As crianças aprendem através do brincar, por isso as atividades lúdicas na educação infantil devem envolver jogos e brincadeiras. O direito de brincar é tão fundamental para o desenvolvimento infantil e bem-estar das crianças, que é considerado pela ONU como um direito universal da criança.
O brincar ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a aprendizagem e favorece a interação social. Brincar é ainda mais importante para as crianças na educação infantil e o aprendizado deve acontecer por meio de atividades lúdicas.
No entanto, vemos que muitos professores sentem dificuldade em saber quais brincadeiras são mais apropriadas para a educação infantil. Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de atividades para te inspirar. Confira!
Conteúdo
Atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento infantil
A brincadeira é uma atividade divertida, sem metas definidas, espontânea, que envolve engajamento ativo e elementos de faz de conta. É importante ter isso em mente ao pensar nas atividades lúdicas para desenvolver na educação infantil.
Preparamos algumas dicas para te inspirar em sala de aula e ajudar as crianças a aprenderem brincando!
Brincadeira de Água
As brincadeiras com água permitem que as crianças façam experiências em um ambiente seguro e aprendam conceitos básicos como volume. Além disso, brincar na água é ótimo para aprender as consequências das ações, desenvolve a coordenação motora e a força física, além de ser uma das brincadeiras favoritas das crianças.
Massinha
A massinha é uma brincadeira que faz parte de toda infância. Fortalece os dedos, contribuindo na preparação para a escrita, desenvolve habilidades motoras finas, a criatividade e a coordenação motora fina.
Brincar de personagem
Ofereça aos alunos roupas, adereços e fantasias e deixe o resto por conta da imaginação das crianças. Em breve você descobrirá um futuro médico, veterinário, enfermeira, astronauta, chef ou ator.
Brincar de fantasiar ajuda as crianças a entender o mundo, os diferentes papéis e interesses dos adultos, além de estimular a interação social.
Brincadeiras com tintas
Tintas, lápis, canetinhas, não importa a ferramenta, mas sim o objetivo dessa atividade. As crianças adoram desenhar e pintar. De forma prazerosa, elas vivenciam seu mundo de forma sensorial e desenvolvem a auto expressão e habilidades de pré-escrita.
Além disso, aprendem sobre cores, misturas e organização. Afinal, é preciso limpar a bagunça após deixá-las à vontade para pintar, desenhar e se lambuzar com as tintas!
Música e ritmo
O canto e a música ajudam a desenvolver a linguagem, habilidades de alfabetização e conceitos matemáticos básicos. Além disso, as crianças desenvolvem o ritmo e aprimoram suas habilidades auditivas.
Já a dança ajuda a desenvolver a força, flexibilidade e a coordenação motora.
No mundo da imaginação
As brincadeiras de faz-de-conta estimulam a imaginação, pois são espontâneas e permitem às crianças criar livremente. Oferecer oportunidades durante o dia na sala de aula para as crianças brincarem, disponibilizando objetos para estimular a imaginação, é uma atividade fundamental na educação infantil.
Movimentando o corpo
Correr e pular são as atividades preferidas das crianças pequenas. Elas estão em constante movimento e é preciso oferecer espaços seguros e adequados para que possam brincar e se desenvolver. Pistas sensoriais e circuitos para percorrer correndo são ótimas atividades para fazer ao ar livre.
Além de ser divertido, esses movimentos corporais desenvolvem a autoconfiança, as habilidades motoras e a capacidade de assumir riscos.
Jogos educativos
Existem diversos jogos educativos que podem ser usados na educação infantil, entre eles os sensoriais — que envolvem os sentidos, estimulam a curiosidade e a percepção sensorial — e os jogos de tabuleiro — que contribuem com o aprendizado de cores, formas, números e ensinam habilidades como lidar com perdas e frustrações.
Culinária
Inclua no planejamento pedagógico atividades que envolvam cozinhar. Elas combinam estímulos sensoriais com o aprendizado de conceitos matemáticos, habilidades domésticas e favorecem a interação social.
Pular corda
Pular corda, assim como correr e pular, é uma das brincadeiras favoritas das crianças. Uma atividade aeróbica que exige esforço, contribuindo para o preparo físico das crianças, além de desenvolver a coordenação motora e a consciência corporal.
Essas foram algumas sugestões de atividades lúdicas para te inspirar a criar as suas! É importante considerar a importância do brincar para a aprendizagem. Mais do que propiciar momentos de prazer e diversão, elas contribuem com o desenvolvimento infantil.
As atividades lúdicas favorecem o bem-estar físico e mental das crianças, pois elas aprendem brincando e desenvolvem habilidades essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, emocional e físico.
Se você conhece mais atividades lúdicas que contribuem com o desenvolvimento infantil, deixe sua sugestão nos comentários!
Referências:
CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte e VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.1 [citado 2021-02-23], pp. 0-0 .
MARQUES, Juliana Flausino. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
9 Comments
Muito bom o conteúdo…
Olá Instituto Neuro Saber! Confira este material incrível, que está salvando muitos professores!
São mais de 700 atividades para Educação Infantil!
Olá Werikson,
Agradecemos o envio!
Conheça nossos Cursos, NeuroPalestras e Programas disponíveis, basta clicar no link : Aqui está o link com nossos cursos/programas para adquirir😉:
https://institutoneurosaber.com.br/artigos/cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Qual?
Gostei muito do artigo, onbrigada.
Excelente me ajudou muito, gostaria de obter mais atividades sou explicadora e tenho 64 alunos em horários diferentes
Amei e me inspirei a trabalhar esse lado em dar atenção as crianças parabéns
Olá Lioneide, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙