Transtorno hipercinético – o que é?
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O transtorno hipercinético
Vocês por acaso já ouviram falar sobre o transtorno hipercinético? Embora essa condição não seja abordada com tanta frequência em relação às outras, é importante salientar que há muitos anos a comunidade médica desenvolve estudos aprofundados sobre ele. Confiram mais informações abaixo.
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), esse transtorno pode ser definido como um termo genérico para descrever um dos distúrbios infantis mais comuns. Vale ressaltar que é uma das formas mais severas mencionadas nos principais documentos mundiais da área médica, como o DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
O Que é o Transtorno Hipercinético?
Transtornos hipercinéticos, é caracterizado por hiperatividade e impulsividade, frequentemente acompanhadas de dificuldade em esperar sua vez e agitação. Para que uma criança possa ser diagnosticado, é necessário observar esses comportamentos durante os cinco primeiros anos de vida e em diferentes ambientes, especialmente na vida diária e no desempenho acadêmico.
A terapia e o tratamento adequado são essenciais para gerenciar o débito de atenção com hiperatividade, permitindo que a criança se adapte e minimize comportamentos inapropriados que podem levá-la a incorrer em problemas disciplinares ou se tornar propensas a acidentes. A intervenção precoce pode reduzir a desorganizada vida escolar e o desafio deliberado enfrentado por adolescentes e adultos que possuem esses transtornos.
Com frequência, indivíduos afetados cometem erros por descuido ao passar de uma atividade para outra, resultado da dificuldade em manter o foco em atividades que exigem um envolvimento cognitivo. É crucial um diagnóstico correto para que possa ser implementado um plano de ação que favoreça a redução dos impactos da hipercinética em suas rotinas.
Transtorno Hipercinético: Definição Segundo o CID-10
O Transtorno Hipercinético, classificado no CID-10 sob o código F90.1, requer que o indivíduo seja diagnosticado durante a idade escolar e apresenta hiperatividade e impulsividade, além de déficit de atenção com hiperatividade. Crianças diagnosticadas frequentemente passam por um desempenho acadêmico desorganizado, enfrentando dificuldade em esperar sua vez e cometer erros por descuido.
Esses sintomas podem levar a acidentes e à propensão a incorrer em problemas disciplinares. O tratamento adequado geralmente envolve terapia e atividades que exigem um envolvimento cognitivo, sendo essencial para direcionar a agitação e promover o desenvolvimento desde os cinco primeiros anos de vida.
Segundo a OMS e o DSM-5, o diagnóstico correto dos transtornos hipercinéticos é fundamental, especialmente em adolescentes e adultos, que frequentemente enfrentam desafios deliberados em sua vida diária. A identificação precoce é crucial para minimizar comportamentos inapropriados e reduzir a incidência de acidentes.
Relação Entre Transtorno Hipercinético e TDAH
Para Cameron & Hill (1996), um detalhe interessante é que esse quadro está incluído em sua totalidade no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O Transtorno Hipercinético, segundo o CID-10, é um subtipo de TDAH com características e sequelas mais graves.
Segundo Rohde et al. (2000), durante o século XIX já havia menções ao Transtorno Hipercinético na literatura médica. O estudo diz ainda que “entretanto, sua nomenclatura vem sofrendo alterações contínuas. Na década de 40, surgiu a designação ‘lesão cerebral mínima’, que, já em 1962, foi modificada para ‘disfunção cerebral mínima’, reconhecendo-se que as alterações características da síndrome relacionam-se mais a disfunções em vias nervosas do que propriamente a lesões nas mesmas.”
Como o Transtorno Hipercinético se Relaciona com o TDAH?
O Transtorno Hipercinético, conforme classificado pelo CID F90 e pelo DSM-5, está intimamente relacionado ao Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), caracterizando-se pela hiperatividade e impulsividade. Indivíduos com esse transtorno muitas vezes apresentam dificuldade em esperar sua vez e podem cometer erros por descuido, resultando em acidentes e problemas disciplinares durante a vida diária.
O início precoce dos sintomas, geralmente observados nos cinco primeiros anos de vida, pode impactar negativamente o desempenho acadêmico e levar a comportamentos desorganizados. A terapia e o tratamento adequado são essenciais para mitigar esses efeitos, especialmente em crianças na idade escolar que enfrentam desafios deliberados no envolvimento cognitivo.
A intervenção precoce é fundamental, uma vez que crianças com transtornos hipercinéticos são frequentemente propensas a acidentes e incorrem em problemas, tanto sociais quanto acadêmicos. O diagnóstico correto e um tratamento apropriado contribuem significativamente para a melhor adaptação e sucesso de adolescentes e adultos afetados por essa condição.
Diferenças e Semelhanças Entre Transtorno Hipercinético e TDAH
Critério | Transtorno Hipercinético | TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) |
Classificação | Subtipo mais severo de TDAH, segundo o CID-10 | Categoria geral que inclui diferentes subtipos, incluindo o hipercinético |
Diagnóstico | Exige presença de anormalidades em todos os eixos: hiperatividade, desatenção e impulsividade | Requer anormalidades em apenas um dos eixos (hiperatividade ou desatenção) |
Gravidade dos Sintomas | Geralmente mais intenso, com impacto mais severo nas funções sociais e escolares | Pode variar em intensidade, incluindo casos leves, moderados e severos |
Foco dos Sintomas | Sintomas específicos de hiperatividade, impulsividade e desatenção devem estar presentes em conjunto | Pode se manifestar como apenas desatenção, apenas hiperatividade, ou ambos |
Idade de Início dos Sintomas | Sinais devem ser evidentes antes dos 7 anos | Geralmente identificável na infância, mas pode variar conforme o caso |
Prevalência | Menos comum e mais específico | Mais comum e amplamente diagnosticado |
Impacto Funcional | Impacto mais acentuado nas atividades diárias e interações sociais | Pode ter variação no impacto dependendo da gravidade dos sintomas |
Transtorno hipercinético e grupos de sintomas
O que muitas pessoas desconhecem é que o transtorno hipercinético está presente em três grupos sintomatológicos. Eles são:
- Hiperatividade,
- Desatenção
- Impulsividade.
- Hiperatividade em Crianças com Transtorno Hipercinético: nesse caso é caracterizada como algo que causa na criança uma inquietação facilmente perceptível. Além disso, o pequeno tende a falar de maneira excessiva e barulhenta.
- Desatenção do Transtorno Hipercinético: normalmente se refere às dificuldades e aos problemas de atenção sustentada. Importante relembrar que isso resulta em erros por descuidos, dificuldade para seguir orientações de tarefas (sobretudo se a atividade exigir um esforço cognitivo maior). Com isso, esses afazeres costumam ser deixados pela metade.
Impulsividade e Transtorno Hipercinético: é caracterizada pela disposição da criança em não esperar pela sua vez de falar ou agir em determinadas situações que pedem ordem, interromper a fala de outras pessoas, conversar de forma excessiva (sem perceber que o interlocutor está pouco interessado), etc. As coisas geralmente são feitas de maneira abrupta e sem que a pessoa se dê conta dos perigos existentes.
Quais são os critérios para o diagnóstico de transtorno hipercinético?
Importante salientar que para o diagnóstico clínico do transtorno hipercinético, os médicos tentam identificar anormalidades tanto na hiperatividade quanto na desatenção, principalmente quando comparadas a crianças que não demonstram tais características.
Outra informação que deve ser considerada é o fato dessa investigação também partir de três eixos para consolidar as suspeitas da existência do transtorno hipercinético: pelo menos seis sintomas relacionados à desatenção, três dos fatores de hiperatividade e um sintoma de impulsividade (CAMERON & HILL, 1996). Além disso, o estudo britânico revela que a idade antes da qual os sinais devem ser evidentes é por volta dos 7 anos.
A diferença do diagnóstico do Transtorno Hipercinético e o TDAH
Embora os sintomas sejam praticamente os mesmos, os critérios na hora do diagnóstico se distinguem. Enquanto os mesmos eixos dos transtornos referidos sejam utilizados para objetivos de estudo; o diagnóstico no TDAH, as anormalidades precisam estar em apenas um dos eixos e não em todos (como a desatenção e a hiperatividade).
Isso lança luz para o que uma linha de investigação sugere: diferente do Transtorno Hipercinético, o TDAH é responsável por definir um padrão mais brando e uma categoria mais ampla.
Perguntas Frequentes sobre Transtorno Hipercinético
O que é o CID 10 F90?
O CID 10 F90 refere-se à classificação de transtornos hipercinéticos no Código Internacional de Doenças, edição 10. Este código inclui os transtornos relacionados à hiperatividade e ao débito de atenção, sendo parte importante do diagnóstico de condições que afetam a capacidade de concentração e controle comportamental, especialmente em crianças e adolescentes.
CID F90 o que significa
A sigla CID F90 representa uma categoria específica dentro do agrupamento de transtornos hipercinéticos, que abrange uma série de condições caracterizadas por padrões de hiperatividade, desatenção e impulsividade. A condição é frequentemente diagnosticada em crianças, mas pode persistir na adolescência e na vida adulta.
Como é realizado o diagnóstico do CID F90 transtorno do déficit de atenção (TDAH)?
O diagnóstico do transtorno do déficit de atenção (TDAH) deve ser realizado por um profissional de saúde qualificado. O processo envolve a observação dos comportamentos da criança em diferentes contextos, bem como a aplicação de questionários para pais e professores, a fim de compreender a frequência e a severidade dos sintomas.
O que é o transtorno hipercinético de conduta?
O transtorno hipercinético de conduta é uma condição caracterizada por um padrão persistente de comportamento que envolve atividades motoras excessivas e dificuldade em manter a atenção. Este transtorno, frequentemente associado ao déficit de atenção e hiperatividade (tdah), pode manifestar-se através de episódios de hiperatividade, impulsividade e comportamentos desafiadores, que afetam negativamente as áreas da vida da criança, como a escola e as interações sociais.
Quais são os principais sintomas do transtorno hipercinético?
Os principais sintomas incluem a inquietação, dificuldade em se concentrar em tarefas, comportamento impulsivo e desatenção. Crianças com esse transtorno podem ter dificuldades em seguir instruções e costumam agir de forma imprudente e impulsiva, o que pode levar a acidentes e incidências em problemas disciplinares. Além disso, podem ocorrer infrações não premeditadas de regras e a dificuldade em permanecer sentadas por longos períodos.
Como é feito o diagnóstico do transtorno hipercinético de conduta?
O diagnóstico do transtorno hipercinético de conduta deve ser realizado por um profissional de saúde, que avaliará os sintomas e a sua persistência ao longo do tempo. É importante que o comportamento da criança seja observado em diferentes ambientes, como na escola e em casa, para que se possa determinar se realmente se trata de um transtorno e não apenas de comportamentos normais da infância.
Quais são as possíveis causas do transtorno hipercinético?
O transtorno hipercinético, frequentemente referenciado pelo código CID 10 F90, é uma condição complexa que pode ter múltiplas causas. As causas são geralmente categorizadas em fatores genéticos, neurológicos e ambientais. Estudos sugerem que a hereditariedade desempenha um papel significativo, onde crianças com histórico familiar de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade apresentam maior predisposição. Além disso, fatores como o nascimento prematuro e exposições a substâncias nocivas durante a gestação também podem contribuir.
Como a genética influencia o transtorno hipercinético?
Estudos mostram que o transtorno hipercinético possui uma forte base genética. Crianças que têm parentes próximos diagnosticados com tdah ou outros transtornos hipercinéticos têm maior probabilidade de desenvolver os mesmos sintomas. A hereditariedade pode afetar a produção de neurotransmissores relacionados ao controle do comportamento e da atenção.
Fatores ambientais podem causar transtorno hipercinético?
Sim, certos fatores ambientais estão associados ao desenvolvimento do transtorno hipercinético. Exposições pré-natais a substâncias tóxicas, como álcool e drogas, bem como a exposição a poluentes e a condições adversas durante o desenvolvimento infantil, podem contribuir para o surgimento de sintomas de desatenção e hiperatividade.
Referências
CAMERON, Mary; HILL, Peter. Hyperkinetic disorder: assessment and treatment. Advances in Psychiatric Treatment, v. 2, p. 94-102. 1996.
ROHDE, Luis Augusto et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 22, n. 2, dez. 2000.
23 Comments
Olá… sou professora e tenho um aluno hipercinetico… quais atividades que seriam de boa intervenção a esse aluno… primeiro ano…
Olá Andreia, tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato.
Olá vocês já tem esse material para atividades pedagógicas disponível?
Olá Rosemary, tudo bem?
Aqui está o link do nosso catalogo de cursos: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/cursos/
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Olá! Também sou professor, especialista em Atendimento Educacional Especializado. Entendo sua pergunta e angústia, entretanto tente se desvencilhar da ideia de traçar planos de ação pedagógica baseando-se em diagnóstico. Sua pergunta é muito comum e sua busca louvável, mas a pergunta deve ser: quais atividades favoreceriam o “João” que tem estas características de comportamento, necessidades, habilidades, estímulos, etc. Ou seja, o que quero dizer é que não há atividades voltadas para pessoas com esta ou aquela patologia. Cada caso é único. Veja se consegue apoio de profissionais como TO, psicólogos e professores especializados. Eles podem te ajudar, apesar de ser bem comum haver profissionais destas áreas presos a propostas voltadas para patologias. É um paradigma urgente de ser revisto, quebrado. Espero ter ajudado. Abraço.
fui diagnosticado como hipercinético, creio que seria interessante analisar quais interesses ele tem, sua pergunta esta vaga, para te dar uma resposta mais assertiva seria necessário você escrever a idade, serie, sexo, nacionalidade da criança.
Bom dia!
Cleber, tenho uma aluna esse ano com transtorno hipercinético de conduta. O que mais me aflige é o comportamento agressivo… Vc teria algumas dicas do que trabalhar para melhorar esse comportamento. Indicações de livros, filmes…
Obrigada.
Como faço pra baixar este artigo para lê-lo com mais calma?
Olá Darquiel , não tem opção de baixar , enviado como sugestão para os próximos artigos publicados obrigada .
Boa noite, como saber se meu filho tem TOD ou se é só agitação da idade ?
Ele está agressivo demais, fala muito alto, não aceita muito ajuda nos afazeres escolar . Me ajudem!!!11
Ele tem 6 anos.
Olá Denise,tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso . É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.
Por favor, me ajude preciso entender melhor dessa doença
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Olá Rosana,
O Dr. Clay atende na região de Londrina. Você pode entrar em contato pelo telefone:
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São Paulo. Abaixo contatos para agendar sua consulta:
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Telefone: 11 2985-2010
Rua Pedroso Alvarenga, 1208 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
Quem é hipercinetico trm possibilidade de ser asperger(autismo leve) tbm, meu filho é hipercinético, minha filha é autista, sou asperger, e vejo mtos traços no meu filho, so queria saber se é possivel uma pessoa ter esses dois diagnósticos mesmo
Olá Lyna,
Primeiramente obrigada pela confiança!
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Atenciosamente,
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Meu filho e muito imperativo e muito agrecivo pega objeto fala em matar não sei mais o que fazer a neura deu um laudo detdah
Olá Cláudia,
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ola´gostaria de saber a diferença de tdah f 90.O DO TDAH F90.1 E SE DIAGNOSTICO PRA ATESTADO ESCOLAR DE CRIANÇA DE 7 ANOS MEU FILHO E MUITO AGITADO INQUIETO MAS NAO BRIGA COM NINGUEM SOEM CASA COMIGO AS VEZES E F 82 NEUROPSICOLOGA COLOCOU CONTRARIANDO A HIPOTESE DO MEDICO QUE DEU F34 JUNTO F90 ESSA QUESTAO MOTORA DELE EA ESTA ERRADA ELE SO ESTA SEM PRATICA NA ESCRITA O QUE FAZER VOU LEVAR ESTE RELATORIO SEGUNDA PRO MEDICO
Olá Joelma,
Agradecemos a confiança em nosso trabalho. É importante sempre procurar o auxílio de um profissional, pois cada caso necessita de um olhar específico.
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Achei ótima a matéria. Tenho 71 anos e tenho hipertensão atividade e Deficit de atenção vou manter contato com vcs
Olá Regina, tudo bem?
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Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Eu tenho um filho de 6 anos que foi diagnosticado com TDAH no laudo dele está CID10 F90.0 gostaria de saber como lida melhor com os sintomas dele ele é muito hiperativo e super estressado ele tem uma mudança de humor muito rápida me ajude por favor ele faz uso do Daforin 200mg 3 gotas pela manhã mais ele está mais agitado e o coração dele está acelerado e a respiração ofegante.
Olá Andréa, tudo bem?
É importante buscar um especialista pessoalmente para que possam ver a melhor maneira de intervenção, te deixamos uma seleção de todos os vídeos do dr Clay Brites sobre o tema: https://www.youtube.com/c/NeuroSaberVideos/search?query=TDAH%20como%20lidar
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙