Voltar

Autismo o que é? Definição e Características

Autismo ou Transtorno do Espectro Autista — TEA — é um transtorno do desenvolvimento que leva a comprometimentos na comunicação e interação social, englobando comportamentos restritivos e repetitivos.

A conscientização sobre o tema é fundamental para informar as pessoas sobre o que é o autismo, reduzindo mitos e preconceitos em torno deste diagnóstico. O acesso à informação ajuda pais, professores e familiares de crianças com TEA a conhecer melhor as características do transtorno e como lidar com ele.

Felizmente, cada vez mais falamos sobre o autismo, mas ainda existe muita desinformação, o que impede o diagnóstico precoce e prejudica o tratamento destas crianças. Isso porque, quanto antes o TEA for diagnosticado, mais benefícios trarão os tratamentos e as intervenções.

Além disso, desde os anos 90, a incidência de autismo na população tem aumentado de forma expressiva. Antes, para cada 1000 nascimentos, nascia uma criança com autismo. Hoje, esta proporção atinge 1:88. Pensando nisso, escrevemos este artigo sobre o que é o autismo e suas principais características. Confira!

A importância de falar sobre o autismo

Nossa sociedade ainda tem muito a evoluir quando falamos sobre autismo e suas características. Percebemos essa falta ao receber os pais de crianças com TEA, mas também na dificuldade de inclusão nas escolas e dos familiares em lidar com as pessoas que recebem esse diagnóstico.

A desinformação e a ignorância acerca do assunto tornam urgente falar mais abertamente sobre o que é o autismo e quais são suas principais características, como as dificuldades de comunicação e de interação social das crianças com TEA.

O que é o Autismo

Desde 1980, o Autismo (TEA) tem sido descrito no Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais — DSM — o qual direciona os diagnósticos de transtornos neuropsiquiátricos em todo o mundo. 

Em sua atualização mais recente — o DSM-5 — o autismo é descrito como um transtorno de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se inicia nos primeiros anos de vida. 

Características do autismo

O autismo é uma condição que compromete a capacidade de comunicação e a linguagem. As crianças com TEA têm dificuldade em perceber acontecimentos compartilhados, de expressar o que sentem ou pensam nas mais diversas situações, de utilizar as palavras de acordo com o contexto, entre outras características que prejudicam seu desenvolvimento global. 

Além disso, é muito comum a presença de “manias”, posturas ou atos repetitivos, rituais e interesses restritos, que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades importantes para as tarefas cotidianas.

Muitas crianças com autismo apresentam hipersensibilidade com determinados barulhos, ruídos, luzes, agrupamento de pessoas, cores ou ambientes. Por outro lado, podem ter dificuldade em reconhecer pessoas, em interpretar as funções dos brinquedos, em seguir regras ou alterar suas rotinas.

É muito importante reconhecer que estes comportamentos não são intencionais, mas podem ser tratados com terapias específicas. Muitas crianças com autismo podem ter surpreendente evolução e até “sair” do espectro, mas isto depende de muitos fatores, dentre eles o diagnóstico precoce, especialmente antes dos três anos de vida.

A importância do diagnóstico precoce do autismo

Até pouco tempo atrás, muitos pediatras tinham dificuldade em reconhecer sinais básicos de autismo nas crianças, resultando em diagnósticos tardios. Além disso, muitos deles ainda temem revelar aos pais que seu filho pode ser autista. 

Por esses motivos, muitas crianças foram diagnosticadas tardiamente. Hoje, nos EUA, por exemplo, país onde a saúde mental é encarada como doença crônica devastadora e com severas consequências emocionais e econômicas, os pediatras podem sofrer processos e perda de sua licença médica se for demonstrado que não identificaram sintomas autísticos em crianças de até um ano e meio. 

No Brasil, ainda temos muito o que caminhar, difundindo informações sobre o autismo e suas características, para evitar diagnósticos tardios. Uma das principais características clínicas do autismo é o prejuízo da linguagem expressiva, mais especificamente, da fala. 

Muitas crianças com autismo podem, após uma fase inicial de normalidade na aquisição da fala, sofrer regressões com redução do vocabulário, perda da fala de palavras anteriormente aprendidas, aparecimento de palavras sem significado e impróprios, repetições de termos sem necessidade e sem função social. 

Outras, podem ter atraso severo de fala, com palavras mal articuladas, jargões, repetições de termos e evolução pobre do vocabulário. Além disto, existe uma parcela de crianças afetadas que são não verbais, ou seja, não desenvolvem a fala.

Os sinais do autismo podem ser percebidos logo na primeira infância e quanto antes for realizado o diagnóstico, melhores serão os resultados das intervenções e tratamentos. O diagnóstico precoce é o caminho mais eficaz para diluir e reduzir os prejuízos causados pelo TEA.

Compartilhe este artigo em suas redes e contribua com a propagação das informação sobre o autismo!

Referências:

Pinto RNM, Torquato IMB, Collet N, Reichert APS, Souza Neto VL, Saraiva AM. Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Rev Gaúcha Enferm. 2016 set;37(3):e61572.

Você também pode se interessar...

10 respostas em “Autismo o que é? Definição e Características”

Eu tenho um filho de 7 anos que se chama kaio, ele é muito especial para mim, aprendí coisas incríveis com ele, e todos os eu descubro coisas muito interessante, curiosas, fantástico isso tudo. Eu realmente não sabía,e nem fazia idéia de como seria lidar com ele logo que veio o diagnóstico. enfim,! Eu acredito no potencial do meu filho, mais a estrada ainda fica bem longa para percorrer_mos

Olá! Maria, Primeiramente quero comentar sobre esse artigo muito bem elaborado. Sou Roberio Freitas ” Professor de Jiu Jitsu” e recentemente recebi um pai de um garoto de 17 com o TEA e pediu ajuda, não conhecendo muito o assunto e muito menos em saber o que faze más, me desafiei e aceitei estar fazendo Jiu Jitsu estou muito feliz pela oportunidade e confiança dos pais dele, ele é um menino que cada dia que estou com ele é um novo aprendizado muito inteligente.
Seu filho vai te dá muita alegria, ao contrario desse pai que descobriu tarde mas, nunca é tarde para um novo começo e você já esta na frente, se precisar de ajuda e tiver ao meu alcance conte comigo meu forte abraço.

meu nome e eliton dutra eu tenho um filho especial ele tem 4 anos e cada dia ele me supriende com tanta inteligencia e pra mim ele vai ser meu nenem para sempre

Meu filho tem 8 anos ainda não tem diagnóstico do autismo mas ele tem características próprias do autismo, ele tem CI elevado com testes realizados, só que seu comportamento em algumas ocasiões e muito difícil, a especialista dele tá pensando em asperger, eu aprendo muito todos os dias dele, eu sei que vai melhorar

Autismo é muito mais que uma nomenclatura, ou um nome técnico para explicar o inexplicável. São um conjunto de manifestações interiores e comportamentos que determinadas pessoas vão manifestar, por conta de transtornos pouco ainda conhecidos. A origem do autismo é uma icógnita, assim como seu efeito em cada indivíduo, mas o fato é que só permanece na vida de um autista quem desenvolve verdadeiro amor em sua essência. Incrivelmente só eles são realmente capazes de tirar o melhor das pessoas.O autista é como a polpa de uma fruta, sozinha,
por vezes amarga, sua textura grossa e difícil de engolir, gosto peculiar, porém intrigante. Mas se adicionada a outros elementos, trazem sensações incríveis a quem bebe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *