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Atividades Psicopedagógicas para crianças com TEA

Vocês, leitores, sabem como é importante para a criança o ato de brincar, jogar e interagir com o ambiente. Não é para menos, a infância é uma fase crucial na vida de uma pessoa, pois está ligada a uma série de desenvolvimentos cognitivos, psicomotor, entre outros. Com isso, as atividades psicopedagógicas são fundamentais para que as crianças encontrem melhor qualidade de vida e muita disposição. E no caso dos pequenos diagnosticados com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)?

Bom, é verdade que a dinâmica deve ser adaptada para que a criança se sinta parte do processo, mas é importante que em momento nenhum ela se sinta excluída. Muito pelo contrário, as atividades devem promover convergências. Com isso, existem tarefas que são muito bem-vindas para que os pequenos possam aproveitar todos os segundos.

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Veja a seguir algumas atividades que são eficazes na vida de muitos autistas que ainda estão na infância. Antes, é importante salientar que uma tarefa pode ser boa para uma criança e não ser para outra, considerando a variação comportamental que o TEA pode trazer. A generalização nesse caso nunca deve ser utilizada. Confira a seguir como seu filho ou filha podem aproveitar todas as dicas.

Juntando tampinhas coloridas

Esta atividade consiste em um trabalho com cores, como o nome já indica. Ela é ideal para se desenvolver nos pequenos a percepção de formas, tamanhos; além de ensiná-las detalhes como diferença e semelhança dos objetos.

A brincadeira deve contar com tampinhas de variadas cores e algumas caixas para valer a pena. O adulto que estiver acompanhando deve ajudar a criança, orientando-a a agrupar as tampinhas de acordo com as cores correspondentes das caixas. Tampas vermelhas em caixa vermelha, tampas verdes em caixa verde, tampas amarelas em caixa amarela e assim por diante.

Soletrando o brinquedo

Identifique qual o brinquedo predileto do pequeno. Se a criança ainda estiver aprendendo a falar e estiver se comunicando somente por gestos, nada melhor que estimular a fala com esta atividade.

A partir do momento que você estiver segurando o objeto desejado, comece a falar para a criança o nome do brinquedo. Todo esse processo deve ser bem devagar, ocasionando a soletração do vocábulo. Por exemplo: usa-se a separação de sílaba e depois comece a soletrar. Eis uma maneira interessante de treinar a oralidade da criança com objetos que fazem parte de seu ambiente.

Pescando palavras

Que tal criar uma pescaria diferente, que utilize palavras? Esta brincadeira tem muito a ver com a citada acima. Mas neste caso, cada palavra deve estar em um cartão colorido a qual criança se sentirá motivada a pescar. Não economize na criatividade e tente utilizar palavras referentes a tudo que faça parte do cotidiano do pequeno. Depois, use outros termos para enriquecer o vocabulário.

Cautela

Vale lembrar que estas e outras atividades devem ser feitas depois de um contato com especialistas, pois eles podem auxiliar e até impedir alguma tarefa que não seja adaptada às condições da criança. Portanto, use a criatividade e sempre tenha um profissional por perto.

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12 respostas em “Atividades Psicopedagógicas para crianças com TEA”

Boa noite! Gostaria de saber mais sobre esse assunto. Tenho dificuldade em vestir roupa no meu filho( casaco).
Ele tira constantemente.

Muito interessante as sugestões de atividade, trabalho com dificuldades de aprendizagem e faço essas atividades e agora trabalhando com autistas não pensei que poderia usar a mesma estratégia. Bem legal. Se houver mais sugestões gostaria q enviassem para meu e-mail.

Amei as sugestões. Sempre é aprender ideias novas e que funcionam. Quem ficará agradecido, serão os autistas!

Boa tarde não estou conseguindo fazer a inscrição, este curso é de suma importância e não posso ficar de fora desde já muito agradecida.

olá, estou radiante diante de tantas coisas importantes que visualizo neste site: artigos, cursos., dicas, oficinas, atividades, tudo que acesso é de muita importância para minha pratica com alunos com necessidades educacionais especiais.

Obrigada e continuem com esse trabalho maravilhoso que tanto contribuem para o aprendizado de muitos profissionais que muitas vezes não sabem como agir diante de tais situações!

abraços.
Arlete.

É de extrema relevância a observação acima, que ressalta o cuidado na escolha das atividades para cada criança. Pois toda atividade planejada precisa levar em consideração a individualidade de cada a sujeito aprendente, ainda, que mais de uma criança apresente o Transtorno do Espectro Autista-TEA.

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