Voltar

Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual

A inclusão de alunos com deficiência intelectual é um direito garantido por lei. Todos devem ter acesso a uma educação de qualidade e que proporcione o desenvolvimento psicopedagógico. Quando alguma criança, que necessita de um acompanhamento especial, chega à sala de aula; os educadores precisam estar cientes da melhor atividade a ser adaptada para sua demanda.

Atenção que faz toda a diferença

Importante saber que uma pessoa com deficiência intelectual apresenta dificuldades para resolver problemas que surgem no cotidiano, assim como estabelecer interação social, seguir regras, cumprir com seus compromissos e entender ideias abstratas. Isso significa que os estudantes nessa situação devem ter profissionais que estabeleçam uma relação pedagógica de muita atenção para suprir suas necessidades.

Quais as atividades podem ser usadas para alunos com deficiência?

  • Interessante usar objetos do interesse e de coleções da criança para categorização, classificação, agrupamento, ordenação, noções de conjunto e quantidade;

  • Personagens do universo infantil e que desperte interesse na criança. Isso pode fazer com que ela desenhe e construa tanto o seu silabário quantoos jogos temáticos, o que favorece a alfabetização;

  • O uso de itens como fita crepe, tintas, carrinhos, carimbos e massinha é ideal para estimular a coordenação viso-motora; e aprimorar as habilidades de preensão;

  • Utilização objetos reais e do cotidiano para o desenvolvimento de percepções e compreensão de medidas e suas variações de maneira eficaz, valorizando os registros por meio de desenho para posteriormente atribuir significado numérico;

  • Utilização do Geoplano para o desenvolvimento de aspectos de percepção, elaboração, espaço, formas e medidas, reprodução de imagens;
  • Uso de pastas com plástico, atividades em sulfite envoltas em papel contact e canetão de lousa branca para que o pequeno risque, brinque e apague, promovendo a psicomotricidade do aluno.
  • Os encartes de revistas são excelentes para a criação de quebra-cabeças, além de possibilitar percepções de posições no espaço;
  • Utilize brinquedos que possam incentivar a leitura, a associação de palavras e dos objetos e a categorização;

O que fazer para explicar os conteúdos em sala de aula de forma eficaz?

Quando temos um aluno com deficiência intelectual em sala de aula, a melhor coisa a ser feita é tentar identificar qual a sua maior dificuldade para que as iniciativas sejam tomadas de forma significativa.

Importante ressaltar que uma pessoa com essa deficiência pode não ter muita facilidade para entender conteúdos que trabalhem com o sentido figurado. Sendo assim, a explicação deve ser algo que fuja da conotação. É aconselhável que os educadores usem exemplos concretos na exposição da matéria e dos exercícios, principalmente com aplicação no cotidiano da criança.

Outro caminho que deve ser tomado é a identificação das habilidades e competências apresentadas pela criança a fim que isso seja trabalhado efetivamente e que a inclusão seja praticada.

Quem pode contribuir com o desenvolvimento dos pequenos?

Educadores, psicopedagogos, psicomotricistas, entre outros especialistas, são ideais para terapias que atendam alunos com deficiência intelectual. A família também tem um importante papel na busca pelo auxílio necessário com esses profissionais.

Você também pode se interessar...

28 respostas em “Atividades adaptadas para alunos com deficiência intelectual”

Boa noite!
Me chamo Leonora e sou professora. Encontro muitos desafios na sala de aula, com a indisciplina e dificuldades de Aprendizagem e falta de motivação. Muitas vezes me sinto despreparada para fazer essa intervenção pedagógica.

Boa noite,
Sou professora da Sala de Recursos Multifuncionais, e estou fazendo um TCC sobre aprendizado nas SR de alunos com Deficiência Intelectual.
Acompanho o canal no youtube e acho as explicações e abordagens de vocês de fácil acesso, porem preciso de material para o TCC. Pode me indicar alguma coisa?
Dei uma olhada nos cursos, e não achei nada especifico para Deficiência intelectual.
Grata,
Suziane Barbosa

Bom dia sou mãe de uma menina de 21 anos, ela tem deficiente intelectual,ela quer muito fazer faculdade, ela ate começou fisioterapia mais não conseguiu, e também a faculdade não deu apoio nenhum, e o sonho dela e fazer , mais nem sei o que ela poderia fazer, mais também preciso de uma faculdade que me apoie

Olá Marcia ,procure um profissional jurídico para te orientar referente aos direitos que ela tem para que possa conseguir fazer a faculdade .

Eu sou a professora Maria Valdici Conceição dos Passos, gostei muito muito dos comentário feito algumas crianças com deficiência e achei muito interessante.

Gosto muito do site.
Estou atuando no AEE e estou com aluno autista, DI, paralisia cerebral, dislexia, TDAH e no Ensino Fundamental 2.
Todos chegaram sem serem alfabetizados.
A familia não dá muita atenção…preciso montar estratégias para ajudá-los.
Por favor peço que me enviem estratégias e intervenções para orientar os professores de História, Geografia, Ciência, português, Matemática, Inglês, são alunos de 6° ano e as dificuldades são tantas.

Para Receber nossos materiais é simples, basta de inscrever em um destes canais
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Boa noite ,Preciso muito d uma orientação,meu filho tem 15 anos ele tem deficiência mental leve moderada ,e frequenta escola regular ,mais me sinto frustada referente ao conteúdo aplicado.
Ele não compreende a lição, então acaba indo para escola mais por socialização do que pedagógico
E me sinto frustada pois sei que ele pode ir além porém. Me sinto perdida
Se possível me diz como deve ser o conteúdo em sala e como devo fazer em relação a escola
Eu me sinto frustada e impotente por não conseguir ajudar
Desde já agradeço e parabéns pelo trabalho 👏

Obrigado por compartilhar co M nós sou cuidadora de criança especial as vezes me sinto despreocupada estou cursando pedagogia espero que me ajude um pouco

Bom dia, sou professora Ana.Quando uma criança que tem Deficiência Intelectual apresenta agressividade (bater nas pessoas,beijar na boca).Quais os procedimentos ,como deve-se agir,uma vez que os pais nao aceitam sua condição?

Olá Ana Rita tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato .

Estou iniciando na carreira, agora e gostaria de mais informações sobre o assunto pois pretendo fazer meu TCC nesta aréa .

Márcia. Gostaria de receber sugestões de atividades para atender aluno autista no novo modelo de ensino,( trabalho remoto) agradeceria se puderem me ajudar.

Olá Márcia ,obrigada pelo seu interesse em participar.
Clique no link abaixo, ele te direcionará para uma lista de transmissão no nosso WhatsApp onde você receberá os conteúdos. Importante: salve nosso número na sua agenda de contatos para que você consiga receber os materiais, ok? Enviaremos tudo para você! 😉
http://rebrand.ly/NeuroSaber .

Olá Márcia,,obrigada pelo seu interesse em participar.
Clique no link abaixo, ele te direcionará para uma lista de transmissão no nosso WhatsApp onde você receberá os conteúdos. Importante: salve nosso número na sua agenda de contatos para que você consiga receber os materiais, ok? Enviaremos tudo para você! 😉
http://rebrand.ly/NeuroSaber.

Sou professora e tenho uma aluna com deficiência motora. Anda com dificuldade, mas entende tudo ao sea.
SE possível, meu redor. Nesse tempo de aula remota, estou enviando videos, porém não tenho certeza da eficiência. Se possível, me ajudem.
Segundo informações da mãe ela tem epilepsia secundária, além da limitação que descrevi.
Boa noite.

Olá Andreia,tudo bem? conheça nosso curso PEPI-Programa Especializado em Psicomotricidade Infantil .https://neurosab.com/campaign/9097bbb3-757b-424e-8e89-16cae06b62f8?utm_campaign=UX03 .
E também participe do Workshop Dificuldade de Aprendizagem e Psicomotricidade Junho 2020 : https://rebrand.ly/workshopdificuldadedeaprendizagemepsicomotricidade .
Temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!

Olá,sou professora de artes e gostaria muito de receber sugestões de atividades e procedimentos para atender alunos down,autista e deficiencia intelectual,neste novo modelo de ensino remoto.Desde já agradeço,se puderem me ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *