Voltar

Brincadeiras simples para desenvolver coordenação motora das crianças

A infância é determinante para outras etapas da vida. A coordenação motora representa um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento de uma pessoa. Situações que fazem parte do cotidiano da criança são essenciais para impulsionar esse conjunto de habilidades.
O primeiro contato com objetos, os trabalhinhos do jardim de infância e a manipulação de pequenos objetos significam as descobertas daquele pequeno universo para o bebê.

Qual a importância das brincadeiras?

A partir dos 3 ou 4 anos, meninos e meninas começam a ter um certo controle de sua preensão (ato de pegar algo), do equilíbrio das pernas e tronco, embora ainda possam cambalear. As tarefas pedagógicas e as brincadeiras que fazem parte de sua vida exercem uma influência imprescindível no desenvolvimento das crianças.

Colocando em prática as habilidades necessárias

É válido ressaltar que para uma coordenação motora regular, o pequeno deve mexer, tocar, descobrir, movimentar-se. As brincadeiras, então, representam uma excelente oportunidade para que seus filhos possam colocar em prática as habilidades, cujos benefícios os acompanharão por toda a sua vida. A psicomotricidade é um exemplo.
Há uma série de atividades lúdicas que podem ser realizadas não somente no ambiente escolar, mas em casa mesmo. Portanto, pegue papel e caneta; anote nossas dicas e aproveite com o seu pequeno.

Que brincadeiras simples posso ensinar aos meus filhos?

Não há espaço para citar todas elas, mas podemos falar sobre algumas que exercem o papel de desenvolvimento nas habilidades motoras da criança.
Produção de pães (fictícios): sabe aquela famosa massinha que todos nós já brincamos um dia? Então, esse material oferece uma textura própria para que os pequenos amassem, enrolem, puxem, desfaçam e criem o que eles desejam. O trabalho exercido com os músculos das mãos é imenso. A criança, geralmente, distrai-se tanto que nem percebe o exercício que realiza;
Amarelinha: quem nunca brincou de amarelinha durante a infância? Todos nós sabemos como a atividade nos dá um maior controle das pernas, impulsionando o equilíbrio e a psicomotricidade em geral;
Pega-pega: a clássica brincadeira é uma das práticas mais benéficas para o corpo da criança. Os próprios movimentos já falam por si;
Pular corda: ideal para trabalhar a força dos membros inferiores, importantes para a locomoção;
Dedoches: os fantoches usados nos dedos (para teatro, encenações) são excelentes para a própria coordenação motora, mas também exercem um papel muito interessante, pois eles são responsáveis pela associação de palavras com ações coordenadas (onde ocorre a junção dos processos de linguagem ao processamento visual e o movimento dos dedos);
Pintura com tinta guache: a atividade é ideal para a preensão do pincel utilizado e, consequentemente, o fortalecimento das mãos ao pintar ou colorir as imagens;
Colagens: para o resultado final desta tarefa, a criança precisará rasgar, amassar e a manipular o material; impulsionando o trabalho de suas mãos.

Tornando a brincadeira mais atraente

Para chamar a atenção de seus filhos, por que não convidar outras crianças para as atividades? Desenvolver a coordenação motora promovendo a diversão é o melhor caminho para todos eles. Não perca mais tempo.
Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.
PEPI Brincadeiras simples para desenvolver coordenação motora das crianças

Você também pode se interessar...

10 respostas em “Brincadeiras simples para desenvolver coordenação motora das crianças”

Minha filha tem 06 anos está no primeiro ano. Ela tem muita dificuldade em aprender , muitas vezes ela acaba de fazer à atividade se perguntar a ela, já não consegue te responder mais o que acabou de fazer. Ai começa a chorar. O que devo fazer. Que atividades vocês me orienta a fazer com ela para ajudar no desenvolvimento dela.

É através do belo trabalho que você e o Dr Clay me proporcionam durante cinco anos o aprendizado e o conhecimento em, também proporcionar boa qualidade de vida para a minha menina Juju.
Obrigada, Deus abençoe vocês…..
Um grande abraço

olá Carmen , Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

olá boa noite, ano passado os professores da minha filha começaram a notar um comportamento diferente no aprendizado dela , ela tem 4 anos vai fazer 5 porem tem muita dificuldade de concentração e de aprender , alguns movimentos repetitivos em fim , tudo na pastinha dela da escola, chegou a pandemia e as aulas online aqui em casa não tinha sucesso pois ela nao para quieta na frente do computador então comecei a ler e estudar sobre o assunto , TDAH E IMPERATIVIDADE , primeiro levei numa neuro pediatra , ela encaminhou para algumas terapias onde moro nao tem profissional especializado apenas uma que além do custo um pouco alto estou esperando uma vaga para analise de fechar o diagnostico mas o primeiro diagnostico foi este, esta fazendo por enquanto a terapia com psicologa que ja detectou que a coordenação motora dela tbm não é boa , está trabalhando tbm um pouco com as emoçoes dela um pouco de tudo, ela corre para o lado ao invés de correr linha reta, sempre tropeça , sempre cai, e não consegue pegar tbm o lapis no entanto é muito inteligente, fala palavras dificies , etc , estudando o assunto até uma palestra com a psicopedagoda da neuro saber que falou que isso pode ser de prematuridade e sofrimento fetal, e eu tive tudo isso , além de ter indentificado em mim algumas das caracteristicas e vi que pode ser hereditário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *