Voltar

Atividades para estimular a coordenação motora fina

As habilidades motoras finas se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.

As habilidades motoras finas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar. Estimular essas habilidades com atividades simples que podem ser feitas em casa, ajudam as crianças a aprender realizar as tarefas cotidianas e escolares.

As crianças desenvolvem habilidades motoras em ritmos diferentes, mas quando não são devidamente estimuladas, podem ter dificuldades em pegar o lápis para escrever, mover objetos com a ponta dos dedos, usar tesouras, amarrar sapatos, dentre outras.

Neste artigo, vamos dar dicas de atividades para estimular a coordenação motora fina que você pode fazer em casa, mas que também os professores podem realizá-las em sala de aula.

Como estimular a coordenação motora fina

Estimular a coordenação motora fina nas crianças é tão simples, como importante. Brincadeiras com materiais acessíveis como massinha, papel, tinta, dentre outros, podem se tornar atividades estimulantes das habilidades motoras finas e muito prazerosas! Preparamos algumas dicas para te inspirar, confira!

Atividades para estimular a coordenação motora fina

Pintura

A pintura ajuda a fortalecer a coordenação motora fina, de modo geral. A pintura a dedo é uma opção super bacana que dá às crianças a oportunidade de usar as mãos e se divertir muito. 

Pintar com pincel ajuda a aprender a segurar um pincel e a ter maior controle dos movimentos dos dedos, usando-os como uma ferramenta. 

Brincando com esponjas

Uma esponja nova e limpa, um pouco de água e duas tigelas são tudo o que você precisa para essa atividade. Encha uma tigela com água e deixe a outra vazia. Seu filho pode molhar a esponja na água e, em seguida, espremê-la na outra tigela. 

É um jogo simples que pode ser feito na hora do banho, por exemplo, e ajuda a fortalecer mãos e antebraços. 

Separando grãos

Coloque em uma tigela grãos de feijão e grão-de-bico (ou outros que tenham cores bem diferentes) e peça para seu filho separar as cores, colocando os grãos em tigelas separadas.

Você pode ajudá-lo e participar da brincadeira para ficar mais divertido!

Brincadeira com água

Encha um copo com cerca de um quarto de água. Dê ao seu filho um copo vazio e um conta-gotas e peça para ele tentar transferir a água de um copo para outro puxando com o conta-gotas e esguichando no copo vazio. 

Se quiser deixar ainda mais divertido, pode usar corantes para colorir a água!

Jardinagem e plantio

Cuidar do jardim pode parecer uma atividade mais adequada para desenvolver habilidades motoras grossas, mas algumas exigem menor controle muscular. Por exemplo, transferir mudas para um jardim requer habilidades de coordenação motora fina para transportar com segurança a planta menor para o novo buraco. 

Você pode fazer um canteiro com seu filho e plantar mudinhas, além de estimular a coordenação motora fina, ensina seu filho a plantar e acompanhar o crescimento das plantinhas.

Quebra-cabeças

Jogar quebra-cabeças simples, com peças grandes, é uma ótima maneira de ajustar as habilidades motoras finas das crianças.

Tarefas cotidianas

Aproveite as atividades de autocuidado ao longo do dia para estimular as habilidades motoras finas, como lavar as mãos, dobrar um guardanapo e jogá-lo na lata de lixo, tirar meias, dentre outras.

Blocos de construção

Blocos de madeira são divertidos, funcionais e educacionais. Blocos com cores vivas podem ser usados ​​para ajudar a ensinar vários matizes às crianças e ajudá-las a desenvolver habilidades motoras finas.

Construa com seu filho, mas também dê a ele tempo para construir por conta própria.

Bola de sabão

Quem poderia imaginar que as bolas de sabão ajudam a melhorar as habilidades motoras finas? Soprar bolas ajuda a refinar as habilidades motoras orais e a coordenação olho-mão. A diversão e os benefícios estão não apenas em fazer bolas, mas também em estourá-las!

Argila 

Brincar com argila é uma maneira divertida de ajudar os pequenos a melhorar e fortalecer suas habilidades motoras finas. Além disso estimula a criatividade e é uma atividade relaxante que você pode fazer com seu filho!

Essas são apenas algumas das várias atividades que você pode fazer com a criança para estimular a coordenação motora fina. O mais importante é priorizar o uso das mãos e aquelas que propõem desafios como encaixar blocos e peças, recortar e manusear objetos, como tesoura, pincéis e lápis.

Se você tem mais dicas de atividades para estimular a coordenação motora fina, deixe nos comentários!

Referências:

COSTA, Ana Francisca Azevedo. O DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE FINA: Um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar. Disponível em: http://repositorio.ipvc.pt/bitstream/20.500.11960/1392/1/Ana_Costa.pdf

CHAVES, Raquel Nichele.Variabilidade na coordenação motora: uma abordagem centrada no delineamento gemelar. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n2/12.pdf

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *