Skip to content Skip to footer

TDAH e o Hiperfoco

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de natureza neurobiológica, comum durante a infância e que pode acompanhar o indivíduo durante toda sua vida. A pessoa que possui TDAH costuma ter dificuldade em manter a atenção, gerenciar seus níveis de energia e controlar os impulsos.

Ao contrário da distração, uma das características também presentes em crianças com TDAH é o hiperfoco. Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre ele e algumas atividades que podem ajudar no desenvolvimento da criança.

O que é hiperfoco?

O hiperfoco em crianças com TDAH classifica-se como a capacidade que elas possuem em se concentrar em algo e permanecer durante muito tempo super concentradas naquilo. Seu hiperfoco é ativado quando estão fazendo atividades que gostam e são agradáveis para ela, atividades que são do seu interesse, como um jogo, um trabalho ou algum objeto que eles gostem, por exemplo. 

Isso explica o porquê algumas crianças e adultos conseguem passar horas jogando, lendo, trabalhando em algo que gostam, por exemplo, e perdem a concentração facilmente na hora de realizarem outras tarefas.

De acordo com estudos, o hiperfoco é resultado de baixos níveis de dopamina, um neurotransmissor nos lobos frontais do cérebro que atua no sistema de recompensa imediata, motivação e prazer. Com isso, a carência de dopamina torna difícil a troca de comandos para realizar as tarefas que muitas vezes podem ser chatas, mas muito necessárias.

Em algumas vezes, a concentração pode ser excessiva, fazendo com que as crianças não prestem atenção ao seu redor. Porém, o hiperfoco em crianças com TDAH pode ser usado em favor dela, quando entendemos do que elas gostam e regulando momentos para esses interesses.

Saiba mais sobre como ajudar a criança hiperfocada:

Estratégias para gerenciar o hiperfoco:

É possível tornar o hiperfoco em uma vantagem para auxiliar no desenvolvimento da criança com TDAH. Algumas estratégias para ajudar são:

1. Criar um cronograma

Desenvolva um cronograma que ajude a criança a controlar suas atividades, incentivando-a a criar uma rotina onde consegue limitar um tempo entre as outras atividades necessárias que elas não gostam tanto e as atividades prazerosas.

Criar um cronograma também pode ser muito útil para fazer com que eles sejam capazes de estabelecer prioridades do que devem fazer e evitar que foquem em apenas uma atividade por muito tempo. 

2. Marque os tempos finais

Você pode usar o tempo final de um filme, um episódio de série ou uma música para indicar à criança que ela precisa reorganizar a sua atenção. Isso auxilia para que ela não fique hiperfocada por muito tempo.

3. Atividades que envolvam outras pessoas

Desenvolva e proponha atividades que envolvam outras pessoas, ajudando-os a não ficarem sozinhos.

4. Crie lembretes!

Indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade costumam se perder facilmente e não concluir algumas tarefas, por isso, assim como o cronograma, os lembretes ajudam-os a focar nas tarefas que eles têm de terminar.

5. Controle as distrações

A televisão e o videogame, por exemplo, podem ser uma fonte de distração e a criança pode começar a ativar seu hiperfoco. Por isso, desligue esses aparelhos ou leve a criança para outro ambiente quando for necessário que ela se concentre em outras tarefas.

Duração do hiperfoco

O tempo de duração no hiperfoco em alguns casos, ou coisas, podem parecer surgir do nada e durar semanas, meses ou até mesmo anos. Uma coisa é certa: quando um terminar, será substituído por outro. 

Não precisa se preocupar, a capacidade de hiperfocar em algo que se torna um interesse especial e se desenvolve em conhecimentos e habilidades genuínas pode se tornar uma plataforma para o sucesso e possivelmente uma carreira.

Referências:

FIGUEIREDO, Juliete de Souza. Um estudo de caso a partir da atuação psicopedagógica utilizando estratégias lúdicas com o TDAH. 2015.

LUIZÃO, Andréia Migliorini; SCICCHITANO, Rosa Maria Junqueira. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um recorte da produção científica recente. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 96, p. 289-297, 2014.

7 Comments

  • Edmea Ferreira Ribeiro vitória
    Posted 04/03/2022 at 6:26 pm

    Eu tenho 19 anos de casada e meu marido não tem Diagnóstico fechado porém ele tem todos os sintomas de TDAH, principalmente o hiperfoco,dura meses focado em um assunto ou em um objeto e quando esquece do nada começa com outro hiperfoco em outro assunto ou em outra atividade…sou Neuropisicopedagoga mas não fiz uma hipótese Diagnóstica com ele,pois tenho receio por conta do casamento interferir no diagnóstico

    • Webster
      Posted 07/03/2022 at 7:51 pm

      Olá, Edmea

      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Um NeuroAbraço!

      Webster – Equipe NeuroSaber 💙

  • Camila
    Posted 19/01/2023 at 2:36 pm

    Tudo bom gente?
    Tenho 27 anos e me identifico com vários dos sintomas do TDAH, mas como não tive dificuldade na escola não tenho certeza. Queria muito saber se tenho mesmo. Qual profissional faz esse diagnóstico? já escutei muitas respostas diferentes pra isso e fico perdida (psiquiatra, psicólogo especializado, neurologista, etc). Esse diagnóstico ele é feito em uma consulta só ou são várias? Obrigada!

    • Solange
      Posted 21/01/2023 at 6:53 pm

      Olá Camila, tudo bem?

      Olá, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Mari
      Posted 16/02/2023 at 5:17 am

      Olá Camila! Eu estou fazendo estes testes, que são realizados ao longo de alguns encontros com a psicóloga especializada na área. Estou gostando bastante

  • Mari
    Posted 15/05/2023 at 10:43 pm

    Olá tudo bem?
    Eu tenho 19 anos, neste momento estou na universidade e tem sido um desafio para mim continuar no curso onde estou por causa da falta de atenção constante que eu tenho, um grande mal que á em mim é so conseguir estudar de noitem, e isso faz com que eu tenha sempre muito sono nas aulas. Desde criança que tenho problemas de atenção em todas as materias da escola, eu era sempre a pior da turma, mas na musica eu sempre fui uma das melhores, com 16 anos deixei a musica e desde então os meus problemas de atenção estão mais salientes, por exemplo eu agora perco o meu telemovel de minuto em minuto. Será isto um sintoma de TDH?

    • Jhulli
      Posted 29/05/2023 at 2:31 pm

      Olá Mari, tudo bem?

      Se você suspeita que possa ter TDAH ou qualquer outro problema de atenção, é recomendável buscar uma avaliação profissional adequada.

      Além disso, é importante lembrar que existem estratégias e técnicas que podem ajudar a melhorar a atenção e o desempenho acadêmico, independentemente do diagnóstico. Por exemplo, a criação de um ambiente de estudo adequado, a organização de tarefas, a prática de técnicas de gerenciamento do tempo e o estabelecimento de metas realistas podem ser úteis para melhorar sua capacidade de concentração.

      Não hesite em procurar apoio profissional para obter uma avaliação adequada e orientações específicas sobre sua situação. Cada pessoa é única, e um profissional de saúde mental poderá ajudá-la a entender melhor suas dificuldades e encontrar estratégias adaptadas às suas necessidades individuais.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊