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Autismo Infantil: Atividades para Crianças

Estimule o desenvolvimento da criança com autismo

O Autismo Infantil é uma condição que deve ser estimulada o quanto antes afim de minimizar os prejuízos sócio cognitivo

Cada pessoa é única. Ninguém é igual a ninguém. Cada ser humano tem sua personalidade, sua forma de enxergar o mundo e seu jeito de fazer as coisas. E é por isso que cada criança se desenvolve de uma forma diferente. Este é um consenso internacional e bem consolidado nas diversas comunidades científicas. Também, por este motivo, mesmo crianças com autismo devem ser estimuladas de forma individualizada. No caso do Autismo Infantil, soma-se ainda a necessidade do diagnóstico precoce e do envolvimento interdisciplinar para que esta abordagem seja o mais próximo do ideal.

Clique aqui e veja nesta pesquisa que os sintomas do Autismo podem ser detectados em recém nascidos

As crianças com Autismo apresentam problemas significativos de desenvolvimento no que tange a várias habilidades cognitivas, como: percepção visual e auditiva, sensibilidade para perceber necessidades de compartilhamento social, atraso de linguagem para se comunicar e para entender expressões linguísticas sociais, dificuldade de aprendizagem simbólica e problemas em perceber espacialmente as referências faciais das pessoas. O Autismo infantil, por exemplo, têm dificuldade para compartilhar seus brinquedos com outros amiguinhos e apresentam pouca capacidade de fixar o olhar no interlocutor. Diante destas premissas, alguns pais não sabem como estimulá-las e de como se aproximar delas para esta tarefa. Um dos meios para que isso ocorra é ter consciência de que a comunicação com a criança não se dá apenas de forma oral mas de diversos outros caminhos. É preciso estar aberto para aprender outras formas que utilizem canais sensoriais para chegar a uma comunicação realmente efetiva.

Em artigo de revisão recente, publicado na revista Neurologia, a pesquisadora Sonia Martinis-Sanchez correlacionou os problemas sensoriais que normalmente aparecem no Autismo Infantil, com as alterações executivas e de linguagem nestas crianças e constatou que existe uma pobreza de conexões entre as áreas frontais e as áreas diretamente ligadas `a cognição social. isto sinaliza que estimular áreas frontais e outras áreas não-ligadas diretamente `a linguagem podem promover modificação nas habilidades sociais.

Vejam e entenda como podemos estimular o desenvolvimento de uma criança com Autismo Infantil:

1) Por meio da visão:

É muito importante trabalhar a fixação ocular das criança com autismo. Elas apresentam extrema dificuldade em centralizar sua visão na percepção de formas de olhos e boca dos seus cuidadores e das crianças com as quais elas brincam. Os pais se queixam frequentemente de que ” o meu filho não olha para mim ” levando a apreensão de seus entes queridos mas também gerando maiores obstáculos para a aprendizagem. O Autismo Infantil tem severas dificuldades em perceber o triângulo existente entre os olhos e a boca e sabemos que o reconhecimento de face depende da identificação deste trígono. Além disto, os movimentos dos olhos podem expressar dificuldades na regulação da atenção voluntária, descontrole na inibição de um comportamento e direcioná-lo para outro objetivo, falta de planejamento de ação e de iniciar uma resposta. Portanto, ao interagir com uma criança com Autismo Infantil, é essencial direcioná-lo para este trígono e fixar bem seus olhos nela. Sempre que for conversar com ela, abaixe-se e olhe para os olhos da criança. Procure mostrar objetos diferentes sempre colocando-os neste campo visual. Sucessivas ações neste sentido estimulará sua percepção visual e a “janela” para estimular áreas cerebrais diversas.

2) Por meio da sensibilidade táctil:

Muitos autistas apresentam grande hipersensibilidade na pele, na audição, na visão levando a crises de choro, reações de proteção ou auto-mutilação. Isto ocorre porque não há uma adequada integração destes estímulos com interpretação de estados mentais sociais (entender-se nos estímulos do mundo e entender o outro) e com os padrões simbólicos inter-humanos de percepção do além do concreto – como o significado de um estímulo doloroso e a reação subsequente a ele. A dificuldade de coesão central faz com que o autista interprete um estímulo como único e não dentro de um contexto super-valorizando as partes em detrimento do todo. Assim , estimular e trabalhar estes distúrbios em direção a auxiliar uma adequada integração dos mesmos permite ajudar esta criança a organizar e se harmonizar com a antes temida sensação. No Autismo Infantil métodos de Integração Sensorial tem sido empregados para este fim.

3) Por meio de cooperação e compartilhamento:

Ver o mundo de forma fragmentada, particularizada e desconectada de um sentido social é uma das marcas do Autismo Infantil. Isto não tem nada a ver com repúdio voluntário à interação social, mas sim a um déficit cognitivo neurológico que leva à falha no reconhecimento de estados mentais nas outras pessoas, ou seja, de interpretar – sem que se fale – o que deve estar aquela pessoa pensando ou imaginando antes que ela mesma fale abertamente. Consequentemente, assim, o autista fracassa em cooperar, compartilhar, em dar continuidade num ato social, em comunicar-se e em dialogar com reciprocidade. Um dos caminhos mais significativos é estimulá-lo por meio de tarefas e jogos sociais e meios estratégicos de compartilhamento de sequências. Atualmente, games que exigem compartilhamento para concluir um objetivo ou vencer etapas estão sendo desenvolvidos para este fim.

4) Métodos de comunicação alternativa ou por uso de figuras no Autismo Infantil

É comum que muitos autistas demorem excessivamente para começarem a falar ou em muitos casos nunca falarão…Neste contexto, é frequente se optar por formas de intervenção se utilizando de métodos de comunicação alternativa ou por meio de figuras (conhecidos mundialmente como PECS). Estes métodos se valem de estratégias alternativas para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação em crianças com Autismo. Ao contrário do que se pensava, adotá-los não inibe o aparecimento da fala. Além disto, permite que novos caminhos de comunicação sejam desenvolvidos e implementados; novas formas de expressão podem surgir; compartilhamentos – antes intransponíveis – podem aparecer e permitir novos compartilhamentos. O uso de figuras / imagens do cotidiano familiarizam a criança com códigos que podem ser utilizados para se fazer entender. Muitas das reações agressivas que presenciamos nos autistas são oriundas de suas limitações para se comunicar e a obtenção de habilidades comunicativas ( mesmo que alternativas ) podem reduzir ou fazer com que desapareçam estes comportamentos.

5) Contato frequente com outras crianças

Disponibilizar momentos sociais é fundamental para desenvolver, desde cedo, percepções e formas de interagir. No Autismo Infantil, é dispensável afirmar quão importante é esta conduta! Aniversários, passeios em ambientes sociais, confraternizações, brincar em espaços com outras crianças, escolarização precoce, participação em eventos familiares e em clubes, explorar momentos de compartilhamento e cooperação e estar, enfim, sempre predisposto a sair de casa são situações das mais diversas para estimular o cérebro de seu filho autista. Muitas vezes, buscamos tecnologias, meios vultosos, experiências mirabolantes…mas nada é tão importante quanto a colocá-lo em situações sociais.

6) Musicalização

No Autismo Infantil alguns artigos e teses acadêmicas vem evidenciando cada vez mais o papel da música como manejo eficaz para o desenvolvimento de crianças com autismo. Possui como objetivo principal “abrir um canal de comunicação” com a criança, quer seja através do olhar, do toque (nos instrumentos) ou da escuta (perceção dos estímulos sonoros). Neste momento também se gera a possibilidade de canalizar as estereotipias e/ou comportamentos inadequados, utilizando os instrumentos sonoro-musicais para re-significar ações e/ou condutas para atividades construtivas. Não se trata de inibir as estereotipias e/ou fixações, mas de canalizá-las para a auto-expressão, através dos diferentes tipos de interação. As interações podem ocorrer de diversas formas e em diversos âmbitos: interações com o instrumental, tendo o instrumento como objeto intermediário de uma relação, quer seja com o musicoterapeuta e/ou com seus pares; interação com o som/música, quer através de melodias ou ritmos conhecidos, quer através de sons novos ao seu universo sonoro, buscando oportunizar a percepção de novas fontes sonoras; interação com a atitude lúdica, tanto com o musicoterapeuta (que possibilitará a inserção dos elementos novos) como com os familiares e/ou grupo, oportunizando novos encontros e novas percepções sociais e sonoras, onde irão captar a atenção do seu bebê e desenvolver em si mesmos a confiança e naturalidade de que necessitam para se engajarem no processo interacional. Sabemos, ainda, que a musica ajuda a desenvolver funções executivas, coordenação espacial e relação de nosso cérebro com ritmos e persistência motora.

Estes são alguns caminhos que podem ser experimentados no Autismo Infantil. Permitir estímulos que criam pontes e conexões podem ser valiosos para um cérebro que tanto precisa de novas integrações!!

 

protea-1-1 Autismo Infantil: Atividades para Crianças

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25 respostas em “Autismo Infantil: Atividades para Crianças”

Olá, sou pedagoga e desde maio acompanho uma criança autista, trabalho no município e apesar de ter na minha formação aptdão para tal função, nunca soube como agir com ele, é uma criança muito doce e extremamente carinhosa, gostaria de fazer/ser um diferencial na vida dele, me vê como mãe…e sou praticamente uma babá, tenho muita dificuldaee em conseguir prender atenção e quero muito, ajudar no seu desenvolvimento…mas ainda não sei como fazer, ele fez 6 anos e a cada dia têm ficado mais difícil, gostaria de ajuda para conhecer um pouco mais esse mundinho encantado que vive meu aluno e poder contribuir para seu crescemento. Desde já agradeço.

Comprei potes transparentes furei a tampa cortei canudinhos coloridos e dei para meu autista colocar nos furinhos ele amou e conseguiu fazer se concentrou e se divertiu pois cantarolava enquanto fazia

Parabéns pelo seu comprometimento e saiba que ao buscar mecanismos que facilite a interação, vc já está fazendo a diferença na vida dessa criança. Sucesso e que mais pessoas se abracem!

Maria voce terá muitas informaçoes no canal da Neurosaber “Entendendo Autismo” no youtube onde são abordados varios assuntos.

Oi, sou acadêmico de enfermagem e meu tcc sera sobre os cuidados com a criança autista, gostaria de saber se vcs tem material que posso me ajudar nessa jornada.

Muito bom vai me ajudar muito pois sou prof e estou ajudando um aluno autista a ler.se tiver mais ideias gostaria que me enviasse o menino tem 10 anos e um pouco agressivo muito rebelde.

Tenho um neto q aos dois anos, começou a mostrar sinais de autismo. Descobrimos( minha filha e eu antes msm de coloca-lo na escola, pq no hotelzinho havia uma psicopedagoga), ele é uma criança carinhosa, porém tem uns cacetes, próprios dos autistas. Estamos correndo atrás de médicos da área, e já fizemos uma consulta com uma neuro pediatra. Ela nos indicou: fono, psicólogo e terapeuta ocupacional. Estamos na luta! É difícil, nas com a graça de Deus, vamos alcançar melhoras, avanços e interação no campo social. Cremos q com o avanço na socialização de TDAH vamos ter grandes comemorações e vitórias

Sou de esmeraldas e tenho um filho de 5 aninhos com autimos e graças a apae e aos sites consigo participar do seu mundinho

BOA NOITE A TODOS GOSTARIA MUITO DE AJUDA PARA ESTIMULAR MEU FILHO ELE TEM 3 ANOS
NAO CONSEGUI TERAPIA PRA ELE AINDA TA FILA DE ESPERA…

Sou professora de educação infantil e recebo muitas crianças com autismo em vários níveis; em alguns casos a criança tem outras deficiências ainda em estudo.
Gostaria que disponibilizasse mais atividades que poderiam ser trabalhadas com crianças a partir de 4 anos e na fase da alfabetização.

MT importante até pra professora saber como lidar com a criança porque quem não conhece diz que a criança é mal educada é o que mais ouvimos falar em todos os lugares até na escola

Sou pedagoga e professora de criança 7 anos , necessito de mais ajuda para trabalhar com ele o mesmo tem muita ressistencia para realizar atividades escritas. Autismo moderado.

MEU FILHO E AUTISTA E COSTUMO DIZER ME CONCEDEU A OPORTUNIDADE E O PRAZER DE SER MÃE E PODER CUIDAR DE UM ANJINHO AZUL… DEFINIRIA O ARTHUR UMA CRIANÇA DOCE, CARINHOSO DIMAIS, POREM DIFICIL PENETRAR NESSE MUNDINHO UNICO DELES, MAS AOS POUCOS NO DIA A DIA ELE PEGA A MINHA MÃO E ME LEVA JUNTO COM ELE… AMO ENTRAR NO SEU MUNDO E SENTIR COMO ELE SENTE E ENXERGAR COMO ELE VE AS COISAS… AOS POUCOS VAMOS ENTENDENDO E AMANDO E CUIDANDO MUITO MAIS DESSES ANJINHO AZUL QUE DEUS COLOCOU NAS NOSSAS VIDAS…

Artigo riquíssimo! Atualmente trabalho com crianças autista, Sou professora e amo tudo que diz respeito ao TEA.
Gratidão.

Gostei muito do artigo. Sou professora e cursista do “Projeto TEA: Inclusão, Desenvolvimento e Autismo na Amazônia”. Informações de extrema importância para nós professores e pesquisadores.

Muito bom, sou professora de 3 crianças autistas tenho muita dificuldade ,Pois não. temos muitos recursos .

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