Skip to content Skip to footer

Transtorno do Processamento Sensorial no Autismo

Transtorno do Processamento Sensorial

Certamente, é muito presente em crianças com autismo, o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS). Aliás, existem muitos desafios para crianças e adultos que possuem o TPS.. Mas quais desafios? Por exemplo, quando o cérebro não entende os estímulos sensoriais que recebem de forma completa.

Os estímulos, como luzes, cheiros e sons. Por exemplo, podem chegar ao cérebro de maneira lenta ou até sobrecarregar ele.

As causas para o TPS não são claras. Mas sabe-se que o fator genético é determinante para o diagnóstico.

O que é o TPS?

Sendo assim, o Transtorno de Processamento Sensorial é uma condição onde tem-se a dificuldade no processamento das informações. Além disso, também de estímulos do sistema nervoso no cérebro. 

Por isso, a dificuldade pode ser vista quando a criança reclamar da luz, de odores. Por outro lado, também pode ser reclamações de sons, da sensação da própria roupa no corpo. Ou seja, esse caso é considerado hipersensibilidade.

Além disso, quando apresenta um comportamento muito inquieto e está constantemente pulando. Correndo ou se balançando alto demais no parquinho. Sendo assim, esse caso é considerado hiposensibilidade.

Apesar da confusão entre Autismo, TPS é um transtorno distinto. Ou seja, ele pode ou não, estar presente em pacientes dentro do Espectro Autista.

Mas quais são os principais desafios do Transtorno de Processamento Sensorial no autismo?

Portanto, as dificuldades causadas pelo processo sensorial podem afetar diversas áreas da vida da criança com TEA. Isso acontece porque nosso corpo recebe diferentes tipos de sensações.

Antes de mais nada, feche seus olhos por um minuto, e reflita sobre todos os estímulos que você experimenta.

Por exemplo, você ouve algum som ou sente algum cheiro? Além disso, você consegue sentir sobre o que você está sentado? Ou até mesmo, seu corpo sabe se você está deitado ou em pé?

Sem dúvida, pense também como sente-se sobre as sensações menores? Por exemplo, qual é a sensação das suas roupas em sua pele? Além disso, do seu relógio, anéis, colares? Todavia, você consegue sentir o tecido das suas meias? Ou até mesmo, como o tique de um relógio de parede ou o movimento da luz de uma lâmpada te incomoda?

Dessa forma, é necessário tomar consciência…

No entanto, você nunca deve ter refletido sobre essas pequenas sensações antes. Isso acontece porque seu cérebro filtra todas elas. Sendo assim, para a criança com autismo, as sensações são mais intensas.

Por isso, essas sensações causam distrações ou desconforto. Ou seja, com o passar do tempo, o acúmulo destas situações pode causar uma sobrecarga sensorial. Às vezes, essa sobrecarga pode ser tão intensa a ponto de ocasionar um colapso psicológico.

Ou seja, esse colapso em crianças e adultos normalmente se apresenta por meio de comportamentos que se assemelham à uma birra. Sendo assim, são desencadeados pela sobrecarga sensorial.

Sintomas do Transtorno de Processamento Sensorial

Da mesma forma, o TPS pode afetar um ou vários sentidos. Por isso, crianças com este transtorno podem apresentar reações exageradas em relação a sons, roupas e texturas de diferentes comidas.

Mas também é possível que o oposto aconteça. Por exemplo, ela não demonstre nenhuma reação a um estímulo externo. No entanto, isso pode desencadear um desejo por estímulos sensoriais . Ou seja, estimulos que sejam mais intensos. Por exemplo, pular de lugares altos.

Portanto, o mais importante é entender que as crianças com autismo podem apresentar ambos os sintomas. Ou seja, podem reagir demais ou de menos aos estímulos sensoriais que recebem.

Mas quais são os sintomas do Transtorno de Processamento Sensorial?

Portanto, crianças com maior sensibilidade (hipersensibilidade), podem reagir da seguinte forma:

  • Sentirem que o tecido da roupa causa coceira ou arder.
  • Se incomodarem com a claridade da luz;
  • Acharem que sons são muito altos;
  • Reagirem a toques delicados como se fossem brusco;
  • Ânsia ao experimentarem comidas com texturas diferentes;
  • Apresentarem pouca habilidade motora e serem desastrados;
  • Terem medo de brincar em balanços;
  • Possuírem problemas comportamentais.

Às vezes, esses sintomas podem estar ligados a dificuldades motoras também. A criança pode apresentar dificuldade em segurar objetos como canetas ou tesouras, por exemplo.

Por outro lado, em crianças mais velhas, esses sintomas podem causar uma baixa autoconfiança, podendo levar a criança ao isolamento social e até mesmo depressão. Por isso a importância de uma observação cautelosa ao aparecimento dos primeiros sintomas.

Mas o que é crianças com hiposensibilidade? Certamente, entende-se como crianças com pouca sensibilidade, que apresentam os seguintes sintomas:

  • São inquietas;
  • Procuram estímulos intensos (gostam de pular, girar e se aventurar por lugares altos);
  • Conseguem ficar rodando sem ficarem com tontura;
  • Mastigam coisas (incluindo as próprias mãos e roupas);
  • Procuram estimulação visual (como aparelhos eletrônicos);
  • Possuem problemas para dormir;
  • Não percebem quando estão com o rosto sujo ou o nariz escorrendo, por exemplo.

Quais são os tratamentos para TPS?

No entanto, existem diferentes formas de tratar o Transtorno do Processamento Sensorial. Por exemplo, terapeutas Ocupacionais com experiência em transtornos sensoriais podem contribuir para o tratamento da criança.

Portanto, o mais importante é entender que cada criança com diagnóstico TEA e TPS é diferente. Além disso, vivencia o mundo de uma maneira que nem sempre podemos entender. 

Tente desenvolver uma linguagem (mesmo que não-verbal) entre você e a criança. A fim de que a criança consiga comunicar seus sentimentos e experiências. Por isso, essa será uma das melhores ferramentas que vocês podem desenvolver juntos.

Mas afinal, você quer entender melhor quais são as causas do Transtorno do Processamento Sensorial?

Por isso, fizemos uma live explicando este assunto detalhadamente!

Então, clique aqui embaixo para assistir:

Referências: 

Autism (ASD) and Sensory Processing Disorder – A Brief Introduction. [online] Disponível em: <https://www.griffinot.com/asd-and-sensory-processing-disorder/> [acesso em 27 July 2021].

15 Comments

  • Débora
    Posted 10/09/2022 at 7:37 am

    Maraviljoso conteúdo Obrigada me ajudou muito.
    Gostaria de saber sobre essa medição
    Tenho filha com TEA.

    • Solange
      Posted 12/09/2022 at 1:46 pm

      Olá Débora, tudo bem?

      Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Dani
    Posted 27/09/2022 at 11:49 pm

    Olá sou Daniela e depois de ler tudo isso não tenho dúvida de que eu tenho esse transtorno. Infelizmente ja sou adulta, mas sofro muito com a hipersensibilidade aos sons, toque físico, mudança… há algum tratamento pra mim? Por onde devo começar?

    • Solange
      Posted 28/09/2022 at 1:35 pm

      Olá Daniela, tudo bem?

      Orientamos que procure um Neurologista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Joice
    Posted 06/12/2022 at 11:38 am

    Oi! Tenho uma dúvida minha filha te 5 anos gosta de cheirar as coisas, tem problema com calcinha que a incomodam na parte da costura e a meia também não pode encostar nos dedos por causa da costura, e muito elétrica não para assiste tv se mexendo, perderia ser isso também?

    • Solange
      Posted 06/12/2022 at 7:41 pm

      Olá Joice, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Noemia
    Posted 13/12/2022 at 7:18 am

    Tenho uma dúvida.. Meu neto, 8 anos, não gosta que molhe ou respingue água no rosto, no banho ou na piscina, isso seria TPS?

    • Solange
      Posted 13/12/2022 at 1:52 pm

      Olá Noemia, tudo bem?

      Alguns transtornos podem apresentar características semelhantes, ou somente uma peculiaridade, não significa que a pessoa tenha determinado transtorno, por isso sempre recomendamos que procure um especialista para que ele possa realizar uma avaliação mais precisa do caso. Separamos vários vídeos, de diversos temas do nosso canal, que irão tirar muitas das suas dúvidas, vale a pena conferir: https://www.youtube.com/@NeuroSaberVideos/search?query=identificar%20transtorno

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Mayara
    Posted 25/01/2023 at 5:58 am

    Olá, boa noite!
    Minha filha tem 3 anos, ela não gosta que respingue nada no olho, se apertar ela um pouquinho parece que sentir dor, ela tem problemas pessoas falando alto, gargalhada alta, se tiver fazendo comida e tiver cheiro de tempero e diz que está fedendo

    • Solange
      Posted 25/01/2023 at 11:05 pm

      Olá Mayara, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Ana Sampaio
    Posted 26/01/2023 at 1:16 am

    Boa noite tenho um filho de 12 anos, que desde de pequeno não consegue usar roupas com etiquetas, zíper, calça jeans, colarinho, o tecido tem que ser algodão, nada de botões e roupas apertadas, não suporta cheiro de peixe e massinha o dia que ele tem contato não consegue comer nada, é muito inquieto e tímido, tem dificuldade motora como carregar uma bandeija e amarrar os sapatos, quando vamos à Igreja reclama das luzes serem muito fortes e reclama do barulho da escola, quando era pequeno eu o obrigava usar as roupas e ele chorava, hoje entendo a sua agonia e deixo ele escolher as próprias roupas, estou esperando uma vaga com um psicólogo

    • Solange
      Posted 27/01/2023 at 12:57 pm

      Olá Ana, tudo bem?

      Compreendo a sua situação e entendo que não seja fácil, a informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Jainara Sousa de Jesus
    Posted 06/02/2023 at 2:19 am

    Adultos apresta está síndrome?

    • Solange
      Posted 06/02/2023 at 11:17 pm

      Olá Jainara, tudo bem?

      Autismo é uma síndrome que não tem cura, podendo ser diagnosticada em crianças, jovens e adultos. Há sempre a necessidade de procurar um especialista.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Sentindo diferente: transtorno de processamento sensorial | Blog dr.consulta

Leave a comment

0.0/5