pelo paciente adota alguns métodos já consolidados no meio científico. Primeiramente, ele providencia um exame para tentar identificar outros sinais que podem ser identificados juntamente ao TDAH do tipo hiperativo-impulsivo, sobretudo se há alguma comorbidade.
Os próximos passos consistem em uma investigação ainda mais detalhada a fim de que a intervenção disponível seja aplicada para o desenvolvimento do pequeno ou do adulto diagnosticado com este tipo de TDAH.
Links consultados: https://www.healthline.com/health/what-adhd-combined-type#diagnosis
29 Comments
Uma dica …. ao falar de crianças com TDAH, de dicas para os pais tbm de como lidar com tudo isso, pois não é fácil conviver com essa dificuldade dos filhos, às vezes me pego pensando como vai ser o futuro da minha filha sendo assim… dói demais!!
Olá Monique ,
enviado como sugestão para setor responsável agradecemos o contato e confiança .
Monique não fique aflita… ela será incrível! ♥️
Ótimo!
Olá, gostaria de saber mais sobre esse exame sitado no texto, para identificar outros sinais juntamente com o TDAH, pois meus dois filhos foram diagnosticados, somente por avaliação médica, aquele questionário, avaliação da Fono e da Neuropscicologa , e avaliação do otorrino com os exemes nessa área
Estou no caminho certo?
Ainda fico muito insegura, tenho acompanhado o trabalho de vocês já a algum tempo e tem me ajudado muito a entender e aprender sobre o transtorno sou muito grata a vcs
Olá Graziela
ideal é seguir as orientações dos médicos que já está acompanhando o caso dela , caso seja necessário eles mesmo já vai solicitar outros exames ou avaliação .
Muito triste esse transtorno…tanto para os filhos quanto para os pais. A criança/adolescente sempre é vista como mal educada, sem noção e inconveniente.
A parte de não ouvir o outro atrapalha seu aprendizado e educação. Quando vc ensina uma coisa pela centésima vez….parece que está sendo a primeira….E no dia seguinte faz errado de novo.
Inicialmente meu filho apresentava características de Autismo Leve mas com a proximidade dos 6 anos de idade começou a apresentar sintomas de TDHA impulsivo. Isso é uma característica comum neste tipo de diagnóstico?
Boa tarde!
Ja passo meu filho de 4 anos na psicóloga e ele esta tomando um remedio se chama ANSIODORUM pq ele é muito ancioso e tem TDAH hiperativo.
Gostaria de saber se com o tempo ele melhora, quando crescer? Pq me preocupo muito com Ele pois ele é agressivo na escola, nos lugares, conversa muito mesmo.
Como comecei fazer o tratamento nele cedo queria saber se antes da adolescencia ele vai melhorar?
Aguardo resposta
Obrigada
Olá Elaine ,
se fizer o tratamento corretamente tem uma melhora significativa no comportamento e desenvolvimento dele .
Uma adulta já na casa dos 44 anos, muito inteligente, mas está passando por um momento, no trabalho (empreendendo ) muito difícil. E ela não consegue entender algumas coisas, por exemplo, o socio fez algo que ela considera que era da área dela . Ela brigou, brigou tanto, sem entender que não era tão importante! Só porque entrou um pouquinho, na área dela mas sem nenhuma consequência para área em questão. Mas foi tão sem noção que me preocupei! Quando criança, ela foi diagnosticada com TDAH. E muitas situações, sem
noção acontecem
com ela.
De tudo que leio sobre TDAH meu filho possui a maioria das característica. Contudo, percebo algo a mais nele, que me chama atenção e não entendo se há relação com esse transtorno. Ele tem muitas ESTEROTIPIAS. Se bate o tempo todo. Bate no próprio rosto. Bate na barriga, no peito. Ja cronometrei e observei que ha dias que o espaço de tempo entre as práticas chega a ser de 2 minutos.. Fico angustiada. Ele está com 4 anos e meio e já tentamos 2 medicamentos, porém ambos foram suspendidos por apresentarem efeito contrário, ou seja, a agitação ficou muito crítica…
Olá Verônica ,
procure um neuro pediatra para avaliar ele caso for necessário irá encaminhar para outro especialista .
Meu filho tbm tem estereotipias . Estou perdida com isso . Não sei o que fazer , pela estereotipias o neuro laudou autismo .
Meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com TDAH mas com o remédio ele perdeu o sono e com isso o neuropediatra suspendeu e disse que ele não precisaria mais gostaria de entender o pq?
Olá Jéssica , sem uma avaliação pessoalmente não tem como te orientar , por esse motivo é necessário que siga as orientações do médico
que está acompanhando o caso ou faça uma nova avaliação com outro médico.
Meu filho foi diagnosticado com avaliação de um psiquiatra infantil aos 4 anos de idade e com remédios melhorou agora ele tem 15 anos e pôr esse motivo penho problemas com ele até hoje os professores falam que ele é normal e não liga muito pelo problema dele sou chamada direto no conselho tutelar por faltas pois ele não suporta o barulho e não gosta de ir à escola ele já ficou dóis anos afastado quando meu pai faleceu , queria saber se tenho direito sobre isso na escola e se está doença tem cura ? Obrigada
Olá Roberta , a escola ela pode trabalhar algumas medidas para auxiliar no processo de aprendizado , o TDAH não tem cura mas uma melhora significativa se tratado .
Meu netinho tem 1 ano e 9 meses e ainda nao fala nada …Quando chora balbuseia di,di e Gostaria de saber se isso já é um altismo?
Olá Ednir,
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu netinho.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Muito triste esse transtorno…tanto para os filhos quanto para os pais. A criança/adolescente sempre é vista como mal educada, sem noção e inconveniente.
A parte de não ouvir o outro atrapalha seu aprendizado e educação. Quando vc ensina uma coisa pela centésima vez….parece que está sendo a primeira….E no dia seguinte faz errado de novo.
O meu filho diz o médico que ele tem TDAH mas nunca fiz exame foi através da escola que hj eu faço tratamento no caps e com neorologista tem hora q só deus pra poder da paciência e vdd quem não conviver com uma criança assim n sabe pensa q e friscura já ouvir gente disse que é amostramento e n só que sabe e quem vivi queria tanto a melhorar dele mas tenho fé que vai chegar 🙌🏼
Eu me chamo Andréa tenho 28 anos esses dias eu descobrir que eu tinha, eu aprendo tudo rápido porém eu fico respondendo tudo que a professora fala, eu não filtro as coisas eu respondo na cara e o pior de tudo é não conseguir se concentrar com barulho ou provas muito longa, questões com texto grande me deixa cansada .. eu sofro muito ! Meu filho tem autismo e tdah imagina ele tem dias que q minha mente trabalha muito rápido vivo com dor de cabeça.
Olá Andréia, em nossos portais você pode conferir um conteúdo completo sobre esse tema, com base científica!
É indicado também que tenha um acompanhamento médico 😉
Maradja,
Equipe NeuroSaber 💙
Tenho um menino na familia que diz ser imperativo está medicado e acompanhado pelo medico,so que ele nao sabe o que é um não ou depois vê-se se posso comprar,tem 10 anos nao sabe escrever nada ,mas sabe dizer tudo que a do interesse dele como jogos etc, como com o telemóvel dorme com ele só vê coisas esquesitas na tv, levou para a escola uma caderneta de cromos que só fazia destrubios aos outros,a professora tiroulhe e disse que depois das aulas lhe dava,ele bateu em todos revirou mesas e cadeira só por isso,tem uma irmã de 19 anos ele bate nela e no namorado dela que eles tem que fujir dele,o pai lhe chama atenção com calma e ele enche o peito de ar empina para o pai e diz,calate nao tenho medo de ti .isso sera so imperativo mesmo .obrigada mas me respoda por favor.obtigada.
imensos problemas de mau comportamento na escola e este ano pior. É desobediente, rasga testes, risca testes, responde mal aos professores, não tem qualquer interesse em estudar nem em mudar de atitude. Está a tomar uma medicação que a pedsiquiatra lhe receitou mas a concentração não se vê. Tenho falado muito com ele, mas ele entende e diz que não vai fazer asneira, mas todos os dias faz.
Ando cansada com tanta coisa negativa, notas negativas, recados dos professores de mau comportamento, distrurbios que ele faz às suas próprias coisas…
Já pedi psicóloga na escola, vou tentar que ele faça terapias.
Tenho castigado, tirado telemóvel, PlayStation que ele tanto adora, mas não resulta.
Ajude me com lidar com esta situação.
Olá, Isabel!
Compreendemos que seja difícil lidar com essa situação. Nesse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j5_uAIglq1c tem muitas informações e dicas que o Dr. Clay e a Lu Brites dão que pode te ajudar a entender melhor. Vale a pena conferir!!!
Webster.
Equipe NeuroSaber 💙
Boa noite.
Gostaria de saber se há grandes diferenças entre a sindrome de asperger e o TdAh, ou se podem confundir em diagnóstico? Ou coexistirem?
Olá Francine, tudo bem?
Separamos um ótimo vídeo sobre o tema com o dr. Clay Brites, vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=QBKWqcQgEPw
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙