Voltar

As atividades físicas melhoram o TDAH?

Já é sabido por muitas pessoas que as atividades físicas são essenciais para o aumento da qualidade de vida, seja para crianças, adultos e idosos. Não há faixa etária que saia em desvantagem quando o assunto é movimento. O corpo é diretamente beneficiado. Mas outra parte importante recebe os resultados provenientes das atividades: a mente.
Baseado nisso, o tema do artigo pode responder não só pais, mas profissionais da área escolar e que tendem a estabelecer um plano estratégico em prol do desenvolvimento da criança. Afinal de contas, as atividades físicas melhoram o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

Por que o TDAH pode ser amenizado através de esporte, ginásticas e outros exercícios?

A verdade é que ainda não há muitas pesquisas a respeito, mas os poucos registros presentes na literatura científica comprovam que a criança tem o seu rendimento melhorado quando submetida às atividades.
Em 2014, o Journal of Abnormal Child Psychology divulgou uma pesquisa feita pela Universidade do Estado de Michigan e Universidade de Vermont, em que as instituições certificam o fato de atividades físicas trazerem resultados positivos para a vida.

O que o estudo conseguiu mostrar?

O levantamento foi feito com aproximadamente 200 crianças, sendo que elas ficaram dividas entre dois grupos distintos: aquelas que se exercitaram por meio de atividades aeróbicas e outras que não realizaram o exercício proposto. No entanto, metade delas apresentava fortes sinais de que poderia ter o TDAH pelas características que a ciência identifica.
Os pequenos que foram submetidos à ginástica, 30 minutos antes da escola, apresentaram uma diminuição considerável nos sintomas TDAH. Em contrapartida, o grupo que continuou sedentário não demonstrou nenhuma melhora.
Além do ambiente escolar, os pesquisadores conseguiram constatar uma melhora considerável na vida das crianças com seus familiares e outras pessoas que fazem parte de seu convívio.

O medicamento pode ser um substitutivo às atividades físicas?

É verdade que muitos pais recorrem ao uso de remédios para a diminuição dos sintomas apresentados pelas pessoas com TDAH. No entanto, mesmo que o medicamento faça parte do tratamento, é aconselhável que os exercícios físicos façam parte da rotina da criança. Somente dessa forma, as características presentes no TDAH podem reduzir de forma satisfatória.
O que pode causar um determinado receio por parte de pais e responsáveis é o fato de tais medicamentos proporcionarem efeitos colaterais, como depressão, insônia, falta de apetite, entre outros.

O que não pode faltar durante as atividades físicas?

Sabe-se que as aulas de educação física não devem ser monótonas, sobretudo para crianças com TDAH. O indicado é que os pequenos se sintam motivados a sempre continuarem ao que foi proposto pelo professor.

Sabendo mais sobre o TDAH

Estima-se que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade atinja cerca de 5% das crianças no mundo. Na fase adulta, os sintomas são responsáveis pela abrangência em até 60% das pessoas.
Os sintomas mais comuns são: distração, dificuldades na vida escolar e na interação social; além de impulsividade e outras características que podem ser notadas por familiares e profissionais.

Assista também:

Você também pode se interessar...

23 respostas em “As atividades físicas melhoram o TDAH?”

Minha sobrinha te TDH toma remédio e faz acompanhamento psicopedagógico e psiquiátrico.Esta em SP no colégio benjamim constan minha irmã falou que a psicopedagoga pediu para ela mudar para outra escola que não fosse tradicional vc poderia me indicar alguma escola? Meu nome é Glaucia faço pedagogia e fui no encontro do neuro saber foi maravilhoso!!!bjs

Toda criança com alguma síndrome precisa ser estimulada a desenvolver suas habilidades, através da valorização dessas suas dificuldades se tornarão mais amenas tornando-as capacitadas cognitivamente.

Olá, sou professora de educação infantil e psicomotricista, tenho por hábito antes de iniciar minhas atividades pedagógicas, realizar atividades como corrida, saltos, com corda, etc…e em seguida um relaxamento com música. O nível de aprendizagem aumentou muito graças as dinâmicas realizadas.
O corpo vivido é um corpo organizado.
Muito obrigada por todas as dicas.

Gostei demais dessas matérias.
Eu desconfio que, embora meu filho tire notas boas na escola, ele tem uma dificuldade em se concentrar e em prestar atenção nas orientações e/ou aulas. ele demora demais para copiar atividades ou mesmo realizá-las.
Gostaria de alguns exercícios ou estímulos para ajudar na concentração dele.
Agradeço toda a atenção dispensada,

No livro “Corpo Ativo, Mente Desperta” Ed.Objetiva, autor John Ratey. Pesquisador de Harvard.
Registrou experiencia com adolescentes, atividades físicas, mantendo uma frequência cardíaca na taxa entre 65% e 80% mantendo-a estável por 20 a 40 minutos três vezes por semana. Ele verificou uma melhora notável nas dificuldades de aprendizagem. Leia o livro e converse com o professor de Ed. Física e com seu médico. Acho que é um caminho real esperança para nossos filhos com TDAH.

No livro “Corpo Ativo, Mente Desperta” Ed.Objetiva, autor John Ratey. Pesquisador de Harvard.
Registrou experiencia com adolescentes, e atividades físicas, mantendo uma frequência cardíaca na taxa entre 65% e 80% mantendo-a estável por 20 a 40 minutos três vezes por semana. Ele verificou uma melhora notável nas dificuldades de aprendizagem. Leia o livro e converse com o professor de Ed. Física e com seu médico. Acho que é um caminho de real esperança para nossos filhos com TDAH.

Boa tarde Luciana, sou docente de Educação Física na rede pública e Estadual gostaria de fazer um trabalho mais voltado para os transtornos de aprendizagem do qual o TDAH faz parte, quais dicas e sugestões senhora poderia me dar? Por onde começo? Ano que vem de Deus quiser início uma pós graduação em psicomotricidade ou quem sabe o mestrado.

Olá Diego , Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Boa noite. Estou entrando nesse mundo e tudo ainda é muito novo para mim. Meu filho de 9 anos foi diagnosticado com TDAH e estou em busca de informação que possam ajuda-lo. Além de procurar um neuropsicólogo e estimula-lo na prática de atividades físicas, estou pensando em iniciar uma pós-graduação em psicopedagogia. Realizar essa pós-graduação pode ser útil para ajudar meu filho? Agradeço, desde já, a atenção e as informações que já colhi aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *