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Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: O que é TID?

Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) constituem um conjunto de condições que afetam significativamente a interação social, comunicação e comportamento. Com o autismo inserido nesse espectro, é essencial compreender melhor essa categoria de transtornos e suas ramificações. 

Neste artigo exploraremos a relação entre o autismo e os TID, através de questões como diagnóstico, causas e sinais de alerta, além de destacar a importância de buscar apoio profissional para garantir um acompanhamento adequado às necessidades individuais das crianças afetadas.

O que é Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID)?

O distúrbio é definido como um grupo de transtornos que se caracterizam por “alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo”, de acordo com um artigo escrito pelo professor José Salomão Schwartzman, da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Além disso, especialistas descobriram categorias ligadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao longo de seus estudos. Em 2000, a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) classificou o autismo como parte dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID).

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de TID é feito através de uma análise comportamental do indivíduo, não requerendo um traço biológico específico para sua identificação. É importante ressaltar que o diagnóstico é feito clinicamente e se baseia nos prejuízos relatados pela pessoa.

No entanto, é verdade que se exige um acompanhamento clínico bem detalhado a fim de que haja também uma avaliação que envolva o campo linguístico e neuropsicológico, além de exames complementares (como estudos de cromossomos e neuroimagem).

Quais são as causas?

Ainda há muitos pais e profissionais que têm dúvidas sobre as causas do TID, mas de acordo com estudos feitos para o tema, estima-se que o transtorno apresenta causas neurobiológicas e pode até mesmo se manifestar de maneira isolada ou a partir de condições médicas que acompanham a pessoa desde mais tenra idade.  Veja quais são elas:

  • Infecção pré-natal (rubéola, citomegalovirus, outras);
  • Síndrome fetal alcoólica;
  • Síndrome de Down;
  • Síndrome de Williams;
  • Síndrome de Angelman;
  • Síndrome do X-frágil, entre outras.

O detalhe é que embora exista um forte indício de que o TID possa ser observado nos primeiros meses de vida, os profissionais médicos geralmente só lidam com essa identificação quando a criança está próxima dos 5 ou 6 anos de idade.

Vale ressaltar que, ao contrário do que era afirmado nas décadas de 1940, 1950 e 1960, o TID não é originado de problemas psicológicos, principalmente os dinâmicos. Isso já é consenso entre os pesquisadores da área atualmente.

Além disso, há evidências de que fatores familiares podem estar diretamente ligados aos casos de TID.

É possível saber se meu filho está incluído nesse grupo?

Especialistas afirmam que quanto menos severo for a incidência do TID, mais difícil será a identificação de características que denotem o transtorno. Para esses casos, nada melhor que uma observação criteriosa dentro de casa e em outros ambientes, lembrando que a criança apresentará algum traço de comportamento que demonstre algo diferente.

Entre os hábitos que as crianças podem desenvolver, destaca-se o apego à rotina, onde elas preferem realizar todas as atividades no mesmo horário, da mesma maneira e seguindo certos rituais específicos. Além disso, é comum observar a seletividade, principalmente em relação à alimentação.

Outra característica notável é a falta de resposta à dor após uma queda, enquanto um toque suave pode causar desconforto e agitação.

Onde procurar ajuda?

Desde muito nova, a criança pode apresentar alguma característica que a diferencie das demais. A procura por uma equipe multidisciplinar pode ser a solução para que seu filho receba a intervenção necessária a fim de que tenha uma qualidade de vida muito maior.

Em resumo, os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) são condições neurológicas que afetam como as crianças se desenvolvem. Isso inclui o autismo, a síndrome de Asperger e outros transtornos. Cada um desses transtornos pode ter diferentes sintomas e níveis de gravidade, afetando como a criança se comunica, interage socialmente e se comporta. 

Portanto, é importante identificar esses transtornos cedo e oferecer apoio adequado para ajudar as crianças a se desenvolverem da melhor forma possível. 


Referências:

https://genialcare.com.br/blog/transtornos-invasivos-do-desenvolvimento/

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300009

25 Comments

  • maria Elminia Silva
    Posted 26/01/2017 at 7:44 pm

    Os artigos publicados por vocês sempre acrescenta mais em prática pedagógica. Parabéns! Obrigada!

    • Entendendo Autismo
      Posted 26/01/2017 at 8:13 pm

      Abraços Maria Elminia! obrigada

    • MARCELLE APARECIDA BALBINO FREIRE
      Posted 26/04/2021 at 2:09 pm

      Queria saber se com esse diagnóstico meu filho pode se aposentar.Ele tem TID

  • claudia irizaga
    Posted 28/01/2017 at 2:12 pm

    Como avó de um menino autista (4 anos) e professora digo que tenho aprendido muito com as publicações .
    Excelente idéia a socialização dos estudos de vocês.

    • Entendendo Autismo
      Posted 30/01/2017 at 1:03 pm

      Obrigada Claudia! continue acompanhando as publicaçoes da Neurosaber.

  • Núbia Calazans
    Posted 28/01/2017 at 4:53 pm

    Muito esclarecedor! Serve de suporte para as atividades que desenvolvo!
    Obrigada!

    • Entendendo Autismo
      Posted 30/01/2017 at 1:02 pm

      Obrigada Nubia! abraços

  • Rivaneide Alves da Silva Cruz
    Posted 28/01/2017 at 8:26 pm

    Ótimo artigo! Parabéns pelo trabalho de vocês , porque só nos ajuda a reconhecer e identificar os possíveis problemas de desenvolvimento de nossas crianças e melhorar nosso desempenho profissional. É extremamente importante que nós educadores e todos os envolvidos no auxílio de nossas crianças isso reforça as observações mais detalhadas desde muito cedo podendo assim melhorar a qualidade de vida de cada uma delas! Muito obrigada e um grande abraço e que Deus os abençoe sempre!

    • Entendendo Autismo
      Posted 30/01/2017 at 12:55 pm

      Obrigada pelas palavras Rivaneide! abraços

  • Neuzimar de Maria Mandu
    Posted 28/01/2017 at 10:32 pm

    Acredito que seja fundamental professores que estudaram sobre os TID passem essas infomações aos pais que não sabem nada e nem por do que ocorre com seus filhos.

    • Entendendo Autismo
      Posted 30/01/2017 at 12:52 pm

      Com certeza Neuzimar! é fundamental os pais estarem cientes.

  • Joaquina Xizana Torquato Almeida.
    Posted 29/01/2017 at 10:12 pm

    Aqui vai o meu muito obrigada a essa equipe maravilhosa, pelo aprendizado. Como tenho uma filha especial, muitas vezes, ou na maioria das vezes, só vejo depois. Mesmo assim, faço o máximo para ver as publicações. ( acho até que já disse isso.)

    • Entendendo Autismo
      Posted 30/01/2017 at 11:45 am

      Joaquina parabens! a informação é a maior colaboradora em tudo que fazemos.Obrigada por estar sempre nos acompanhando!

  • Antonia C. Santos
    Posted 30/01/2017 at 12:00 am

    Boa Noite. Este artigo é excelente, nos faz ver a importância de uma observação constante .Parabéns.

    • Entendendo Autismo
      Posted 30/01/2017 at 11:42 am

      Obrigada Antonia! voce poderá obter mais informaçoes em nosso site e no “Entendendo Autismo” na pagina da Neurosaber no you tube.

  • Maria Ireni Soares Farias
    Posted 01/02/2017 at 10:58 am

    Bom dia equipe da NeuroSaber.
    Tem sido de grande ajuda todas as lifes que tratam TEA, pois tenho um filho de adoção que tem embora leve,mas que na escola teve dificuldades´pois tem HDA.Tem acompanhamento com psicopedagoga e fonoaudióloga.Dr. Brites quero fazer uma pergunta e espero ansiosamente por uma resposta. Vocês nos mostram como identificar, como ajudar, a que médico recorrer,quando nossos filhos são pequenos,mas eles vão crescer, como continuar ajudando-os?
    Pergunto também se uma criança teve vários diagnósticos, sempre foi levado pelos pais a diversos médicos, mas nunca fecharam um diagnóstico. Hoje na idade adulta , muito inteligente, mas com varias comorbidades associadas, sofre terrivelmente,pois entende que é diferente. A mãe entrou em contato com vocês, mas ficou triste e decepcionada, porque não teve um retorno com alguma orientação. Ela mora em Santa Catarina estava disposta ir a cidade de vocês com esperança de ter uma consulta orientandoa pelo menos para onde procurar auxilio.O rapazé meu primo angustio-me com o sofrimento dele e da família. Se procurarem nos e-mails de vocês encontrarão o nome da mãe dele .R de C Veleda. Agradecida .

    • Entendendo Autismo
      Posted 01/02/2017 at 8:47 pm

      Ola Mari Ireni! pedimos desculpas se ainda não obeteve resposta mas voce pode ligar na clinica do Dr. Clay o numero é 043 30552324.Abraços

      • José Carlos
        Posted 31/10/2017 at 2:42 pm

        obrigado pelas informações, por tirarem as minhas dúvidas que acredito não é só minha.

  • GILCÉLIO DE PAULA DIAS
    Posted 03/10/2017 at 7:45 pm

    ESTOU FAZENDO UM TRABALHO, ONDE FIZERAM A SEGUINTE PERGUNTA : APRESENTE AS DIFERENÇAS ENTRE SINDROME DE ASPERGER E O TRANSTORNO INVASIVO ?
    PORÉM EU NÃO ENTENDI, PODEM ME AJUDAR ?

  • Lorenzo
    Posted 15/11/2017 at 11:55 pm

    bom dia!
    eu gostaria de saber se o transtorno invasivo do desenvolvimento e a síndrome de asperger são critérios para haver a interdição da pessoa? e caso houver a interdição por estes motivos, esta seria parcial ou absoluta?

    e a duvida que sempre paira no ar: a síndrome de asperger verdadeiramente incapacita o sujeito para o trabalho?

  • Paula
    Posted 08/01/2018 at 12:15 pm

    Deficiência auditiva é um transtorno invasivo do desenvolvimento? Porque?

  • Dirde L. Andrade
    Posted 01/02/2018 at 10:46 pm

    Me passarám que milha filha de 5 anos e autismo o CID F70 e F84
    Pode falar mais desse caso

  • ROBILENE RODRIGUES MENDONÇA DE MAGALHAES (589)
    Posted 11/07/2018 at 9:36 am

    Aprendi muito com tais informações. Parabéns equipe pelo testo claro e objetivo.

  • Silvia Maria
    Posted 12/11/2021 at 6:14 pm

    é possível diagnosticarem a criança com 13 anos? A minha filha tem muito em questão dá rotina, e quando mudada se frustra. e aos Domingo a domingo, desde bem pequenina aos 3 a 4 anos ela já tinha essa questão de acordar cedo pra fazer tarefas, tomar banho, se vestir sozinha muita das vezes peguei ela 7 da manha já fazendo as coisa só nessa fase ela tinha já uns 5 anos e sobre dor ela aos 15 dias de nascido caiu dos braços do pai quando dormia, não chorou, com o passado tempo quando caia não chorava dizia que não foi nada, mas não gosta de barulho, gritos som alto e escuta musica clássica pra estudar e como a calma ela. Gente e agora na adolescência esta mais destacados esses sentimentos e detalhe nada abala. Me ajudem eu estou sem saber o que fazer devo levar ao psiquiatra? psicólogo? aquém levo?

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