É muito comum que as pessoas confundam o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e os problemas de aprendizagem. Na verdade, ambos podem interferir no desempenho escolar da criança. O detalhe é quando querem colocar as duas condições no mesmo lugar, sendo que o TDAH e os problemas de aprendizagem têm causas distintas.
Contudo, é válido ressaltar que, embora os dois não tenham a mesma causa, as crianças podem apresentar os dois. Veja abaixo como o TDAH e os problemas de aprendizagem são diferentes.
Conteúdo
TDAH
O TDAH é um transtorno neurobiológico e de causas genéticas. Ele aparece na fase infantil e pode durar até a vida adulta. Quando não é devidamente tratado, o TDAH pode abrir portas para comorbidades, como o TOD (Transtorno Opositivo Desafiador).
Outra consequência é que o TDAH na juventude está associado a um número considerável de evasão escolar, abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas. Além disso, com o desempenho escolar prejudicado, a pessoa tende a não atingir as expectativas das notas dos exercícios.
As características do TDAH são inquietude, desatenção e comportamentos de impulsividade. Isso em se tratando de meninos (que respondem pela maioria). Já em meninas, o transtorno é mais notado pela apatia e consequente introspecção.
Tratamento – TDAH
O tratamento de uma pessoa com TDAH deve ser feito o quanto antes, sobretudo na infância. A equipe deve ser multidisciplinar e, sob orientação profissional, o uso de alguns medicamentos pode ser ministrado até que a situação da criança e do adolescente melhore.
O papel da escola também é importante para integralizar o aluno com TDAH aos demais colegas, e com o conteúdo dado em sala de aula.
Problemas de aprendizagem
Já os problemas de aprendizagem estão relacionados à dificuldade do aluno com alguma função na vida escolar. Mas é importante salientar que isso não é causado pelo aspecto da educação, como alguém que tenha dificuldade de resolver aquela operação matemática. É bem diferente.
Esses problemas de aprendizagem têm causas na atividade cerebral e são, erroneamente, minimizadas por muitos profissionais da educação. Alguns deles são bem conhecidos, tamanho o destaque que muitos veículos de comunicação têm dado a cada um deles. A criação de blogs pessoais, especialistas e portais favorece muito a divulgação de informações. Veja os principais abaixo.
– Disgrafia: dificuldade na escrita que engloba também erros de ortografia e outras situações como troca e omissão de letras.
– Discalculia: dificuldade de cálculos que impede o aluno de realizar operações matemáticas e identificar a função dos sinais.
– Dislexia: dificuldade consideravelmente comum em que as pessoas não conseguem realizar uma leitura.
– Dislalia: dificuldade na fala caracterizada também por alterações da formação normal dos chamados órgãos fonadores, o que impede a criação de determinados sons.
Tratamento – problemas de aprendizagem
Os casos que envolvem problemas de aprendizagem devem ser avaliados de perto por profissionais da saúde. Entretanto, a presença dos professores é indispensável para orientar o aluno e levá-lo a um progresso bastante considerável.
Vale lembrar que o profissional da educação é um importante aliado na identificação desses casos, pois ele pode analisar o desempenho dos alunos e, assim, comunicar aos pais sobre a situação de seus filhos.
85 Comments
É importante que os profissionais da educação busque formação e informação sobre o TDAH e Problemas de aprendizagem, para atender melhor as necessidades do aluno.
Com certeza Vanilda!
Meu filho tem 18 Amos saber todas as Petra mais pra hunts n consengue
Sempre é temp de trabalar com o TDAH, tanto na fase infantil, pré-adolecente, com o adolecentee também na fase dulta.
O Importanteé identificar oTDAH, no início. ( iniciandoa identificação nasprimeirs séries pelos Professor e tambem pelos familiares), ( criança muito inquieta, desatenta, comortamentode impulsividade/ FIQUEATENTOS).
Não consegue memorisar, frases, sonetos, pequenos versinhos, formarfrases, ler atentamente, não grava uma fórmula matemática, fazer quenoscálculos, trocar leyras com frequências, escreverirregularmente, leras maior, menor, esvrever com letras apagadas e com letra borradas e maiores, preste atençao.
Ok.
Como fazer quando vc só descobre que seu filho é TDAH depois de moço? Após uma trajetória de tanto sofrimento, ainda há chance de recuperação? Ele estuda é esforçado, mas tem dificuldade de organização em muitas áreas.Devo orientá-loa procurar um psiquiátra para uma orientação?
Sim Nancy! ele deve ser avaliado um profissional especializado para uma melhor qualidade de vida.
Meu filho tem 20 anos e des dos 5 faz tratamento com neurologista ele tem muita dificuldade para aprender
Ele ainda não ler conhece todas as letras e sílabas mais não consegue juntar pra ler toma a medicação Gabalom
Mim ajudem já não sei mais o q fazer ele gosta de ir a escola
E é calmo
San! voce não especifica o diagnostico de seu filho mas com certeza ele não está tendo um acompamhamento correto pois se reconhece todas as letras e silabas e não consegue junta-las , é necessario que seja utilizado um metodo fonico que facilite essa compreeensão.No site da neurosaber voce encontrará mais informaçoes sobre dificuldades de alfabetização que poderão ajuda-lo.
Meu filho com diagnóstico de TDHA reconhecia todas as letras porém tb não as juntava, parei de trabalhar para me dedicar a ele e como estudante de pedagogia usei o método fônico para ajuda-lo, hoje ele já lê e faz provas sozinho! Para quem não tem boas condições financeiras fica difícil ter fonaudiologa e psicóloga para ajudar.
Parabens Elisangela! conseguiu ajuda-lo e sei que uma terapia particular nem sempre é possivel , mas procure se ainda achar necessario dentro do seu municipio ou mesmo pelo SUS.Abraços
Parabens Elisangela! voce conseguiu ajuda-lo com a sua experiencia e procure se ainda achar necessario, em sua cidade talvez no municipio voce consiga um atendimento para seu filho.
Ola Elisangela! vejo que com seu esforço e conhecimento o ajudou muito.Parabens!
Eu tenho dificuldade em entender o que as pessoas me explica no trabalho hoje tenho 56 anos.
boa noite meu filho se desenvolveu nas leituras e escrita fazendo o acompanhamento medico com psiquiatrico do qual passou uma medicação chamada ritalina LA DE 10 e com o tempo aumentou para de 20
ok!
Oi minha filha foi diagnosticada com TDAH ela está tomando IMIPRAMINA mas não tenho como conseguir ajuda q precisa por q em boa vista roraima
Não tem som conseguir o acompanhamento na sala e a sala multifuncional é muito difícil gostaria de ter algum grupo q me pudesse dar informações e mas por q só é ela e eu já estou pensando em buscar um psicólogo para mim já q para ela não consegue obrigada por qualquer informações
Olá Brenda, tudo bem?
Separamos um ótimo vídeo sobre o tema do nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=DLBalumyBEU
Temos muito mais em nossas redes, e vale a pena conferir:
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Blog: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/artigos/neurosaber/
Instagram:@neurosaberoficial
Facebook: Neurosaber
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
O déficit atencional é um dos sintomas do TDAH do tipo desatento que interfere diretamente no processo de aprendizagem da criança. Como podemos considerar isso?
Waleska! a dificuldade em manter a atenção sustentada vai interferir muito na aprendizagem pois a concentração fica comprometida.
Olá boa tarde meu filho tem 9 anos tem decifit de atenção e faz tratamento com o Ritalina. Começou a tomar esse remédio com 8 anos que descobri e então tem aulas particulares. Até então com o remédio e as aulas particulares está tendo um bom resultado. Mais será que estou no caminho certo
Luciane! se as respostas estão sendo positivas isso quer dizer que sim.Portanto o acompanhamento com o profissional que acompanha seu filho é imprescindivel para estar avaliando o tratamento.
boa noite luciane sou regiane e não sou especialista no caso do qual você fez a pergunta ,mais sou mãe de adolescente que tem o tdah faço o acompanhamento desde os dois anos de idade hoje já tem 14anos ainda me preocupo pois além das dificuldades enfrentadas na escola tem também na sociedades e no trabalho então, acredito que sim esta no caminho certo eu também tenho medo não de errar mais de ver meu filho sendo rejeitado.espero ter ajudado.
No caso da minha filha ela tem o tdah e sera q ela tem algum direito ao inss?
Lilian, se sua filha tem o laudo, voce pode procurar o CRAS de sua cidade e se informar sobre o BPC ( Beneficio de Prestação Continuada) que eles te darão maiores informaços.Abraços
A família rejeita a criança com TDAH, causando baixa autoestima. Seria interessante que a questão fosse mais divulgada nos meios de comunicação de massa e que o projeto de lei que está desde 2010, parado na CCJC, em Brasília, fosse desengavetado e aprovado, grarantindo direitos a esses alunos e dando sossego aos pais na relação, as vezes, muito difícil, com a escola.
Rosemary! a familia tem um papel importantissimo para que essa criança tenha um acompanhamento medico, psicologico e com demais profissionais necessarios. A escola por sua vez tem o dever, por direito adquirido pela Lei da Inclusão, em receber esse aluno e desenvolver um trabalho pedagogico adequado.Somente poderemos fazer cumprir tudo isso atraves da informação.
Foi muito esclarecedor o que foi informado sobre TDAH,no entanto como o professor deve proceder com uma criança diagnosticada comTDAH e que não consegue escrever e é totalmente desinteressada em relação aos estudos e alheia ao ambin te que a cerca.me ajude.
Ola Sonia! entendendo sua preocupação indico que assista as aulas especificas para esse assunto no site e no canal da Neurosaber no youtube.Abraços
Sou mãe de 2 autista, o Davi é muito imperativo e tem muita dificuldade de aprendizagem, tenho muitas outras dificuldades como, tipo dorme mal, se alimenta mal.
Ola Eliene! essas dificuldades são caracteristicas do transtorno,mas podem ser amenizadas e para isso é necessario que o profissional que o acompanha possa estar intervindo e os pais tenham conhecimentos direcionados para uma ação eficaz com seus filhos. Voce terá varias informaçoes no youtube no canal da Neurosaber “Entendendo Autismo”.Todos os domingos o Dr. Clay Brites faz uma neurolive às 21h abordando um tema relacionado ao autismo.Acompanhe!
Meu filho tem dificuldades em ler einterpretar mais por isso está atrasado mais consegue fazer sempre metade das provas ou mais certo por faltpa da leitura por isso não termina tudo tem 13 anos foi para o 8 ano a laico pedagoga que que tome ritalina mais eu não estou dando será que estou fazendo certo ?????
Isabel é necessario voce conversar com a medica que o acompanha e dizer o efeito do remedio na sua filha.E somente ela ou outro profissional avaliando sua filha pode ajustar a medicação.
Gente adoro essa página, sou estagiária na rede de ensino fundamental e me ajudou e ajuda muito a lidar com crianças com esses transtornos, vejo q mts professores tratam TDH ou iperatividade como indiciplina onde acarreta vários outros problemas….
Meu neto 7 anos ainda n tem o diagnóstico concluído. Supomos tdah pela sua impulsividade. Ancioso. Porém sem nenhuma dificuldade cm a aprendizagem. Me ajudem!
Valdelia! é necessario que o diagnostico seja concluido.Não tem como opinar sem conhecer o historico da criança, portanto somente quem o está avaliando poderá faze-lo.
tenho uma filha com 10 anos e diagnosticada com tdha e memória fraca pois o exame com .neuropisicologa disse quê o qi deu baixo em relação ao exame de 2015 fiz um em 2017 com este resultado estou muito confusa pois vou tentar na justiça um tutor segundo os progissionais da areamande uma resposta logo porque estou muito preocupada. a medica vai entrar com meio ve nva nse de30 porquê faz mal e não tem tido muito resultado embora ja tomu ritalina a longo prazo de 10 e não faz mas efeito na concentração
Meu filho tem 6 anos, a professoara já tinha mim falado que ele tinha algum problema, pois não conseguia aprender. Ele escreve perfeitamente más. Não conhece as letras nem os números, cheguei a levar ele pro neuro, más ela mim falou que queria uma avaliação com psicopedagoga. O. Que eu faço mim ajude?
Bruna sempre é importante uma avaliação multidisciplinar portanto o neuro fez certo em pedir mais uma avaliação psicopedagogica.
Ola boa noite! meu filho vai fazer 12 anos e ñ consegue ler nem reconhecer as letras e números mais cópia c tde procura copiar sempre bem bonito mais ñ reconhece. foi diagnosticado TDAH, TOD,F80.1 Dislexia ele vei falar ja tinha 5 1/2 hoje já da p entender o q ele mais ainda ñ consegue pronunciar várias palavras , o mais incrível q ele consegue lembrar de coisas do tempo q ele ñ falava. ñ reconhe valor em dinheiro, faço o tratamento dele na Pestalozzi . pergunta será q um dia ele vai conseguir a ser uma pessoa normal, fisicamente ele ñ tem é muito lindo por sinal.eu gostaria de saber como eu posso ajudá-lo mais pois ele e muito inteligente carinhoso meu companheiro ele é muito familia e fala em casar e ter filhos, os supostos filhos podem nascer c os mesmo problemas? me ajude por favor.obrigada
Valdene! pelo seu relato ele faz acompanhamento e somente quem o conhece, avalia , vê seus progressos é que poderá responder e fazer um prognostico.
Boa tarde!
Qual médico deve se procurar para tratar a dificuldade de aprendizagem?
Olá Ivani, tudo bem?
O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria. Separei um artigo que tem um vídeo da Lu Brites, que poderá tirar muitas dúvidas: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/a-diferenca-entre-dificuldade-e-transtorno-de-aprendizagem/
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Pessoal preciso de ajuda como devo proceder, meu filho foi diagnosticado com TDAH ele tem 4 anos, porém não temos dificuldade em relação a hiperatividade. Ele tem dificuldades na fala, levamos ao fono e disse q era normal para a idade, em relacao a aprendizagem ele tem dificuldades troca as letras e numeros. No inicio a escola achava q dávamos superprotecao. Ja o neuro passou dois medicamentos neuleptil e risperidon evoluiu mt na escola depois da medicação, mais gostaríamos de saber se podemos fazer mais alguma coisa, nos sentimos perdidos, sem saber o q fazer e temos muitas dúvidas que os profissionais que acompanham ele nao consegue esclarecer. Ele ja fala muita coisa, mais ele vai falar normal? Ele vai conseguir ler, escrever, entender. Pessoal nos ajudem seguem meu email [email protected]
Nao queremos perder tempo em ajudá-lo.
Meu filho completou 5 anos e desde os 3 anos está fazendo tratamento com a fonoaudióloga já está formando frases, acredito que temos que dar tempo ao tempo para ir analisando as suas conquistas.
Começou a tomar ritalina no período que vai a escola e o Rispiridona a noite para ajudá lo a dormir e quando saio para que reduza a ansiedade também.
Está sendo acompanhado por uma Neurologista e comecei com uma Psicóloga.
Na escola levo um atestado dá Neurologista e uma declaração dá fonoaudióloga e Psicóloga.Assim consegui que ele fosse analisado de forma diferente tendo mais tempo de prova e verificando suas conquistas.
É uma luta incansável para o bem de nossos filhos.
Eduardo sempre é essencial que os pais confiem nos profissionais que acompanham seus filhos.No caso de seu relato há muitas duvidas por isso converse com o neuro ou mesmo uma segunda opinião as vezes é importante.Abraços
Ola Eduardo,
O ideal é você buscar outros profissionais como fonaudiologos, psicopedagogos entre outros, eles poderão avaliar e poder orientar melhor ok?
Meu filho tem 8 anos tem o TDAH e apesar disso consegue tirar boas notas, no entanto, não consegue completar atividades de longo prazo ou que sejam repetitivas. Tem um sono muito agitado, inclusive por diversas vezes tem sonambulismo e tenho medo de que ele se machuque.
Leva em média 1h30min para comer uma refeição ou mais..(Mas já foi pior) e sempre escuro, não deixa ele almoçar perto da televisão ou isso ou aquilo, mas não adianta…
É muito difícil lidar com o TDAH, por vezes me desespero.
O médico havia receitado ritalina mas tive receio de dar e após um ano, vou me render aos medicamentos.
Fico triste, mas espero que isso possa ajuda-lo!
Eu não sabia nada sobre TDAH é por orientação dá escola fui fazer exames no meu filho que foi diagnosticado,mais.depois disso a escola não me ajudou em nada!! Como a neuro não passou remédio eles não deram a atenção que ele tem direito . Na verdade acho que os professores não estão preparados para o problema.
Sempre bom ,gosto muito das experiências e,, compartilho com família e amigos!!!
Isabel é necessario voce conversar com a medica que o acompanha e dizer o efeito do remedio na sua filha.E somente ela ou outro profissional avaliando sua filha pode ajustar a medicação.
Meu filho já consegue ler mais não gosta então passa muito tempo pra ler uma pagina e sempre com raiva pq não gosta ele tem TDAH as vezes não sei o que fazer.
Adriele a leitura deve ser estimulada, ser um momento prazeroso e de interesse da criança.No THAH funciona tambem a recompensa.
Adriele o momento da leitura sempre é dificil por isso deve ser do interesse dele,num momento em que ele esteja mais calmo e tambem a recompensa pode estimula´lo a ler.
Meu filho tem 3 anos, ele tem acompanhamento com a neuropediatra no HCB, ela deu encaminhamento pra psicóloga dizendo ter TDAH, mais pra mim ela disse q so pode dar o diagnóstico com 6 anos e que si pode dizer que tudo indica ser… passou alguns remédios com efeito colateral dar sono e nenhum resolveu (ele dorme 4 hrs por noite e não dorme de dia desde de 2 meses de vida), agora ela passou Neuleptil 1% 6 gotas, ele rói as unhas de sangrar, arruma brincadeira no castigo, não obedece comandos, não consegue ficar quetinho e nem concentrar por mais de 2 minutos em qualquer coisa… o pior que ninguém consegue ficar com ele, pois ele não para…impossível sair em lugar público (ele não dá birra, mais sai correndo) é td roxo de cair e nem chora, já levou ponto na cabeça e não chorou, só a sutura que ele deu trabalho pq não queria ficar parado. Enfim queria saber se com esse papel encaminhamento pra psicóloga dizendo o TDAH eu consigo auxílio no CRAS ? Pq ele tem tem asma aguda e ataca direto e muitas vezes ñ tem médico na rede pública. Tô acompanhando a página pra ajudar ele, pq ele sofre dizendo que não consegue coisas básicas, tipo organizar os brinquedos e essa indiferença das pessoas que acham que ê mal criação, é triste ver a rejeição.
Ola Kelle! voce coloca varias situaçoes que necessitam serem revistas com o profissional que o acompanha.Mas voce poderá procurar sim o CRAS de sua cidade para maiores informaçoes.
Meu filho foi diagnosticado com tda porque ele não é imperativo é o contrário dei Ritalina por alguns meses passei ele no psiquiatra assim que mudei de cidade o diagnóstico dele foi nas clínicas em são Paulo onde passaram a Ritalina agora moro em porto alegre aqui o psiquiatra falou que com o remédio todos ficam bem até quem não tem nada que devia parar pra ver como ele ia reagir então parei ele tem 19 anos mas vejo que ele foge de fazer o Enem na escola passou com notas muito baixas os últimos anos ele não trabalha me parece que ele foge disto também isto e normal
Boa tarde
Eu, Caline sou educadora de um aluno que apresenta ter autismo. Fui além da história de vida do mesmo e percebendo fui juntando as peças do quebra cabeça rejeiçao do pai a mãe desconta tudo que acontece de ruim sobre a criança reação é choro ou isolamento. Tem muita dificuldade na aprendizagem dorme em sala de aula sensivel ou mesmo tempo amoroso mais é bom é matemática. Será somente autismo? Já pedir a mãe para leva lo no especialista.
Olá pessoal meu nome é Cinara e acabei de concluir o curso de pedagogia, minha formatura é agora em março. Trabalho em uma escola de periferia, mas não como professora e sim zeladora, tendo contato direto com as crianças, já que cuido dá segurança delas durante o recreio. Em nossa escola temos muitos casos de TDAH, por isso me interesso pelo assunto, também tenho contato com as crianças e é importante pra mim saber como lidar com elas, sei que às vezes há casos em que as crianças são mal educadas, tem uma dica de como podemos identificar esses casos?
Me interesso muito pelo assunto, até já me inscrevi em uma pós graduação deNeurociências aplicada a Educaçãopara entender melhor essas dificuldades. Obrigado por essa oportunidade que estão nos dando abordando o assunto de maneira tão clara.
Olá pessoal meu nome é Cinara e acabei de concluir o curso de pedagogia, minha formatura é agora em março. Trabalho em uma escola de periferia, mas não como professora e sim zeladora, tendo contato direto com as crianças, já que cuido dá segurança delas durante o recreio. Em nossa escola temos muitos casos de TDAH, por isso me interesso pelo assunto, também tenho contato com as crianças e é importante pra mim saber como lidar com elas e ajuda-las em suas dificuldade, sei tambem que há casos em que as crianças com TDAH são confundidas com crianças mal educadas, vocês têm alguma dica de como podemos identificar esses casos?
Me interesso muito pelo assunto, até já me inscrevi em uma pós graduação deNeurociências aplicada a Educaçãopara entender melhor essas dificuldades. Obrigado por essa oportunidade que estão nos dando abordando o assunto de maneira tão clara.
Como professora da rede pública gostaria de sinalizar que tais problemas não são “minimizados” pelo professor. O que se passa é que as políticas educacionais não dão suporte, negligenciando nossos apelos. Não raro a família também se isenta de fazer sua parte.
Leda! obrigada pelas suas colocaçoes.
Olá, meu nome é Andresa. Tenho um filho com 7 anos. Que em 2014. Teve um laudo de um psiquiatra que seria portador de TDAH. No colégio tirava Boas notas. Mais ainda não aprendeu a ler. Esta no terceiro ano e mudei de colégio. Mais a diretora me sugeriu voltar ele para o primeiro ano. O que devo fazer? Acho que ele vai se sentir inferior..
Andresa! voce relata que ele tirava notas boas e ao mesmo tempo não aprendeu a ler. Uma avaliação poderá ajuda-lo para saber se é o metodo pedagogico ou alguma outra dificuldade que está presente.A questão de voltar ele numa serie anterior deve ser decidida com um profissional qualificado como neuropediatra, fonoaudiologa e outros que for necessario.
Por isso a necessidade de um profissional.
Bom dia. Meu filho de 9 anos foi diagnosticado com TDA e transtorno de ansiedade. Ele desde os 4anos faz uso da imipramina e rispiridona. Teve seu diagnóstico fechado há pouco tempo. Ele aprendeu a ler sozinho aos 4anos de idade, tem muita facilidade para línguas mas tem dificuldade em cálculos. Percebo q ele fica melhor com rotina e quando recebe uma.ordem de cada vez
Ele apesar de disperso tira notas boas na escola. Como posso ajudá-lo a superar suas dificuldades. Principalmente rm matemática.
Da uma passadinha nos nossos canais.
Quais médicos devo levar meu filho e quais exames são feitos para saber se uma criança tem tdh?
Olá Vivian
primeiramente leve ele no neuro pediatra .
Um dos melhores textos sobre TDAH que encontrei na internet. Parabéns pelo conteúdo de qualidade.
Olá Viviany , Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Tenho um filho de quinze anos e apresentaTDAHNão consegue se concentrar nas aulas.Estuda em escola particular no primeiro ano do Ensino Médio.Gostaria de saber se quem tem TDAH pode reprovar.Se tem alguma Lei que ampare isso?
Olá Luciane , A Lei 9.394/96 reforça, nos artigos 58 e 59 , Estabelece que sejam criados serviços de apoio especializado e assegurados currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organizações específicas para atender às peculiaridades dos alunos. Destaca, ainda, a necessidade de capacitar docentes para as Dificuldades de Aprendizagem.
Meu filho André de 13 anos foi diagnosticado com TDAH…uma professora da rede pública nos alertou sobre o transtorno….temos o laudo…ele cursa o 8o. ano, tem muita dificuldade em português e matemática, adora as outras matérias! Ele não tem um desempenho excelente na escola mas é carinhoso, obediente, doce, bonito e muuuuuito bem-humorado(está sempre sorrindo e fazendo a gente rir)! faz tratamento com neuro, psicóloga e tem professora particular de matemática. Faz uso de Ritalina. Achei essa página excelente! Goste muito! Rosemayre
Olá Rosemayre ,
Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂
Olá, meu nome é Viviane, tenho um filho de 4 anos que apresenta alguma dificuldade para escrever…faço o tratamento dele desde o ano passado, vejo que se desenvolveu, porém minha questão é prepará-lo para o mundo lá fora, que é cruel…preciso preparar o emocional dele, sinto que por vezes ele fica nervoso, ansioso, ´com alguma situação, e tento tirar o foco dele da situação..estou em busca de outro neuro pediatra, para uma segunda opinião…ele entende tudo que falo, é inteligente…preciso deixá-lo viver, se não acabo atrapalhando o tratamento ao invés de ajudar, com tanto expectativa que criamos pra cima dos nossos filhos…ele faz uso de remédio que percebi que o mesmo estava deixando ele mais agitado..também apresenta um tique nervoso quando fica ancioso.O que posso fazer para melhorar a situação dele?
Olá Viviane, tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.
Olá, a uns anos minha filha que hoje com 16 anos, começou a dar trabalhos na escolas, no iníci era excesso de conversa, e com isso as notas baixas, como ela estava no ensino público por 2 anos percebi que com as notas ela tirava durante todo o ano, ela não teve a média necessária, mas como esse sistema de não reprovação, ela foi passando de ano, mas sempre dando trabalho na escola,. Aí esse ano, ela foi para o ensino médio e com isso todos os novos desafios dessa nova fase e contando com o baixo rendimento da fase passada, coloquei ela numa escola particular, achando que pela rigidez do aprendizado ela iria enfim “acordar para a vida”, expressão que usávamos até então. Aí como ela estava com uma base muito ruim, não consegue assimilar as matérias, principalmente cálculos que sempre exige uma dedicação extra de exercícios feitos para aproveitar a matéria. Todas as Notas baixas, e não consegue melhorar em quase nenhuma. Ela sempre estuda, porém como não consegue assimilar direito, tem um aproveitamento baixo desse estudo, sempre a ajudo em todas as matérias, principalmente cálculos e quando não sei, procuramos juntos aprender e tento passar o que entendi, mas vejo que ela sempre absorve pouco de tudo que é passado, falta raciocínio lógico, cognitivo, não consegue explicar nada que tenha uma certa complexidade, e coisas que pela idade, ela teria que saber, portanto depois de tudo o que relatei, esse ano vimos a realidade e percebemos que ela deve ter TDAH, já tinha comentado várias vezes com minha esposa, mas sempre aquela velha ladainha de não aceitar que nossos filhos tenham algum tipo de problema ou distúrbio, devia ter percebido bem antes e procurar ajuda bem antes, possivelmente ela ficará retida na escola, estamos além de psicólogo pelo plano de saúde, estou pagando uma PsicoPedagoga para diagnosticar o que já tenho certeza e começar fazer algum tratamento, só que ainda não sei pra onde seguir, a que especialista levar, o que fazer para ajudar no tratamento dela, fora isso, ela é uma menina linda, doce, não é agitada, e não tem sintomas que a associam com Hiperatividade, desculpe o texto longo, mas não teria como explicar bem explicado ao contrário. Agradeço pelo Espaço.
Olá Fabiano , agradecemos o contato e confiança .
procure um neurologista para fazer uma avaliação ele irá te passar se realmente ela tem TDAH e qual melhor tratamento para caso dela .
boa noite meu filho se desenvolveu nas leituras e escrita fazendo o acompanhamento medico com psiquiatrico do qual passou uma medicação chamada ritalina LA DE 10 e com o tempo aumentou para de 20
Gostaria de uma indicação de um especialista de adulto para TDAH no estado do Paraná
Boa Noite Fabiana, tudo bem?
Eu adoraria ajudar você, mas não tenho autonomia para isso.
Trabalho com a parte do suporte do Instituto NeuroSaber e auxilio os alunos com dificuldade de acesso a plataforma de ensino.
Peço que acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para sua dúvida. Vale a pena conferir!!!
Youtube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: Neurosaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/artigos/neurosaber/
Solange,
Equipe NeuroSaber 💙