Voltar

Características clínicas das dificuldades de aprender

As dificuldades de aprendizagem afetam a leitura, a escrita e o raciocínio lógico das crianças. Conheça suas principais características e o que fazer ao perceber seus sinais, neste artigo.
Muitas crianças com dificuldades de aprendizagem enfrentam problemas na escola antes de serem diagnosticadas. Isso pode afetar sua auto-estima e motivação para aprender, prejudicando o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. 
Dessa forma, é muito importante que pais e professores estejam atentos aos sinais que as crianças apresentam e perceber se apontam para uma dificuldade de aprendizagem. Muitas crianças podem ficar agressivas e desmotivadas diante essas dificuldades e serem taxadas como indisciplinadas.
O diagnóstico precoce possibilita que as intervenções alcancem os melhores resultados, ajudando as crianças a superar suas dificuldades. Entenda como reconhecer sinais de dificuldade de aprendizagem, conhecendo suas principais características clínicas.

O que é dificuldade de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a problemas no processamento de informações que impedem a criança de aprender habilidades essenciais ao seu desenvolvimento. 
Nem sempre a presença de uma dificuldade de aprendizagem significa prejuízos na inteligência, mas pode apontar uma lacuna entre as habilidades esperadas para a idade e o desempenho acadêmico.
As dificuldades de aprendizagem afetam as habilidades da criança na leitura, expressão escrita, matemática e nas habilidades não-verbais. Conheça as principais características de cada uma delas.

Dificuldades na leitura

As dificuldades de aprendizagem na leitura geralmente se relacionam à dificuldade de perceber uma palavra como uma combinação de diferentes sons. Isso pode dificultar a compreensão de que as letras representam um som e suas combinações formam uma palavra.
Além disso, a capacidade de reter e manipular informações na leitura, também pode ser afetada. Mesmo que as crianças aprendam a ler, podem ter dificuldade para entender e recordar o que elas leem, assim como fazer inferências com base em sua leitura.
A dificuldade na leitura pode ser sinal de dislexia, mas também pode significar problemas de processamento de informações que causam essa dificuldade.

Dificuldades na expressão escrita

Escrever exige habilidades visuais, motoras e de processamento de informações complexas. Uma dificuldade de aprendizagem na expressão escrita pode aparecer em uma caligrafia lenta, difícil de ler, em textos mal escritos e problemas com ortografia, gramática e pontuação.

Dificuldades na Matemática

A dificuldade de aprendizagem em matemática pode causar problemas na compreensão dos números, de cálculos e símbolos matemáticos e na organização e no registro de informações para solucionar problemas.

Dificuldade nas habilidades não verbais

A criança com dificuldade de aprendizagem em habilidades não verbais pode desenvolver as habilidades básicas de linguagem e de memorização. As dificuldades estão presentes nas habilidades viso-espaciais e viso-motoras, que podem dificultar a interpretação de expressões faciais e dicas não verbais em interações sociais, a coordenação motora, atenção, planejamento, organização e a compreensão da leitura.

Qual a causa as dificuldades de aprendizagem?

Fatores que podem influenciar o surgimento das dificuldades de aprendizagem incluem:

  • História familiar e genética.
  • Riscos pré-natais e neonatais.
  • Trauma psicológico ou lesões físicas.
  • Exposição à toxina, dentre outros.

Quais são as principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem?

As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são:

  1. Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática.
  2. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções.
  3. Memória prejudicada.
  4. Falta de coordenação motora.
  5. Resistência para fazer as tarefas escolares.
  6. Agressividade e hostilidade durante atividades escolares.

Procurando ajuda para as dificuldades de aprendizagem

A intervenção precoce é essencial, pois a criança pode ter dificuldades durante toda a sua vida acadêmica e profissional, caso não seja detectada a causa da dificuldade de aprendizagem. Além disso, podem desenvolver ansiedade, depressão, baixa auto-estima e perda de motivação. 
Quando pais e professores perceberem sinais que podem indicar uma dificuldade de aprendizagem, devem solicitar uma avaliação com profissionais especializados. É importante descartar possíveis problemas de visão, audição ou outros transtornos, como TDAH — Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, por exemplo.

Tratamento das dificuldades de aprendizagem

Tratar as dificuldades de aprendizagem, requer intervenções multidisciplinares, com programas de estudo individualizados, terapias e, em alguns caso, o uso de medicamentos.
O melhor tratamento para a criança com dificuldade de aprendizagem será aquele que irá considerar as suas necessidades. As intervenções multidisciplinares ajudam as crianças a desenvolver suas habilidades para que possam criar estratégias para melhorar o seu aprendizado.
Restou alguma dúvida sobre as características clínicas das dificuldades de aprender? Deixe nos comentários.
Referências:
http://psiqweb.net/index.php/infancia-e-adolescencia/dificuldade-de-aprendizagem/

Você também pode se interessar...

11 respostas em “Características clínicas das dificuldades de aprender”

atendo um aluno com DI, só que esse aluno já tem 27 anos de idade, sua caligrafia é algo em torno
desses sinais: mmmmmmmmmmmmmmmmmmm, tudo que ele escreve é desse jeito, porém quando é dado ativdades de cobrir e pintar, desenvolve com sucesso, mas não consegue nem copiar seu nome, apresenado seu nome para copiar ele escreve como o exemplo acima. Como faço para superar essa dificuldade?

Olá Rita,
Procure um psicopedagogo, caso for necessário iria te indicar outro especialista também.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Gostei muito do conteúdo desse artigo e de um outro “Como a pedagogia pode ajudar na dificuldade de aprendizagem”, estou ministrando aulas particulares e venho percebendo déficits de aprendizagem em crianças que pela idade já deveriam estar alfabetizadas, devo solicitar que os pais, façam uma análise terapêutica mais detalhada para verificar do que se trata as dificuldades recorrentes. Apesar que penso, que a pandemia, para a área de alfabetização se caracterizou em um caos, infelizmente. Como melhor proceder?!

Olá Dulcymaura, tudo bem?

É importante que os professores e a escola oriente os pais nestes assuntos, orientamos que converse da forma mais tranquila possível, sem dar diagnostico, pois somente o profissional poderá fecha-lo. Em nossos canais temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Amei a explicação. Na verdade esse assunto é de extrema importância e nós como professores somos convidados a conhecer os problemas de aprendizagem dos alunos, de modo a criar medidas de intervenção, pois, permitirá que a aula seja inclusiva.

Amei a explicação. Na verdade esse assunto é de extrema importância e nós como professores somos convidados a conhecer os problemas de aprendizagem dos alunos, de modo a criar medidas de intervenção, pois, permitirá que a aula seja inclusiva.

Olá Jaime, tudo bem?

Legal, né? Fica ligado nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Tomei nota do possível transtorno de aprendizagem, ficarei mas atento com a minha filha no que tange o processamento das informações, na verdade estarei com ela pare e passo no ambiente escolar e resolução de alguns trabalhos ou tarefa de escola. Em suma muito obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *