O diagnóstico de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) muitas vezes deixa pais e profissionais da educação com um mar de dúvidas e questionamentos. Em meio a tantas nomenclaturas, é bem verdade que a explicação sobre o que isso se trata torna-se realmente necessária.
Compreender as nuances deste termo e suas ramificações é essencial para fornecer apoio adequado às crianças diagnosticadas. O TGD engloba diversos transtornos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), como Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Síndrome de Kanner, psicoses infantis, entre outros.
Neste artigo, detalharemos essas síndromes e sua interligação com o TEA – proporcionando uma visão mais ampla e esclarecedora sobre esse complexo espectro de transtornos.
Conteúdo
Características desde a infância
Os pais geralmente são os primeiros a notar certos traços que distinguem seu filho das demais crianças. Isso ocorre porque, nos primeiros anos de vida, a comunicação se desenvolve de maneira única e peculiar.
Enquanto as crianças normalmente se conectam facilmente com outras pessoas, especialmente com outras crianças, no caso do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), essa interação acontece de forma diferente. A criança com TGD tende a evitar a comunicação direta, como o contato visual e a fala, entre outros aspectos.
Além disso, é importante observar que a criança com TGD pode ter dificuldade em iniciar ou manter uma conversa. Também é comum que ela manifeste resistência ao toque e busque o isolamento. Em muitos casos, a criança prefere brincar sozinha com um objeto específico, utilizando gestos para se comunicar, já que muitas vezes não desenvolve a comunicação verbal.
Quando a criança com TGD decide falar, sua comunicação frequentemente apresenta ecolalia, que é a repetição do que outras pessoas dizem ao seu redor. Além disso, é possível notar uma entonação mecânica em sua fala.
O Transtorno Global do Desenvolvimento e o ambiente escolar
Muitos educadores têm dúvidas sobre como conduzir as atividades sem deixar a criança com TGD de fora. A dica é respeitar as diferenças que o pequeno apresenta e procurar todas as possibilidades de incluí-lo nas atividades junto aos outros colegas.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurobiológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento das pessoas. No ambiente escolar, é fundamental que os profissionais estejam preparados para lidar com as especificidades desses alunos, proporcionando um ambiente acolhedor e inclusivo.
Além disso, a adaptação de materiais pedagógicos, o uso de estratégias de ensino diferenciadas e a promoção da interação entre os alunos são medidas importantes para garantir o desenvolvimento pleno das crianças com TEA.
Portanto, a conscientização e o apoio da comunidade escolar são essenciais para combater o preconceito e promover a inclusão desses alunos no ambiente educacional.
Em conclusão, é importante ressaltar que, embora as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) enfrentem desafios na comunicação verbal e na interação social, essas dificuldades podem ser trabalhadas com dedicação na escola, respeitando o tempo de cada criança. As atividades voltadas para o desenvolvimento nessas áreas têm o potencial de melhorar significativamente a capacidade de aprendizagem dos alunos.
Além disso, os professores desempenham um papel fundamental ao identificar as habilidades individuais dos alunos com TEA e orientá-los em direção ao progresso em outras áreas.
Referências:
MOLINA, C. de S. TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA INCLUSIVA. RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar – ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 6, p. e26421, 2021. DOI: 10.47820/recima21.v2i6.421. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/421. Acesso em: 10 abr. 2024.
https://genialcare.com.br/blog/transtorno-global-do-desenvolvimento/
11 Comments
Bom dia ! Parabéns pelas informações que tanto nos orientam e nos ajudam a entender melhor os sinais e o comportamento de nossas crianças , é muito importante para amenizar os desconfortos que os transtornos causam.Precisamos estar atentos para saber o que fazer para que elas se desenvolvam e tenham uma melhor qualidade de vida. Muito obrigada um grande abraço e fiquem com Deus!
Obrigada Rivaneide pelo seu carinho.
Muito bom texto. É fundamental que a família esteja atenta ao desenvolvimento de seu filho em todos os aspectos e o mais cedo possível, buscar orientação com profissional competente se observado algum comportamento que aponte para atraso.
Olá! Dr. Clay ótima explicação estou desenvolvendo um projeto, o qual tem como o título “Reflexões sobre a inclusão dos alunos com TGD com ênfase nos Transtornos do Espectro Autista”. Apresento o DSM-V para explicar as modificações segundo o documento. Obrigada..valeu
Meu filho foi diagnosticado com o Cid F84 segundo o neuropediatra dele seria o autismo mas queria saber em q grau ele se define o psiquiatra dele já disse q agora as crianças são diagnosticadas com autismo infantil e não por graus de autismo,já a Geneticista dele disse q o Cid F84 se define como TGD transtorno global do desenvolvimento mas afinal de contas quem está errado nessa história??
Nossa muito esclarecedor!gostei bastante do conteúdo!!me ajudou bastante!continue assim parabéns!!👏🏾👏🏾👏🏾
Gostaria de entender tgd pois trabalho com uma criança com altismo seus pais não dão a iportancia necessaria para ajudar no seu desenvolbimento fico muito sensibilizada pois sinto que se o ajudarem em casa ele desenvolveria bem mais
Enquanto o meu filho era criança,lutei bastante para conseguir médicos,fonos,psicólogos, oftalmo todo tipo de especialistas e sempre com dificuldades conseguia…Depois dos 17 anos, gente ,estou totalmente desorientada para seguir só com tratamento de psicólogo do meu Pedro Guilherme Alves de Carvalho não estamos conseguido e ele se sente sozinho pois não tem companhia para conversar…Amiguinhos iguais a ele ou diferente também,muito triste!
Meu filho tem cinco anos e foi diagnosticado com tgd.eu ainda tô aprendendo a lidar com esse diagnóstico,mas depois de ler essa matéria fiquei mas segura em saber como lidar com a situação, muito obrigado.
A minha filha foi diagnosticada com transtorno global de desenvolvimento. Transtorno de comportamento. E transtorno de aprendizagem.com o Cid f 84.isso é a mesma coisa de autismo?
Boa noite agradeço pelas informações sou professor auxiliar de um aluno muito inteligente e assim sigo as regras de carinho e compreensão, a qual temos ótimo resultados. Agradeço desde já. Um forte abraços.