Skip to content Skip to footer

Transtorno hipercinético – o que é?

O transtorno hipercinético

Vocês por acaso já ouviram falar sobre o transtorno hipercinético? Embora essa condição não seja abordada com tanta frequência em relação às outras, é importante salientar que há muitos anos a comunidade médica desenvolve estudos aprofundados sobre ele. Confiram mais informações abaixo.
De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), esse transtorno pode ser definido como um termo genérico para descrever um dos distúrbios infantis mais comuns. Vale ressaltar que é uma das formas mais severas mencionadas nos principais documentos mundiais da área médica, como o DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Relação com o TDAH

Para Cameron & Hill (1996), um detalhe interessante é que esse quadro está incluído em sua totalidade no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O Transtorno Hipercinético, segundo o CID-10, é um subtipo de TDAH com características e sequelas mais graves.
Segundo Rohde et al. (2000), durante o século XIX já havia menções ao Transtorno Hipercinético na literatura médica. O estudo diz ainda que “entretanto, sua nomenclatura vem sofrendo alterações contínuas. Na década de 40, surgiu a designação ‘lesão cerebral mínima’, que, já em 1962, foi modificada para ‘disfunção cerebral mínima’, reconhecendo-se que as alterações características da síndrome relacionam-se mais a disfunções em vias nervosas do que propriamente a lesões nas mesmas.”

Transtorno hipercinético e grupos de sintomas

O que muitas pessoas desconhecem é que o transtorno hipercinético está presente em três grupos sintomatológicos. Eles são a hiperatividade, a desatenção e a impulsividade.
– A hiperatividade nesse caso é caracterizada como algo que causa na criança uma inquietação facilmente perceptível. Além disso, o pequeno tende a falar de maneira excessiva e barulhenta.
– A desatenção normalmente se refere às dificuldades e aos problemas de atenção sustentada. Importante relembrar que isso resulta em erros por descuidos, dificuldade para seguir orientações de tarefas (sobretudo se a atividade exigir um esforço cognitivo maior). Com isso, esses afazeres costumam ser deixados pela metade.
– A impulsividade é caracterizada pela disposição da criança em não esperar pela sua vez de falar ou agir em determinadas situações que pedem ordem, interromper a fala de outras pessoas, conversar de forma excessiva (sem perceber que o interlocutor está pouco interessado), etc. As coisas geralmente são feitas de maneira abrupta e sem que a pessoa se dê conta dos perigos existentes.
Quais são os critérios para o diagnóstico?
Importante salientar que para o diagnóstico clínico do transtorno hipercinético, os médicos tentam identificar anormalidades tanto na hiperatividade quanto na desatenção, principalmente quando comparadas a crianças que não demonstram tais características.
Outra informação que deve ser considerada é o fato dessa investigação também partir de três eixos para consolidar as suspeitas da existência do transtorno hipercinético: pelo menos seis sintomas relacionados à desatenção, três dos fatores de hiperatividade e um sintoma de impulsividade (CAMERON & HILL, 1996). Além disso, o estudo britânico revela que a idade antes da qual os sinais devem ser evidentes é por volta dos 7 anos.

A diferença do diagnóstico do Transtorno Hipercinético e o TDAH

Embora os sintomas sejam praticamente os mesmos, os critérios na hora do diagnóstico se distinguem. Enquanto os mesmos eixos dos transtornos referidos sejam utilizados para objetivos de estudo; no TDAH, quando o assunto é o diagnóstico, as anormalidades precisam estar em apenas um dos eixos e não em todos (como a desatenção e a hiperatividade).
Isso lança luz para o que uma linha de investigação sugere: diferente do Transtorno Hipercinético, o TDAH é responsável por definir um padrão mais brando e uma categoria mais ampla.
Referências
CAMERON, Mary; HILL, Peter. Hyperkinetic disorder: assessment and treatment. Advances in Psychiatric Treatment, v. 2, p. 94-102. 1996.
ROHDE, Luis Augusto et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 22, n. 2, dez. 2000.
 

23 Comments

  • Andreia Dias
    Posted 25/03/2020 at 1:59 pm

    Olá… sou professora e tenho um aluno hipercinetico… quais atividades que seriam de boa intervenção a esse aluno… primeiro ano…

    • Suporte Neurosaber
      Posted 26/03/2020 at 8:03 am

      Olá Andreia, tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato.

    • Gabriel
      Posted 26/05/2021 at 8:36 pm

      Olá! Também sou professor, especialista em Atendimento Educacional Especializado. Entendo sua pergunta e angústia, entretanto tente se desvencilhar da ideia de traçar planos de ação pedagógica baseando-se em diagnóstico. Sua pergunta é muito comum e sua busca louvável, mas a pergunta deve ser: quais atividades favoreceriam o “João” que tem estas características de comportamento, necessidades, habilidades, estímulos, etc. Ou seja, o que quero dizer é que não há atividades voltadas para pessoas com esta ou aquela patologia. Cada caso é único. Veja se consegue apoio de profissionais como TO, psicólogos e professores especializados. Eles podem te ajudar, apesar de ser bem comum haver profissionais destas áreas presos a propostas voltadas para patologias. É um paradigma urgente de ser revisto, quebrado. Espero ter ajudado. Abraço.

    • cleber
      Posted 27/02/2022 at 11:00 pm

      fui diagnosticado como hipercinético, creio que seria interessante analisar quais interesses ele tem, sua pergunta esta vaga, para te dar uma resposta mais assertiva seria necessário você escrever a idade, serie, sexo, nacionalidade da criança.

      • Erica
        Posted 30/04/2022 at 12:20 pm

        Bom dia!
        Cleber, tenho uma aluna esse ano com transtorno hipercinético de conduta. O que mais me aflige é o comportamento agressivo… Vc teria algumas dicas do que trabalhar para melhorar esse comportamento. Indicações de livros, filmes…
        Obrigada.

  • Darquiel Nunes Mattos
    Posted 28/03/2020 at 6:33 am

    Como faço pra baixar este artigo para lê-lo com mais calma?

    • Suporte Neurosaber
      Posted 30/03/2020 at 7:47 am

      Olá Darquiel , não tem opção de baixar , enviado como sugestão para os próximos artigos publicados obrigada .

  • Denise gonçalves
    Posted 09/04/2020 at 11:48 pm

    Boa noite, como saber se meu filho tem TOD ou se é só agitação da idade ?
    Ele está agressivo demais, fala muito alto, não aceita muito ajuda nos afazeres escolar . Me ajudem!!!11
    Ele tem 6 anos.

    • Suporte Neurosaber
      Posted 13/04/2020 at 6:17 pm

      Olá Denise,tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso . É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

  • Rosana dos santos Franqueiro
    Posted 21/08/2020 at 1:02 pm

    Por favor, me ajude preciso entender melhor dessa doença
    Email: [email protected]

    • NeuroSaber
      Posted 27/08/2020 at 8:11 pm

      Olá Rosana,
      O Dr. Clay atende na região de Londrina. Você pode entrar em contato pelo telefone:
      43 9 9113-3637 – o número também é Whatsapp e atende das 8h – 17h30.
      São Paulo. Abaixo contatos para agendar sua consulta:
      Whatsapp: 11 9 3078-0888
      Telefone: 11 2985-2010
      Rua Pedroso Alvarenga, 1208 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

  • Lyna
    Posted 18/09/2020 at 4:40 am

    Quem é hipercinetico trm possibilidade de ser asperger(autismo leve) tbm, meu filho é hipercinético, minha filha é autista, sou asperger, e vejo mtos traços no meu filho, so queria saber se é possivel uma pessoa ter esses dois diagnósticos mesmo

  • Cláudia
    Posted 01/03/2021 at 12:59 am

    Meu filho e muito imperativo e muito agrecivo pega objeto fala em matar não sei mais o que fazer a neura deu um laudo detdah

  • JOELMA
    Posted 12/03/2021 at 8:28 pm

    ola´gostaria de saber a diferença de tdah f 90.O DO TDAH F90.1 E SE DIAGNOSTICO PRA ATESTADO ESCOLAR DE CRIANÇA DE 7 ANOS MEU FILHO E MUITO AGITADO INQUIETO MAS NAO BRIGA COM NINGUEM SOEM CASA COMIGO AS VEZES E F 82 NEUROPSICOLOGA COLOCOU CONTRARIANDO A HIPOTESE DO MEDICO QUE DEU F34 JUNTO F90 ESSA QUESTAO MOTORA DELE EA ESTA ERRADA ELE SO ESTA SEM PRATICA NA ESCRITA O QUE FAZER VOU LEVAR ESTE RELATORIO SEGUNDA PRO MEDICO

  • Regina Ermel
    Posted 22/08/2022 at 12:06 pm

    Achei ótima a matéria. Tenho 71 anos e tenho hipertensão atividade e Deficit de atenção vou manter contato com vcs

    • Solange
      Posted 23/08/2022 at 4:33 pm

      Olá Regina, tudo bem?

      Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Andréa da Silva e Silva
    Posted 12/11/2022 at 11:33 pm

    Eu tenho um filho de 6 anos que foi diagnosticado com TDAH no laudo dele está CID10 F90.0 gostaria de saber como lida melhor com os sintomas dele ele é muito hiperativo e super estressado ele tem uma mudança de humor muito rápida me ajude por favor ele faz uso do Daforin 200mg 3 gotas pela manhã mais ele está mais agitado e o coração dele está acelerado e a respiração ofegante.

Leave a comment

0.0/5