Voltar

Benefícios de exercícios físicos para crianças com autismo

Sabemos que todo mundo deveria praticar exercícios físicos, não é mesmo? No entanto, quando falamos de crianças com autismo, enfrentamos desafios muito específicos para estimular atividades físicas.

Apesar dos desafios, crianças que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem se beneficiar muito dessa prática, inclusive para desenvolver suas habilidades sociais e de comunicação, que são prejudicadas pelo autismo.

Neste artigo separamos os principais benefícios da realização de exercícios para crianças autistas. Continue lendo para aprender mais!

Entendendo a atividade física

Realizar exercícios físicos nos ajuda a atingir um peso saudável, fortalecer os ossos, reduzir o estresse e ainda melhoram a função cardiovascular.

Tudo isso acontece porque, durante o exercício, nosso coração bate mais rápido e aumenta a circulação de sangue pelo corpo, incluindo o cérebro. 

A respiração também fica mais rápida e mais profunda, aumentando a quantidade de oxigênio no cérebro e músculos.

Como resultado disso, várias substâncias químicas são liberadas no cérebro. Elas são chamadas de neurotransmissores.

No caso de exercícios físicos, existe uma liberação de endorfina e dopamina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar e recompensa. 

Portanto, evidências comprovam que colocar o corpo em movimento é uma ótima maneira de obter benefícios físicos e mentais.

Como os exercícios físicos podem ajudar uma criança autista?

Estudos mostraram que a realização de  exercícios físicos pode reduzir comportamentos inadequados, como comportamentos repetitivos, automutilação e agressões em pessoas com autismo. 

Vemos que esses resultados duram várias horas durante e após o exercício. 

Esses benefícios podem até produzir uma espécie de reforço positivo, tornando mais fácil para pais e terapeutas encorajar os exercícios.

Dificuldades em realizar exercícios físicos com crianças autistas

As principais características do autismo – problemas sociais, de comunicação e de comportamento – podem transformar uma partida de futebol no recreio ou a brincadeira de pega-pega em um verdadeiro desafio.

O que é menos discutido, entretanto, é que muitas pessoas com TEA também enfrentam problemas com habilidades motoras, incluindo equilíbrio e coordenação.

Crianças com habilidades motoras abaixo da média podem ter dificuldades em atividades cotidianas, como usar uma colher, escova de dentes ou giz de cera, andar de bicicleta ou amarrar seus cadarços, por exemplo. 

Imagine a frustração de uma criança com fala atrasada que não consegue fechar o zíper da jaqueta e não pode pedir ajuda para fazer isso.

Como incentivar a criança autista a realizar exercícios? 

Primeiro, é importante considerar as preferências da criança.

Ela prefere correr, andar de bicicleta, nadar? Explorar as suas preferências é um primeiro passo importante para a motivação.

Enquanto muitas pessoas se exercitam com o objetivo de perder peso, muitos indivíduos com autismo precisam de um reforço mais imediato.

A criança  pode simplesmente gostar de correr ou nadar.

No entanto, você pode precisar oferecer alguma motivação adicional realizando um acordo com ela. Sugira que ela só poderá ficar determinado período de tempo no computador ou na televisão depois de realizar alguns exercícios.

Você também pode participar da atividade e fazer os exercícios junto com a criança! 

Dessa forma, você fornece um modelo enquanto ele aprende uma nova atividade. 

Dicas para começar a realizar exercícios físicos

  • Sempre consulte um profissional antes de começar a se exercitar com uma criança autista.
  • Comece devagar e monitore os sinais de fadiga, como falta de ar, cãibras musculares ou tontura.
  • Certifique-se de que a criança está descansada e hidratada antes de começar a se exercitar.
  • É melhor começar com uma intensidade baixa e ir avançando lentamente para sessões mais duras e vigorosas.

Benefícios do exercício físico para crianças com autismo

Habilidades sociais

Pesquisas comprovam que a atividade física melhora as habilidades sociais da criança. 

Quando elaborados de forma adequada, os programas de atividade física podem fornecer um ambiente divertido e seguro para interagir com outras crianças.

Em outras palavras, eles podem oferecer excelentes oportunidades para a prática de habilidades sociais. 

Além disso, as atividades que envolvem animais (por exemplo, passeios a cavalo) fornecem às crianças uma maneira divertida de interagir não verbalmente, bem como verbalmente.

Boa forma

Os exercícios físicos podem melhorar significativamente a força e resistência muscular de crianças com autismo. 

Isso é particularmente importante, pois estudos anteriores mostram que as pessoas com autismo tendem a ter menos força e resistência muscular do que o normal para sua idade. 

Habilidades motoras

Muitos tipos de atividades físicas – e as oportunidades sociais que oferecem – exigem o que chamamos de “habilidades motoras fundamentais”. 

Essas habilidades básicas incluem correr, arremessar, pegar e assim por diante. 

Estudos comprovam que os programas de exercícios melhoraram significativamente essas habilidades entre os jovens com autismo.

Assim, podemos concluir que realizar atividades físicas é uma maneira segura e eficaz de garantir inúmeros benefícios para a saúde mental de qualquer pessoa. 

No caso de crianças com autismo, começar a desenvolver este hábito desde cedo pode ser uma maneira eficiente de promover uma qualidade de vida melhor e também uma ótima oportunidade de interação entre vocês!

Para saber mais sobre o assunto, que tal assistir o vídeo com o Dr. Clay Brites sobre os aspectos básicos do TEA? É só clicar aqui embaixo! Não se esqueça de deixar seu comentário aqui.

Referências: 

Autism Speaks. n.d. Can exercise improve behavior? Help encouraging a child who has autism | Autism Speaks. [online] Disponível em: <https://www.autismspeaks.org/expert-opinion/can-exercise-improve-behavior-help-encouraging-child-who-has-autism> [Acesso em 1 setembro 2021].

Healthline. n.d. Kids with Autism: 5 Important Exercises. [online] Disponível em: <https://www.healthline.com/health/exercises-for-kids-with-autism> [Acesso em 1 setembro 2021].

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *