Voltar

Coordenação visomotora – atividades para melhorar a coordenação olho-mão

A coordenação visomotora é uma habilidade que utiliza importantes sistemas relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, ela envolve a percepção visual e coordenação olho-mão. A estimulação dessa habilidade irá auxiliar no processo de aprendizagem escrita da criança.

A coordenação olho-mão é uma habilidade que nos permite realizar movimentos que necessitam do uso dos olhos e das mãos, ao mesmo tempo. Ou seja: é uma habilidade cognitiva complexa, por envolver as duas habilidades – visual e motora. Dessa forma, deve ser sempre estimulada com as crianças.

Importância da coordenação visomotora

A coordenação olho-mão apresenta uma enorme importância para o desenvolvimento da coordenação motora fina. Além disso, também é importante para a habilidade grafomotora. As habilidades que envolvem a coordenação motora fina, por exemplo, se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos.

A habilidade visual e motora envolve vários processos fundamentais para o desenvolvimento da criança. Algumas são: o controle das mãos, o processo de agarrar o objeto e, por fim, de manipulá-lo. Dessa forma, é necessária a relação entre o objeto, os olhos e as mãos. Para a realização desses movimentos, os sistemas nervosos e motores precisam de muitas funções para organizar seus movimentos. Isso torna essencial a estimulação de atividades que compreendam esses fatores.

É possível notar que, algumas crianças que possuem dificuldades na coordenação visomotora, apresentam também problemas de equilíbrio e coordenação em um aspecto geral. Assim, há dificuldades em seu controle de movimentos. 

Por isso, estimular a coordenação olho-mão com as crianças por meio das brincadeiras e atividades é simples e importante. Muitas atividades podem ser usadas para estimular essa habilidade. Em seguida, vamos apresentar algumas que você pode realizar com a criança.

Atividades para estimular essa coordenação

1. Empilhar objetos

As atividades de empilhar os objetos são atividades simples. Porém, trabalham com muitas competências ao mesmo tempo. Por exemplo: percepção visual, concentração, atenção e, obrigatoriamente, coordenação visomotora, visto que a criança necessita da visão e das mãos ao mesmo tempo.

2. Recorte e colagem

Para esta atividade, a criança também vai trabalhar com suas habilidades motoras finas, sua concentração, atenção e cuidado. Dessa maneira, você pode oferecer alguns desenhos para ela e auxiliá-la no processo. Em seguida, incentive-a a colar as figuras em espaços específicos, coordenando suas mãos junto com o que está vendo.

Mas atenção: as atividades de recorte devem ser acompanhadas.

3. Bolhas de sabão ajudam na coordenação visomotora

Você sabia que as bolhas de sabão ajudam a melhorar as habilidades motoras finas? Soprar bolhas ajuda a refinar as habilidades motoras orais, usando também a coordenação olho-mão. Aliás, a diversão e os benefícios estão não apenas em fazer bolhas, mas também em estourá-las! 

4. Brincadeiras com bolas

Além de ser uma atividade que as crianças costumam gostar, ela é muito útil no seu processo de desenvolvimento. Dessa forma, você pode desenvolver a coordenação olho-mão por meio de alguns esportes. Por exemplo: basquete, vôlei, handebol, e inúmeras outras atividades. Assim, usem a criatividade para criar brincadeiras novas!

5. Abotoar camisas

Abotoar camisas, por exemplo, é uma tarefa comum do cotidiano. Porém, ajuda muito no processo de aprender a utilizar a coordenação olho-mão (coordenação visomotora). Por isso, é importante incentivar a criança a realizar essa atividade sozinha.

6. Pintura é ótima para a coordenação visomotora

A pintura ajuda a fortalecer a coordenação motora fina, de modo geral. Ou seja: a pintura a dedo é uma opção super bacana. Ela dá às crianças a oportunidade de usar as mãos e se divertir muito!

Você também pode incentivar a criança a desenhar antes. Dessa forma, você estimula mais uma vez sua coordenação.

Brincar é uma das funções mais importantes na infância. É por meio delas que as crianças aprendem novas habilidades. Assim, essas são apenas algumas atividades que estimulam a coordenação olho-mão das crianças. Porém, você pode procurar desenvolver novas brincadeiras junto com elas!

Referências: 

EMMEL, MLG; FIGUEIREDO, M. O. O brincar, o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 6, p. 3963-3875, 2015.

COSTA, Ana Francisca Azevedo. O desenvolvimento da motricidade fina: um estudo de intervenção com crioanças em idade pré-escolar. 2013. Dissertação de Mestrado.

PEREIRA, Débora Morais; ARAÚJO, Rita de Cássia Tibério; BRACCIALLI, Ligia Maria Presumido. Análise da relação entre a habilidade de integração visuo-motora e o desempenho escolar. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano, p. 808-817, 2011.

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *