Skip to content Skip to footer

Transtorno global do desenvolvimento — entenda

Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) é um conjunto de distúrbios que afetam as interações sociais. Hoje em dia, é apresentado como Transtorno do Espectro Autista (TEA). Saiba mais neste artigo.
Muitas pessoas perguntam se TGD é o mesmo que autismo. Sim, uma pessoa com transtorno Global do Desenvolvimento pode ser diagnosticada com transtorno de Espectro Autista, pois os distúrbios presentes em ambos são os mesmos.
Os TGDs se manifestam nos primeiros anos de vida e os sintomas mais comuns são: padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, interesses restritos em determinadas atividades. As psicoses infantis e a Síndrome de Asperger também estão definidas como transtorno Geral do Desenvolvimento. Entenda melhor neste artigo.

Transtorno Global do Desenvolvimento e Autismo

O Transtorno Global do Desenvolvimento envolve características semelhantes ao transtorno do Espectro Autista. No Manual Diagnóstico e Estatístico dos transtornos mentais — DSM — que os médicos usam para basear seus diagnósticos, os sintomas do TGD descritos são: 

  • atraso da fala, no desenvolvimento da comunicação;
  • atraso motor — crianças que são muito desengonçadas, que se machucam demais ou que atrasaram para atingir os marcadores do desenvolvimento motor fino e grosso;
  • crianças que têm dificuldade na socialização;
  • crianças que têm interesses restritos, dificuldade para aprender coisas novas e para acompanhar a escola.

Após 2013, houve uma revisão do DSM, onde tais sintomas são considerados como transtorno do Espectro Autista. A comunidade científica considerou que os diferentes distúrbios descritos no TGD, partem de um único transtorno, de médio a severo prejuízo na comunicação e comportamentos restritos e repetitivos. Ou seja, os antigos transtornos globais estão hoje colocados e caracterizados como autismo.
Antes, se usava muito o termo TGD com famílias com dificuldade em assumir o diagnóstico de autismo. As pessoas entendiam o autismo como uma patologia com sintomas muito graves, muito severos e o associavam a crianças que ficavam isoladas, sem interagir com ninguém, fazendo movimentos repetitivos e estereotipados.
Hoje, com mais informações, ampliaram-se as possibilidades de sintomas dentro do transtorno do espectro autista, então quase não se usa mais o termo transtorno Global do Desenvolvimento.

Outros transtornos globais do desenvolvimento

Psicoses infantis

As psicoses infantis, ou Transtorno Desintegrativo da Infância (TDI) — DSM-IV (em vigor até 2013) — são conhecidas também como Síndrome de Heller ou demência infantil.
Os sintomas característicos das psicoses — apresentada pelo DSM-IV — são: perda dos limites do ego ou um amplo prejuízo no teste da realidade, com a presença de delírios ou alucinações e discurso desorganizado, ou catatônico.
A psicose pode ser entendida como uma desordem mental onde o pensamento e a percepção da realidade estão comprometidos, assim como as interações sociais. Existem diferentes conceituações para a psicose, sendo a perda de contato com a realidade — temporária ou definitiva — perturbação psíquica grave e fragmentação da personalidade, suas principais características. (ASSUMPÇÃO, 1993; TENGAN; MAIA, 2004)

Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger se assemelha ao TEA, mas a inteligência pode ser normal, sendo a verbal maior que a não verbal, geralmente. Ainda que as crianças com autismo apresentam maiores prejuízos na inteligência verbal, na síndrome de Asperger, também estão presentes dificuldades sociais e semânticas.
O desenvolvimento inicial da criança com síndrome de Asperger parece normal, como afirma Teixeira (2006), mas ao passar do tempo, seu discurso se torna peculiar, mais monótono e ela pode apresentar preocupações obsessivas.
Na síndrome de Asperger, as áreas de relacionamento interpessoal e da comunicação são as mais afetadas, embora a fala seja normal. Além disso, os portadores da síndrome, podem ter comportamentos excêntricos e demonstrarem pouca empatia.
Como no transtorno do Espectro Autista, as pessoas com Asperger podem apresentar dificuldades com mudanças, serem instáveis e vulneráveis emocionalmente. Pode também haver prejuízos na coordenação motora e percepção viso-espacial.
A síndrome de Asperger, no DSM-IV, como o autismo e as psicoses infantis, é classificada como transtorno Global do Desenvolvimento. Sendo que a principal característica comum em todas elas é a ruptura nos processos de socialização, comunicação e aprendizado.
No entanto, é importante considerar as mudanças no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — DSM-V (2014). Todos esses transtornos, agora, são englobados pelo termo transtorno do Espectro Autista.
Caso você, pai ou professor, perceber qualquer desses sinais de transtorno Global do Desenvolvimento, procure ajuda profissional. Uma equipe multidisciplinar competente, composta por médico, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogo, psicopedagogo traz grandes benefícios para o desenvolvimento e socialização das pessoas com TGD ou TEA.
Esse artigo foi útil para você? Então compartilhe nas redes sociais e ajude outras famílias e profissionais a compreenderem melhor o Transtorno Global do Desenvolvimento.
 
Referências:
ASSUMPÇÃO, F. B. Psicose: crítica dos conceitos. Revista de Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência, v.1, n. 2, p.13-18, 1993.
TENGAN, S. K.; MAIA, A. K. Psicoses funcionais na infância e adolescência. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 2, 2004.
TEIXEIRA, G. Manual do Autismo. Rio de Janeiro: Best Seller, 2016.

14 Comments

  • Marta Valéria Santos Aguilar
    Posted 12/04/2020 at 7:39 pm

    Boa noite
    Gosto muito dos artigo do NeuroSaber, obrigada por nos informa cada vez mais

    • Suporte Neurosaber
      Posted 13/04/2020 at 3:19 pm

      Olá Marta, Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • Maria das Mercês Ananias
    Posted 09/11/2020 at 9:11 pm

    Estou encantada com o material que estou lendo e compreendendo sobre o curso que estou fazendo. Muito obrigada!
    Como professora e mãe estou sempre buscando aprender mais.

    • NeuroSaber
      Posted 12/11/2020 at 10:52 am

      Olá Maria,
      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • Sumara
    Posted 14/11/2020 at 4:10 am

    Minha filha foi diagnosticada com o cidf84.8.considera se autismo?

    • NeuroSaber
      Posted 17/11/2020 at 8:14 pm

      Olá Sumara,
      Orientamos que converse com médico que fez o diagnóstico.
      De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Risoleta
    Posted 19/08/2021 at 10:16 pm

    Meu filho tem 3 anos e não fala nada nem se interessa por brincadeira ou briniquedos a neuropediatra avaliou cm um distúrbio global do desenvolvimento. Estou perdida sem saber o que fazer para q ele tenha uma evolução.

  • Juliana
    Posted 10/01/2022 at 9:51 pm

    Muito esclarecedor, obrigada

    • Webster
      Posted 11/01/2022 at 7:17 pm

      Olá, Juliana

      Agradecemos pela confiança em nosso trabalho, continue nos acompanhando para ver mais conteúdos como esse!

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Débora
    Posted 05/02/2023 at 11:47 am

    Olá! Tenho uma aluna em classe diagnosticada comTGD, gostaria de saber como poder ajudá-la a se desenvolver pedagogicamente, sinto que não consigo atingir nenhum dos meus objetivos, porque ela não se interessa, e pelo que ela se interessa são por coisas de terceiros ou mexer em coisas de terceiros, quais são os interesses que uma criança com TGD tem?

    • Solange
      Posted 06/02/2023 at 11:06 pm

      Olá Débora, tudo bem?

      Olá ,
      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Antonia Cia
    Posted 20/05/2023 at 5:16 pm

    Adoro os artigos da Neurosaber. Sempre esclarecedores.

  • Márcia da Silva Cunha
    Posted 28/06/2023 at 9:30 pm

    Meu filho está com 17 anos e tendo o diagnóstico de TEA , tomando medicamentos há anos! Foi diagnosticado com Autismo Asperg , tem cura ?

    • Jhulli
      Posted 03/07/2023 at 7:57 pm

      Olá Márcia, tudo bem?

      O Autismo Asperger é considerado uma forma leve de TEA, onde os indivíduos têm habilidades cognitivas e linguísticas preservadas, mas podem enfrentar desafios sociais e de comunicação.

      Atualmente, não há cura conhecida para o TEA ou para o Autismo Asperger. No entanto, existem várias intervenções e abordagens terapêuticas disponíveis que podem ajudar a pessoa a desenvolver habilidades sociais, de comunicação e de comportamento, e a melhorar sua qualidade de vida. Essas intervenções podem incluir terapia comportamental, terapia ocupacional, fonoaudiologia e apoio educacional especializado.

      É fundamental lembrar que o objetivo principal do tratamento não é necessariamente a “cura”, mas sim ajudar o indivíduo a alcançar seu potencial máximo, a melhorar suas habilidades sociais e de comunicação, e a levar uma vida independente e gratificante.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙 

Leave a comment

0.0/5