Voltar

Atividades para estimular a Consciência Fonológica em crianças com Autismo.

Autistas verbais e não-verbais podem se beneficiar a partir de adaptações nas propostas.

Para aprender a ler, as crianças precisam antes entender e reproduzir o som de cada letra e então adquirir a habilidade de manipular combinações entre as letras. Em resumo, essa pode ser uma definição para a consciência fonológica, que deve ser estimulada desde sempre. As crianças com Autismo, no entanto, podem ter mais dificuldade em desenvolver essa habilidade devido às dificuldades de processamento auditivo e atrasos na fala. Por isso, entender como auxiliá-las no processo e quais atividades irão garantir essa etapa fundamental da alfabetização é dever de pais e educadores. A consciência fonológica é um dos primeiros passos que uma criança deve dar ao aprender a ler.

O QUE É CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA?

Fonemas são sons individuais em palavras. A consciência fonêmica consiste na capacidade de uma criança de reproduzir o equivalente sonoro das letras, como ‘mmm’ para M. A consciência fonológica é a capacidade de ouvir e manipular os sons da linguagem falada. O desenvolvimento da consciência fonológica é auditivo e a criança não precisa ter a habilidade de ler para praticar a combinação e manipulação de sons

Mesmo antes de uma criança saber ler, ela é capaz de repetir o som que ouve em uma palavra. A consciência fonológica é importante porque ajuda as crianças a desenvolver habilidades como contar sílabas, combinar sons, misturar sílabas e adicionar ou subtrair prefixos e sufixos. Essas habilidades ajudam no desenvolvimento da leitura das crianças e no reconhecimento de sons e palavras faladas.

ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR CRIANÇAS COM AUTISMO

A consciência fonológica é uma habilidade essencial de prontidão de leitura para crianças. Falando, assistindo, cantando, rimando, lendo e brincando, há muitas maneiras de incluir o jogo sonoro na rotina diária do seu filho. Seja criativo! Para que um aluno com autismo aprenda a ler, três componentes essenciais devem estar em vigor. Eles incluem:

1) Apresentar os materiais visualmente;

2) Oferecer instruções simples, concisas e mínimas para completar uma tarefa ou aplicar uma habilidade;

3) Utilizar um método multissensorial é benéfico para todos os estilos de aprendizagem, incluindo alunos visuais e cinestésicos.

As crianças com autismo podem precisar de estratégias adicionais para ajudar a aprender a consciência fonológica. Aqui estão algumas atividades para estimular seu filho a praticar suas habilidades de consciência fonológica:

  • Ofereça instruções simples: praticar os sons de 26 letras e combinações infinitas pode ser exaustivo. Ao trabalhar com seu filho, dê a ele instruções simples e passo a passo. Comece com sons simples antes de praticar combinações de sons. E basta fazer alguns para começar.
  • Escolha palavras do dia a dia: Comece com palavras e combinações que já podem ser familiares ao seu filho. Escolher palavras como o próprio nome, “mãe”, “pai” ou os nomes dos irmãos são boas escolhas de palavras para começar a dividir as coisas em etapas mais viáveis.
  • Desperte o interesse: Escolha personagens de televisão preferidos, imagens de amigos e familiares ou fotos de itens favoritos para manter a atenção do seu filho. Eles ficarão animados para praticar dizendo os sons que fazem parte do nome ou da palavra que estão olhando;
  • Dê reforços positivos: As atividades de fala podem ser desafiadoras. Recompense seu filho à medida que ele progride. Faça pausas frequentes, se necessário, e ofereça reforço adequado por meio de cumprimentos, pausas para músicas ou brinquedos.
  • Ofereça oportunidades para envolvimento físico: que tal brincar de quebrar os sons e as sílabas com música e movimento? Bata palmas, batuque, pule ou gire enquanto seu filho pratica sons diferentes e os mistura;
  • Use o aprendizado prático: Incorpore pintura, desenho em areia e construção de letras em argila. Isso não apenas ajuda as crianças a praticar a criação de letras, mas é uma maneira envolvente de motivar as crianças a sentar à mesa e praticar suas habilidades de consciência fonológica.
  • Faça uso de rimas, músicas e livros: Assistir a uma música lírica cantada, rimar ou ler um livro favorito pode ser uma maneira emocionante de praticar a consciência fonológica. As crianças podem praticar a pronúncia e explorar de forma independente os sons e palavras que lhes interessam.  

REFERÊNCIAS:

Best Practices for Teaching Reading to Students with Autism. Disponível em: https://www.readinghorizons.com/blog/post/2011/05/05/why-phonics-helps-autistic-learners-read

Teaching Phonological Awareness and Decoding to Children with Autism. Disponível em: https://blog.stageslearning.com/blog/teaching-phonological-awareness-and-decoding-to-children-with-autism

Você também pode se interessar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *