Voltar

Brincadeiras simples para crianças com TDAH

Você sabe quais jogos e brincadeiras são ideais para as crianças com TDAH?

Os jogos são uma ótima maneira de motivar o aprendizado de habilidades importantes nas crianças e também para criar bons momento em família. No entanto, muitos pais ainda ficam em dúvida quais as melhores brincadeiras para TDAH.

As crianças com TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — podem apresentar comportamentos de atenção ou agitação extrema. Dessa forma, torna-se um desafio para os pais entender quais brincadeiras são capazes de deixar as crianças mais calmas.

Se o jogo for muito complicado, elas podem se frustrar facilmente, aumentando a agitação ou até a agressividade. Os jogos tecnológicos são bons para alguns momentos, mas em demasia podem deixar as crianças super estimuladas. Por esse motivo, no post de hoje, vou compartilhar com vocês sugestões de brincadeiras simples para crianças com TDAH. Confira!

Brincadeiras para TDAH

O mais importante, antes de entrarmos nas sugestões de brincadeiras, é saber qual o objetivo com cada uma delas. Alguns jogos trabalham a atenção e o foco, outros o ganhar e o perder, outros melhoram a capacidade cognitiva e por aí vai.

Jogo de memória

O jogo de memória é uma brincadeira simples e que as crianças adoram. É muito bom para trabalhar a atenção e o foco com as crianças com TDAH. Isso porque elas precisam se concentrar para lembrar onde estão as cartas iguais.

Como você deve saber, no jogo de memória a criança precisa virar as cartas espalhados na mesa, para encontrar pares iguais. A medida que ela se lembra onde está a figura semelhante, vai fazendo seus pares. Ganha quem tiver mais pares ao final do jogo.

Jogos de tabuleiro

Existem muitos jogos de tabuleiro e em geral eles são ótimos para desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e de comunicação nas crianças com TDAH. Jogos de estratégia e de equipe ajudam as crianças a tomar decisões e a interagir com  outro.

Jogos de estratégia desenvolvem o pensamento lógico e habilidades de raciocínio, além de alguns também desenvolverem habilidades matemáticas. Já os jogos de perguntas e respostas promovem a socialização e a comunicação.

Pintura e argila

As brincadeiras que envolvem pintura e argila trabalham a expressão, ajudando as crianças a expressarem seus sentimentos e emoções ludicamente. A comunicação é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e trabalhada em todas as crianças, principalmente as com TDAH.

A pintura e a argila favorecem a expressão, além de desenvolver a autoconfiança, uma vez que são atividades onde a criança pode trabalhar livremente. O trabalho com a arte não tem certo ou errado, e toda expressão pode ser valorizada pelos pais e professores das crianças.

Montar blocos

Os blocos de construção  ou brinquedos de montar são atividades simples que permitem às crianças criar livremente. Os alunos com TDAH podem apresentar dificuldades em completar tarefas, o que produz muita frustração e impaciência.

Montar blocos é uma atividade que não tem um objetivo a ser cumprido, o que deixa a criança com TDAH mais calma para participar e brincar, trabalhando habilidades motoras e a imaginação.

Esportes

Toda criança se beneficia da prática de esportes, mas para as com TDAH, essa atividade é imprescindível. Praticar esportes, além de gastar energia acumulada, promove a interação social e a capacidade de lidar com a perda, com a frustração.

Leitura

A leitura é uma atividade que deve fazer parte do cotidiano das crianças. No entanto, é possível tornar esse momento divertido e prazeroso se souber indicar os livros certos para as crianças com TDAH. Letras grandes e frases curtas, com muitas imagens e histórias curtas são ideais.

Esses detalhes ajudam a criança com TDAH permanecer mais concentrado na história por mais tempo.

Quebra-cabeça

Montar quebra-cabeça é uma brincadeira divertida e muito indicada para crianças com TDAH. É um desfio que estimula a inteligência, o pensamento lógico, a composição de figuras, discriminação visual, atenção e descontração.

Jogo de adivinhação

O jogo de adivinhação é uma brincadeira que também estimula o pensamento lógico. Além disso, desenvolve a capacidade da criança de dedução, atenção, observação, nomeação e discriminação visual. Favorece a comunicação, uma vez que as crianças precisam elaborar perguntas objetivas para solucionar o enigma.

Brincadeiras corporais

Brincar de morto-vivo e estátua, brincadeiras que envolvem a consciência corporal, estimula a concentração e o controle da impulsividade. Por isso, são muito indicadas para crianças com TDAH.

Essas são algumas sugestões de brincadeiras para TDAH que trabalham a memória, foco, estrategia, comunicação, inteligência e habilidades sociais. Se você curtiu este artigo, compartilhe em suas redes e ajude outras pessoas!

Referências:

NIZO, Nisia Camargo Caetano. Eduardo Alberto as Silva. O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH).
Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17565_9440.pdf

COSTA, Camila Rodrigues. Jaqueline Costa Castilho MOREIRA. Manoel Osmar SEABRA JÚNIOR. Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para o Ensino de Alunos com TDAH em Aulas de Educação Física.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbee/v21n1/1413-6538-rbee-21-01-00111.pdf

Você também pode se interessar...

10 respostas em “Brincadeiras simples para crianças com TDAH”

Maravilhoso, esse artigo!!!!
Gostaria de saber quais são os jogos que posso trabalhar com uma criança com Tod?

Lu, eu agradeço a Deus por descobrir vc e o Dr.Clay e agregar tantos conhecimentos.
Sempre que possível farei a maioria dos cursos, pois eles têm me ajudado muito na minha profissão de pedagoga e diretora pedagógica.
Vocês são bençãos de Deus na minha vida.
Muito obrigada!😘😘😘

Muito interessante saber o que cada brincadeira vai estimular no desenvolvimento da criança, tanto típica quanto atípica.

NO MOMENTO A MINHA CRIANÇA AQUI EM CASA VAI FAZER 76 ANOS. JÁ TENTEI FAZER ALGUM TIPO DE JOGO COM ELE SEM RESULTADO, ELE ESTÁ COM ALZHEIMER:, ANDA O TEMPO TODO QUANDO NÃO ESTÁ DORMINDO OU COMENDO, POUCA VISÃO, AUDIÇÃO. TENHO QUATRO NETINHOS EM IDADE ESCOLAR QUE EU GOSTARIA TANTO DE AJUDÁ-LOS, MAS O PAIS COM MEDO DELES PEGAR COVIDE LEVOU-OS PARA O SÍTIO DOS AVÓS PATERNOS NA BAHIA E ELES ESTÃO BEM. ASSIM ESPERO A VOLTA DELES. POR ISSO ESTOU ME PREPARANDO… SOU PROFESSORA APOSENTADA DO ESTADO. TENHO MUITOS MATERIAIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *