Skip to content Skip to footer

Trocas de letras na hora da leitura: o que fazer?

A leitura é uma das práticas mais elementares da comunicação humana. Afinal de contas, ela contribui imensamente para a alfabetização de uma pessoa. Esta habilidade também apresenta ao indivíduo a oportunidade de aumentar o vocabulário por meio de novas palavras.
Entretanto, algumas crianças podem trocar as letras das palavras no momento em que leem algo. Embora pareça um detalhe sem importância, é preciso estar atento ao que realmente isso deve significar.
De todas as possibilidades existentes, uma que precisa ganhar mais atenção é a dislexia, pois, se não for tratada, os efeitos tendem a piorar esse aspecto ao longo da vida da pessoa. Quer saber mais sobre o assunto e o que pode ser feito para procurar soluções interessantes? Veja algumas informações abaixo.

Qual a relação da troca de letras e a dislexia?

A situação é a seguinte: as crianças que não possuem o transtorno identificam facilmente as diferenças ente “d” e “b” e “h” e “n”, por exemplo. Já aquelas que convivem com a dislexia confundem-se, com determinada frequência, tais letras, pois elas possuem grafias semelhantes.
Assim ocorre também com letras que têm o som semelhante como “d” e “t”. Pode acontecer, inclusive, dos pequenos ou mais crescidos inverterem as sílabas de uma palavra ou mesmo adicionarem uma sílaba extra.

Quais profissionais estão aptos à aplicação de um tratamento?

É preciso chamar a atenção para o fato de as intervenções, que visam ao tratamento da dislexia, adotarem a multidisciplinaridade. O diagnóstico é feito por uma equipe ampla de especialistas. Vale dizer que, muito mais do que aplicar testes, eles estabelecem um estudo de cada caso para entender o transtorno.
O acompanhamento de psicopedagogos, pedagogos e psicólogos é de extrema importância para os casos que se apresentam como dislexia. No entanto, os fonoaudiólogos também representam uma presença indispensável.
A dislexia é um transtorno de linguagem e o fonoaudiólogo deve estar capacitado para compreender o perfil cognitivo, o comportamento da criança frente aos processos de leitura e escrita em sua formação.

Quais são os sintomas?

Os pais e professores devem ficar atentos aos sintomas que geralmente se manifestam. Veja alguns deles logo abaixo:
– Atraso de fala;
– Alterações de linguagem;
– Dificuldades de memorizar sequência das palavras durante leitura e fala;
– Dificuldades de memorizar termos e recados;
– Outras tarefas que exigem símbolos gráficos.
O que fazer em casa?
Atividades como caça-palavras, pescaria de letras e palavras-cruzadas são excelentes para ativar a memória, além de contribuírem com o aprendizado das sílabas e a formação lexical dos vocábulos. Vale dizer, no entanto, que essas tarefas precisam ser do conhecimento do terapeuta. É importante que haja essa comunicação.

E na escola?

Tarefas que trabalham com a formação de palavras são as mais aconselháveis, tais como: forca, caça-palavras, ditados e outras atividades lúdicas que também podem ser realizadas em sala de aula.
 
Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

28 Comments

  • Elayne
    Posted 22/06/2018 at 7:42 pm

    Boa noite!!!
    Meu filho tem 7 anos e não aprendeu a ler e nem a escrever, é uma luta pra ensinar ele, fica querendo já advinhando as palavras que estão no livro, ai digo filho relaxa,olha as letras para poder chama-las…. Já não sei mais como.colocar as.coisas na cabeça dele…já levei em psicopedagoga porém não tive muito êxito….

    • NeuroSaber Responde
      Posted 07/07/2018 at 5:26 pm

      É preciso uma equipe multidisciplinar.

    • Débora
      Posted 12/03/2021 at 11:55 pm

      A criança tem que entender que cada letra tem um som…e quando isso acontece elas começam a se dar bem no mundo das letras.

    • josiane dias costa novais
      Posted 28/05/2021 at 2:56 pm

      Meu filho tem 6 anos e troca o C pelo T.
      O que devo fazer. É motivo de mim preocupar?

    • Carla Reis
      Posted 23/09/2021 at 1:35 am

      Parece que você estar falando do meu filho. Pois ele também tem 7 anos e faz igual ao seu. Eu fico angustiada.

    • Karina
      Posted 30/06/2023 at 3:20 pm

      Me chamo Karina, sou professora alfabetizadora. No começo do aprendizado, é normal que a criança tente adivinhar as palavras. No processo de ensino e aprendizado da leitura é importante chamar a atenção da criança para o som de cada letrinha que ela está lendo e tentando juntar para formar as sílabas, precisa instigar ela a fazer a leitura da palavra até o final. Explicar que ler não é adivinhar. Depois que ler toda a palavra, fazer compreender o que está lendo. Falar que Adivinhar e compreender é diferente. Eu indico um vídeo no YouTube que vai te auxiliar nesse processo. O recurso que uso e indico é pelo método fônico.
      Canal YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ndBArgj2uM4

  • Simone Gomes
    Posted 27/06/2018 at 1:21 pm

    Conteúdo riquíssimo. Parabéns!!!

  • Marlei Anzolin
    Posted 27/06/2018 at 9:32 pm

    Uma criança que troca p por b e f por v . Também faz o 9,6 e o 3 virados ao contrário tem dislexia?? É possível recuperar um adulto dislexo ??

    • NeuroSaber Responde
      Posted 07/07/2018 at 5:24 pm

      Marlei, é necessário uma avaliação em ambos os casos.

    • Erick Donald
      Posted 28/09/2022 at 9:41 pm

      este caso em particular é o mesmo problema que tenho, descobri a dislexia depois de adulto na faculdade, antes disso pensava que eu era apenas “não inteligente”.
      Hoje em dia tenho dificuldade de entender o que as pessoas falam, sempre tento fazer leitura labial

  • patricia
    Posted 28/06/2018 at 9:56 am

    gostaria de receber artigos sobre esse assunto.

  • alberto alves
    Posted 01/08/2019 at 7:04 pm

    boa noite
    uma crianca que troca por exemplo 23-32 na hora da leitura tem problema de que e por acaso dislexia

  • maria
    Posted 08/10/2020 at 8:49 pm

    Eu tenho 9 anos e troco e com i .

  • Agberto Cruz
    Posted 19/02/2021 at 3:51 am

    Bom dia!!!
    Tenho um sobrinho de 6 anos e ele só põe os chinelos errados, será que ele é um dislexico??

    • NeuroSaber
      Posted 19/02/2021 at 10:40 pm

      Olá Agberto,
      Primeiramente obrigada pela confiança!
      Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
      De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Débora
    Posted 12/03/2021 at 11:56 pm

    A criança tem que entender que cada letra tem um som…e quando isso acontece elas começam a se dar bem no mundo das letras.

  • Maria Goretti Thomé Garcia
    Posted 26/03/2021 at 5:03 pm

    Minha filha de 8 anos está com muita dificuldade na leitura. Troca as letra e principalmente troca as vogais . Nunca tinha ouvido falar em dificuldades na troca de vogais. Porem na escrita das palavras ela não as troca.

  • Cícera Paula Silva da Costa.
    Posted 30/04/2022 at 1:53 am

    Tenho um aluno de 10 anos que quando vai lê troca cr por tr, por exemplo: se a palavra é cravo ele troca por travo, tem alguma regra para eu poder trabalhar com o mesm

  • Luciana
    Posted 08/10/2022 at 6:58 am

    Meu filho tem 8 anos e trocar algumas letras .quais atividades devo fazer com ele .

  • Bernardette Gonçalves
    Posted 24/11/2022 at 1:42 am

    Meu aluno está com dez anos e tro o G pelo C na pronúncia e escrita

  • Monique
    Posted 22/03/2023 at 11:43 pm

    Eu troco am pelo aõ como resolver isso

  • Carla Gonçalves santin
    Posted 09/06/2023 at 1:09 pm

    Eu hoje tô com 31 anos continuo estudando mas eu não consigo aprender muita coisa eu consigo ler bastante mas não consigo escrever também não consigo lembrar das coisas o nome dos meus filhos eu precisei escrever muitas muitas vezes para aprender a escrever o nome deles só assim eu gravando muito muitas vezes e às vezes nem isso o que que eu posso fazer para mudar isso tipo agora eu não estou escrevendo tô falando coisa do telefone

    • Jhulli
      Posted 26/06/2023 at 2:45 pm

      Olá Carla, tudo bem?

      Consulte um profissional de saúde: Caso esteja enfrentando dificuldades significativas de aprendizado e memória, é recomendável procurar um médico ou especialista em saúde mental para uma avaliação mais precisa. Eles podem investigar possíveis causas subjacentes, como deficiências nutricionais, estresse, ansiedade, depressão, distúrbios do sono ou problemas de saúde em geral.

      Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5