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TDAH, TEA, TOD, DI: COMO IDENTIFICAR?

TDAH, TEA, TOD, DI: COMO IDENTIFICAR? – Antes de mais nada, embora o TDAH, TEA, TOD E DI sejam distúrbios diferentes, eles possuem alguns pontos em comum. Além de serem muito prevalentes na infância.

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH)

TDAH significado da sigla:

Sendo assim, o TDAH que significa Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, trata-se de um transtorno de caráter neurobiológico, com causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Dessa forma, normalmente aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

Tratamento TDAH

Ou seja, o TDAH deve ser tratado desde cedo e o tratamento consiste em algumas condutas associadas, tais como combinação de medicamentos, psicoterapia, fonoaudiologia (em casos que ocorre o transtorno na fala e/ou escrita). Também orientação aos pais e professores e ensino de técnicas específicas para o paciente.

Mas quais são os sintomas do TDAH?

Portanto alguns sintomas do TDAH são:

  • Agitação
  • Inquietação
  • Movimentação pelo ambiente
  • Mexer mãos e pés
  • Mexer em vários objetos
  • Não conseguir ficar quieto (sentado numa cadeira, por exemplo)
  • Falar muito
  • Apresentar dificuldade em manter o foco em atividades longas Repetitivas ou que não lhe sejam interessantes
  • Distrair-se facilmente por estímulos do ambiente ou com seus próprios pensamentos

Você sabia que existem 3 tipos de TDAH?

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

TEA Significado

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode ser identificado como um desenvolvimento atípico em comparação com o das outras crianças. Por isso, as pessoas com TEA costumam apresentar manifestações comportamentais, dificuldades na comunicação e na interação social, comportamentos repetitivos. Como também podem demonstrar interesses, atividades e preferências restritas.

Além disso, o autismo varia de pessoa para pessoa. Ou seja, os autistas apresentam variações em suas características e sintomas e devem ser tratados como um ser singular e com suas particularidades, assim como as demais crianças. Nesse contexto, o TEA pode ser dividido em três níveis: autismo leve, moderado e severo.

Portanto as causas desse transtorno ainda não são bem definidas. Mas pesquisas demonstram a existência de múltiplos fatores, entre eles, fatores genéticos, biológicos e ambientais.

Antes de mais nada, é importante saber que os sinais de TEA podem ser observados nos primeiros meses de vida e o diagnóstico geralmente é estabelecido por volta dos 2 a 3 anos. Além disso, a prevalência do autismo é maior no sexo masculino.

Sintomas do TEA:

  • Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos
  • Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo
  • Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipossensibilidade)

TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD)

Mas o que ´é Transtorno Opositor Desafiador (TOD)?

Ele se trata de um transtorno caracterizado pelo comportamento desobediente. Ou seja, neste caso, o infante tem como características comportamentais desafiar regras, figuras e símbolos de autoridade, como os pais, professores e responsáveis.

Antes de mais nada, é importante saber que caso não seja tratado desde cedo, o problema pode se agravar na fase adulta. Veja a importância de entender o que é o transtorno opositivo desafiador TOD.

Por mais que as causas não sejam bem definidas, especialistas e pesquisadores indicam que, muito provavelmente, existe uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Ou seja, como fatores ambientais, podemos relacionar a abusos, falta de atenção e crescimento em um ambiente repleto de comportamentos inconsistentes, agressivos e negligentes. Sendo assim, os sintomas do TOD, na maioria das vezes, aparecem antes dos oito anos de idade.

Mas quais são os sintomas do TOD?

  • Não assumir os próprios erros e colocar a culpa nos outros;
  • Ter explosões de raiva frequentes, muitas vezes sem motivo
  • Desafiar e enfrentar pessoas mais velhas e figuras de autoridade;
  • Não obedecer às regras;
  • Apresentar atitudes e comportamentos apenas para aborrecer os outros.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI)

Deficiência Intelectual (DI) é um transtorno do desenvolvimento que atinge cerca de 3 a 4% das crianças. Ou seja, a principal característica é que o pequeno com DI apresenta um nível de comportamento e cognição muito abaixo do seu nível de idade cronológica.

Por exemplo: ele tem 8 anos de idade e apresenta perfil de comportamento e cognição condizente com o de uma criança de 4 anos.

Isso chama a atenção de pessoas que estão acostumadas a trabalhar e conviver com esses infantes.

O deficiente intelectual pode apresentar dificuldades, como:

  • Adaptação a qualquer ambiente;
  • Demoram muito mais para aprender o mesmo conteúdo em comparação com as outras crianças da mesma faixa etária;
  • Costumam ser extremamente ingênuos, pois não entendem muitas situações do cotidiano por não conseguirem compreender adequadamente sinais e situações que já eram esperadas de serem entendidas na sua idade;
  • Geralmente são muito dependentes;
  • Evitam determinadas atividades e procuram imitar as atividades dos outros porque não conseguem elaborar e ter criatividade própria;
  • Demoram muito mais para se alfabetizar e para aprender os conteúdos escolares;
  • Possuem dificuldade de inter-relacionamento, não conseguem ter a mesma conversa, o mesmo nível de ideias e compreensão de jogos e atividades para a sua idade;
  • Existe um maior risco de sofrerem crises epiléticas, problemas severos de aprendizagem e dificuldades relacionadas, como síndromes genéticas.

Vale salientar que é imprescindível que essas crianças sejam avaliadas do ponto de vista pedagógico, psicológico, fonoaudiológico e médico, visto que elas podem ter outros transtornos ou doenças relacionadas.

O QUE ESSES TRANSTORNOS POSSUEM EM COMUM?

O TOD, TEA e TDAH,  apresentam características comuns que afetam o desenvolvimento e a interação social. 

Esses transtornos, Tod, Tdah e Autismo, compartilham desafios relacionados à atenção, comportamento e comunicação, requerendo uma abordagem multidisciplinar para promover o bem-estar dos indivíduos afetados.

  • Os primeiros sintomas surgem ainda na primeira infância;
  • Podem causar comportamentos inadequados;
  • Há presença, de alguma forma, de hiperatividade;
  • Geram dificuldades de adaptação a novos ambientes e de se relacionar;
  • Os comportamentos podem ser confundidos como falta de interesse ou de educação;
  • Pode haver dificuldade de concentração ao realizar tarefas domésticas e escolares.

Resumo transtornos: TDAH, TEA, TOD, DI Significado, Sintomas, Causas e Tratamento.

TranstornoSignificadoSintomasCausasTratamento
TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)Transtorno neurobiológico com causas genéticas, caracterizado por falta de atenção, inquietação e impulsividade.Agitação, inquietação, dificuldade de foco, movimentação constante, fala excessiva, distração.Genéticas e ambientais.Medicamentos, psicoterapia, fonoaudiologia, orientação aos pais e professores.
TEA (Transtorno do Espectro Autista)Distúrbio do neurodesenvolvimento com dificuldades de comunicação, interação social e comportamentos repetitivos.Dificuldade de interação social, comunicação repetitiva, apego a rotinas, interesses restritos, sensibilidade sensorial.Genéticas, biológicas e ambientais.Abordagem multidisciplinar, terapias específicas, adaptação ao nível de severidade.
TOD (Transtorno Opositor Desafiador)Transtorno caracterizado por comportamento desobediente e desafiador às figuras de autoridade.Explosões de raiva, não assumir erros, desafiar autoridade, não obedecer regras, irritar os outros intencionalmente.Genéticas e ambientais (exposição a abuso, negligência, ambientes agressivos).Intervenção psicológica, orientações para manejo de comportamento.
DI (Deficiência Intelectual)Transtorno do desenvolvimento caracterizado por comportamento e cognição abaixo da média para a idade cronológica.Dificuldade de adaptação, aprendizado lento, ingenuidade, dependência, dificuldade de inter-relacionamento.Genéticas, síndromes relacionadas.Avaliação pedagógica, psicológica, médica, e intervenções educacionais.
Características ComunsTDAH, TEA e TOD compartilham desafios no desenvolvimento, atenção, comportamento e comunicação.Sintomas na infância, comportamentos inadequados, hiperatividade, dificuldade de adaptação social e ambiental.Genéticas e ambientais.Abordagem multidisciplinar, terapia comportamental e intervenções específicas.
Tabela comparativa dos transtornos: TDAH, TEA, TOD, DI Significado, Sintomas, Causas e Tratamento.

REFERÊNCIAS

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 17 out. 2022.

TOD, Autismo e TDAH : 5 formas de reconhecer os transtornos. Supera Farma, 2020. Disponível em: https://superafarma.com.br/tod-autismo-e-tdah-5-formas-de-reconhecer-os-transtornos/. Acesso em: 17 out. 2022.

TOD e TDAH: conheça as principais características desses transtornos em crianças. IG Saúde, 2022. Disponível em: https://saude.ig.com.br/parceiros/edicase/2022-05-17/tod-e-tdah–conheca-as-principais-caracteristicas-desses-transtornos-em-criancas.html. Acesso em: 17 out. 2022.

O que é o autismo. Autismo Realidade, 2022. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/o-que-e-o-autismo/. Acesso em: 17 out. 2022.

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