Voltar

Atividades para crianças com autismo: dicas para melhorar o desenvolvimento

Os primeiros cinco anos da criança são os mais importantes no desenvolvimento infantil, pois é nesse período em que importantes habilidades cognitivas, emocionais, sociais e de linguagem se desenvolvem.

Dessa forma, estimular o desenvolvimento infantil requer atividades específicas que ajudam as crianças a superar suas dificuldades e aprender. 

O Transtorno do Espectro Autismo e suas características influenciam o desenvolvimento infantil, por isso é importante entender quais atividades são as mais eficazes para estimular o desenvolvimento das crianças com autismo.

Desenvolvimento infantil no autismo

O desenvolvimento das crianças com autismo pode se dar de formas específicas, pois algumas características do TEA têm um impacto direto sobre a aprendizagem. Por exemplo, pode haver atrasos na fala ou até ausência dela.

Além disso, as crianças com autismo têm dificuldades na interação social e comunicação que também impactam o desenvolvimento infantil. Desta forma, é muito importante considerar esses aspectos e também as necessidades de cada criança para encontrar as melhores atividades para estimular o seu desenvolvimento.

Em primeiro lugar, vale lembrar que fornecer à criança com autismo estrutura e segurança, se envolvendo no tratamento do TEA é o primeiro passo. Os pais devem dar continuidade às atividades das terapias para reforçar o aprendizado em casa.

É importante também seguir um cronograma, uma vez que a rotina estruturada é muito apreciada pelas crianças com autismo. Sempre que a criança aprende uma nova habilidade é preciso que os pais a elogiem deixando claro o porquê.

Como a comunicação pode ser um desafio no TEA, é importante desenvolver formas não verbais de comunicação (olhar, tom de voz, toque, linguagem corporal), aprendendo os sinais da criança, o que a deixa mais confortável. 

As brincadeiras e momentos de lazer em família devem fazer parte da rotina, pois através das brincadeiras a criança se desenvolve. É importante entender a hipersensibilidade no TEA e saber quais estímulos causam ansiedade na criança para poder evitá-los durante as atividades.

Atividades para autismo

Para melhorar o desenvolvimentismo das crianças com TEA, as atividades artísticas e artesanais que incorporam os sentidos, melhoram a capacidade de atenção, a autoexpressão e reduzem a ansiedade. 

Especialmente durante a pandemia, as atividades sensoriais são muito benéficas para as crianças com autismo, pois elas ajudam a acalmá-las em casa. Pensando nisso, listamos 7 atividades divertidas que os pais podem se inspirar para fazer com seus filhos. Confira!

Garrafa sensorial

Encha uma garrafa de plástico com uma mistura de água, purpurina e algumas gotas de corante alimentar para criar um brinquedo atraente. Coloque alguns botões ou bolinhas e feche bem a tampa com cola quente. Esta atividade é uma maneira muito simples de ajudar seu filho a aprender a se envolver e a manter o foco.

Desenho com moedas

Que tal deixar o desenho ainda mais divertido? Junte algumas moedas diferentes e coloque uma folha de papel por cima, usando giz de cera misturado para “esfregar” e criar um padrão colorido no papel. Crianças com autismo vão adorar fazer padrões enquanto desenvolvem suas habilidades de coordenação motora.

Fio de jóias com macarrão

Use um barbante e uma massa de macarrão penne (furado) para criar lindos colares e pulseiras. Pinte o macarrão com tinta com seu filho e depois coloque cada macarrão pelo fio — uma atividade excelente para desenvolver habilidades motoras. Assim que terminar, dê um nó nas pontas e vocês podem presentear amigos e familiares! 

Colagem sensorial

As crianças com autismo podem achar texturas e sensações muito opressoras. Facilite as atividades mais complicadas, fazendo uma colagem tátil com uma pequena seleção de materiais, como papel alumínio, glitter e recortes de revistas. Com o tempo, a criança vai se familiarizando com uma variedade maior de texturas.

Pintura de gelo

Este experimento científico divertido e fácil estimula a curiosidade das crianças. Despeje tintas acrílicas de cores diferentes em uma bandeja de gelo e coloque palitos de madeira em cada compartimento. Após congelado, remova para criar belos designs girando o gelo derretido sobre o papel.

Jogo olfativo

Encha uma seleção de recipientes pequenos (potes de geleia, por exemplo) com uma mistura de ingredientes aromáticos, como lavanda, café ou sabão. Coloque um lacre no topo usando um pedaço de tecido e um elástico. Em seguida, peça para seu filho identificar os diferentes cheiros. As crianças com autismo adoram aprender sobre seus sentidos e as funções que desempenham na exploração do ambiente.

Jogo de Combinação Mágica

Os jogos de correspondência são uma forma divertida de melhorar o desenvolvimento das crianças com autismo. Tente colocar de 10 a 15 palavras impressas diferentes em um lado da mesa e peça ao seu filho que combine essas palavras com as imagens correspondentes no outro lado da mesa.

Gostou das nossas dicas? Se você conhece mais atividades para melhorar o desenvolvimento de crianças com autismo, deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Referências:

José Francisco Chicon. Ivone Martins de Oliveira. Gabriel Vighini Garozzi. Marcos Ferreira Coelho. Maria das Graças Carvalho Silva de Sá. Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo.

BARBERINI, Karize Younes. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2016, vol.16, n.1 [citado  2021-05-25], pp. 46-55 .

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *