Voltar

Brincadeiras de palavras ajudam a desenvolver a fala e o vocabulário

Conheça as brincadeiras que ajudam no desenvolvimento da fala e na aquisição de vocabulário. Uma forma divertida e lúdica para desenvolver a linguagem e a comunicação com seus filhos!

A aquisição de vocabulário é base para a comunicação, para o desenvolvimento da fala e para a leitura e escrita. O conhecimento da palavra envolve a compreensão do seu significado e como ela se relaciona com outras palavras. 

Ainda que cada criança desenvolva a linguagem em seu próprio ritmo, os pais podem contribuir nesse processo brincando com palavras com seus filhos. O desenvolvimento da fala começa com gritos, grunhidos e balbucios nos primeiros meses e progride para as primeiras palavras por volta do primeiro ano. 

Os pais tendem a estimular intuitivamente o desenvolvimento da linguagem nos momentos cotidianos, ao conversar, cantar e ler para seus filhos. Neste artigo, vamos dar dicas de brincadeiras de palavras que ajudam no desenvolvimento da fala e vocabulário. Confira!

Brincadeiras de palavras que contribuem com o desenvolvimento da fala

Quando as crianças começam a falar, acabam rotulando os objetos ao seu redor. Muitas vezes, apontam para algo e olham para os pais, esperando uma resposta. Você ensina palavras para seus filhos ao rotular os objetos no ambiente conforme o interesse deles.

No entanto, você pode estimular ainda mais o desenvolvimento da linguagem nas crianças com brincadeiras de palavras, simples e divertidas para fazer com seu filho. 

Jogo de palavras

A brincadeira é muito simples e basta observar objetos — pode ser pela janela de casa ou do carro — e nomeá-los. Por exemplo, você diz para seu filho que está vendo um edifício azul e ele precisa adivinhar qual é. 

Piadas

Contar piadas adequadas à idade incentiva o bom humor e a criatividade nas crianças. Você pode ler livros de piadas ou mesmo contar histórias engraçadas, revezando com o seu filho a vez de quem conta.

Rimas 

Por volta dos quatro anos, as crianças começam a tomar consciência dos conceitos de consciência fonêmica, como a rima. Elas se divertem com jogos de palavras, aliterações e rimas. O canto, a leitura ou a escrita de rimas contribui com o desenvolvimento da capacidade de escuta e memória, além de desenvolver a fala. 

Você pode usar as rimas em situações do dia a dia, brincando com palavras que rimam para conversar com seu filho sobre as tarefas domésticas enquanto as executa, incentivando-o a fazer o mesmo!

Homônimos

Como na brincadeira com rimas, você pode ajudar seu filho a desenvolver habilidades de escuta e compreensão brincando com palavras que soam iguais, mas têm significados diferentes. Peça ao seu filho para pensar em palavras com sons parecidos e definir cada uma delas. Esta brincadeira ajuda a expandir o vocabulário das crianças.

Leitura

Ler é de longe a melhor ‘brincadeira’ para o desenvolvimento de vocabulário. Os livros infantis são cheios de imagens e uma variedade de novas palavras. Talvez mais do que qualquer outra atividade, a leitura ajuda a construir vocabulário e estimula o desenvolvimento da linguagem. 

Até folhear livros por conta própria pode desenvolver habilidades linguísticas para uma criança que não lê. Faça da leitura uma rotina em sua casa e torne-a acessível, mantendo livros e revistas em vários lugares, como no carro, na sala e no quarto do seu filho.

Narrativa 

Compartilhar histórias — reais ou fictícias — pode ser um momento prazeroso para você e seus filhos e ainda os ajuda a desenvolver habilidades de comunicação. Conte histórias sobre situações do dia a dia e use sua imaginação inventando histórias fantásticas!

Canções

Além de estimular habilidades musicais, as músicas ajudam as crianças a aprender novas palavras. As letras infantis têm rima e ritmo, por isso é fácil e divertido cantar junto. Além disso, colocar uma melodia em uma atividade pode ser super divertido.

Trava-línguas

Os trava-línguas são uma maneira excelente e divertida de ensinar às crianças a pronúncia correta das palavras. É uma maneira divertida de treinar a pronúncia das palavras. Comece com os mais simples e vá aumentando a dificuldade.

20 perguntas

O jogo “20 perguntas” é um jogo de linguagem para crianças mais velhas e até adultos! Como jogar: uma pessoa pensa em um objeto e a outra tem que adivinhar o que é, fazendo perguntas do tipo sim ou não.

Caça ao tesouro

Esconda coisas pela casa e peça ao seu filho que as encontre. Dê apenas pistas descritivas. Por exemplo, se você esconder algo embaixo do sofá, diga “o tesouro está embaixo de algo em que podemos sentar. É grande e fofo.” O objetivo é ensinar o seu filho a descrição das coisas. 

As palavras podem ser muito divertidas se soubermos maximizar seu uso. Elas podem se transformar em histórias, canções e muitas outras coisas que ajudam as crianças desenvolver a fala e o vocabulário. 

Incentive seus filhos a falar bem construindo um ambiente de aprendizagem saudável e divertido, onde eles possam liberar sua criatividade e ampliar suas habilidades linguísticas. Oriente-os sobre como expressar seus pensamentos e sentimentos por meio das palavras — isso os prepara para enfrentar o mundo com confiança.

Curtiu nossas dicas de brincadeiras de palavras que ajudam no desenvolvimento da fala? Compartilhe este artigo e ajude outros pais!

Referências:

COSTA, Dânia Monteiro Vieira  and  GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A linguagem oral como elemento integrante da brincadeira. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.142 [cited  2020-09-30], pp.268-289.

DEQUEIROZ, Norma Lucia Neris. Diva Albuquerque Maciel. Angela Uchôa Branco. BRINCADEIRA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM OLHAR SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISTA.

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Brincadeiras de palavras ajudam a desenvolver a fala e o vocabulário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *