Skip to content Skip to footer

TDAH tem associação com o TEA e deficiência intelectual?

Frequentemente ficamos a par de algumas relações de transtornos que são evidenciadas por novas pesquisas. Essas ligações podem ser definidas como comorbidades, pois elas geralmente acontecem diante da existência de duas ou mais condições que afetam o desenvolvimento cognitivo e social de uma pessoa. O Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), a Deficiência Intelectual (DI) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são alguns desses casos que suscitam curiosidade em pesquisas acadêmicas.
A pergunta que fica é a seguinte: o TDAH tem associação com o TEA e a deficiência intelectual? Além disso, o interessante é traçar quais são as implicações, a preponderância do TDAH em relação às outras condições, como fazer para identificar cada uma delas e o que fazer para lidar com uma intervenção plenamente eficaz.
Para isso, é importante expormos um breve panorama sobre cada um desses transtornos e/ou distúrbios; e como os manuais e grupos de estudiosos lidam com essas situações. Já se sabe, por exemplo, que a denominação mais adequada atualmente é deficiência intelectual, segundo orientação proposta no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) editada em 2013.
É sabido que tanto o TDAH quanto a Deficiência Intelectual e o TEA são condições cuja prevalência de comorbidades são relativamente normais, mas, dependendo do caso, uma delas é a causa primária em relação à outra. Veja a seguir como elas atuam na vida de uma pessoa, suas consequências e quais as possibilidades relacionais.

O que estudos sugerem sobre a associação TDAH, TEA e DI?

– TDAH e TEA

Uma pesquisa apresentada no 26° Congresso Europeu de Neuropsicofarmacologia evidencia que crianças diagnosticadas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) podem apresentar traços presentes no TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O estudo afirma que o histórico familiar corresponde por uma boa parcela desses casos, inclusive aqueles que envolvem gêmeos. No entanto, outras relações entre parentes podem exercer influência. O estudo mostra que essa ligação entre o TDAH e o TEA compartilha uma mesma herança ou origem, comprovando a sua comorbidade ou coexistência.
De acordo com o levantamento, “essas descobertas aumentam a possibilidade de que algumas crianças com TDAH possam manifestar sintomas de autismo mesmo na ausência de um transtorno pleno”.

– TDAH e DI

Algumas pesquisas tornaram evidentes a presença de sintomas de TDAH em pessoas com DI. Há que se considerar o seguinte fato: em muitos casos o diagnóstico de TDAH e Deficiência Intelectual são apresentados como transtornos em comorbidade. O que facilita a identificação de um desses transtornos associado a outro é o uso de escalas no diagnóstico, provocando sua eficácia na identificação de sintomas do TDAH em crianças que convivem com a DI.
Alguns sintomas da Deficiência Intelectual podem ser confundidos com aquelas apresentadas no TDAH. Veja quais são:

  • Falta de interesse pelas atividades dadas em sala de aula;
  • Pouca interação com os colegas e com a professora;
  • Quando a criança perde ou esquece o que já havia aprendido (e demonstrado habilidade);

O TDAH e sua incidência

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser definido como um distúrbio neurocomportamental ou uma desordem neuropsiquiátrica, de início precoce. Ele é caracterizado por uma inquietação psicomotora; pela dificuldade em manter a atenção e a impulsividade cognitiva e social.
Estudo realizado pelo DSM-5 estabelece que o TDAH ocorre em 5% das crianças e 2,5% dos adultos. De acordo com o levantamento, o transtorno costuma ser mais frequente em comparação com as meninas. Isso considerando a população geral.
Quando comparado o público infantil em relação aos demais, a pesquisa constata que a proporção de TDAH se configura da seguinte forma: 2:1 em crianças e 1,6:1 em adultos.

A deficiência intelectual e a possibilidade de comorbidades

A deficiência intelectual, por sua vez, é caracterizada pelo funcionamento cognitivo que não corresponde à média esperada. Em outras palavras, é quando que está aquém do que é considerado normal ou regular para o desenvolvimento de uma pessoa. Muitos pais e mães ficam apreensivos em relação aos campos que podem ser direta ou indiretamente afetados pelo desempenho cerebral da criança.
A Deficiência Intelectual também é marcada por prejuízos significantes do funcionamento intelectual. A tudo isso se junta os déficits no comportamento adaptativo, manifestados durante o período de desenvolvimento da criança e adolescente.

O TEA e os desafios que ele traz para a vida da pessoa

O autismo é um transtorno que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. De acordo com dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão vinculado ao governo dos Estados Unidos, a relação existente é de um caso de autismo a cada 110 pessoas.
Sendo assim, a estimativa no Brasil, com seus poucos mais de 200 milhões de habitantes, possua aproximadamente 2 milhões de pessoas convivendo com TEA. Para se ter uma ideia, só no Estado de São Paulo são mais de 300 mil ocorrências, segundo dados divulgado pela USP. Os sintomas básicos do TEA são os seguintes:

  • Dificuldade de interação social;
  • Déficit de comunicação social, tanto quantitativo quanto qualitativo;
  • Padrões inadequados de comportamento que não possuem finalidade social.

Como lidar com esses casos?

Os tratamentos disponibilizados pelos profissionais são sempre as melhores alternativas para oferecer às pessoas. É importante salientar que as intervenções devem ser aplicadas de acordo com a demanda de casa pessoa, pois as necessidades de uma podem ser diferentes de outra e por aí vai.

Programas específicos para se aprimorar

Outra dica é se informar através de programas  não só para especialistas da área médica, mas voltados também a terapeutas e educadores que precisam saber como identificar os principais sinais de tais transtornos. Além disso, como lidar com a agressividade e os comportamentos inadequados das crianças e adolescentes com autismo ou outros transtornos.
Um desses programas é o PROTEA – Programa Especializado no Transforo do Espectro Autista.  Nele você aprende a intervir no Autismo com fundamentação científica e garanta um futuro social e acadêmico brilhante ao seu aluno ou paciente.

Depois de finalizar este programa você vai saber como lidar com a agressividade e comportamento inadequado no Autismo e entender como funciona a mente das pessoas que têm o espectro, para fazer a inclusão, medicar e intervir com segurança.
 
 
Dr Clay Brites

41 Comments

  • Avatar
    SIMONE VALERIO NUNES DE GODOI
    Posted 19/10/2018 at 8:25 pm

    Parabéns, dr. Clay você tem tirado muitas dúvidas.

    • Avatar
      Adriana Matias
      Posted 23/10/2018 at 3:54 pm

      Olá Simone ,
      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

  • Avatar
    Elen Borges
    Posted 20/10/2018 at 9:42 pm

    Sou formada em pedagogia e atualmente estou dando aulas, com especialização em educação especial e terminando um TCC em psicopedagogia. Acompanho sempre que posso o excelente trabalho de vocês! Quero poder receber artigos e informações sobre todos os temas desenvolvidos por vocês! Parabéns pelo trabalho!

  • Avatar
    Genaria Diniz
    Posted 21/10/2018 at 6:25 pm

    Gratidão pelas informações. Bem contextualizadas.
    Sou estudante de psicologia do oitavo período é estou estagiando em uma associação de pais e amigos de pessoas com autismo no RN. Estou vivenciando na prática todas essas informações. Porém eles carecem de muita ajuda material.

    • Avatar
      Adriana Matias
      Posted 23/10/2018 at 3:59 pm

      Olá Genaria ,
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 🙂

    • Avatar
      Ana Cristina S A Silveira
      Posted 06/06/2022 at 5:45 pm

      Boa tarde. Muito bom o artigo. Eu preciso de testes para tdah, TEA e DI. Teria aqui no site? Obrigada

  • Avatar
    Palmira dos Santos Costa
    Posted 22/10/2018 at 4:25 pm

    excelente material.

  • Avatar
    Ivone
    Posted 22/10/2018 at 6:46 pm

    Muito bom. Difícil achar artigos referentes a esse item.

  • Avatar
    Auriniva Oliveira Alves Rosner
    Posted 16/11/2018 at 1:16 pm

    Apesar de não ser formada em nenhuma área dos transtornos, tenho o maior interesse destas informações na orientação das SRM (sala recurso multifuncional)

  • Avatar
    Maria paiva
    Posted 02/04/2019 at 1:03 pm

    Muitissimo importante os comentários, mas continuo a procura do diagnóstico para meu filho. Com todo os esclarecimentos acho que ele é portador do TIA.

  • Avatar
    Ana Adriele
    Posted 25/07/2019 at 5:15 pm

    Olá boa tarde me chamo Adriele meu filho tem 4anos e foi diagnósticado com TDAH e hiperatividade e as pessoas sempre falam mas ele parece autista com esse artigo foi muito bom porque vi que criança com TDAH pode ter algumas características do TEA e vi que meu filho se encaixa quem deu o laudo do meu filho foi o Doutor TUSSOLINI gostaria que vcs me desses dicas de como agir com birras meu filho faz muito…muito obrigada grata.

  • Avatar
    Ilma Aparecida Ferreira da Silva
    Posted 27/07/2019 at 7:09 am

    Boa noite,meu filho a dois anos foi diagnosticado com DDA,agora depois de uns problemas escolares começou a passar com uma piscicologa e uma neurologista, a piscicologa disse que ele tem deficiência mental, já a neurologista disse que ele tem espectro autista, pois ele tem as características, meu filho falou com quase 3 anos,saiu da fralda com 3,e teve outros atrasos, ele tem 6 anos e 7 meses está na escola no 1 ano,já fez uma tomografia onde diz que tudo condiz com sua idade.
    Minha dúvida é qual médica está certa.

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 27/07/2019 at 11:15 am

      Olá Ilma , por motivo de lei não fazemos avaliação online .

  • Avatar
    davi
    Posted 20/08/2019 at 1:01 pm

    Ola ótima tarde..meu filho tem di associado ao TDAH e indícios de tod,ele começou usando risperidona e não funcionou o medico modou para metilfenidato mas piorou o quadro agora ele esta tomando periciazina gostaria de saber se e um bom remédio pois não sei mais que faço.

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 20/08/2019 at 1:55 pm

      Olá Davi , Olá , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
      precisa sobre caso .
      É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
      intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
      blog que podem te ajudar em muitas questões.

  • Avatar
    Shaiane
    Posted 21/10/2019 at 4:25 pm

    Eu gostaria muito de saber se é possível q uma criança tenha o TEA e o TDAH juntos pois tenho uma filha de 9 anos a possui as características de ambas as doenças

  • Avatar
    ROSELI AUGUSTO DE CASTRO
    Posted 12/11/2019 at 6:44 am

    Bom dia, meu nome é Roseli
    Meu filho foi diagnosticado com TDAH, DEPRESSÃO e TOD, vai começar tratamento com psicóloga, psiquiatra, neuropediatras e medicação, meu problema maior está sendo a escola, escola do estado não está preparada para receber esse tipo de aluno, gostaria de saber se com esse diagnóstico posso ter outras alternativas de escolas, preciso de uma orientação pois o que fazer, a escola me chama quase todo dia, por conta de problemas comportamental
    Desde já agradeço a atenção.

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 12/11/2019 at 11:32 am

      Olá Roseli ,
      realmente ainda tem muitas escolas que não está preparada para lidar com alunos que possui algum tipo de transtorno, dificuldade de aprendizagem ou depressão o primeiro passo e levar o diagnóstico para escola e assim deixar eles ciente para que conforme lei eles possam se atualizar e verificar com equipe pedagógica a didática e metodologia que vão trabalhar para colaborar com formação integral do discente e manter bom relacionamento com demais alunos.

    • Avatar
      THAIS DA FONSECA BARBOSA
      Posted 26/01/2020 at 6:08 pm

      Boa tarde!
      Tenho um filho com TDAH e por causa dele me formei em Pedagogia.
      Junto com um amigo começamos a escrever um projeto voltado para inclusão de pessoas com TDAH e TDA com uma visão em pedagogia e enfermagem. Gostaria de ter acesso aos seus artigos pois achei um material muito bom para o apoio´.
      Grata pela atenção, Thaís Fonseca

  • Avatar
    Fernanda
    Posted 06/12/2019 at 12:51 am

    Eu tenho TDAH e eu queria saber quem tem o problema é considerado autista?

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 06/12/2019 at 8:45 am

      Olá Fernanda ,
      não é considerado autista quem possui TDAH , convido você acessar nossos vídeos no canal youtube sobre assunto irá esclarecer sua dúvida .

  • Avatar
    Marli
    Posted 03/04/2020 at 1:43 pm

    Excelente materia

    • Avatar
      Suporte Neurosaber
      Posted 06/04/2020 at 8:24 am

      Olá Marli, Que bom! Ficamos felizes que tenha gostado!

  • Avatar
    caio
    Posted 18/06/2020 at 2:30 pm

    Quando vejo essas comparações eu fico me perguntando se meu diagnóstico de TDAH faz algum sentido… Pq eu n vejo semelhança nenhuma entre mim e um autista ou com qualquer outro transtorno que costumam comparar em algumas coisas que leio. Sou inquieto para caramba e não fico parado nenhum instante, minha mente sempre está trabalhando, mas tirando isso, não vejo nada demais

  • Avatar
    Angélica
    Posted 04/09/2020 at 5:21 am

    TDAH e TEA são considerados deficiência?

  • Avatar
    Thalita
    Posted 12/10/2020 at 6:36 pm

    Tenho um filho que foi diagnosticado previamente com atraso global no neurodesenvolvimento. Não anda, não fala e há suspeita dele TB tem baixa acuidade visual, já que ele TB não olha quando a gente chama ou vira sempre para o lado esquerdo quando a gente chama atenção dele. Tudo começou quando ele tinha de 3 para 4 meses,…começou a ficar irritado, foi TB quando apareceu o estrabismo convergente. Não interagia r não procurava mais quando chamávamos a atenção dele. Desde de novo só notamos que ele deixava sempre a mão esquerda fechada e e mexia pouco o lado esquerdo braço/perna e tb começou aparecer a esteriotipia nele ( fica batendo a mão na boca e o calcanhar no chao,todo dia acorda de madrugada chorando e não dorme mais).Até agora os médicos não sabe oque pode ter causado isso e se a condição dele é reversível. Notei que ele tem alguns sintomas da TEA.

  • Avatar
    PRISCILA CHAGAS DO NASCIMENTO
    Posted 03/11/2020 at 3:23 pm

    Quem tem a tdah pode ter autismo ou quem tem autismo pode ter tdah?

  • Avatar
    Jô Mel
    Posted 12/02/2022 at 10:04 am

    Crianças com deficiência intelectual consegue aprender a ler e escrever até os 7 anos?

  • Avatar
    Jô Mel
    Posted 12/02/2022 at 10:09 am

    Crianças com atraso difuso como Dpac, APRAXIA global, e surdez bilateral pode ser considerada como Di? Mesmo diante das dificuldades ela conseguiu ler e escrever até os 7 anos, consegue aprender mas no tempo dela, tem muita dificuldade de concentração? É possível fechar diagnóstico assim?

    • Avatar
      Solange
      Posted 14/02/2022 at 8:11 pm

      Olá, Jô Mel tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Paulo
    Posted 05/06/2022 at 9:22 pm

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
    Quem tem o TDAH ou tem filhos ou conhece bem alguém que tem esse Transtorno mental, sabe dos impactos na vida pessoal, na família e profissional.
    Parabéns Dr , Excelente!

    • Avatar
      Solange
      Posted 06/06/2022 at 7:04 pm

      Olá Paulo, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Atrasos no desenvolvimento infantil pode estar ligado à alguma deficiência intelectual? - Instituto NeuroSaber

Deixe um Comentário

0.0/5