Skip to content Skip to footer

Sugestões de atividades para desenvolver na educação infantil

As crianças aprendem através do brincar, por isso as atividades lúdicas na educação infantil devem envolver jogos e brincadeiras. O direito de brincar é tão fundamental para o desenvolvimento infantil e bem-estar das crianças, que é considerado pela ONU como um direito universal da criança.

O brincar ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a aprendizagem e favorece a interação social. Brincar é ainda mais importante para as crianças na educação infantil e o aprendizado deve acontecer por meio de atividades lúdicas. 

No entanto, vemos que muitos professores sentem dificuldade em saber quais brincadeiras são mais apropriadas para a educação infantil. Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de atividades para te inspirar. Confira!

Atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento infantil

A brincadeira é uma atividade divertida, sem metas definidas, espontânea, que envolve engajamento ativo e elementos de faz de conta. É importante ter isso em mente ao pensar nas atividades lúdicas para desenvolver na educação infantil.

Preparamos algumas dicas para te inspirar em sala de aula e ajudar as crianças a aprenderem brincando! 

Brincadeira de Água

As brincadeiras com água permitem que as crianças façam experiências em um ambiente seguro e aprendam conceitos básicos como volume. Além disso, brincar na água é ótimo para aprender as consequências das ações, desenvolve a coordenação motora e a força física, além de ser uma das brincadeiras favoritas das crianças.

Massinha

A massinha é uma brincadeira que faz parte de toda infância. Fortalece os dedos, contribuindo na preparação para a escrita, desenvolve habilidades motoras finas, a criatividade e a coordenação motora fina. 

Brincar de personagem

Ofereça aos alunos roupas, adereços e fantasias e deixe o resto por conta da imaginação das crianças. Em breve você descobrirá um futuro médico, veterinário, enfermeira, astronauta, chef ou ator. 

Brincar de fantasiar ajuda as crianças a entender o mundo, os diferentes papéis e interesses dos adultos, além de estimular a interação social. 

Brincadeiras com tintas

Tintas, lápis, canetinhas, não importa a ferramenta, mas sim o objetivo dessa atividade. As crianças adoram desenhar e pintar. De forma prazerosa, elas vivenciam seu mundo de forma sensorial e desenvolvem a auto expressão e habilidades de pré-escrita. 

Além disso, aprendem sobre cores, misturas e organização. Afinal, é preciso limpar a bagunça após deixá-las  à vontade para pintar, desenhar e se lambuzar com as tintas!

Música e ritmo

O canto e a música ajudam a desenvolver a linguagem, habilidades de alfabetização e conceitos matemáticos básicos. Além disso, as crianças desenvolvem o ritmo e aprimoram suas habilidades auditivas. 

Já a dança ajuda a desenvolver a força, flexibilidade e a coordenação motora.

No mundo da imaginação

As brincadeiras de faz-de-conta estimulam a imaginação, pois são espontâneas e permitem às crianças criar livremente. Oferecer oportunidades durante o dia na sala de aula para as crianças brincarem, disponibilizando objetos para estimular a imaginação, é uma atividade fundamental na educação infantil.

Movimentando o corpo

Correr e pular são as atividades preferidas das crianças pequenas. Elas estão em constante movimento e é preciso oferecer espaços seguros e adequados para que possam brincar e se desenvolver. Pistas sensoriais e circuitos para percorrer correndo são ótimas atividades para fazer ao ar livre.

Além de ser divertido, esses movimentos corporais desenvolvem a autoconfiança, as habilidades motoras e a capacidade de assumir riscos.

Jogos educativos

Existem diversos jogos educativos que podem ser usados na educação infantil, entre eles os sensoriais — que envolvem os sentidos, estimulam a curiosidade e a percepção sensorial — e os jogos de tabuleiro — que contribuem com o aprendizado de cores, formas, números e ensinam habilidades como lidar com perdas e frustrações.

Culinária

Inclua no planejamento pedagógico atividades que envolvam cozinhar. Elas combinam estímulos sensoriais com o aprendizado de conceitos matemáticos, habilidades domésticas e favorecem a interação social.

Pular corda

Pular corda, assim como correr e pular, é uma das brincadeiras favoritas das crianças. Uma atividade aeróbica que exige esforço, contribuindo para o preparo físico das crianças, além de desenvolver a coordenação motora e a consciência corporal.

Essas foram algumas sugestões de atividades lúdicas para te inspirar a criar as suas! É importante considerar a importância do brincar para a aprendizagem. Mais do que propiciar momentos de prazer e diversão, elas contribuem com o desenvolvimento infantil.

As atividades lúdicas favorecem o bem-estar físico e mental das crianças, pois elas aprendem brincando e desenvolvem habilidades essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, emocional e físico.

Se você conhece mais atividades lúdicas que contribuem com o desenvolvimento infantil, deixe sua sugestão nos comentários!

Referências:

CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte  e  VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.1 [citado  2021-02-23], pp. 0-0 .

MARQUES, Juliana Flausino. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

9 Comments

  • Maria de Lourdes Siqueira Mapa
    Posted 28/02/2021 at 1:10 am

    Muito bom o conteúdo…

  • Werikson Lopes
    Posted 02/03/2021 at 4:27 pm

    Olá Instituto Neuro Saber! Confira este material incrível, que está salvando muitos professores!
    São mais de 700 atividades para Educação Infantil!

  • Maria
    Posted 19/08/2021 at 1:58 pm

    Gostei muito do artigo, onbrigada.

  • Maria Beatriz Quimas
    Posted 20/10/2021 at 11:11 am

    Excelente me ajudou muito, gostaria de obter mais atividades sou explicadora e tenho 64 alunos em horários diferentes

  • Lioneide Martins
    Posted 15/06/2022 at 2:01 am

    Amei e me inspirei a trabalhar esse lado em dar atenção as crianças parabéns

    • Solange
      Posted 15/06/2022 at 1:12 pm

      Olá Lioneide, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Educação física no desenvolvimento infantil

Leave a comment

0.0/5