TDAH, TEA, TOD, DI: COMO IDENTIFICAR?
TDAH, TEA, TOD, DI: COMO IDENTIFICAR? – Antes de mais nada, embora o TDAH, TEA, TOD E DI sejam distúrbios diferentes, eles possuem alguns pontos em comum. Além de serem muito prevalentes na infância.
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TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)
Sendo assim, o TDAH trata-se de um transtorno de caráter neurobiológico, com causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Dessa forma, normalmente aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
Ou seja, o TDAH deve ser tratado desde cedo e o tratamento consiste em algumas condutas associadas, tais como combinação de medicamentos, psicoterapia, fonoaudiologia (em casos que ocorre o transtorno na fala e/ou escrita). Também orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente.
Mas quais são os sintomas do TDAH?
Portanto alguns sintomas do TDAH são:
- Agitação
- Inquietação
- Movimentação pelo ambiente
- Mexer mãos e pés
- Mexer em vários objetos
- Não conseguir ficar quieto (sentado numa cadeira, por exemplo)
- Falar muito
- Apresentar dificuldade em manter o foco em atividades longas Repetitivas ou que não lhe sejam interessantes
- Distrair-se facilmente por estímulos do ambiente ou com seus próprios pensamentos
Você sabia que existem 3 tipos de TDAH?
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode ser identificado como um desenvolvimento atípico em comparação com o das outras crianças. Por isso, as pessoas com TEA costumam apresentar manifestações comportamentais, dificuldades na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos. Como também podem demonstrar interesses, atividades e preferências restritas.
Além disso, o autismo varia de pessoa para pessoa. Ou seja, os autistas apresentam variações em suas características e sintomas e devem ser tratados como um ser singular e com suas particularidades, assim como as demais crianças. Nesse contexto, o TEA pode ser dividido em três níveis: autismo leve, moderado e severo.
Portanto as causas desse transtorno ainda não são bem definidas. Mas pesquisas demonstram a existência de múltiplos fatores, entre eles, fatores genéticos, biológicos e ambientais.
Antes de mais nada, é importante saber que os sinais de TEA podem ser observados nos primeiros meses de vida e o diagnóstico geralmente é estabelecido por volta dos 2 a 3 anos. Além disso, a prevalência do autismo é maior no sexo masculino.
Sintomas do TEA:
- Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos
- Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo
- Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipossensibilidade)
TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD)
Mas o que ´é Transtorno Opositor Desafiador (TOD)?
Ele se trata de um transtorno caracterizado pelo comportamento desobediente. Ou seja, neste caso, o infante tem como características comportamentais desafiar regras, figuras e símbolos de autoridade, como os pais, professores e responsáveis.
Antes de mais nada, é importante saber que caso não seja tratado desde cedo, o problema pode se agravar na fase adulta. Veja a importância de entender o que é o transtorno opositivo desafiador TOD.
Por mais que as causas não sejam bem definidas, especialistas e pesquisadores indicam que, muito provavelmente, existe uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Ou seja, como fatores ambientais, podemos relacionar a abusos, falta de atenção e crescimento em um ambiente repleto de comportamentos inconsistentes, agressivos e negligentes. Sendo assim, os sintomas do TOD, na maioria das vezes, aparecem antes dos oito anos de idade.
Mas quais são os sintomas do TOD?
- Não assumir os próprios erros e colocar a culpa nos outros;
- Ter explosões de raiva frequentes, muitas vezes sem motivo
- Desafiar e enfrentar pessoas mais velhas e figuras de autoridade;
- Não obedecer às regras;
- Apresentar atitudes e comportamentos apenas para aborrecer os outros.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI)
Deficiência Intelectual (DI) é um transtorno do desenvolvimento que atinge cerca de 3 a 4% das crianças. Ou seja, a principal característica é que o pequeno com DI apresenta um nível de comportamento e cognição muito abaixo do seu nível de idade cronológica.
Por exemplo: ele tem 8 anos de idade e apresenta perfil de comportamento e cognição condizente com o de uma criança de 4 anos.
Isso chama a atenção de pessoas que estão acostumadas a trabalhar e conviver com esses infantes.
O deficiente intelectual pode apresentar dificuldades, como:
- Adaptação a qualquer ambiente;
- Demoram muito mais para aprender o mesmo conteúdo em comparação com as outras crianças da mesma faixa etária;
- Costumam ser extremamente ingênuos, pois não entendem muitas situações do cotidiano por não conseguirem compreender adequadamente sinais e situações que já eram esperadas de serem entendidas na sua idade;
- Geralmente são muito dependentes;
- Evitam determinadas atividades e procuram imitar as atividades dos outros porque não conseguem elaborar e ter criatividade própria;
- Demoram muito mais para se alfabetizar e para aprender os conteúdos escolares;
- Possuem dificuldade de inter-relacionamento, não conseguem ter a mesma conversa, o mesmo nível de ideias e compreensão de jogos e atividades para a sua idade;
- Existe um maior risco de sofrerem crises epiléticas, problemas severos de aprendizagem e dificuldades relacionadas, como síndromes genéticas.
Vale salientar que é imprescindível que essas crianças sejam avaliadas do ponto de vista pedagógico, psicológico, fonoaudiológico e médico, visto que elas podem ter outros transtornos ou doenças relacionadas.
O QUE ESSES TRANSTORNOS POSSUEM EM COMUM?
- Os primeiros sintomas surgem ainda na primeira infância;
- Podem causar comportamentos inadequados;
- Há presença, de alguma forma, de hiperatividade;
- Geram dificuldades de adaptação a novos ambientes e de se relacionar;
- Os comportamentos podem ser confundidos como falta de interesse ou de educação;
- Pode haver dificuldade de concentração ao realizar tarefas domésticas e escolares.
REFERÊNCIAS
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 17 out. 2022.
TOD, Autismo e TDAH : 5 formas de reconhecer os transtornos. Supera Farma, 2020. Disponível em: https://superafarma.com.br/tod-autismo-e-tdah-5-formas-de-reconhecer-os-transtornos/. Acesso em: 17 out. 2022.
TOD e TDAH: conheça as principais características desses transtornos em crianças. IG Saúde, 2022. Disponível em: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-05-17/tod-e-tdah–conheca-as-principais-caracteristicas-desses-transtornos-em-criancas.html. Acesso em: 17 out. 2022.
O que é o autismo. Autismo Realidade, 2022. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/. Acesso em: 17 out. 2022.
5 Comments
Amei , este conteúdo me ajudou muito, não sabia as diferenças desses transtornos, muito bem explicados.
Olá Márcia, tudo bem?
Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙